10 histórias para tentar entender um mundo caótico

Ruth Manus

Resenhas - 10 Histórias para entender um mundo caótico

tteh 05/04/2024

Minha nossa senhora
Livro meio grandinho mas da pra ler em 2 ou 3 semanas (contando que eu leio devagar).
Achei que nem ia gostar por conta do titulo e por parecer ser meio geopolítico mas eu AMEI.
Ambos autores contam algumas de suas histórias e como elas se encaixam na sociedade atual.

Bi 21/03/2024

"Nós somos o mundo - precisamos parar de tratar o mundo na terceira pessoa"
Primeiro, queria desmentir o título do livro - são muito mais do que 10 histórias. Apesar de serem 10 capítulos, e cada um contar uma história que serve de base para argumentos e dados fornecidos pelos autores, durante a troca de falas, diversas outras histórias são compartilhadas.

O livro tem uma linguagem fácil. Apesar dos termos técnicos, por tratar de assuntos contemporâneos e que fazem parte de aspectos presente no Brasil e no mundo, se torna fácil entender o que eles querem dizer, e compreender as mensagens e conclusões que eles querem passar.

Ambos os autores do livro fazem parte de uma classe mais alta, fazendo com que, em alguns momentos, suas opiniões sejam um tanto excludentes e de um tom incômodo e desagradável, justamente por serem pontos de vista privilegiados, falando de situações que afetam, principalmente, os mais vulneráveis.

Apesar desse ponto, o livro trás vários argumentos válidos em relação à segurança, educação, economia, e a satisfação e insatisfação em relação à certos assuntos.

É uma boa referência para debates e repertórios!

Carol 11/02/2024

Tapa na cara sobre muitos temas do dia a dia que de tão profundos, são pouco debatidos no cotidiano. Livro muito importante para ampliar a visão de mundo.

Luccas.Soares 06/02/2024

Textos fortes. O primeiro me destruiu em suas primeiras páginas. 10 textos, narrados em forma de conversa, inspirados no podcast dos autores, debatem reflexões sobre o período pandêmico, o qual tenho estudado com profundidade recentemente.

Nani 19/11/2023

Criei muita expectativa
Já li outras obras da Ruth e talvez por isso criei muita expectativa.
É um livro ok.
Os dois autores parecem dialogar enquanto expõem problemas e necessidades que são cada vez mais gritantes e menos resolvidas.
Digo que há livros melhores, enfim.

Yasmim 02/09/2023

Um livro incrível com texto que nos faz pensar e refletir sobre assuntos importantes que muitas vezes não são falados e, quando ditos, são de forma mais suavizada. Problemas do nosso cotidiano que todos deveriam parar para analisar e estudar e quem sabe dar um passo para mudar isso.

Marcelo Costa 26/05/2023

Os autores conseguem dialogar de maneira fluida e intimista temas socialmente relevantes e atemporais. Religião, economia, pandemia e amor são debatidos com muitos referenciais e casos interessantes vividos por eles dentro e fora do Brasil.

Amanda 01/05/2023

Leitura da faculdade
Eu li esse livro para fazer um trabalho para a faculdade, e me surpreendi com história de vidas incríveis e que te fazem pensar muito. Uma frase que ficou marcada na minha cabeça nesse livro foi ? As pessoas que morrem hoje de fome morrem assasinada? quando eu li isso eu parei e comecei a pensar e analisar. Esse livro faz muito isso, ele faz vc para e realmente olhar para a situação apresentada.

mirella.camargos 20/04/2023

Li p/ um trabalho da escola
é bom, aborda pontos que não estamos acostumados a ver problematizar, mas sinto que é necessário ser explicado que as visões retratadas no livro, são visões muito privilegiadas, pessoas brancas de classe alta falando sobre a prole em países do sul asiático

Gabriel2315 01/04/2023

? 10 histórias para tentar entender um mundo caótico
"E eu digo a você: eu também decidi ficar com o amor, pois sei que o amor é, em última análise, a única resposta aos problemas da humanidade."

