Um Expresso e o Início de Tudo

Um Expresso e o Início de Tudo Nathália Novikovas

Resenhas - Um Expresso e o Início de Tudo

Oceano 18/11/2023

Um conto fofo sobre como o café une as pessoas. É realmente uma bebida dos deuses o tal do café. Me alegra ler livros que frisam a bissexualidade de seus personagens, quer estejam em relacionamentos duáricos, quer em homoafetivos. Dito isto, conto suave e bem rapidinho, leiam bastante!

rafa569 01/02/2023

Viva ao cafeísmo!!
Helena é uma protagonista que odeia café mas ama água com gás?? Um absurdo né?
Bom, é o tipo de livro que lemos e nos apaixonamos rapidamente pelos personagens e pela história, a escrita é mt fofa e terminamos de ler tão rápido quanto tomamos uma xícara de café!
Recomendo super, rápido e divertido de ler, acho que a palavra mais falada nesse livro foi café, tem representatividade e é um livro nacional, o que mais vcs querem?? LEIAMM!!

Lua 23/08/2022

Tudo começou com um desafio: provar um tipo de café por dia. E Helena não gostava de café (pois é).
Eu ia adorar ficar as tardes nessa cafeteria, viu rs

eu . 06/06/2022

um expresso e o inicio de tudo
so tenho uma frase pra descrever essa obra: um cafe numa tarde chuvosa = paz na terra.

essa leitura foi uma coisa deliciosa demais, embora seja curtinho eu me conectei muito com os personagens e com o romance.

eu adorei demais o conto, embora tenha demorado dois dias pra terminar por causa da minha ressaca literaria.

estou muito apaixonado pela escrita, pelo romance, pela representatividade que foi colocada de forma tão natural, e do desenrolar da historia. adorei tudo.

chaseverso 27/12/2021

extremamente fofo
eu adorei a escrita desse livro, o desenvolvimento, a história, os personagens? tudo me agradou bastante, e eu me senti em uma cafeteria quentinha e com aquele sentimento de paixão no peito.

Carolis 04/11/2021

Leitura extremamente leve e gostosa, o tipo de livro que quanto mais você lê, mais você quer devorar as outras páginas.
Adorei os personagens e a ambientação, cada capítulo dava vontade de experimentar um café diferente rs

Gabriel 19/10/2021

Se em Ensaios de Patrício Casanova Nathália nos apresenta um interessante pós-vida e suas dificuldades, a novela Um Expresso e Começo de Tudo tem como as principais preocupações traçar uma divertida viagem por uma inusitada cena do cotidiano.
Desempregada há meses, Helena não acredita que será chamada após uma entrevista de emprego, embora sua amiga com quem divide o apartamento, Gabriela, tem certeza de que o emprego já é dela. E, aproveitando o momento de drama da amiga, Gabriela aposta que, caso ela consiga a vaga, Helena terá que provar sete tipos diferentes de café. Parece uma proposta inofensiva, a não ser por um probleminha: Helena odeia café!
Como era de se esperar, ela consegue o emprego, e em meio à imensa felicidade de finalmente poder pagar as contas, literalmente Helena agora tem de lidar com o amargo da derrota. É na cafeteria Dulce Café, onde a maior parte das cenas se desenvolve, que Helena conhece Mafe, a atendente, e PH, o barista que está disposto a ir às últimas consequências para que a difícil cliente finalmente admita que pelo menos uma de suas preparações a agrada.
Helena se vê participando de um jogo difícil. Nos primeiros dias, tem a sensação de que está passando por uma tortura, mas, aos poucos, conhece novas formas de consumir a tão repudiada bebida. Mas, aos poucos, começa a perceber que os momentos no Dulce Café, a despeito do amargor do grão, podem se revelar na verdade bastante doce — principalmente vindo das mãos de PH.
De forma descontraída, Nathália nos apresenta um romance que se desenvolve aos pouquinhos, de golinho em golinho, criando sempre uma deliciosa sensação de quero mais para descobrir o que vem no próximo capítulo. Num primeiro momento, a relutância, que aos poucos e de maneira muito plausível se torna apreciação, conforme as personagens se tornam mais próximas.
O que mais me agradou na obra, com certeza, foi a representatividade LGBTQIA+ que se apresenta de forma muito natural e informativa, sem cair no problema de ser didática demais, de um jeito que a autora sabe desenvolver com muita segurança por meio dos pensamentos de Helena, entre os quais perpassamos pelas inseguranças, dificuldades e felicidades que ser bissexual representa na sociedade, e que nos leva a refletir, através da jornada de autodescobrimento da protagonista, que a sexualidade é apenas um traço minúsculo de nossas vidas, que pode ser tão doce e saborosa quanto um café mocha se nos permitirmos arriscar a conhecer novas possibilidades.

