Shine

Shine Jessica Jung

Resenhas - Shine

Dani 08/04/2024

Talento não é tudo
Estou bem atrasado para esse livro desde seu lançamento, mas enfim consegui lê-lo. Fiquei impressionada com a escrita da Jessica por ser iniciante, mas devo admitir que fiquei imaginando muito Jessica na própria personagem Rachel e quanto daquilo é real e quanto a Jessica apenas criou. De certa forma, eu sabia que Rachel conseguiria realizar o sonho, mas consegui sentir o medo de que a personagem não conseguiria e torcia por ela.
É livro bem tranquilo de ler com romance fofo de uma adolescente, mas ao mesmo conhecemos a tragédia que o mundo do kpop é. Também vemos a super proteção de uma mãe que quer o bem da filha mesmo que seja querer que a filha desista de ser idol. Muitas cenas fiquei imaginando a própria autora em seu tempo de treinamento e todo seu medo de ser eliminada.

Giovanna.Nogueira 29/03/2024

"Shine" tem um brilho razoável
A obra de estreia de Jessica Jung, ex-integrante do lendário grupo de K-pop, Girls' Generation, retrata a trajetória de Rachel Kim enquanto trainee de uma das maiores empresas de K-pop, a DB Entertainment, seus conflitos, seus medos, inseguranças e adversidades, assim como, retrata diversas características intrínsecas aos bastidores da indústria, que se espelham na realidade e na história da própria autora.

A leitura não é densa, portanto é possível ler o livro com fluidez, entretanto, é notável uma falta de profundidade em diversos tópicos, como a relação da Rachel com seus familiares e com algumas amigas que são apresentadas durante o livro. Também é difícil acompanhar a grande quantidade de personagens e entender qual o seu papel na história, já que o desenvolvimento deles é mínimo.

Creio que falta uma contextualização mais convincente para as atitudes de diversos personagens secundários já que, apesar de se tratar de uma obra de ficção, é difícil imaginar um cenário em que tudo e todos giram em torno de uma trainee.

Apesar do enredo ter falhas, é possível ler a obra com a sensação de estar acompanhando uma novela. Particularmente, creio que teria aproveitado mais o livro caso o tivesse lido quando muito mais nova.

rikagreenbriar 25/03/2024

K-Pop é dureza.
Ler Shine levou um BOOOOM tempo. Ficou dois anos parado na minha estante por simplesmente não chamar minha atenção.

Se voce não consume conteúdo de K-Pop ou assiste Doramas, não vai entender quase nada do que eles falam, por que eles falam MUITO termos coreanos e tal. Então é necessário conhecer o básico ? ou pesquisar enquanto lê ? para entender o livro de certa forma.

A leitura é rápida, fofa e com uma história que abre seus olhos para a indústria do K-Pop.

Jason, eu te amo, mas também tenho certo ranço de você.

Rachel, você é demais.

Leah, te amo!

Eomma, te odiei por muito tempo mas te amei no final.

Mina, se mata.

Minjun, te amo garoto, casa comigo!

Dei três estrelas pq senti que não faz muito meu estilo, e tem alguns pontos que achei falhos na história, mas fora isso, a Jessica arrasou!

laura3198 05/03/2024

Shine sim ou nao??
Oii amigos vim falar do livro shine e principalmente sobre motivos para ler e motivos pra não!!

achei um livro bom realmente, mostrou que o mundo não é fácil, principalmente quando escolhemos seguir nossos sonhos e não ir pelo meio convencional.

mostra amizades verdadeiras e principalmente reais, pois mostram defeitos e

porem a parte do romance da Rachel achei que estava patinando no mesmo lugar e não estava saindo, eles ficavam juntos e terminavam umas 3 vezes acho (não tenho certeza) e particularmente não entendi como eles acabaram no final do livro

e outro motivo por ter me feito ler ele é que ele fala do ponto de vista de uma idol no kpop e o livro foi escrito por uma ex-idol.

eu gostei do livro mas não é um cinco estrelas!!

