Uma terra prometida

Uma terra prometida Barack Obama

Resenhas - Uma Terra Prometida

Vinícius 26/01/2024

Gostei da obra, na qual o ex-presidente Obama relata sua trajetória até a presidência e as dificuldades de se governar um país tão dividido. Porém, sendo uma biografia, e de certo modo densa, senti falta de profundidade da jornada do autor, que é passada de forma vaga pela infância, adolescência e período na faculdade, tendo como maior abrangência o período eleitoral e negociações de projetos presidenciais, o que a meu ver torna o livro meio massante. Porém, o final do livro é extremamente empolgante ao narrar a caça a Osama bin Laden. Confeso que esta não é a biografia que está na primeira fileira da minha estante, mas tem pontos encorajadores e é recomendável para quem tem coragem de vencer mais de quinhentas páginas.

Catia Gama 07/01/2024

Livro longo, para ler com calma
Li o Livro do Obama inspirada em ter lido o da Michelle.
Há uma diferença crucial, ela escreve fluidamente, ele é detalhista "quase prolixo".
Muitos detalhes sobre os 3 primeiros anos dele como presidente. Há capítulos muoto longos, aprendi muito com essa leitura, porém se vc não gosta de política recomendo excluir da sua lista.
É um livro para ler aos poucos, entendende dirigindo cada ponto complexo da vida de um presidente americano.
No geral Obama é referência de bom caráter e esforço em transformar o mundo em um lugar melhor para todos.

Ricardo.Borges 31/12/2023

?Toda geração está limitada pelo que sabe.?
A história do livro é cronológica e começa com o próprio Obama narrando ? em tom de discurso em um palanque eleitoral ? o período anterior a sua entrada na vida política até o período anterior ao seu segundo mandato, com a morte de Osama Bon Laden.
O livro é longo (o e-book tem mais de 1200 páginas) pois detalha demoradamente algumas passagens, enfatizando, na maioria das vezes, o papel exercido por algumas das muitas outras pessoas que o cercaram e acompanharam sua trajetória (família, assessores, outros políticos etc).
Talvez pela soma de fatores que vão desde a sua própria origem, ao se tornar um dos líderes mais poderosos do planeta (acho que, de maneira geral, os estadunidenses se acham OS maiores, não UM DOS), os episódios narrados no livro são associados ao constante medo de deslizes e fracassos, especialmente no primeiro mês depois das eleições presidenciais, em uma mistura de sonho e realidade simultâneos.
Pudera.
?Nada do que vc fizer será suficiente, mas tente mesmo assim.?,
Em contrapartida, os capítulos quase sempre terminam com uma mensagem do tipo ?eu sou muito bom ? até para escolher as pessoas que me cercam ? e, por isso, deu tudo certo (mesmo não dando tão certo assim)?.
O livro também evidencia o poder de um discurso apaziguador e apropriado para garantir a absorção e o impacto desejados. Para mim, este foi um dos maiores acertos dele em sua carreira política, que, por outro lado, também marca o retorno de uma polarização que vivemos até hoje, inclusive em nosso próprio país ? o ?curioso? episódio da certidão de nascimento protagonizado por Donald Trump já dá indícios do poder das fakes News e do discurso midiático.
Outro ponto muito marcante para mim foi o relato de uma visita aos feridos e amputados em guerra, com uma visão da cultura patriótica característica dos estadunidenses que, de certa forma, só via em filmes de ação.
?Glória e tragédia, coragem e estupidez ? uma série de verdades não negava a outra.?
Também foi esclarecedora a leitura dos capítulos sobre os países do oriente médio (um poder que é temido e incontrolável) e sobre a Rússia de Putin, pois são fatos históricos recentes que costumam chegar até nós de maneira distorcida e, além disso, justamente pelo tom da narrativa, dá para perceber um pouco do ?outro lado da história?.
A cronologia se encerra com a captura e morte de Osama Bin Laden, mas, para mim, mesmo parecendo que isso tenha sido o elemento crucial para sua reeleição - já que vinha fazendo um governo mediano, com algumas decisões ruins para o povo ?
não é o ápice da história.
Embora tenha ganho o prêmio Nobel da paz e, no meu ponto de vista, tenha realizado um bom governo em seus dois mandatos, ?sobrevivendo?
a várias crises graves e intempéries, o poder do presidente ? em qq regime não autoritário ? é camuflado pelos interesses de uma poderosa legião de políticos que atuam na câmara e no senado para garantir que manter a sustentabilidade de seus poderes, por isso, o mais interessante na leitura foi tentar entender os motivos e contextos que fizeram com que o presidente tenha (ou não) decidido realizar determinada ação, com a exposição de grandes pontos favoráveis e desfavoráveis.

