O Crepúsculo e a Aurora

Ken Follett
Ken Follett

Resenhas -

Taise.Arruda 18/04/2024

Em uma época em que os viking atacavam aldeias, Edgar perde sua amada. Ele decide então junto com sua mãe e 2 irmãos viajarem para distante. Conseguem uma fazenda para cultivar. Edgar conhece Ragna que viaja da Normandia para se casar com seu grande amor. Porém depois de casar se arrepende e começa a descobrir as dificuldades de ter se casado com nobre e ser mulher sem direitos.
Nesse interim seu marido morre. O irmão dele toma o poder e tbm Ragna a força. Ele a estupra com frequência e ela fica grávida. Se vê obrigada a casar com o cunhado para não perder o filho e vive outro casamento de mais tratos. Finalmente ele se separa dela e ela se vê livre para se casar com Edgar por quem se apaixona. E tem a chance de matar o ex marido. E assim o faz.
E temos um felizes para sempre

Leonildo.Pfleger 16/04/2024

Uma ficção história magnífica!
Ken Follett nos proporciona uma ficção história magnífica. Não tem como não amar os protagonistas e odiar os vilões. A cada capítulo, a cada página, eu queria mais e mais. Não sei porque esse livro ficou tanto tempo esquecido na minha estante. Merece 5 estrelas com louvor!

Siqueira 08/04/2024

Excelente história
Vi alguns comentários de pessoas que acharam a história enfadonha, que esperavam mais, ao contrário, gostei muito da época em que ocorreu os fatos, o bem e mal, religião. Valeu apenas as 704 páginas.

luadepaginas 01/04/2024

É simplesmente impossível não favoritar os livros de Ken Follett. O cara escreve com tanta maestria que eu esqueço da minha própria vida pra viver seus personagens. PERFEIÇÃO.

Acácio 16/03/2024

Kingsbridge merecia mais...
Esse é um bom livro de Ken Follet, mantém o padrão dos romances e violência dos outros livros. No entanto, escrever algo que se passou no período da idade das trevas dificulta bastante as referências históricas que permeiam os demais livros da série com total fluidez.
O autor também inseriu uma pegada mais psicológica no livro com personagens sofrendo mais de insanidade, esquecimento e perda de capacidade mental. Esse pra mim foi um elemento incluído extremamente interessante!
Vale a leitura, mas achei menos cativante que os demais livros da série.

Domino 07/03/2024

#lido

O crepusculo e a aurora - Ken Follet

Gente, que livro maravilindo, fico sempre surpresa pelo autor consegui nos transportar para dentro de uma história com a passagem do tempo, na construçaão de uma tmosfera e cenário que se completam.

Me apaixonei por Ragna, uma das personagens femininas mais bem desenvolvidas que ja tive o prazer de ler.

Super recomendp essa serie e já estou com desejos de ler o próximo.

#lido #livro #amoler #kenfollet #leiamais

Juliana 27/02/2024

Livro bom, mas não espetacular. Final romantizado, na metade do livro já sabia como ia terminar. Acrescenta pouco na saga.

Lary 11/02/2024

O crepúsculo e a aurora
Um romance histórico muito bem ambientado que acompanha a vida de diversos personagens entre 997 e 1007 D.C. na Inglaterra. Mais uma trama rica em detalhes, cenários e histórias de enfurecer qualquer leitor.

LucAlio.CAmara 05/02/2024

Ficção / História / Romance

Sobre o que achei:

??????
Finalizado

O livro se passa no ano de 997 - 1007 d.c. A era dos Vikings.

A narrativa inicia com o Vikings saqueando a cidade de Combe. No final do ataque Edgar fica derrotado pq os Vikings mataram também seu pai.Com isso, com a cidade devastada e com perda total, Edgar parte com sua mãe e dois irmãos para a fazenda da Travessia de Dreng. Chegando lá eles não tem muito recursos e Edgar começa a trabalhar para o dono da Travessia que se chama Dreng. Na verdade Edgar é explorado por ele. A filha de Dreng seduziu os dois irmãos e, com acordo familiar, Cwenburg se casa com os dois irmãos, Erman e Eadbald. ?

Ragna após a visita de Wilf, acaba se apaixonando.

Ragna saiu da Normandia e viaja para Shiring para se casar com Wilf e morar com ele na Inglaterra. Tanto Ragna e Wilf eram nobres e Wilf era chamado do senhor da cidade. Ele era dono de tudo abaixo do Rei e liderava um exército para lutar contra os ataques dos Vikings. No entanto tudo parecia uma maravilha até Ragna descobrir que foi enganada e ela passou situações horrendas. Enfim, contudo envolvido muitas águas vão rolar, tudo em brigas pelo poder, domínio de território, e de status por parte da família de Wilf.