ThaAssa.Eichelberg 28/02/2024

Um livro muito gostoso E DIVERTIDO de ler, a protagonista muito muito engraçada e atrapalhada, de se sentir junto do treinamento dela e com um pé atrás com as outras trainees e do relacionamento amoroso que se encontra ali
eu adorei pelo fato de ser escrito por um ex-idol, que tem a vivência dentro da indústria e assim se tem a segurança de que a gente sabe que é verdade o que está se lendo (até triste

Taís 12/02/2024

Shine
Gostei muito do livro. Eu amo K-dramas, não sou muito fã do K-pop, mas me senti assistindo a um Dorama lendo esse livro!! Quero muito ler a continuação. Ficou muita coisa pra ser resolvida ainda! ??

Manuban 06/02/2024

Interessante, mas um pouco confuso.
Ganhei o livro com a curiosidade de saber o que ela contou em sua história, mas me deixou confusa com o que foi real e não. Sei que ela não pode ser diretamente explicita, mas achei mais ou menos esse romance da ?Rachel? com o ?Jason? e alguns acontecimentos dentro da história. O final me deixou mais de olhos abertos, um pouco curiosa sobre o que realmente aconteceu em sua vida de trainee.

maria18618 02/02/2024

Muito impactante
Eu achei que ia ser um livro bem levinho mas tem coisa que eu senti que foi a própria Jéssica passando por isso.

Esthefany 24/01/2024

Enrolou horrores
A temática é muito legal, foi o que me segurou no livro, mas de resto é bem fraquinho, esperava muito mais.

aurora ð¹ 19/01/2024

Ngm presta nesse livro é?
Fiquei muito confusa com muitas coisas ao longo do livro mas eu jurava que ia se resolver. resultado: fiquei acordada até tarde para BOSTA nenhuma pq não recebi as respostas que eu queria e acabei mais confusa do que quando comecei. o jason ele foi uma surpresa bem desagradável no fim das contas e pra piorar a mina nem teve arco de redenção, ela só era um escrota com momentos pontuais de bondade por causa de um pai escroto, mas nada justificável só inveja mesmo. a melhor surpresa do livro foi a mãe da rachel que acabou tomando senso e eu simplesmente ODIEI o que fizeram com a akari ela era uma das melhores (não que eu não gostasse das gêmeas cho) mas a akari era importante por fazer parte do outro mundo da rachel e logo quando as coisas deram errado a rachel nem procurou resolver nada? achei raso e sem sentido da mesma forma que foi o relacionamento o jason e da rachel que só existiu pq precisava existir pq se for pra ter química e lógica eles falharam miseravelmente. no fim, se vc gosta do mundo do k-pop pode ate ser um bom livro, se vc não é fã, mas queria dar um chance, esse livro não é uma boa opção pra começar. passei raiva e perdi tempo.

Guilherme2301 16/01/2024

Divertido e contagiante
Me surpreendi com a escrita de Jessica Jung; muito clara, fluída e fácil de digerir. Tem uma trama com um temática criativa e bem explorada, e personagens bem construídos. É um livro divertido e leve; não se torna monótono em nenhum momento.

Tina 15/01/2024

Parece que eu li um dorama (??)
Rachel Kim é uma personagem cativante, com uma narrativa surpreendente. Confesso que não esperava muito desse livro, mas depois que eu comecei a ler não queria parar mais!

O livro traz muitas verdades sobre a indústria e nos faz questionar o que vemos na mídia. É muito emocionante ver toda a caminhada da Rachel em busca da sua estreia e ver o crescimento dela como pessoa. Além, é claro, de alguns escândalos.

Recomendo muito, principalmente pra quem curte doramas!

eshdantas 05/01/2024

Tô p
Como acaba DESSE JEITO? "no amor e no kpop vale tudo" E CADE O AMOR? no fim, a amzd dela com a akari fica assim? como se não fosse nada? o jason tratado como se fosse um nada pela rachel mano, ai não NÃO
tp, o livro tem uma escrita legal, tem um bom enredo, mas o final é todo cagado mano, A NÃO