E Deus falou na língua dos homens

E Deus falou na língua dos homens Paulo Won

Resenhas - E Deus falou na língua dos homens

Bia 26/01/2022

E Deus falou na língua dos homens...
Muitos pensam que a Bíblia caiu do céu como um produto de milagre divino, pelo contrário. Antes de termos a Bíblia em nossas mãos como um livro editado e bem-acabado, o conteúdo passou por formas de transmissão, a saber, a transmissão oral e a transmissão escrita.

O livro detalha sobre quem são os possíveis autores de cada livro da Bíblia, e o provável século ou ano que eles foram escritos. O autor vai explicar temas como o processo canônico (documentos bíblicos autoritativos), texto divinamente inspirado, livros apócrifos( não inspirados por Deus), as várias confissões. Vai ressaltar a importância das línguas nesse processo todo, a evolução das formas de escrita no Antigo Oriente. Como Won afirma, Deus não usou uma linguagem celestial para se comunicar com o ser humano, mas falou na língua dos homens, a saber, hebraico e aramaico no contexto do Antigo Testamento, e grego no Novo Testamento.
Todo texto tem sua própria história, as escrituras perpassam temporalidades, lugares, pessoas e circunstâncias. Os livros da Bíblia tem autores e gêneros distintos. Tem texto narrativo, tem cartas, tem poesia, tem biografias, textos históricos e eróticos.

O livro fala sobre o mundo Antigo, as civilizações que aparecem nas histórias da Bíblia, como por exemplo, cananeus, mesopotâmicos, egípcios, gregos e romanos etc.

O livro tem várias imagens de achados arqueológicos, figuras de papiro, pergaminhos, zigurates e templos, gostei muito desse detalhe. Também tem notas de roda pé, com referências de outros autores, livros, pesquisas, conceitos, teorias e significado de palavras. Um livro bem didático.

Como o próprio subtítulo afima, é uma introdução ao estudo da Bíblia, o livro não tem intenção de esgotar todos os temas e dúvidas, mas é ótimo para quem deseja começar a entender melhor sobre um dos livros mais famosos, a Bíblia Sagrada.
Não adianta querer ler rápido, é um material de estudo, para ser apreciado. Tem 399 páginas diluídas em 13 capítulos.

Livro bem escrito, bem editado, um trabalho de excelência.
Espero que o autor Paul Won, escreva um volume ll, já quero continuação.

Samuel.Souza 03/01/2022

Simples, Didática e sem enrolação
Com certeza é um livro que recomendo para todos que estão interessados a saber mais de todos os contextos de cada livro da Bíblia. Paulo Won faz isso de uma forma simples e bem didática e explicando muito bem o porquê temos os 66 livros da Bíblia protestante.

Nice.Vitor 20/12/2021

"O que é a Bíblia?" Não sabe?? Pois leia esse livro!!
Uma excepcional introdução à Bíblia cristã, desde o que se crê sobre ela, até as suas bases historiográfica e de produção. É um livro extremamente simples, mas cheio de conteúdo, que fará com que você entenda bem melhor sobre o livro mais vendido e mais importante do mundo. Quer você seja cristão ou não, será uma excelente base para que você compreenda melhor sobre esse livro que tá na boca do povo. Vale a pena dar uma lida e ser introduzido por esse autor de primeira.

Erick 29/11/2021

Sensacional
Um dos melhores livros que li esse ano. É uma introdução ao estudo da Bíblia. Não é uma introdução a cada livro da Bíblia, explicando seu contexto e datação, etc. Esse livro traz um panorama do contexto da Bíblia em si, nas diferentes épocas em que foi escrita. Com características geográficas, históricas e religiosas o autor nos dá um apanhado geral do que estava acontecendo enquanto a Bíblia estava sendo escrita, e como isso influenciou a escrita desta, seja em conteúdo, seja em gênero literário. Deus revela sua mensagem por meios dos homens, numa determinada região, numa determinada época, e isso é simplesmente incrível. Recomendo muito a leitura desse livro para ler a Bíblia de maneira mais clara.

Rodrigo.Luan 26/10/2021

Melhor livro do ano
Paulo Won é muito preciso em suas explicações, trazendo uma facilidade de leitura para todos. O livro é simplesmente fenomenal! Como disse Jonas Madureira: "Eu não passaria dessa vida para outra sem ler esse livro".
Alydia 26/10/2021minha estante
Me fez querer ler

Felipe 29/07/2021

Melhor introdução à Bíblia atual
Excelente livro, o autor traz uma introdução sobre o Antigo e Novo Testamento, abordando gênero literário e os livros que os compõe. Além disso, traz uma luz sobre o período interbíblico (entre o AT e o NT). Termino essa jornada seguro que foi uma das melhores experiências literárias no gênero religioso, muito enriquecedor.

