Corrente de Ouro

Corrente de Ouro Cassandra Clare

Resenhas - Corrente de Ouro

Luvale 16/11/2023

Cordelia te amo
Que saudade que eu estava dos livros da Cassandra Clare, fico encantando com tudo que se passa no universo dos Caçadores de Sombras e não foi diferente com esse primeiro livro da trilogia ?As Últimas Horas?. Demorei muito pra começar essa série porque queria ter toda a trilogia completa pra ler tudo em sequência (e não precisar ficar surtando esperando as continuações), e que bom que fiz isso, o final desse livro me deixou ansioso com os próximos acontecimentos.
Acompanhamos aqui os filhos dos personagens de Peças Infernais (minha trilogia preferida da Cassie) e amei voltar pra essa era e poder novamente ver esses personagens e as gerações posteriores. Esse livro se passa anos depois do final de Princesa Mecânica, na era Eduardiana, onde temos vários protagonistas incríveis, que são o ponto alto dessa história. A Cassandra é muito detalhista na descrição minuciosa de ambientes e personagens, ajudando na imersão completa na história e na época.

A história é um pouco lenta e foca bastante nas interações pessoais, nos dramas familiares e nos romances. Achei incrível a diversidade de ancestralidades e orientações sexuais, discussões sobre papéis de gênero e preconceitos, trazendo uma abordagem contemporânea em uma época conservadora. Gostei muito dos casais que vão se formando e dos interesses amorosos que ficaram implícitos. Quanto aos personagens, ameeeei James e Lucie, filhos de Tessa e Will, que têm habilidades diferentes, vindas da herança feiticeira de Tessa. Os problemas centrais desse livro vêm dessas questões; ainda assim, Ana e Cordelia são minhas personagens favoritas, principalmente a Carstairs portadora de Cortana, uma das personagens femininas mais bem construídas até agora, na minha opinião.

A problemática desse livro gira em torno das questões envolvendo a linhagem feiticeira de Tessa e problemas vindos da trilogia das Peças Infernais. Foram apenas iniciados aqui e provavelmente vão gerar muitos dramas nos outros livros. Quero também ver como vai se desenrolar a questão Grace-James-Cordelia, principalmente depois das decisões do final do livro. Gostei muuuito, pode ser que essa trilogia se torne minha favorita se continuar nesse caminho.

Cabral 15/11/2023

Um livro indicado para quem gosta de fantasias, tramas que se passam na época Eduardiana, com seus vestidos, e peculiaridades. Para quem ama histórias de heroísmo, vinganças, magias perigosas, fantasmas, buscas pelo amor verdadeiro e personagens que possuem camadas complexas de personalidades, heróis e vilões de suas próprias historias, e é claro, um livro indispensável para quem é fã do universo dos caçadores de sombras.

Alice 15/11/2023

E incrível como eu esqueci de muita coisa kkkk na verdade eu não vi segui me apegar muito aos personagens, tem só cenas que eu espero ver, como a cerimônia parabatai da Cordelia e da Lucie, ver mais da Tessa Will w Jem, e isso, a história e boa, personagens legais, a Lucie não me pareceu tão caricata como na primeira vez que li enfim vamos ler o segundo de novo.

Kesia.Hirllen 11/11/2023

Nessa nova trilogia da Cassy com a geração dos filhos do Will e da Tessa e outros personagens das peças infernais, vemos os desafios de james e Lucie herondale em serem aceitos na sociedade dos caçadores de sombras, temos migalhas de romance do Will e Tessa, lindos como sempre, e a amizade do Jem e do will os parabatais mais iconicos e marcantes. Temos a nossa heroína Cordelia, a escritora Lucie e os ladrões alegres. Foi bem nostálgico rever os shadowhunters mais velhos tipo rever velhos amigos, e conhecer a nova geração me deixou de coração quentinho, como a cassandra é minha autora de fantasia favorita estava com altas expectativas para essa nova trilogia e como sempre ela não me decepcionou.

soubarroca 04/11/2023

Corrente de Ouro, de Cassandra Clare
AH. como começar descrevendo mais um desses maravilhosos livros? Cassandra Clare, para mim, tem e sempre terá sabor de infância e nostalgia.

Isso porque os livros dela fazem parte da minha vida desde que eu era bem novinha e surtava com cada coisa que acontecia no mundo das sombras. Hoje bem mais velha tenho o costume de ler coisas mais maduras, que falam do mundo, não mais contos de fadas.

Cassandra segue sendo a leitura que honra a minha versão de 13 anos. É confortável, incrível, criativo. Sempre que posso agradeço pela existência dessa escritora que continua a publicar sobre os personagens que tanto amo e que tiveram uma participação tão especial na minha vida.

????????????

