Sua Alteza Real

Sua Alteza Real Rachel Hawkins

Resenhas - Sua Alteza Real

Queria Estar Lendo 18/12/2020

Resenha: Sua Alteza Real
O segundo livro da Rachel Hawkins é sequência de Como sobreviver à realeza - mas acompanha outras personagens. Em Sua Alteza Real, da Editora Alt, voltamos à Escócia em um romance sáfico doce, divertido e extremamente perfeito por ser tão importante.

Millie está vivendo o que parece um sonho com a garota por quem é apaixonada, até que ela dá um pé na sua bunda e volta com o ex, deixando Millie à deriva em meio às emoções. Eis que ela decide aproveitar sua chance de ouro e se inscreve para um programa de bolsas em uma conceituada escola na Escócia - uma que, até então, só permitia garotos.

Quando é aceita e se muda para lá, Millie não espera muito além de belezas naturais e muito estudo - isso até conhecer sua colega de quarto, que é ninguém menos do que a princesa da Escócia, a problemática Flora.

No começo, as duas não se suportam. Mas, com o tempo, em meio a provocações e discussões, elas se aproximam e percebem que, ei... Talvez não se odeiem tanto assim.

Eu digo e repito que todo mundo merece viver clichês. Por isso eu amei tanto esse livro. Os héteros cis brancos já tiveram muito espaço em todas as mídias e estabeleceram determinados clichês como "repetitivos", mas isso não se enquadra quando tem personagens que fogem de um desses padrões vivendo essas situações. E é o caso de Sua Alteza Real.

Se Como sobreviver à realeza me ganhou justamente por usar todos os clichês do mundo numa história engraçada e carismática, aqui de bônus nós temos um romance sáfico como protagonista. Ou seja: sim, eu amei. Sim, eu recomendo. Sim, eu achei perfeito.

Tô exaltando esse detalhe porque vi muita crítica em relação à simplicidade da história e à falta de complexidade da trama e assim... É exatamente isso que eu espero de uma romcom. Pra mim, cumpriu tudo que precisava e foi além porque me deu um romance fofo e simpático entre duas garotas - o hate to love que eu tanto amo, mas sáfico.

"- Você está fazendo aquela cara de quem vai cantar."

Millie é uma protagonista bem oposta à Daisy do primeiro livro, que era toda estabanada e "bato de frente mesmo, tô nem aí com as consequências". Millie é contida, vive dentro da zona de conforto, e só se sobressai em discussões quando está confrontando a Flora - a princesa parece despertar nela sentimentos que nem mesmo a Millie consegue controlar.

Ela é apaixonada por geologia - uma grande nerd - e pela ideia de um recomeço lá na Escócia. Ela também não entende nada de realeza e das tretas reais que já aconteciam e continuam acontecendo com a Flora; quando começa a se aproximar da princesa é que Millie entende o que é viver sob os holofotes.

E, nossa, eu amei tanto a Flora. Ela é dura e fria e debochada ao extremo e usa isso como mecanismo de defesa por toda pressão que vive em relação à coroa. Mas, como a própria Millie diz, ela também é um marshmallow fofo e amoroso por dentro conforme conhecemos mais sobre ela.

É uma personagem difícil, mas maravilhosa por isso. Nada de princesa que canta para passarinhos e sorri para as câmeras; Flora é um trem desgovernado, mas é com Millie que ela aprende a se controlar um pouco mais. Elas despertam o melhor (e o pior, no começo) uma da outra. E é divertido demais de acompanhar porque ships hate to love são sempre os melhores.

O desenvolvimento é gradual e, quando o romance chega, te pega de jeito. Eu amei, morri, passei mal, chorei; é tão bom acompanhar um casal sáfico divertido e fofo como essas duas. É tão maravilhoso me apaixonar por uma história onde a princesa se apaixona pela plebeia, onde o conflito principal não tem a ver com preconceito (apesar de a Flora enfrentar isso com a rainha) mas sim por bobagens de adolescentes.

Eu fiquei TÃO SOFT em tantos momentos desse livro, com o coração quentinho de tanto amor pelas duas, que é difícil de explicar.

"Ter o coração partido por uma princesa deve ser um nível completamente novo de sofrimento."

O pano de fundo da Escócia, obviamente, ganhou meu coração porque eu vivo e respiro esse país. Os passeios e os cenários por onde as personagens andavam, eu conseguia ver e babar por cada um deles.

