Amores

Amores Léonor de Récondo

Resenhas - Amores

beatrzw 15/03/2024

"Meu filho, meu amor"
Decepcionante. o livro é muito muito lindo, a forma como descreve o amor delas é tao delicada, os textos, as palavras, tudo tudo, é realmente muito muito encantador. nos permite ver / ter uma ideia do real pensamento que as pessoas daquela época tinham e mostra q a religião pode realmente adoecer a pessoa, mas não vou me aprofundar nisso. infelizmente, la para 70% a história caí, as protagonistas começam a ter atitudes totalmente egoístas, o final fica jogado. me pergunto como a celeste que disse e pensou coisas tao lindas sobre seu filho, foi a mesma a abandona-lo, o livro, de verdade tinha muito potencial, mas se perdeu.

Luli 04/09/2023

Amores
Comprei esse livro com uma ideia totalmente diferente do que ele se tratava, achei muito tocante a história e o romance entre as protagonistas, precisamos de mais livros desse jeito

Ana Carolina 25/06/2023

Faltou Foucault
Comprei pensando "ah que lindo, vou ler um livro com um romance sáfico".
Aí fui ler.
E me veio O Nascimento da Biopolítica todinho na cabeça.
Ainda que tivesse uma crítica social mais direta no romance, mas não tem. Tá lá a patroa abusando sexualmente da empregada (como o patrão já tinha feito antes) e dos corpos que existem para servir.
Enfim, faltou MUITO Foucault a esse livro.

violetswift 20/05/2023

Me surpreendeu
"Você me recebe e, por sua graça, o céu se abre só para nós, e nós dançamos, dançamos, tão intimamente enlaçadas que nossos corpos são apenas um.
Nossa pele no céu tão claro.
Nossos olhos. Eu os fecho.
Eu sou o céu.
Eu sou você."

O livro me chamou muito atenção por se tratar de um romance sáfico de época (nunca tinha visto um livro com essa proposta), na verdade eu estava esperando uma historia totalmente diferente, mas nao fiquei decepcionada!!
A historia é bem pesada e confesso que senti agonia nas ultimas partes, pelo menos na minha percepção, a Celeste ficou totalmente cega pela fé/religiosidade (tanto pela época quanto pela maneira que ela foi criada acredito eu). Mas mesmo assim me tocou bastante, ainda mais pela escrita lírica (inclusive é um livro muito fluído!! Mesmo com esse tipo de linguagem)

taila. 26/02/2023

Um bom livro
Esse livro possui uma leitura bem fluida e tranquila, você se deleita com o amor de celeste e victorie.
o fim é bem triste e isso me deixou meio chateada com o livro, mas você entende a preocupação de celeste com sua amada, totalmente plausível para a época que vivem.

Lohan Pedro 16/02/2023

Agradável
A autora é uma violinista e escritora francesa que nasceu em 1976. Começou a tocar violino aos cinco anos, estudou nos Estados Unidos e seguiu carreira na música. Em 2010, lançou seu primeiro livro, o romance La grâce du cyprès blanc. Seu quarto livro, Amores, obteve o Grand Prix RTL-Lire 2015 e o Prix des Libraires 2015. Em 2017, lançou Ponto Cardeal, que também se tornou um sucesso.
Eu nunca havia lido nada da autora. Eu preciso dizer que foi o primeiro livro também que li pela plataforma Skeelo. Achei interessante a leitura pelo aplicativo, pois reluto muito para ler online qualquer coisa.
Cabe ressaltar ainda que eu não havia lido nenhuma história de época em que houvessem personagens LGBTI+ como heróis. Eu gostei muito da experiência. Mesmo que eu não concorde com final do livro. Afinal tudo para a gente que é LGBTI+ é mais difícil.
A história de passa no interior da França, aproximadamente em 1908. Victoire é uma infeliz esposa de Anselme de Boisvaillant, um otário qualquer. Por dentro da residência luxuosa, a vida passa confortavelmente vazia. Tudo muda quando Céleste, a criada, engravida. O bebê acaba por aproximar as duas mulheres, que percebem terem muito mais em comum que apenas a repulsa pelo homem que as invade sem permissão. Amores é um romance de época, com temática LGBTI+... Comovente e delicado sobre a descoberta do amor em todas as suas formas, e um hino estrondoso às mulheres e ao feminino.
O que você vai encontrar nesse livro?
🌈 Temática LGBTI+, mais específico um amor entre duas mulheres.
🌈 Um final comovente.
🌈 A dura realidade de quem não vive do luxo, mas se interessa por alguém que vive muito bem.
Os capítulos não são longos e a leitura é rápida.

Soraya 10/02/2023

Deixou a desejar
A escrita é fluida, com capítulos curtos que faz com que a leitura possa evoluir mais rápido. Do início ao meio é bem instigante, mas do meio pro fim pra mim foi bem cansativo, só não abandonei porque mesmo assim queria saber o desfecho e não valeu muito o esforço

Dani 22/01/2023

Clássico romance
Gostei bastante do começo e meio do livro, a história de Victorie e Celeste me despertou bastante interesse. Porém, o final foi muito repentino e não senti que as questões da história foram bem amarradas

Beatriz3345 16/01/2023

Meio que triste
Capítulos curtos, uma leitura rápido com algumas passagens líricas e momentos que expõe o machismo, diferenças de classe e violência sexual contra mulheres dentro de sua própria casa, isso no contexto social
da França do século XIX.
Há uma narrativa de amor entre mulheres, mas não espere um romance açucarado ou muito esperançoso.

skcloudity 31/12/2022

Tocante
Gente do céu! Não dei nada por este no início. Achei a leitura fluída e consistente, os personagens em sua maioria tem uma história triste, o que os torna bem reais. A história de vida da Celeste me encantou; tão jovem e lidar com as situações de forma madura(praquele tempo). Tocante e triste ao mesmo tempo.

Larissa 19/11/2022

Amores que não se esperam e se vão
Conheci esse livro por acaso lendo sinopses de romances de época e dias depois iniciei a leitura por gostar tanto da sinopse, e admito que não me arrependi de ter lido.

A primeira cena já choca o leitor e embrulha o estomago pois mostra a empregada da casa, Céleste, sendo estuprada pelo patrão Anselme, e desse abuso ela engravida e com isso muda para sempre a vida de todos naquela casa.

A patroa, Victoire e aquela esposa infeliz que não consegue engravidar por não gostar do seu corpo e nem de fazer sexo. E quando descobre a gravidez da empregada, além de pegar a criança para si, ali se cria um laço inesperado entre duas mulheres oprimidas, abusadas, solitárias e que só queriam ser amadas.

O amor entre elas é bem bonito mas impossível naquela época. A cena delas se amando pela primeira vez é descrita de um modo muito bonito. A metáfora com os espartilhos também é ótima. E há um quote em 43% do livro (eu li no kindle) onde mostra a Céleste percebendo que o bebê não estava se alimentando e então ela o rouba e o amamenta e a Victorie vai atrás, é tão lindo quando emocionante.

O livro também tem um viés religioso pois a Céleste é uma devota da Virgem e no final ela recebe um chamado da mesma (ou assim ela acredita) e a Victorie também tem um padre no qual ela confessa seus pecados. E é interessante ver a fé delas sendo discutidas.

A escrita é fenomenal, bem descritiva, emocionante e palpável. Os outros dois personagens coadjuvantes que trabalham na casa e são casados, também tem uma importância tanto na história quando para mim, principalmente quando é revelado a história da outra serviçal.

Torci para elas ficarem juntas, e o final foi agridoce. Gostei muito da leitura e super indico a todos.