Estas Verdades

Estas Verdades Jill Lepore

Resenhas - Estas Verdades

Josue.Costa 08/08/2021

Excelente livro
Grande obra de história que relata a origem dos EUA ....um miste de história e política. Relata de forma bem didática a evolução do país.

Juliano.Ramos 01/02/2021

Estas verdades
Grande livro, tanto nas páginas quanto no conteúdo, em suas quase 1100 páginas, a autora, Jill Lepore explora toda história Americana desde o nascimento com Colombo até os dias atuais pós eleição do trump. Da luta racial, étnica, religiosa, e tantas outras, o livro é de grande valia para entender como a América permite e se permite erros e acertos com tanta paixão e de forma geralmente grandiosa, nada nos euas tem dimensão pequena, cada luta, cada assunto tem uma história por trás, e mesmo assim, eles continuam errando e errando, tanto direita quanto esquerda, na maioria das vezes como acontece aqui no Brasil, só está pensando em seu próprio umbigo e assim tornando seus países, navios a derivas como a autora mesmo diz. Se quiser entender um pouco dos euas e sua história, esse livro é o recomendado.

Bruno.Defaveri 16/05/2021

USA, da colonização até hoje
Livro conta toda história dos Estados Unidos, desde o descobrimento até os dias atuais, boa pedida pra quem tem curiosidade sobre uma das maiores potências mundiais.

Jv02 17/11/2023

Que aventura!
Demorei muito pra ler o livro mas por não ter grande tempo livre foi o que deu.

Gostei muito do livro, gostaria de trazer algumas informações mas sinceramente são muitas justamente pelo tamanho do livro e tudo mais. Entretanto a leitura é muito boa, muito interessante ler em determinados textos e entender um pouco mais por já ter estudado tal parte da história e com a grandiosidade de detalhes tais como: a machete do dia, sobre o que a população está fazendo e sobre o que cada lado está fazendo desde a "trapaças" para vencer até contra-revoltas. Foi incrível por saber sobre como um país que atualmente é visto como uma grande potência tem um passado tão obscuro e sombrio, que por trás da máscara não é tão bonito quanto parece.

Filino 16/08/2022

Livro riquíssimo de informações e reflexões
Abarcar a história de uma nação como os Estados Unidos, desde os tempos antes de Colombo até a eleição de Trump, não é tarefa das mais fáceis - e as mais de mil páginas desse livro dão testemunho disso. Se contar uma história significa adotar uma perspectiva, um recorte, esse livro o faz de modo magistral: a partir do próprio título, "Estas verdades" enuncia os valores e objetivos delineados na Declaração de Independência e, posteriormente, na Constituição dos EUA, e demonstra como tais verdades foram interpretadas no decorrer dos tempos. Como pano de fundo de sua obra, Jill Lepore expõe o tratamento não apenas desigual, mas desumano, reservado a determinadas pessoas que, durante toda a História americana, não gozavam do mesmo status de outras. Sim, a autora desvela ao leitor a violência que foi perpetrada, de diversos modos (não apenas físico) contra negros, mulheres, indígenas, imigrantes e todos aqueles que não fossem homens, brancos e cristãos (protestantes).

Num relato que hipnotiza quem percorre essas páginas, Jill Lepore mostra não apenas a saga dos EUA, mas tudo que ocorreu durante esse processo: surgimento de novos meios de comunicação (e todos os problemas daí advindos), a política externa e interna, as dissensões e hipocrisias que permeiam o próprio tecido social norte-americano... sim, é muita coisa. E tudo isso em uma prosa marcada pela elegância, por uma postura crítica e um estilo apaixonante.

Daiane.Mazzetto 27/03/2023

É um livro ok para quem quer saber um pouco sobre a história política e econômica dos Estados Unidos. Mas para um livro de história é bem superficial apesar de ser um calhamaço.

PITUCALELE 24/09/2023

Estas verdades
Livro contando sobre a formação dos Estados Unidos, gostei da leitura, em alguns momentos achei cansativo somente pelas passagens falando sobre politica, para mim valeu a experiência a conhecer melhor a história desse grande país

Kevin 17/02/2024

Excelente biografia dos EUA!
A autora Jill Lepore fez um trabalho de pesquisa fantástico nesse livro. Para quem gosta e se interessa por história e formação dos Estados, essa obra é um prato cheio. A autora percorre toda a construção da sociedade norte-americana, desde a chegada dos colonizadores britânicos, até a eleição de Donald Trump. Tudo isso trazendo detalhes, depoimentos, algumas imagens e notas que enriquecem a leitura.

A única ressalva é para esta edição da Intrínseca que deixou passar alguns erros ortográficos.