Matheus 15/09/2021

Romântico e irreverente
Nathália consegue muito bem nos transportar de uma forma bem suave e bem empregada para todo o cenário e motif da história. O toque de informações sobre café só ajudou a tornar a aposta de Helena e Gabriela, assim como os personagens que permeiam seu ambiente durante as páginas, mais real, palpável e irreverente.

librariesz 05/09/2021

nossa, bem bom. eu AMEI a representatividade, amei que mesmo curtinho não ficou mal explicado as coisas

Vanessa Freitas 26/07/2021

História gostosinha de ler.
Foi divertido ler esse livro porque, assim como a protagonista, eu também odeio café porém costumo gostar de bebidas com café que são mais frufruzentas. Kkkkkkk Leitura leve e gostosinha, com representatividade. Legal para passar o tempo.

chuwanning 19/06/2021

lindinho, fav
ADOREI ISSO AQUI PÕE MAIS CAFÉ AÍ NA MESA QUE EU QUERO

Aline 04/06/2021

Café, romance e visibilidade
História curtinha, só pra deixar aquele quentinho no coração!
Coração quentinho e com cheiro de café, inclusive.
Helena odeia café, o que eu não posso simpatizar mas respeito (mentira).
Uma aposta perdida é o início de alguns dias experimentando diversos cafés preparados por um barista pra lá de interessante.
Apesar de curtinho, Nath dá umas cutucadas em diversos pontos importantes aqui.

Não tem homem hétero e nem padrão: amei.

Grailson 09/05/2021

Uma leitura deliciosa como uma xícara de café.
Eu particularmente sou apaixonado por romances clichês breves, quando achei este conto perdido no meu kindle, decidi no mesmo instante que seria minha leitura do dia, e com toda certeza foi minha melhor decisão.
Uma história breve, porém muito bem construída, a leitura não falha em cativar o leitor, sendo aquele clichê romântico que te conquista desde a primeira linha lida. A representatividade presente nesta história é sensacional, indo desde a visibilidade bissexual e lgbtqia+, até às pessoas com deficiência, trazendo estas pessoas para história, ao mesmo tempo que é um pontapé para reflexões ao mencionar a questão da acessibilidade em locais públicos, e mencionar uma casa de apoio lgbtqia+.
Com toda certeza uma leitura envolvente, ideal para os fãs de romance que também buscam representatividade, aquece o coração sendo uma leitura tão gostosa quanto um café quentinho em um dia frio.

ana10carol 02/05/2021

Amei este conto! A personagem perde uma aposta com a amiga e é obrigada a frequentar a cafeteria local e provar café, bebida que ela odeia (como assim, querida?! kkkk). Mas aos poucos ela percebe que não está frequentando a cafeteria apenas por conta da aposta, existe algo mais... alguém! Aos poucos vemos a construção de um romance muito fofo.
Meu coração ficou quentinho, como se, acompanhado da leitura deste livro, eu estivesse tomando um delicioso café no fim de uma tarde fria.