Janeblackberrie 02/11/2023

Não sei oq me deu, mas fiquei com saudade do universo da Cassandra, e enquanto ela não lança o livro dos meus queridos ty e kit decidi me aventurar nesse. Fiquei com receio no começo pq eu simplesmente não gosto de peças infernais. Mas eu amei esses, os personagens mds, tenho nem oq falar amo todos, ( menos a grace) a escrita continua mt boa, a ambientação pra mim está incrível. Mas pra mim o ponto principal dessa saga são os personagens, juro nem em artifícios q é a minha saga preferida eu me apeguei tanto aos personagens quanto nessa saga, literalmente todos os personagens são incríveis com suas próprias características e amei mt msm e me surpreendi positivamente, mal posso esperar para o próximo livro.

giovanna1388 02/11/2023

Como sempre a cassandra não me decepcionou! sou apaixonada pelo universo dos Caçadores de Sombras desde 2016, e cada livro que leio eu me sinto mais apegada a eles!

Cordelia é uma personagem corajosa e muito querida, sempre fazendo de tudo pra ajudar os outros, e sempre com amor pra dar e vender. eu amo a bravura dela, como ela não tem medo de ser quem é e ser a mulher incrível que ela é!! queria só que ela tivesse coragem de confessar os seus sentimentos? mas entendo que não é fácil.

James é um querido, tão igual mas ao mesmo tempo tão diferente do pai dele. confesso que acabei esse livro sentindo um leve ódio dele, mas sei que é momentaneamente, pq é impossível odiar um Herondale, ainda mais filho de Will e Tessa!!! deu vontade de entrar no livro e jogar um monte de verdades na cara dele, pra deixar de ser otario ???

Todos os outros personagens principais são adoráveis: Lucy, com seu jeito doce e brincalhona, a maior escritora que temos!! Matthew, confesso ele é meu personagem masculino preferido do livro, cheio de mistérios e defeitos, mas extremamente cativante. Christopher, um fofo! Thomas, um gigante querido, de longe o mais gentil do grupo (sinto muita vontade de colocar ele num pote e proteger do mundo todo!). E obviamente não pode faltar, Anna. Ela é diferente de tudo que eu pensei, uma mulher totalmente fora da curva do padrão estabelecido na época, extremamente confiante e sedutora, uma diva! Confesso também que até o final do livro eu estava começando a simpatizar com Alastair, mas foi por ladeira abaixo. Grace sem comentários.

A historia é muito cativante, e apesar de ter quase 600 paginas, você se envolve tanto na história, sente tudo que os personagens estão sentindo, ri, se revolta, surta, que quando vê ja leu mais de 100 paginas num dia só (aconteceu exatamente isso comigo). enfim te amo cassandra clare vc sempre vai ser minha escritora preferida ?

LiteraBia 31/10/2023

Sensacional
A Cassandra não perde a mão para escrever livros, só não dei um 5 por que não foi o melhor que já vi. Especialmente vindo dela.

James as vezes ausentava inteligência, porque sinceramente não é possível que alguém simplesmente acredite que se apaixonou e desapaixonou sem ninguém questionar o fato:

Carolina 26/10/2023

Amei!
Eu comecei essa trilogia no momento certo, tava com muita saudade de ler Cassandra! Vou sempre ser fã dessa autora, como eu amo o universo e os personagens!!!! Amei muito muito, me arrependi de não ter comprado o segundo livro na bienal mesmo. Cassie Clare, sempre serei sua fã!

(a cada menção/aparição de Jem Carstairs eu surtava ?)

Carol 21/10/2023

Cassandra Claire tem um cantinho no meu coração! Adora a escrita dela e como ela faz a gente se apegar aos personagens!
James e Cordelia! Ja amo esse casal! Lucie maravilhosa!
Só Grace e Charles me irritaram!