Jefe 14/12/2023

Muito bom ler sobre os bastidores do presidente. Independente de gostar ou não da pessoa é legal conhecer o modo de pensar, conhecer um pouco do dia a dia na presidência. A história do Obama é bem interessante e o livro conta várias partes de como ele virou presidente. Na metade do livro confesso que dormi em algumas partes. Beeeem maçante (para mim) as partes de politica pura e onde ele fala sobre um monte de gente que eu como brasileiro não conheço. Porém a parte final do livro é muito boa, os detalhes dos bastidores da captura do Bin Laden são bem detalhados. No geral um livro bom de se ler.

Maiara.Reinert 13/12/2023

Prolixo
Fiz uma leitura dinâmica em muitas partes, pois o autor conta tantos detalhes insignificantes que tornam o texto muito maçante. No mais, algumas histórias contadas são interessantes como a morte do terrorista Osama Bin Ladem.

Ana 17/11/2023

Apesar do livro ser um pouco cansativo, pois Obama é extremamente detalhista em sua narrativa, aconselho à todos que querem saber como funciona a máquina eleitoral americana e as obrigações de um presidente, que leiam esse livro.

Natalia 16/11/2023

Foram 2 meses e meio para concluir as 1279 páginas.
Barack é beeem minucioso nos detalhes, o que deixa o livro um pouco moroso, mas é uma leitura que vale a pena.
Mostra um ser humano como outro qualquer, que acabou se tornando presidente da maior nação do planeta e indiretamente "responsável" pelo resto do mundo...
Acompanhar as reflexões dele em seu primeiro mandato me fizeram ter um novo olhar sobre a história e política recentes.

Leandro.Santana 27/10/2023

Uma Terra Prometida - Barack Obama
O autor do livro dispensa apresentações, pois foi presidente dos EUA por oito anos, sendo o primeiro negro a ocupar o cargo.

É uma tradição americana que presidentes e primeiras-damas escrevam autobiografias. Com Obama não poderia ser diferente, afinal sua história difere bastante daqueles que o antecederam e, até o momento, daqueles que o sucederam.

Nascido no Havaí, filho de uma mãe americana do Kansas e de um pai queniano, com quem pouco conviveu, viveu em diferentes lugares, entre eles a Indonésia, antes de se estabelecer em Chicago. Inclusive, ao longo de sua carreira, sofreu inúmeras vezes com a insinuação racista de que não seria americano.

Falando do livro especificamente, o conjunto da obra é bem legal e conta a história da sua infância, entrada na política, até a metade do seu primeiro mandato (certamente o futuro nos reserva um “volume 2”, contemplando o restante do mandato).

Achei o livro longo e algumas partes um pouco maçantes, mas os pontos altos fazem valer a pena. Curiosamente, uma das partes que achei mais interessantes ocorreu em uma visita ao Brasil, ainda que os fatos relatados não tenham relação nenhuma com o nosso país e sim com a Primavera Árabe.

Vale a pena ler a biografia dessa grande personalidade do século XXI, além de ajudar a entender como o fato de ter um negro na Casa Branca exacerbou tanto a polarização na política americana.

Helen Moya 06/08/2023

É inspirador conhecer a história de um homem ?preto? que chegou a um dos cargos mais almejados do mundo. Comandar uma potência como os Estados Unidos. Embora a biografia relate um pouco de sua criação de criança até chegar no mundo político, se tornou ao meu ver cansativo por dar muita ênfase a momentos políticos.

Barbara1444 21/06/2023

Meu Everest
Este livro me pareceu cansativo de ler em muitas ocasiões, pois além de ser extenso, não é um livro de ficção como os que estou acostumada a ler, foi difícil principalmente quando chegavam as partes em que o ex-presidente norteamericano dissertava sobre economia, que não é um dos assuntos mais interessantes para mim, mas achei muito importante para mim ter a percepção de um líder como ele, pude perceber que não existe nenhuma nação perfeita, principalmente os EUA.

Glaydson5 18/06/2023

Barack Obama é uma das figuras mais emblemáticas da política americana contemporânea. Em seu livro "Uma Terra Prometida", ele nos transporta ao início de sua jornada política, desde sua infância em Honolulu, passando por seus primeiros passos na carreira de advogado e chegando a sua eleição inesperada como presidente dos Estados Unidos. A escrita de Obama é fluida, e em suas 764 páginas, ele nos oferece uma perspectiva única não apenas sobre sua vida, mas sobre a história recente do país.