A narrativa da autora é bem jovial e rápida. Assim como o primeiro livro, você passa por esse sem perceber. Se tem um detalhe que me incomodou foi que a revisão parecia um pouco repetitiva demais. Trechos onde "ela" apareciam de novo e de novo e de novo e de novo numa mesma frase; dava pra ter passado um pente fino melhor ali. Mas nada que atrapalhe ou torne a leitura ruim.

Sua Alteza Real foi uma aventura doce pelas colinas da Escócia, acompanhando essas duas garotas de mundos completamente diferentes se entendendo e se apaixonando e se entregando a esse sentimento, mesmo com todos os medos; o final é emocionante e perfeito pra história, assim como tudo que ela promete.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/12/resenha-sua-alteza-real.html
Ray 15/01/2021minha estante
É obrigatório ler esse depois de Como sobreviver à realeza?

Denise 20/01/2021minha estante
Oi, Ray. Não é obrigatório, mas ele te dá spoilers do final de Como sobreviver à realeza.

Mey 07/11/2021minha estante
Os dois livros pode ser lidos separadamente uma história não interfere na outra

maxie 13/12/2021minha estante
nossa amo tanto esse livro, é um romance tão fofo e tão AAAAAAA me deu raiva e confesso que chorei um tico mas nada muito uou eu gostei bastante

Júlia 02/01/2022minha estante
Oi. A classificação indicativa é 14?

Mey 02/01/2022minha estante
Acho q é 12

Marie FS 02/01/2022minha estante
Meu deus, eu comecei a ler agora ?

Larissa 11/01/2023minha estante
Qual a classificação do livro?

Luan 13/01/2023minha estante
13, mais é tão leve que poderia ser lido por a criança de 10

Queria Estar Lendo 13/01/2023minha estante
Gente ele é um YA, ou seja: foi escrito para o público juvenil a partir de +13. Pode ler sem medo!

yasmin 19/01/2023minha estante
primeiro livro sáfico q eu li, eu amei dms é mt lindo é incrível

Nanda !! 28/05/2023minha estante
tem hot?

Nanda !! 28/05/2023minha estante
tem hot?

Denise 28/05/2023minha estante
É um livro juvenil, Nanda. Não.

Tainateixeira92 29/06/2023

Uma realeza lésbica
O livro apresenta um universo da realeza moderna e intrigas palacianas, no qual a adolescente americana comum Millie é inserida. Onde ela se vê envolvida na vida da família real, adentrando um mundo de protocolos, luxo e escândalos.

A escrita da autora é fluida e consegue capturar a personalidade das protagonistas. No entanto, não é um livro que eu releria. Provavelmente, há uns 10 anos, teria gostado mais. Não é um livro que se possa esperar uma mensagem profunda, com nuances que abordem problemas sociais, ou algo do tipo. A trama, tem momentos, previsíveis, e alguns personagens secundários não tiveram um desenvolvimento. Apesar dessas questões, pode ser uma opção agradável para os fãs de romances leves.

Let 29/05/2021

Finalmente uma princesa lésbica!
O que eu mais amo nessa história é que finalmente ganhamos um clichê LGBT com princesas que gostam de garotas!!! O romance entre as personagens vai se desenvolvendo aos poucos, o que só deixa tudo ainda mais gostoso de ler! Todos os clichês de uma vez: colegas de quarto que começam se odiando, pq elas são totalmente diferentes, e aí acabam se apaixonando! Queria ter lido um romance fofo assim quando adolescente! Teria me ajudado muito a entender que lésbicas/bi também tem um final feliz ao lado de uma princesa! A Millie é inclusive uma personagem muito inteligente e todas as briguinhas bobas com a Flora são muito divertidas de ler! Eu só queria que tivesse uma continuação, porque o Final deixa com gosto de quero mais!

bibia 18/07/2021

Esse livro é tão perfeitinho, li em uma noite.
Enemies to lovers. Cliche. Sáfico. Realeza. Preciso dizer mais?
As personagens são incríveis e você consegue super entender elas, antes eu odiava a Flora e depois percebi que sou igual a ela. Sem contar os personagens secundários tipo o Seb ou o Lee que são uns amores.
A escrita é super fluente, 5 estrelinhas merecido! E favoritei

Clara 25/01/2022

"Mas ela não é apenas uma princesa. Ela é a minha princesa."
"Sua Alteza Real" é um clichê super meigo que nos apresenta as fases do relacionamento de Millie e Flora.
Gostei bastante da forma que o livro retrata o amadurecimento da Flora e a nova realidade da Quint na Escócia, porém acredito que o final poderia ter sido melhor desenvolvido.

gica 02/01/2022

sua alteza real
ENEMIES TO LOVER!!!!!!!!!
BOM P CARAMBA
primeiro livro q eu li com relacionamento de duas garotas, e eu te digo: MUITO BOM
é uma leitura bem de boas também, vc le em 3 dias
vc se apega tanto as personagens que senhor
flora e millie vão sempre ser as minhas nenens, quero algo que nem elas tem!!!
só leiam sério
I.E 02/01/2022minha estante
Elas são muito fofas mesmo ?

