Uma terra prometida

Uma terra prometida Barack Obama

Resenhas - Uma Terra Prometida

ExaltedJupiter 16/01/2021

Um retrato íntimo do Poder em uma Democracia
Um livro íntimo, que nos revela de forma franca a forma de pensar de Barack Obama. Uma figura ambígua, que tende a justificar suas decisões sempre com a ideia de que era o que melhor poderia fazer dada as circunstâncias. Podemos sentir a sua vaidade, a forma como que hora ou outra tende a se enaltecer, mas seria muito injusto negar-lhe este sentimento. Sua ascensão foi meteórica. E, provavelmente, foi o último grande líder democrático que tomava suas decisões preocupando-se com o espírito coletivo em vez da força instintiva do próprio ego. Dito isto, percebemos também, em seus processos decisórios, o que poderia ter levado as pessoas a se cansarem dos intelectuais e diplomatas: era uma época de arriscar mais e conceder menos. Obama foi um homem de concessões. Em nenhum momento ele admite ter errado. Justificou cada uma de suas concessões por meio de senso ético e moral. Para mim o livro foi excelente como um objeto de estudo do Poder. Os relatos de Obama são como um presente para todos aqueles que almejam compreender como o poder funciona em uma sociedade múltipla e hiper conectada. Estou ansioso para o próximo volume.
Fred Livros Gays 15/09/2021minha estante
É impressionante como o relato que ele faz da morte de Bin Laden é semelhante ao filme A Hora Mais Escura!
Como os cineastas tem tanta informação privilegiada!?

Nilson 23/03/2021

INTERESSANTE
Interessante você conhecer o dia a dia do homem com o maior poder do mundo(hoje nem tanto). Uma descrição em detalhes que jamais conheceriamos, não fosse a sua disposição de abrir as portas da intimidade do poder e suas angústias e tambem suas alegrias através de seu ego muito bem massageado. Senti um certo deslumbre em suas narrativas (tipo , como cheguei ate aqui) e seus receios, tensões e decisões que nao imaginava tomá-las. Li também o livro da primeira Dama Michelle e tive a mesma impressão. Mas é bom ressaltar que ele Obama e Jimmy Cartes foram considerados presidentes fracos, porém foram os mais contidos e que mais lutaram por um mundo melhor. Achei o Obama um ótimo escritor. Gosto dele e sou suspeito pra recomendar.
Duda Felix 23/03/2021minha estante
Já coloquei na minha lista!!

Vinícius 26/01/2024

Gostei da obra, na qual o ex-presidente Obama relata sua trajetória até a presidência e as dificuldades de se governar um país tão dividido. Porém, sendo uma biografia, e de certo modo densa, senti falta de profundidade da jornada do autor, que é passada de forma vaga pela infância, adolescência e período na faculdade, tendo como maior abrangência o período eleitoral e negociações de projetos presidenciais, o que a meu ver torna o livro meio massante. Porém, o final do livro é extremamente empolgante ao narrar a caça a Osama bin Laden. Confeso que esta não é a biografia que está na primeira fileira da minha estante, mas tem pontos encorajadores e é recomendável para quem tem coragem de vencer mais de quinhentas páginas.

Alexandre Kovacs / Mundo de K 10/01/2021

Barack Obama - Uma terra prometida
Editora Companhia das Letras - 764 Páginas - Tradução de Berilo Vargas, Cássio de Arantes Leite, Denise Bottmann e Jorio Dauster - Capa: Christopher Brand - Lançamento: 17/11/2020.

No primeiro volume de suas memórias, Barack Obama, explica em detalhes, mas sempre com uma linguagem simples e didática, os momentos marcantes de seu primeiro mandato e a improvável trajetória que o filho de um negro africano, com nome muçulmano e ideias socialistas, percorreu até chegar ao comando da Casa Branca por dois períodos consecutivos, de 2009 a 2017. Logo de início ele encontrou uma brutal crise financeira que desmontou a economia norte-americana e provocou uma recessão global, exigindo a articulação de um grande pacote de ajuda econômica que aumentou os gastos federais para a saúde, infra-estrutura, educação e incentivos fiscais.

Sem a maioria no Congresso, enfrentou muita oposiçao do Partido Republicano para conseguir a aprovação da Lei de Proteção e Cuidado ao Paciente, mais conhecida como Obamacare, uma legislação que, entre outras coisas, tentava resolver o problema da falta de um sistema público de saúde nos Estados Unidos, proibindo as seguradoras de variar o preço dos planos com base no histórico clínico ou sexo e promovendo que todos deveriam aderir a um plano de saúde. Conseguiu revogar também a política "Não pergunte, não conte" que impedia gays e lésbicas assumidos a servir nas Forças Armadas.

