Cem milagres

Cem milagres Zuzana Ruzickova...

Resenhas - Cem milagres

Milena.Bessan 30/04/2022

Impecável
Desde que eu fiz o meu TCC, eu morro de vontade de me aprofundar mais nesse tema, e ver a história da Zuzana e de como a música auxiliou ela a sobreviver em cerca de 14 campos de concentração, foi algo assustador e encantador.
A escrita do livro é extremamente leve, e repleto de imagens da própria Zuzana.

Jean Lopes 13/01/2022

Opinião sobre livro
Um livro muito rico em conhecimento sobre a personagem, com fatos históricos da guerra, uma opinião crítica construtiva sobre: seria o nome do livro por mais que fale bastante como a zuzana sobreviveu aos acontecimentos não vi correlação muito com o título "cem milagres" essa palavra foi citada uma única vez no final do livro, acredito que poderia ser outro título o livro, fora isso é inevitável não ver como a música ajudou ela a continuar de pé com todas as aflições e torturas, realmente muito triste saber que judeus inocentes foram tratados desses jeito por diversos anos, excelente livro.

Adriana 28/12/2021

Biografia
Então....Não tem como avaliar a história de vida de alguém...
Mas a mulher é um exemplo ....
Como não entendo nada de musica, só li....

Prof. Angélica Zanin 31/10/2021

Uma melodia de resistência
Sobrevivendo ao totalitarismo, a musicista Zuzana Ruzickova tem sua história contada por Wendy Holden. A narrativa se alterna entre a 2ª guerra mundial e os terrores do holocausto; e a cortina de ferro dos países comunistas e a perda total da liberdade. Zuzana resistiu a esses dois momentos tenebrosos de desrespeito ao direitos humanos através de sua música. Musicista e especialista em cravo, seu instrumento preferencial, e no compositor J.S.Bach, ela espalhou sua arte, tornou-se célebre e não permitiu que os horrores que viveu fossem esquecidos e ou minimizados. Personagens reais que nos mostram como o ser humano pode ser destrutivo ou criativo. Sem ódio, ela seguiu em frente, sem no entanto deixar de contar sua história que traz a vergonha para muitos e os aplausos para outros. Bravo! Zuzana! Bravo!

Jaque @blogmalucadoslivros 25/02/2021

Uma leitura impactante
Em "Cem milagres" encontramos uma história real, de uma mulher que encontrou forças na música para sobreviver pelos horrores da segunda guerra e por todos outros momentos difíceis que teve que enfrenter ao longo da vida.

A PREMISSA:
Desde pequena Zuzana sempre foi apaixonada e dedicada pela música. Mas ela e sua família viram a vida mudar quando os judeus começaram a ser enviados para os campos de concentração, depois dos nazistas ter invadido a Tchecoslováquia.

"Cem milagres" é uma autobiografia que relata os horrores da segunda guerra e como a música ajudou Zuzana a enfrentar todos os horrores que viu nos campos de concentração, como a música deu forças para que ela conseguisse enfrentar a um dos momentos mais terríveis da história da humanidade.

O QUE EU ACHEI:
"Cem milhares" é sem dúvidas um dos livros sobre a segunda guerra mais marcantes que eu já li. Zuzana não só sobreviveu aos horrores dos campos de concentração, a tubérculose, como se tornou uma grande musicista. A música foi realmente algo que sempre esteve presente e fez a diferença na vida de Zuzana.

"Todo poema, toda ópera que você conseguir representar para si mesmo ou para os outros representa um meio de fuga, quando o mundo lá fora se torna insuportável."

Apesar de ser uma leitura difícil e triste, eu não conseguia parar de ler. Leituras como essa são sempre necessárias e eu não canso de dizer como todo mundo deveria ler. Afinal, obras assim são extremamente necessárias para dar voz para todos que sofreram com os horrores da guerra e dos campos de concentração. É necessário sempre lembrar, por mais pesado e difícil que seja.

Wendy Holden fez um trabalho incrível em transcrever a história de Zuzana, mostrando como ela foi uma mulher forte e inspiradora. "Cem milagres" foi uma leitura impactante, que eu recomendo que todos faça algum dia.

site: https://www.instagram.com/p/CLu3JPij_jf/