Beatrice 02/08/2021

romântico fofo
confesso que demorei a pegar o gosto por essa leitura, tanto porque uma das personagens principais é um pouco difícil, quanto porque o plot do livro não é grandioso.

quando as coisas começam a andar, o livro se torna gostoso de ler, é uma montanha russa de emoções que valem a pena para descansar depois de leituras muito pesadas!

minha recomendação é que você leia como um livro de descanso, uma pausa nas aventuras e ficções loucas. esse é um livro calmo e bem bonitinho.

pipsgrlfriend 18/05/2021

cinco estrelas por ser sáfico, adorei o enemies to lovers delas serio. mas fiquei triste no final em aberto e sem continuação afe

Rhanna7 01/05/2022

O nome do livro deveria ser "tente não se apaixonar pela Flora" é um clichê fofo que você devora rapidamente de tão bom.

sab 23/08/2021

novo comfort book
amei muito, poderia ser 5 estrelas mas o final foi meio corrido (to torcendo pra ter uma continuação sobre o seb)
lets | leiturasdiary 23/08/2021minha estante
penso exatamente a mesma coisa!!! espero q a escritora escreva sobre o seb tbm

Isabella.Milano 26/04/2021

Legal
terminei sua alteza real e eu achei o livro maravilhoso mas acho q poderia ser mais detalhado em algumas partes, achei meio corrido principalmente o final mas é uma leitura muito gostosa, recomendo demais
Lih 26/04/2021minha estante
Tive a mesma impressão quando li "como sobreviver a realeza"

cams.lins 09/05/2023

Romance e realeza, muito bom!
Eu gostei bastante da história, ela é muito fofa! mas acho que os personagens poderiam ter um desenvolvimento melhor, e o final foi beem corrido.
é muito gostosinho de ler, e quando você começa não quer mais parar! recomendo bastante pra quem gosta de coisas levinhas

Marcio 10/03/2021

Simples mas aconchegante
Esse livro é tudo o que eu poderia esperar: clichê, fofo, engraçado, adolescente, previsível, romântico e gostosinho de ler. Não criei grandes expectativas sobre desenvolvimento de personagens e um enredo elaborado. A autora realmente não parece preocupada com isso, e é por isso que eu gostei tanto.
Pelo fato de a protagonista ser bi e o romance ser entre duas garotas, já destoa bastante dos formulinhas sessão da tarde, mas só vai até aí. Aquele enemies to lovers familiar continua presente aqui. Ao menos não houve uma cena justificando as atitudes meio babacas da Flora, a princesa. Ela simplesmente tinha dificuldade em ser gentil e tudo bem.
O fato é que se você procura um livro pra rir, se divertir, se apaixonar por características que você já conhece e provavelmente já viu, com momentos românticos, fofos e que até dão gatilho (droga, pessoa carente resmungando!) e se quer apenas se entreter por um dia, considerando que o livro é bem pequeno, Sua Alteza Real é altamente recomendado.
Jéss 18/03/2021minha estante
Até coloquei na lista de desejados depois da sua resenha!

Marcio 18/03/2021minha estante
?? te desejo uma ótima leitura

Jéss 18/03/2021minha estante
Obrigada!

Estelaa 21/07/2023

SAR
A história é muito legal, o cenário tbm e as personagens principais tbm. Demorou MUITOO pra "iniciar" o romance, foi em mais da metade do livro, mas n é uma leitura cansativa. Eu gostei bastante, mais q o outro Como sobreviver a Realeza! ?

Bia 10/02/2022

quero um romance de realeza na minha vida
Okay... foi tudo muito fofo e adorável. Amei a história e todo o desenvolvimento, queria um pouco mais talvez???? Mas foi ótimo, um livro super leve e MUITO fofo perfeito pra ler numa tarde nublada de inverno tomando um chazinho pra se sentir fielmente na Escócia. Adorei o livro e super recomendo para aquelas pessoas que buscam um romance sáfico pra deixar o coração quentinho.?