Markheim

Markheim Robert Louis Stevenson

Resenhas - Markheim

ingrxds 28/03/2023

Markheim
Meu Deus, esse final... Eu jurei que ele iria matar a empregada também ?

Mas não, ele fez a escolha certa (eu acho)

E afinal, foi mesmo Deus que apareceu pra ele???

Lubis 27/12/2022

Contos de Natal né?
Eu acabei lendo esse continho para acompanhar as LCs de Natal da pronomeint.
Gostei, mas achei fraquinho.
Gostoso para entrar no clima natalino, mas só. rs

@prazerliterariooficial 20/12/2022

Um ótimo conto com pitadas de suspense, um bocado de sobrenatural (?) e um final surpreendente.
Contando com a excelente tradução da Editora Literatura Descoberta.

Cris Prates 07/12/2022

Markheim é um conto do autor Robert Louis Stevenson publicado em 1885. Trata-se dos eventos ocorridos em virtude da visita do protagonista que dá nome à obra a uma loja de antiquários no dia de Natal.
O autor nos envolve numa trama com algumas reviravoltas bem marcantes e inesperadas que vão nos surpreendendo conforme algumas decisões aparentemente repentinas vão sendo tomadas (ass*ssin*ato, ro*bo, dem*nio) mas Stevenson não escrevia rompantes. Ao fazermos uma leitura mais crítica e detalhada, percebemos os elementos que nos conduzem às interpretações desejadas pelo autor: as pistas estão ali, basta estarmos atentos.
Fiquei especialmente instigada a observar o ?duplo? que permeia todo o conto. (Seria Markheim um pré estudo para o Médico e o Monstro?) . Temos aqui espelhos, o bem versus o mal dentro de nós e nos arredores em uma escrita elegante, e uma construção de personagem bem densa para um texto tão curto.
Enfim, gostei bastante desse conto que faz parte da minha seleção de obras curtas para ler em dezembro de 2022. Uma excelente redenção ao escritor escossês.
Deixo minha recomendação para a tradução inédita do literaturadescoberta.

alvessrosilaine 11/03/2021

Culpa
A história começa de uma forma muito boa e engraçada. Mas acaba acontecendo uma fatalidade que muda Markheim e nós mostra como a culpa o consome e o que isso pode fazer com uma pessoa.