Identidade

Identidade Nella Larsen
Nella Larsen

Resenhas - Identidade

Michele 27/03/2024

Identidade, aborda um tema que eu particularmente desconhecia: negros que conseguem se "passar" por brancos. Tanto que acho que o nome ( passando-se) faz muito mais sentido.
Achei muito interessante sim, e acredito que pra época era as vezes a única chance de viver com tranquilidade e ter oportunidade de uma vida mais dignida.
Detestei a clare, mas achei a falta de atitude de Irene extremamente irritante, deu vontade de sacudir ela.
Gostei do final, adorei a forma como ela atirou o problema pela janela....

lipelimma 21/03/2024

⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Mari356 10/03/2024

Maravilhoso!
Além de uma escrita primorosa, Nella Larsen tem uma narrativa muito cativante!
Usando como pano de fundo a Renascença do Harlem, a obra apresenta os encontros de duas personagens complexas, intrigantes e fantásticas. Mas esses não são encontros furtivos, não é um relacionamento qualquer, o de Irene e Clare. E em torno delas se move, ainda, toda uma teia de contrastes, semelhanças, ambiguidades, complexidades.
É Irene quem nos narra e ela é incrível!
Por meio de Irene (e também de Clare), Nella Larsen nos apresenta diversas nuances sobre a questão racial na Nova York e nos Estados Unidos dos anos 1920, mas ela vai tão além!! Ela escancara a estupidez da branquitude, faz uma ode ao orgulho de se ser negra, apresenta a conexão entre as pessoas e a "lealdade instintiva com a raça" que move muitas das ações de Irene.
Mas ela também nos surpreende, e muito! O final me sacudiu e estou, neste momento totalmente abalada pela leitura desse livro como um todo.
Ainda, pra mim, é uma obra que dialoga muito com a questão racial no Brasil ainda hoje.
Apenas leiam!
Favorito da vida com certeza!

Milla 07/03/2024

Gostei!
É um livro interessante, mostra as duas perspectivas de um mesmo "lado", no final do livro os acontecimentos vão correndo e a gente vai perdendo o ar junto com a protagonista... Foi uma boa leitura.

Izabella.BaldoAno 29/02/2024

Aqui conhecemos Irene e Clare através de três encontros entre as duas, separados por alguns meses de distância. o primeiro desses encontros se dá por acaso, depois que elas, antes amigas de infância, passam 12 anos sem se ver ou ter qualquer tipo de contato. as duas se reencontram no restaurante de um hotel em Nova Iorque, situação na qual ambas, negras de pele clara, se passam por brancas para frequentar o local.

esse embranquecimento conveniente será tema de toda a narrativa. será motivo de questões individuais e coletivas e, com a lente de aumento posta pela autora, determinará o curso da relação entre Clare e Irene.

até onde é lucrativo para uma pessoa negra, numa sociedade segregada racialmente, "se passar" por branca? que consequências isso pode trazer para essa pessoa e para a sua comunidade? Nella Larsen nos dá algumas amostras.

um livro curto e cortante e que me fez pensar diversas nuances das relações sociais e de mim mesma enquanto indivídua.

Mylla 11/01/2024

Recomendo super
De passagem nos permite enxergar como a prática de "se passar" se torna uma forma de sobrevivência em um mundo extremamente racializado e patriarcal desde a década de 1920. E como o termo "pessoa de cor" mascara uma realidade de séculos e séculos de escravatura.

Mips 13/12/2023

Um bom livro
É um livro curto e rápido de ler, que aborda o racismo de uma perspectiva diferente. Duas amigas negras de pele clara, uma esconde sua cor e a outra assume, apesar de algumas reservas. É um livro um pouco enigmático, não ficam claros os motovos para algumas coisas,nmas foi uma boa leitura, tem dialógos interessante.

Natalia Faria 21/10/2023

Embora seja um livro curto, 'Identidade' é uma daquelas histórias que te fazem refletir por vários dias. O livro conta a história de duas mulheres, Irene e Clare, ambas mulheres pretas de pele clara que se reencontram depois de muitos anos. Enquanto Irene leva uma boa vida ao lado do marido, Clare se passa como branca e se casa com um homem extremamente racista. Assim, acompanhamos os dilemas que acompanham esse reencontro.

A autora trabalha muito bem as diferenças entre cada protagonista e oferece para o leitor reflexões sobre o privilégio branco, o afastamento da sua própria ancestralidade e a convivência com as pessoas que seguiram por caminhos que diferem dos nossos valores. Mesmo sendo escrito nos anos 1920, as discussões ainda são atuais.

A temática me deixou intrigada, visto que não conhecia sobre essa questão da passividade branca em relação ao contexto histórico dos Estados Unidos. Nossa cultura também é referenciada porém, de modo totalmente errôneo por um dos personagens que acredita que no Brasil não há racismo (sei que nesta época esta era imagem que os outros países tinham do nosso, mas ainda sim a sensação é de considerar a ideia ingênua).