Wynstan é um bispo que articula tudo. Ele é um demônio em pessoa. Junto do seu irmão Wigelm, outro demônio dar um golpe em Ragna.

O romance em si se desenrola entre Edgar e Ragna. O Edgar além de ser um aliado de Ragna, ele também cresce de forma honesta. Eu gostei muito do caráter do Edgar. Ele era mais jovem que Ragna. Ele não fazia parte da nobreza, mas com sua inteligência e esforço conseguiu ser um construtor bem cobiçado.

Nesse livro o leitor vai se depara com situações como estrupo, corrupção, traição, manipulação, briga pelo poder, escravas menores de idade sendo explorada sexualmente, assassinatos, religião e mais. Contudo, você verá que o bem sempre vence!

Ordem:

1- O crepúsculo e aurora ?
2- Os pilares da terra
3- Mundo sem fim
4- Coluna de fogo

Carla 28/01/2024

Mais uma narrativa incrível sobre o priorado de kingsbridge do Ken Follet. História sempre envolvente e cativante, com personagens fortes d trama rica! Nunca me decepciona

Erika 10/01/2024

Estilo Ken Follett
Ahh q delicia de livro. Bem estilo novelão mesmo. Amor, ódio, vingança, guerra e traições. Certamente não se tornou minha leitura preferida do autor e nem será memorável, mas foi uma leitura bem gostosa e leve pra iniciar o ano.

Vi 28/12/2023

A história não foge das narrativas já conhecidas do Ken follet. Um construtor, uma mulher forte, padres trapaceiros, mas não deixa de ser excelente e de fazer o leitor passar muita raiva!

Joy 25/12/2023

O início de Kingsbridge
Tendo lido ?Os Pilares da Terra? e ?Mundo Sem Fim?, achei muito positivo ler ?O Crepúsculo e a Aurora? e entender como surgiu a tão famosa Kingsbridge. Passei um pouco (muita, na verdade!) de raiva enquanto eu lia, porque Ken Follett tem essa característica de deixar a maldade chegar a níveis absurdos na narrativa, enquanto a justiça parece ser suplantada (mas, que bom, ele traz algumas resoluções). Ragna e Edgar são apaixonantes. Follett sabe como criar personagens assim.

Jenner Azevedo 25/12/2023

Ficção histórica de excelência
"O Crepúsculo e a Aurora
" de Ken Follett é uma jornada cativante pelo passado, mesclando habilmente história com ficção. Como um prelúdio de "Os Pilares da Terra", enriquece a compreensão do leitor sobre o mundo que Follett criou.

A força narrativa reside na atenção meticulosa aos detalhes históricos, transportando os leitores para os Vivos retratados na Idade Média. Os personagens são complexos e ao mesmo tempo relacionáveis, navegando por um mundo de intriga política, lutas pessoais e a marcha implacável do tempo.

O talento de Follett para contar histórias brilha ao entrelaçar várias tramas, criando uma tapeçaria de uma era passada. A prosa é envolvente, tornando difícil largar o livro. A exploração da resiliência humana e o impacto de eventos históricos nos indivíduos adicionam profundidade à narrativa.

Para aqueles que apreciam ficção histórica com um forte senso de tempo e lugar, o Crepúsculo e a aurora é uma criação magistral que entretém e educa na mesma medida. Com personagens ricamente desenvolvidos e uma trama intricadamente elaborada, este romance é um testamento ao brilhantismo narrativo de Ken Follett.

Matheus1028 24/12/2023

Bom livro, mas com muitas ressalvas
É um bom livro, mas acredito que seja o que eu menos gostei até agora do autor.

É muito interessante ver todo o desdobramento até o surgimento de Kingsbridge, inclusive o porquê do nome ser esse kkk os cenários como sempre são bem detalhados, os personagens são fortes (e outros são detestáveis), o enredo é bom...

Mas não sei, acho que o autor pecou no desenvolvimento da história, me peguei alg nas vezes refletindo se tal coisa não tinha acontecido de maneira "óbvia" demais, ou até "forçada" demais. Tipo, o Edgar sempre descobria as coisas de uma maneira "fácil" demais, não só ele para falar a verdade, mas o bispo, A Ragna também. Creio também que as coisas acabam sendo forçadas demais para que certos dois personagens acabem juntos no final. Acho que os vilões poderiam ter sofrido mais diante de todo as desgraças que causaram e por aí vai...

Como eu disse, é um bom livro, mas faltou vários pontos para torná-lo algo fantástico, como outros livros do autor.