10 histórias para tentar entender um mundo caótico, é um livro interessante e muito objetivo no que propõe, apesar de ter procrastinado um pouco a leitura, compensa muito a leitura, as histórias são uma melhor do que a outra, tanto que é impossível dizer qual é a melhor. Inicialmente, acreditava que seria um livro muito ruim e entediante, mas foi totalmente o oposto, com as histórias apresentadas, faz você questionar o quão perplexo é a sociedade, e automaticamente você consegue enxerga-la de outra maneira, uma maneira mais crítica.

As histórias são intercaladas com relatos de Jamil Chade e Ruth Manus, fazendo refletir sobre diversos temas, é uma baita aula de assuntos como migração, felicidade, saúde, liberdade, violência, meio ambiente, guerras, corrupção, desigualdades, amor, racismo e tantos outros temas. Uma história que recomendo muito para leitura desse livro e foi a usada como citação dessa resenha, é "Mãos dadas" onde a autora Ruth Manus irá falar sobre um acontecimento em sua lua de mel, onde um casal de idosos que viviam de mãos dadas, um amor encantador de se ver, logo, uma situação acontece ? não irei dar spoilers, mas os autores concluem que o amor é o fator fundamental para uma grande mudança na sociedade e que temos que educar as próximas gerações para que elas tenham gosto em cuidar ? cuidar de tudo que está a sua volta, para se sentirem seguros e confortávels diante do próximo e incentivar novas formas de justiça. Nós somos o futuro, e somos os protagonistas das mudanças, vivendo pelo coletivo, de mãos dadas.

Izadora Milhome 06/03/2023

Aulas
Esse livro é uma verdadeira aula sobre racismo, desigualdade social, guerra, religião, felicidade, amor... Jamil e Ruth discorrem sobre diversos temas que escancararam as barreiras com a pandemia e nos traz reflexões ~ as vezes dolorosas ~ sobre o mundo e nosso lugar nele.

"Criar crianças de mente aberta e espírito acolhedor, conscientes de que não são minimamente melhores do que as crianças que pedem esmola na rua, mas apenas muito privilegiadas, é um ato de amor."

theus33 04/03/2023

? aquele com as 10 histórias;;
Li essa obra para um trabalho de escola. A princípio, não achei que fosse gostar tanto, Mas, por fim, acabei até mesmo saindo da ressaca literária por meio dessa leitura.
Em "10 histórias para tentar entender um mundo caótico?, Jamil Chade e Ruth Manus consolidam um ambiente leve de leitura, o qual lembra uma simples conversa entre amigos, mas que aborda pautas relevantes e traz reflexões excepcionais ao leitor.
Um dos principais pontos do livro é mostrar a interferência da pandemia de Covid em assuntos como imigração, racismo, cultura do trabalho, feminismo, região, entre outros e, claro, ressaltar como o vírus deixou os problemas da sociedade global em evidência.
Minha experiência com o livro foi bem leve, já que os autores tem opiniões muito similares as minhas. Todos os pontos apresentados são construídos em cima de dados e fatos, ou seja, não é uma obra recheada de achismos. Além disso, considero os questionamentos colocados à mesa muito válidos.
Apesar do livro ter sido construído colocando como uma das perguntas principais como será o novo normal (e, bom, nós vimos que o mundo não mudou tanto), ainda continua sendo uma leitura muito importante, ao menos aos meus olhos. Com certeza, recomendo.

Hadassa.Machado 22/01/2023

Leve pra quem quer leveza, profundo pra quem nota o sutil.
Um livro que você espera crônicas cotidianas e encontra uma leitura que te dá bagagem pra discussões sociais de extrema necessidade.
Diálogos que são trazidos de forma leve sobre assuntos extremamente complexos.

Manu.Mota 19/11/2022

Pra eu me interessar basta que seja da Ruth e esse livro não decepcionou.
Somos convidados a passear por diversos países, histórias e pessoas para tentar no mínimo entender o nosso mundo.
Algumas histórias são pesadas, mas não seria também o mundo?
Recomendo demais.

Melina.Grill 19/11/2022

Um livro organizado a partir de uma conversa fluída entre os autores, como se fosse um bate-bola, mas que ainda assim traz temas densos e relevantes para entendermos os dias atuais. Com vivências diferentes e interessantes, ambos os autores trazem visões complementares sobre as diferenças culturais presentes em um mundo globalizado. Leitura imprescindível!