O final é arrebatador e o texto complementar de Ryane Leão me apresentou possibilidades das quais levaram a escritora a terminar sua obra desta forma, em especial quando ela diz que talvez o direcionamento relembre que as pessoas não podem fugir de si mesmas. Contudo, gostaria de ter visto ainda mais interações entre as duas protagonistas antes do desfecho.

Se você ainda está em dúvidas em relação à fazer essa leitura, recomendo muito um vídeo da Maria do canal Impressões de Maria, em que ela enumera diversos aspectos interessantes da obra maravilhosamente bem (o vídeo chama "5 motivos para ler 'Identidade' de Nella Larsen", também recomendo o vídeo sobre as diversas edições deste mesmo livro: "As edições em português de 'Passing', de Nella Larsen"). Fiz a leitura influenciada por ela e gostei muito de conhecer essa obra.

Júlia 07/10/2023

Amei! Em alguns momentos me passou uma vibe novela, principalmente do meio para o fim, mas isso não foi ruim, pelo contrário, eu adorei, foi bem inesperado. Muito interessante discutir esse livro, penso que preciso pesquisar um pouco mais sobre ele para entender as entrelinhas e nuances, principalmente depois de ler o posfácio. Recomendo muito.

Carolina2454 04/10/2023

Realizada por ter feito essa leitura! ?
Estou positivamente surpresa com o quanto esse livro me cativou! Nella Larsen tem uma escrita apaixonante, e muito inclusiva, sem trazer complexidade na escolha de palavras e ainda assim fazer cada passagem soar tão bonita mesmo quando está simplesmente descrevendo as cores de um vestido.

Como mulher negra de pele clara, essa leitura em diversos momentos foi muito acolhedora, expondo o quão diversa a comunidade negra pode ser desde suas características externas até suas percepções de raça, privilégios, ou mesmo uma falsa ingenuidade na esperança de se privar de um mundo tão hostil.
Gostei muito da escala menor e mais íntima que a história possui, e ao mesmo tempo tão abrangente. Irene e Claire são personagens muito intrigantes e, mesmo já tendo assistido ao filme antes de fazer a leitura, o perfil de ambas as personagens, suas camadas e contradições, foram ainda mais chamativas e interessantes do que recordava!

Por ter sido escrito em 1929, mesmo sentido falta de alguma discussão sobre sexualidade, já me surpreendi positivamente com as passagens que foram colocadas.
Gostaria também de algumas páginas a mais sobre Claire, mas creio que seu perfil enigmático e ao mesmo tempo tão transparente seja o ponto chave do livro.

Recomendo fortemente ?

(Leve spoiler abaixo)

Mesmo já sabendo do final, a última parte do livro me chocou tanto quanto o último arco do filme. Ver todo o desespero crescente de Irene, suas inseguranças e receios que trespassam a estabilidade do seu casamento (sendo impossível não fazer a leitura do recorte racial que é sempre colocado, mesmo que nas entrelinhas) são tão sufocantes para nós leitores que me trouxe a urgência de uma válvula de escape para a personagem antes que ela se perdesse em si.
Como um único acontecimento ou até pensamento é capaz de fazer alguém desmoronar.
Mesmo sabendo o que aconteceria, a cada página eu sentia que queria fugir do final do livro, e ao mesmo tempo queria procurar uma solução junto com a personagem.
Estar imersa assim e acompanhar as contradições de alguém sem saber o que pensar a respeito foi uma experiência novamente muito interessante!

Cleany 21/09/2023

Brutal. o domínio de nella larsen sobre a narrativa é sensacional. o livro prende a atenção até o final - que, a propósito, é como um tapa na cara.
Alê | @alexandrejjr 21/09/2023minha estante
Já visse a adaptação da Netflix?

Cleany 21/09/2023minha estante
sim!! inclusive, achei super fiel. amei a atuação da ruth negga.

victor.victor.victor 08/09/2023

Bem interessante. Se a Katherine Mansfield escrevesse um romance sobre questões raciais seria algo assim. Sutil, curto e com muitas entrelinhas.

Jessie.Correa 20/08/2023

Surpreendente, visceral e necessário
O racismo estrutural. Os privilégios da branquitude. As questões sociais e raciais do início do século passado que precisam ser debatidas até os dias de hoje.

Com um fim surpreendente, De Passagem é direto, real e muito necessário. Recomendo!

j.myaki 03/08/2023

Deveria ser mais conhecido
Esse livro é muito bem escrito. É impressionante como a Nella Larsen escreve personagens com tanta profundidade - eu consigo perfeitamente imaginar falar com eles -, desenvolve tão bem as dinâmicas entre eles e coloca tanta nuance não só nas discussões de raça, mas também gênero e classe (já que nenhum desses fatores existe isolado) em tão poucas páginas. A relação entre Irene e Clare é fascinante pelo "equilíbrio" (por falta de palavra melhor) com que é escrita - seja entre admiração e crítica, seja entre o conflito literal das personalidades e conflito das ideias que elas carregam. Não há certo ou errado no que elas fazem, considerando a crueldade do contexto. Minha única observação é que talvez eu gostaria de ter lido mais sobre o conflito final, as emoções que se passaram pela cabeça de Irene no momento, mas isso não sacrifica a qualidade da leitura. Recomendo demais!