Mas as narrativas mais interessantes do livro se concentram na área de relações externas, na qual Obama conseguiu encerrar a participação dos norte-americanos na Guerra do Iraque, um grande errro do governo anterior de George W. Bush mas, por outro lado, aumentou a quantidade de tropas no Afeganistão e autorizou ainda uma intervenção armada na Guerra Civil Líbia. Surpreendentemente, até mesmo para ele, ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2009. Já em 2011, ordenou uma operação militar no Paquistão que resultou na morte de Osama bin Laden, conseguindo uma grande vitória na luta contra o terrorismo global iniciada após os ataques de 11 de setembro.

"Minha insistência no processo de decisão era fruto da necessidade. O que eu estava descobrindo rapidamente sobre a presidênca era que nenhum problema que aterrissava em minha escrivaninha, fosse nacional ou internacional, tinha uma solução 100% efetiva e sem efeitos colaterais. Se tivesse, alguém em algum ponto da cadeia de comando já teria resolvido a questão. Ou seja, eu estava sempre lidando com probabilidades: um risco de 70%, digamos, de que a decisão de não fazer nada resultaria em desastre; uma chance de 55% de que esta abordagem em vez daquela poderia resolver o problema (sem nenhuma chance de funcionar exatamente como pretendido); um risco de 30% de que, fosse qual fosse a decisão, não funcionaria, mais um risco de 15% de que agravaria o problema. Naquelas circunstâncias, buscar a solução perfeita levava à paralisia. Por outro lado, seguir os instintos quase sempre significava permitir que ideias preconceituosa, ou o caminho de menor resistência política, orientassem a decisão – ignorando os aspectos negativos e me concentrando só nos positivos para justificá-la." (p. 308)

O Brasil é citado em duas partes. Na primeira, Obama faz uma análise de cada um dos líderes do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), comentando sobre o carisma de Lula, mas destacando também os problemas de corrupção de seu governo. Na segunda, descreve a sua viagem em 2011 para Brasília e Rio de Janeiro onde visitou com sua família a Cidade de Deus e o Cristo Redentor: "[...] eu compreendia também que a presença no Brasil era importante, em especial para os brasileiros de ascendência africana, que representavam pouco mais da metade da população do país e, como os negros nos Estados Unidos, sofriam o mesmo tipo de pobreza e racismo profundamente enraizado – ainda que com frequência negado."

"E apesar disso, percorrendo a mesa com os olhos no segundo dia da cúpula [G20 em Londres, abril de 2009], não pude deixar de me perguntar o que um papel maior para os BRICS na governança global poderia significar. O presidente brasileiro, por exemplo, Luiz Inácio Lula da Silva, tinha visitado o Salão Oval em março, causando boa impressão. Ex-líder sindical grisalho e cativante, com uma passagem pela prisão por protestar contra o governo militar, e eleito em 2002, tinha iniciado uma série de reformas pragmáticas que fizeram as taxas de crescimento do Brasil dispararem, ampliando sua classe média e assegurando moradia e educação para milhões de cidadãos mais pobres. Constava também que tinha os escrúpulos de um chefão do Tammany Hall, e circulavam boatos de clientelismo governamental, negócios por baixo do pano e propinas na casa dos bilhões." (pp. 352-353)

Sempre preocupado com a questão ambiental, diferente do governo posterior de Donald Trump, negacionista ao extremo, Obama enfrentou um dos piores desastres ambientais da história quando em abril de 2010, a Plataforma de perfuração semi-submersível de águas ultraprofundas, Deepwater Horizon da TransOcean e operada pela British Petroleum (BP), explodiu durante a perfuração do poço de Macondo no Golfo do México, matando 11 pessoas e provocando um vazamento estimado de 4 milhões de barris de petróleo em mar aberto.

Apesar do livro ter mais de setecentas páginas, a leitura flui com facilidade e há um bom equilíbrio entre os diversos assuntos abordados: política, economia, relações externas e assuntos pessoais, fazendo com que o leitor tenha um interesse continuado. É sempre difícil avaliar a História no momento em que ela é feita e mesmo o presidente dos Estados Unidos nem sempre pode realizar o que pretendia: "Compreendi que, apesar de todo o poder inerente ao cargo que ocupava, sempre haveria uma enorme distância entre o que eu sabia que era preciso fazer para chegar a um mundo melhor e o que eu me via realmente capaz de alcançar num dia, numa semana ou num ano."