Nandsland 16/10/2023

Revisitando minha autora favorita da adolescência
Eu fui uma adolescente fascinada pelo universo dos caçadores de sombras, e lembro de ler e reler vários das séries durante esses anos. De amanhecer o dia lendo e esperar ansiosamente pelo fim da aula para ler mais. Então, eu tenho um amor muito grande pelo universo e pelos personagens da Cassandra aqui, mas confesso que me afastei disso de 2020 para cá, tentei ler a série do Magnus e do Alec nesse período e foi uma leitura super arrastada para mim e desde então eu não toquei em mais nada da Cassandra.
Mas eu tinha esse livro parado na estante há uns 2-3 anos e coloquei como meta de leitura desse ano e comecei por obrigação mesmo. E fazia tanto tempo que um livro não arrancava reações tão cruas de mim...
O livro é de uma geração seguinte dos personagens de As Peças Infernais, que é a minha favorita dentro do universo, e foi tão bom reencontrar o Will, a Tessa, o Jem, a Charlotte e a Jessamine mesmo que seja só por vislumbres das relações deles com o James, a Lucie, a Cordelia, o Matthew, a Anna, o Kit e o Thomas. É muito difícil não se envolver com eles, se emocionar com as semelhanças e as relações que eles têm com os pais. Então, tem todo esse caráter nostálgico muito forte aqui nessa trilogia pela proximidade temporal com anterior.
A Cassandra tem essa característica do detalhismo dela que é muito 80 ou 8 para cada leitor, eu, por exemplo, só me incomodo quando estou a espera de uma cena de climax, principalmente porque ela alterna muito de perspectiva de personagem, então ta no climax de fulano, mas ela segue pra beltrano e aí é horrível ler todos os detalhes de ambiente e caracterização da perspectiva de beltrano quando você quer continuar no climax de fulano.. Mas tirando nesses momentos, o nível de detalhe da Cassandra me impressiona muito desde a descrição das roupas, para descrições das coisas do ambiente mesmo, ela é muito específica com isso o que me impressiona muito e me ajuda inicialmente a profundamente emergir na história e na época em que se passa, além de que isso, por vezes, também diz muito das características dos próprios personagens e isso dá a sensação que você os conhece muito bem, constrói muito o vínculo entre leitor e personagem.
E o que prende mesmo na escrita da Cassandra é esse vínculo que o leitor cria com no mínimo um dos personagens, porque, sendo honesta, alguns cenários são batidos, já aconteceram em outras séries do universo, mas ela constrói a tensão tão bem e com o vínculo, que mesmo sabendo que aconteceu com o Will e a Tessa e com a Clary e o Jace você ainda fica " AI MEU DEUS, AI MEU DEUS", mesmo sabendo que é algo quase reciclado. Então, você entende, racionalmente, que é algo reciclado, mas a sensação é tão intensa quanto foi da primeira vez que você leu algo assim e é nisso que a Cassandra me pega.
Eu gostei muito dessa leitura, apesar de ter sido um tanto arrastada no início, mas isso é comum porque a Cassandra traz sempre muitos personagens e é difícil para você acompanhar assim rápido tudo de cara. Ainda traz a reflexão que mesmo que os caçadores de sombras sejam caçadores tem muitos problemas envolvendo eles com temáticas associadas a problemas reais mesmo, desigualdade de gênero, preconceito, homofobia. Mas isso já vem sendo trabalhado no universo há um tempo.
Os "vilões" do livro estão muito associados as consequência das conclusão de As Peças Infernais, mas mesmo a Cassandra sempre fazendo um resumo para o leitor não ficar perdido, eu lembro do geral da conclusão e não de personagens específicos, então, ainda me sinto meio de fora das motivações vilanescas desse personagem em questão, mas, novamente, dá para ter uma ideia.
Tem uma questão quase repetitiva que é a relação do James, Cordelia e Matthew me lembrar muito a dinâmica da Tessa, Will e Jem. James e Matthew são parabatais, assim como Will e Jem e ambas duplas criam certo interesse pela mesma mulher, mesmo com problemáticas diferentes, para mim é difícil não ver novamente, a reciclagem e uma reciclagem ruim de certa maneira, porque diferente de Will, Jem e Tessa que eu realmente não sabia com quem ela ia ficar. Com Cordelia, James e Matthew isso é bem na cara, o que torna a dinâmica chata e você fica se questionando "Ei Cassandra, por que ce fez isso de novo e ainda fez mal feito?".
Mas outro ponto que gosto muito da Cassandra é a diversidade, tem personagens com várias ancestralidades diferentes, de diversas partes do mundo, uma miscigenação gostosa rs. E obviamente, não tem como entre oito personagens todos serem héteros, então tem bi, tem 🤬 #$%!& , tem lésbica e é legal acompanhar essa questão numa época muito conservadora e que valoriza-se principalmente a procriação, para o seguimento do nome da família.
Então, apesar dos pesares, foi uma leitura muito boa, me arrancou várias reações emocionais e depois do 40% é muito difícil largar, então você começa a engolir o livro.
Fabio 16/10/2023minha estante
Adorei a resenha Nanda!
Parabéns!???

Rebeca275 15/10/2023

Corrente de ouro
Esse livro é extremamente fluido e interessante de se ler, eu gostei muito. Matou um pouco a minha saudade dos personagens de Peças infernais, apesar de eles não serem o foco do livro e sim os seus filhos. Amei descobrir mais sobre o James ele é uns dos meus personagens favoritos junto com a Lucie e a Cordelia. A única personagem que me deixou com muita raiva mesmo foi a Grace, eu achei ela muito chata nesse livro, espero muito que ela melhore nos próximos dois livros. Estou com muita expectativa para Corrente de ferro.

clara3554 02/12/2023minha estante
concordo totalmente, principalmente sobre os diálogos, toda vez que algum personagem ia contar alguma coisa ele era interrompido