No primeiro capítulo, ele fala sobre sua infância em Honolulu e suas raízes familiares que vão além da cidade. Ele, então, nos transporta para a sua adolescência em um ambiente em que a busca pela identidade e pertencimento só foi solucionada quando ele começou a se envolver com a política e a se questionar sobre seu papel na sociedade. No segundo capítulo, ele nos leva para os seus estudos em Columbia e para a sua mudança para Chicago. É neste momento em que ele passa a trabalhar como comunidade e a participar de projetos sociais, fato que seria fundamental para a forma como enxergava a democracia e a necessidade de transformação que ele carregava.

Em continuação, o capítulo que aborda a história de amor entre Obama e Michelle, sua esposa, é um dos mais emocionantes. O leitor pode entender como a relação deles permitiu que eles se ajudassem mutuamente a pensar em políticas públicas e formular estratégias conjuntas. É possível ver também como a visão clara de mundo de Michelle pode ter sido uma aliada para o então presidente dos Estados Unidos. A partir do capítulo 8, Obama passa a descrever a sua experiência como senador em Washington e como isso foi uma das partes mais importantes de sua carreira política.

Por fim, o autor fecha seu livro com um olhar mais crítico sobre suas escolhas e os acertos e erros de sua vida pública, desde a crise econômica até a luta pelos direitos civis e o processo de Transpacific Partnership. Ao final, Obama deixa claro que a trajetória dele não se reduz apenas ao posto conquistado de presidente dos Estados Unidos, mas sim pelas escolhas, indivíduos e princípios que o guiaram durante toda a vida. Em "Uma Terra Prometida", Barack Obama nos convida a refletir sobre a história política de uma das maiores potências mundiais e, ao mesmo tempo, sobre questões filosóficas e de introspecção pessoal.

Renata.Inacio 09/06/2023

Achei um livro muito interessante, pois ele relata com bastante detalhes a vida de um presidente dos Estados Unidos. É claro que o livro vem carregado de uma visão de que os EUA são o centro do mundo, mas não dava pra esperar coisa diferente. Além disso não dá pra esperar que seja um livro imparcial. Mas tendo em conta essas ressalvas, vale a pena a leitura!

Conrado Lourenço 27/03/2023

Um bom livro
"Uma Terra Prometida" é um livro de memórias escrito pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que cobre sua vida desde a infância até o final de seu primeiro mandato presidencial em 2011.

Em relação à opinião de que os EUA historicamente têm a mania de interferir na política de outros países, Obama aborda isso em seu livro de várias maneiras. Em primeiro lugar, ele reconhece que, como líderes mundiais, os EUA têm uma responsabilidade única de ajudar a moldar os acontecimentos globais. No entanto, ele também reconhece que em algumas ocasiões os EUA interferiram de forma negativa, com o objetivo de impor o que eles consideram correto, sem levar em conta a cultura e a realidade dos países em questão.

Por exemplo, Obama fala sobre a Guerra do Iraque, que foi iniciada durante o mandato de seu antecessor, George W. Bush. Ele admite que a invasão do Iraque foi um erro, que custou vidas e recursos preciosos e que contribuiu para a desestabilização do Oriente Médio. Obama também descreve como a política externa dos EUA em relação à América Latina, em particular, muitas vezes prejudicou a democracia e a estabilidade política da região.

No entanto, Obama não se limita a apontar os erros do passado. Ele também descreve a abordagem mais colaborativa que sua administração adotou em relação aos assuntos internacionais. Em vez de impor soluções unilaterais, Obama se concentrou em trabalhar com outros países para encontrar soluções conjuntas para problemas globais, como a mudança climática e a proliferação nuclear.

Em resumo, "Uma Terra Prometida" é um livro fascinante e envolvente que oferece uma visão única do funcionamento interno da Casa Branca e das decisões políticas importantes tomadas durante o mandato de Obama.

Jonathan Vicente 23/03/2023

Surpreendido
Preciso dizer que esse livro me surpreendeu um pouco, que vai desde questões pessoas a questões do administrativo governamental do executivo.

Spoiler: Obama é mais liberal do que eu imaginava.

Tenho amor pelas página 406-420 por falar sobre um tema lindo e delicado pra mim, a saúde pública.

Pedro.Henrique 19/03/2023

A primeira metade é excelente. Traz a incrível visão de um líder político, com boas histórias pessoais e profissionais. A segunda metade fica enfadonha com a autopromoção pessoal e os gestos de heroísmo. Lições importantes sobre a história política e a forma de viver dos norte-americanos. Vale a pena