A história de Jesus para quem tem pressa: Do Jesus histórico ao divino Jesus Cristo! Anthony Le Donne

Resenhas -

RAGGI0 01/01/2022

O LIVRO MAIS RÁPIDO QUE JÁ LI NA VIDA!
Considerando que, na verdade, ele tem 305 páginas e não 200 e poucas, eu ter lido o livro em 7 dias, em um período de festas de fim de ano é algo quase épico.

Sobre as minhas considerações, eu acredito que os fatores principais que me fizeram gostar deste livro são:

1) O autor, como um bom historiador, se manteve a maioria do tempo imparcial a respeito de Jesus (digo ?na maioria do tempo?, porque foi óbvio o posicionamento dele enquanto teólogo (também) em alguns pontos de vista, como com relação à Jesus ter sido ou não gay.)

2) Eu achei de um profissionalismo extremo o autor não ter feito distinção entre Catolicismo e Protestantismo. Isso porque eu acredito que um livro que fale sobre o Jesus histórico, obviamente vai passar pela história da igreja, mas se o livro não é sobre a história da igreja, não há porque aprofundar nas vertentes doutrinárias de cada uma delas, visto que Jesus é o foco da discussão.

3) O autor usa uma linguagem objetiva, porém não ordinária, para tratar do tema. E sim, o livro é superficial, porque o assunto é muito extenso. O próprio autor sabe disso e se desculpa por qualquer superficialidade logo no início do livro, por isso não me senti ludibriado (realmente li, porque gostei da forma).

Bem, acredito que seja isso. Estou à procura do ?Jesus Histórico? de Crossan. Se alguém tiver em .PDF ou .MOBI entre em contato comigo, por favor.

Bruna 31/12/2022

O livro é bem diferente do que eu esperava. Parece um artigo.
Como é a primeira vez que leio qualquer livro para quem tem pressa, acredito que a culpa seja minha mesmo.
Mas é legal.

Lucas 29/10/2023

Jesus é incrível
Como qualquer obra que se dispõe a analisar a grandiosidade de Jesus, não agradou a todos.

Mas é uma leitura incomodativa, daquelas que mexem com sua ideologia intocada sobre religião, por isso que valeu cada página.

A ideia de Cristo é nossa pela fé ou resultado de uma construção comercial?

Independente de viés religioso, eu gostei bastante desse livro, sendo coerente com a proposta "para quem tem pressa" quando traz alguns assuntos de forma rasa.

Mas não há como, qualquer livro que seja, esgotar um assunto. Pode trazer bastante conteúdo, mas não é permitida à natureza humana ser absoluto, pois somos de matéria mutável.

Em suma, o que eu quero dizer é que o livro aborda diversos aspectos sobre a ideia de Cristo, facilitando vislumbrar um panorama geral do fenômeno que foi esse homem, seja na visão histórica ou religiosa.

Vale a pena a leitura!