"Olhando em retrospecto, às vezes me pergunto, como muitos outros antes de mim, que diferença fazem as características particulares dos governantes nos vastos movimentos da história – se aqueles de nós que ascendemos ao poder somos meros fios condutores das profundas e implacáveis correntes dos tempos ou se somos, pelo menos em parte, os autores do que está por vir. Pergunto a mim mesmo se nossas inseguranças, nossas esperanças, nossos traumas de infância ou nossas lembranças de inesperados gestos de bondade não têm tanta força quanto qualquer inovação tecnológica ou tendência socioeconômica." (p. 646)

Parece que o surgimento de um verdadeiro estadista é um fenômeno cada vez mais raro nos tempos sombrios em que vivemos e Barack Obama, com certeza, ainda continuará a participar do cenário político dos Estados Unidos por muito tempo. Um livro inspirador para começarmos o ano um pouco mais esperançosos.

Sobre o autor: Barack Obama foi o 44º presidente dos Estados Unidos, eleito em novembro de 2008 e reeleito para um segundo mandato. É autor de dois livros que entraram na lista de best-sellers do New York Times, Sonhos do meu pai e Audácia da esperança, e recebeu o prêmio Nobel da paz em 2009. Mora em Washington, DC, com a esposa, Michelle. Tem duas filhas, Malia e Sasha.
Pandora 10/01/2021minha estante
Que resenha! Admiro Barack Obama e sua resenha me fez querer o livro para ontem.

Alexandre Kovacs / Mundo de K 10/01/2021minha estante
Ótima leitura, recomendo!

victor 10/01/2021minha estante
Estou amando ler! Parabéns pela resenha!

Alexandre Kovacs / Mundo de K 12/01/2021minha estante
Obrigado Victor!

Isa 07/07/2021

Minha admiração por ele só aumentou!
Sinceramente? Eu não queria que terminasse! Esse livro com quase 800 páginas, de uma figura política, tinha tudo para ser cansativo de se ler, mas foi completamente o contrário... Um livro íntimo em que a cada página você fica mais empolgado pelo o que esta acontecendo. Você se sente por dentro de tudo durantes esses primeiros anos de candidatura/presidência, onde as razões pessoais e políticas são escancaradas sem medo nenhum! Adorei!

Jéssica K 18/06/2021

Um livro enriquecedor, histórico e revelador. Sim, pode ser cansativo pelas mais de 700 páginas mas no final fica aquela sensação de valer a pena. Ele é muito detalhista e faz questão de dar todos os pontos de vista para o leitor.

Ricardo José 22/01/2021

Uma Terra Prometida
Uma auto biografia de Barack Obama extremamente bem escrita, que perpassa desde suas primeiras aspirações políticas, os meandros da sua vida particular, até o fim do primeiro mandato na presidência dos EUA. O livro tem uma cadência harmônica, que torna a leitura das suas mais de 700 páginas num mergulho prazeroso e profundo no dia a dia do cargo mais poderoso do mundo.

Flávia Menezes 05/04/2021

Um relato poético, verdadeiro e muito inspirador.
Como o próprio Barack Obama afirma em sua biografia, ele não é um presidente com o mesmo charme e carisma que seu colega, o ex-presidente Bill Clinton. Mas isso não desmerece nenhum pouco seu relato poético e muito verdadeiro.

Durante a leitura, vemos um homem que não tem medo de contar todos os detalhes da sua história, e de revelar suas qualidades, tanto quanto seus defeitos. Um homem inteligente, persuasivo, que deseja ser uma fonte de grande inspiração - o que sem dúvida ele é! -, porque sua missão de vida é fazer a diferença no mundo. Seu relato é bastante minucioso, o que nos faz sentir como se o conhecêssemos profundamente, quando chegamos ao final.

Já estou bastante ansiosa para o próximo livro, sobre os últimos quatro anos do seu segundo mandato. Enquanto isso, vou matando a saudade desse homem incrível, ouvindo ?Renegades - born in the USA?, o podcast de Barack Obama com seu grande amigo e lenda da música, Bruce Springsteen.
Debora.Henrique 05/04/2021minha estante
Adorei! Já estava na minha lista de próximas leituras! Agora me deixou com mais vontade ainda!

Flávia Menezes 05/04/2021minha estante
Vale muito a pena, viu? Tenho certeza que você vai amar! Barack Obama é mesmo um homem inspirador! ??

Marcelo 10/09/2021

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Estava bem curioso para ler esta auto biografia do Obama. Lí a da Michelle e gostei bastante.

