Por que ler Shakespeare

Por que ler Shakespeare Barbara Heliodora

Resenhas -

hobbitusille 27/03/2023

Um ótimo complemento
Mesmo com poucas páginas, o livro é um bom resumo, não apenas dos gêneros e obras de shakespeare, mas também desta grande figura como pessoa, o que nos deixa mais próximos de alguém tão grande como ele.

Valéria Cristina 24/02/2023

Imprescindível
Barbara Heliodora foi considerada a melhor tradutora do dramaturgo inglês. Neste livro, além de nos contar parte da vida de Shakespeare, Heliodora comenta sua obra excepcional em ordem cronológica.

Ademais, na parte final, traz excertos importantes de algumas peças.

Este é uma obra imprescindível para aqueles que amam e adquiram a obra eterna do "Bardo do Avon".

Heliodora Carneiro de Mendonça, conhecida como Barbara Heliodora, foi uma professora, ensaísta, tradutora e crítica de teatro brasileira, além de reconhecidamente uma autoridade na obra de William Shakespeare. Por muitos anos foi professora emérita e titular aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Matheus Redig 22/01/2024

Muito breve, porém esclarecedor. Verdadeiro guia para a vida e a obra de William Shakespeare. Heliodora nunca decepciona.

Tali 29/01/2024

Por que ler Shakespeare (Barbara Heliodora)
Se o bom teatro nos ajuda a melhor compreender o ser humano,William Shakespeare o faz como ninguém. Sua paixão sem limites pela humanidade resultou em imensa viagem pelo corpo e pela alma de seus semelhantes, tratados todos com a mesma compaixão; tinha o mesmo fascínio pelos incontáveis aspectos do potencial humano. Se for necessário apresentar motivos pelos quais se deva ler Shakespeare hoje em dia, todos eles poderão ser encontrados em sua capacidade de investigar e compreender a fundo os processos do ser humano, tanto em sua condição de indivíduo como de integrante de um grupo social. Nessas palavras estão incluídos não só o grupo social imediato, em que o sujeito vive o seu dia-a-dia, mas também o quadro mais amplo no qual esse grupo imediato se insere, pois o bem da comunidade é o primeiro referencial de todas as obras teatrais shakespearianas, sejam elas comédias, peças históricas ou tragédias.