Tha 07/07/2021

Essencial para os que estudam teologia
Introdução ao estudo da teologia e um ótimo ponta pé para quem quer conhecer o universo da história da Bíblia.

Gabriel.Cruz 02/07/2021

Conheça os bastidores humanos da revelação divina.A Bíblia é um dos maiores milagres da providência divina: o registro da revelação do Criador às suas criaturas. E Deus não apenas se revelou como o fez de forma que se fizesse entender. Ele optou por falar nossa língua, por se ajustar às limitações de gramática, vocabulário e compreensão dos seres humanos.

Leonardo 15/05/2021

Conheça os bastidores humanos da revelação divina.
Como a palavra eterna rompeu os céus, desceu aos corações, traduziu-se em hebraico, grego, latim e, depois; em português e outras línguas modernas, chegando a ser linguagem digital, facilmente acessível em nossos celulares?

E Deus falou na língua dos homens: uma introdução à Bíblia responde a essas perguntas convidando o leitor a fazer uma viagem no tempo e no espaço para desvendar épocas e lugares nos quais os acontecimentos bíblicos aconteceram. É uma história sobre os bastidores da História, sobre os mecanismos humanos e divinos que trouxeram o milagre da Palavra para perto de cada um de nós.

Mary Irlandy 11/03/2021

Indispensável
Há cerca de um ano, sim, no início dessa pandemia, tive o meu primeiro contato com Paulo Won. Isso foi no YouTube e eu nem imaginava que teria em minhas mãos essa obra teológica que foi a base para o meu primeiro curso na ABC2. O que tem isso haver com o livro? Um profundo agradecimento a Deus por ter acesso a essa obra, lida e estudada que de uma forma simples, direta e sem "florismos" nos ensina que Deus falou na língua dos Homens revelando o seu magnífico plano de salvação. Uma leitura fluída, prazerosa e edificante. Recomendo o canal no YouTube de Paulo Won bem como o seu Podcast Com Texto no Bibotalk.

Davi.Aquino 08/03/2021

Excelente e necessário
De leitura muito agradável e rica em informações contextualizadas, nas palavras do autor "O objetivo do livro terá sido cumprido quando o leitor, munido das informações oferecidas aqui, possa se sentir incentivado a ler a Bíblia de uma forma um pouco mais pessoal."

De fato, esse é meu sentimento ao finalizar esse livro: maior vontade de ler, interpretar e analisar de maneira contextualizada a Bíblia.

Lucas 25/02/2021

Um boa introdução
O livro de Paulo Won cumpre com maestria o objetivo ao qual se propõe: servir de introdução para quem está iniciando seus estudos menos superficiais da Bíblia.

Não há, aqui, uma abordagem profunda sobre temas específicos, e isso não é um problema! Afinal, o objetivo do livro é familiarizar o leitor a diversos temas de relevância e que podem - e devem - ser melhor analisados em outras obras - que existem a exaustão no mercado editorial.

Confesso que o estilo de escrita do autor me pareceu, por vezes, um pouco circular e massante, mas nada que atrapalhasse significativamente a experiência de leitura. Minha única observação negativa - e isso, sim, me incomodou do começo ao fim - tem que ver com a diagramação do livro. Há muito espaço sobrando nas margens, enquanto a margem interna avança no interior até bem próximo do miolo, o que atrapalha muito uma leitura mais fluida.

Excetuando esse detalhe, terminei a leitura com um sentimento de satisfação. Recomendo a obra, pois seu conteúdo é fantástico. Você certamente apreciará a leitura - mesmo que sinta um incomodo com o layout encavalado.

José Marques 24/02/2021

Excelente
Uma ótima introdução a Bíblia, certamente a melhor que eu já li. Tem uma ótima bibliografia profunda e atual para quem quiser se aprofundar. Recomendo muito.

Cris 24/02/2021

Livro ótimo para quem quer conhecer a formação da bíblia como ela é hoje. O autor começa a narrar a partir do judaísmo primitivo até chegar na Grécia que foi onde se originou a septuaginta.

Certamente uma leitura que agrega muito conhecimento.

rafael.rocha 20/02/2021

Sem palavras
Uma introdução a bíblia diz o título, mas vejo como uma imersão concisa, coerente e muito respeitosa com todas as interpretações. Uma obra fenomenal, com muitas referências e de fácil entendimento para quem deseja ir mais fundo no conhecimento bíblico.
Uma porta de entrada para quem deseja conhecer o livro mais vendido do mundo "a Biblia", Paulo Won é simples, mas tem uma objetividade que não se vê em todos os livros.
Não deixe de ler esse livro se deseja conhecer os bastidores da biblia.