São quase 800 paginas (e descobri que este é só o primeiro volume) e de fato a forma como o livro é escrito está mais para um livro de memórias.

Obama relata sua trajetória politica e pessoal, tentando equilibrar em seu discurso o homem e o político, o pai de família e o marido, a figura pública e a o ser humano, que precisa tomar decisões estratégicas mas que também preza em melhorar o mundo.

Confesso que o livro, em diversos momentos se torna cansativo, pois ele dedica muitas paginas e muitos detalhes para relatar suas decisões politicas... além disso os temas são densos, tais como o desenrolar de uma guerra, uma negociação politica entre partidos, etc...

Fica muito claro o esforço dele em tentar equilibrar os temas pesados com passagens pessoais para tentar dar um descanso ao leitor e também para mostrar que, apesar de interesses políticos, ele é um homem com princípios, ética e que entrou na política para tentar melhorar o mundo.

Acho um pouco forçada esta construção da imagem dele. Além disso, a forma como ele coloca sua entrada na política parece muito simples e quase que por acaso... como se as coisas tivessem ocorrido e ele foi seguindo o fluxo

Apesar disso, é um livro bem escrito e interessante.
Vinicius 10/09/2021minha estante
Adoro o casal Obama, mas biografia é um estilo que nunca leio rs...
Com quase 800 páginas, então... vai ser difícil me arriscar tão cedo

Marcelo 10/09/2021minha estante
Vinicius, se um dia decidir ler, sugiro a da Michelle. Mais leve e menos política... e te dará o panorama sobre a vida do casal
Eu gosto de biografias... neste ano já li algumas... Cyndi Lauper, Ricardo & Vânia, Michelle e Barack Obama... tenho uma sessão só de biografias na biblioteca ?

Miguel 27/10/2021

A alma dessa terra
Jamais pensei que um político pudesse ser tão versado em uma literatura agradável ao seu tempo nos dias de hoje. Não foi grande surpresa quando li o de Michelle Obama. Dela eu já sabia poder esperar um texto mais leve e intimista.

E foi exatamente essa a primeira impressão que tive de "Uma terra prometida". O ex-presidente foi intimista e, na minha opinião, para lá de ousado. Usou de suas impressões de cada um que considerou relevante, não poupando elogios ou o oposto nem mesmo aos seus colaboradores.

Sobretudo, o que tive a impressão de poder ter acessado nessas páginas encantadoras, foi a alma política, o combustível que levou aquele quarentão à liderança de uma das maiores potências da história.

Acredito que Barack Obama consegue cativar, fazer pensar com seriedade os valores e princípios que movem o ser social de cada cidadão, pertença à nação a que pertencer. Ele cumpre ao menos a promessa dela e, ao menos comigo, me fez pensar na minha terra prometida...

mvdamato81 09/04/2021

Retrato fiel da maior democracia do mundo. Admirável Barack Obama. Sem dúvida, um espírito evoluído. Aumento ainda mais meu respeito e admiração por este grande líder.
Flávia Menezes 09/04/2021minha estante
Uma das minhas melhores leituras desse ano ??

Gera 02/06/2022

Nem tudo são flores...
O livro trata-se do pré até o fim do primeiro mandato. Dois pontos no livro chama bastante atenção: os problemas que surgem e a inteligência emocional.

Vale muito a pena ler, independentemente do nível de afinidade com a pessoa/partido para compreender os bastidores.

MoreiraFabio 23/06/2021

Obama, alguém como nós!
Gosto de biografias, e a autobiografia de Obama certamente está entre as melhores. Descobrir o que se passava e passa na mente de um dos maiores líderes da atualidade, seus acertos e suas falhas, suas dúvidas e seus medos. A preocupação em ser alguém como nós e ao mesmo tempo com uma das mais difíceis responsabilidades do mundo! Confesso que a parte sobre a crise econômica de 08/09 me deixou um pouco perdido por não entender sobre, mas de resto vale muito a pena conhecer os bastidores de sua vida!

Karin 25/05/2021

Um livro delicioso, necessário, que mostra a visão de quem agiu e reagiu moldando muito do que vivemos.

Babi 03/03/2022

Eu gostei bastante dessa leitura.De acompanhar parte dos bastidores da Casa Branca e da forma de pensar do Barack Obama.
É engraçado perceber que a política brasileira e americana ser tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecida.

Porém acho que pessoas que não se importam com fatos ocorridos em 2009/2010 ou em política, essa não é uma leitura que irá agradar .