The Midnight Library

The Midnight Library Matt Haig

Resenhas -

Paula1735 01/12/2022

A única maneira de viver é aprendendo
Sinopse:

Neste livro, acompanhamos a vida de Nora Seed, uma mulher de 35 anos que acaba passando por várias dificuldades, e ao estar no atual momento de sua vida, percebe que havia tomando algumas decisões da qual se arrepende e sente que não há mais solução para a sua vida, decide desistir de viver.

Nora acaba parando em uma biblioteca - que fica entre a vida e a morte -. Lá ela descobre que cada livro nessa biblioteca é possibilidade de vida que ela poderia ter tido se tivesse feito alguma escolha diferente, ou seja, essas possibilidades são infinitas. A biblioteca nos entrega reflexões, frases e referência filosóficas.

Ele retrata a busca incessante pela vida perfeita e onde ela seria feliz, mas o que seria a vida perfeita?, ela de fato existe?, qual o sentido da vida? existe alguma versão minha que é mais feliz? o que é felicidade?

O livro nos faz refletir sobre a nossas escolhas e decisões que tomamos ao longo de nossas vidas e os resultados delas

+16 Gatilhos:suicIdi0, d3press4o, 4ut0multil4ção, 4lcoolism0, 0v3rd0se

Opinião:

Li e favoritei! Que livro maravilhoso! A escrita e a história são extremamente profundas e impecáveis, mesmo que para algumas palavras e até mesmo expressões seja necessário pesquisar os seus significados. As cenas são muito descritivas, então conhecemos vários lugares no mundo, várias profissões, várias vidas que Nora poderia ter tido.

A narrativa, em alguns momentos pode ser mesmo cansativa e previsível - lá pras páginas 270, sobre qual decisão a Nora irá tomar -, mas em geral - na maioria das partes- o livro nos faz devorá-lo sem nem perceber. Uma história que nos deixa curiosos e nos faz criar algumas teorias sobre o que pode acontecer com ela se ela escolher tal possibilidade. Vale apena o hype que ele está tendo; seja no Booktok, Booktube, Bookstagram ou qualquer outra rede; Super vale a pena ler!

Algumas das frases que mais gostei:

"Bom, é essa a beleza da coisa, não é mesmo? Você simplesmente não sabe como termina."

"Às vezes, a única maneira de aprender é vivendo."

"Nunca subestime a grande importância das coisas pequenas."

"Você teria feito algo diferente, se houvesse a chance de desfazer tudo de que se arrepende?"

"Todas as coisas boas são selvagens e livres."

"Você pode ter tudo e não sentir nada."

"Você não precisa entender a vida. Precisa apenas vivê-la."

Nota: 5/5
Que livro bom

A leitura foi PERFEITA

o que vcs acharam dele?

bendtherules 27/10/2020

surprisingly good
I didn't have a lot of expectations in this book, bc i had a bad experience in the one before that. but i was delighted with the reading, the history and the character. i could see myself in her in some ways, so i understand her. overall i don't have anything bad to say about it.

Dani 21/10/2020

História interessante com boas reflexões sobre depressão. Recomendo.

Carol 28/11/2020

Uma profunda reflexão sobre a vida e arrependimentos
Esse livro me fez refletir sobre minha própria vida e as decisões que me fizeram chegar até onde estou, e que nunca é tarde demais pra correr atrás dos meus sonhos e o que me faz feliz. Achei meio lento no começo mas aos poucos o livro foi me prendendo, recomendo.

Rodolfo_Domingos 09/12/2020

Tocante (mas pouco dinâmico)
Talvez o livro seja um pouco longo. O autor se repete na estrutura do vai e volta sem apresentar muitas nuances ao longo do livro. Mas ele é muito bem escrito, tem um propósito de mensagem inspirador de um jeito que poucos livros conseguem ser.

Além disso, acho muito interessante que você pode interpretar a ideia principal como fantasia ou como sci-fi, mas o fato é que ele é muito mais humano do que tudo.

Recomendo demais!

leticiabaez 29/07/2021

?Eu estou viva?
O começo foi difícil pois me identifiquei com a protagonista! A lição de vida que nos passa é muito bonita.

Palloma 14/12/2021

Aquele choque de realidade necessário
Que livro incrível, te da tantos tapas na cara conforme a leitura mas se você tirar um tempo pra absorver, se aprende tanto sobre vida e expectativas. O livro não é perfeito, cai em alguns clichês e fica um pouco repetitivo em determinado ponto. Mas mesmo assim não tira o mérito, não tem como vão amar!! Aviso, gatilhos pesadíssimos de suicidio.

ð¶C4delinh4Literáriað¶ 05/09/2021

We only need to be one person.
Esse livro me surpreendeu demais, toda a moral por trás dele é incrível, fiquei com medo de acabar de um jeito que ia passar uma mensagem não muito boa mas o final foi exatamente o que eu queria, achei um livro incrivel incrível incrível pra todo mundo que pensa ou ja pensou em desistir da vida ler(ou seja todo mundo).
A escrita é maravilhosa, é meio repetitivo mas ainda sim flue muito bem. Me fez pensar muito em tudo isso de a prisão não ser a vida em si mas a perspectiva que você tem sobre ela e que você não precisa fazer e ser tudo para se sentir alguém digno e cheio de potencial e que realmente é muito mais fácil sentir saudades e afeto por uma vida que você nunca viveu afinal, são que nem memórias, você só lembra das partes boas.
Enrolou um pouco mesmo tendo poucas páginas mas valeu DEMAIS a pena por esse final. tendencias suicidas???

Ncohen0111 (Taylor's version) 03/12/2021

Esse livro faz vc pensar muito sobre como vc vê as coisas. Eu acho legal que tudo eh explicado e não tem muito dessas explicações horríveis para que vc ?intérprete? a sua própria visão (eu odeio isso). A nora me dá um pouco de raiva (assim como o irmão dela), mas tirando isso o livro foi perfeito.

Helena.Drechsler 08/02/2022

want is an interesting word. it means lack.
acho que li esse livro na hora certa - ou errada?? - e me identifiquei tanto com a personagem de Nora que me pegava constantemente pensando no meu próprio "livro dos arrependimentos" e encaixando minhas vivências com as dela. não concordo 100% com a abordagem sobre a vida e possibilidades e a questão da Vontade de Viver, por achar que perpassa por diversas questões não pessoais, porém acredito que desperta uma reflexão interna que pra mim, pelo menos, era necessária no momento. eu genuinamente amei poder acompanhar Nora viver cada uma dessas vidas (algumas mais que outras rs).

Beatriz 15/11/2023

Adorei este livro!!
Fez-me pensar muito na minha vida, nas minhas decisões e nos meus arrependimentos. Fez-me sentir diversas emoções e pensar muito em tudo o que acontece.
É incrível como a nossa vida podia não ser a que temos se tivéssemos tomado uma decisão diferente ou escolhido algo diferente, por mais pequeno que isso fosse. E a verdade é que nunca saberemos como teria sido a nossa vida se tivéssemos, eventualmente, tomado uma decisão diferente ou escolhido algo diferente.......ou saberemos?