Funny Creek

Funny Creek Rafael Scavone

Resenhas - Funny Creek

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ize 19/01/2022

Não é uma história infantil
Uma história rápida e incrível. As cores estão lindíssima.

Lembrando mais uma vez: NÃO É UMA HISTÓRIA INFANTIL.

luizbrbs 27/11/2023

Bom passatempo, não mais do que isso. Tem momentos interessantes e da pra ler em uma pequena sentada

Henry 26/11/2021

Lealdade, Coragem e... Diversão?
Quão baixas eram minhas expectativas com Funny Creek... E felizmente, estava equivocado.

Uma HQ que transmite a ilusão de ser uma obra infantil, repleta de cores espalhafatosas. No entanto, Funny Creek é uma dura crítica, por mais suavizada que seja, ao egocentrismo e egoísmo.

Achei sensacional as referências pop-culturais que os autores utilizaram para criar a atmosfera do quadrinho. Outro aspecto incrível foi a relação que fizeram quanto às personalidades dos personagens (falar mais seria spoiler).

Talvez, a única observação negativa que eu tenha, seria a falta de um desenvolvimento mais nítido no terço final do livro.

As cores são fantásticas e a colorista soube separar o alegre e o melancólico.

Super recomendo essa obra rápida, porém, fantástica. Sem contar que o design de capa e corte trilateral ficou lindíssimo.

Cello 12/06/2021

Quando comecei, me empolguei tanto com a arte quanto a premissa da história, mas acabei me frustrando com o final. Sei que esta é a intenção do autor, deixar tudo inacabado, mas é muito frustrante pra quem está lendo. Fica o aviso pra quem começar, pois o quadrinho é bom.

Victor 05/10/2020

Uma HQ mediana e nada mais que isso.
Funny Creek é um quadrinho produzido pelo Stout Club e publicado inicialmente de forma digital no mercado norte-americano por meio do serviço ComiXology, agora a editora Pipoca e Nanquim, casa de grandes petardos como eles mesmo gostam de denominar suas obras, está trazendo para o mercado brasileiro. Mas infelizmente a obra certamente não está entre os petardos publicados pela editora.

A HQ conta a história de Lily uma jovem que desperta em seu programa de TV favorito The Funny Creek Show, um programa de faroeste, que tem como protagonista o palhaço xerife Clumsy, neste mundo a jovem menina começa a perceber que nem tudo é exatamente como parece. Tudo isso a medida que a história se intercala com flashbacks que nos explicam o motivo de Lily ter ido para Funny Creek.

Antes de iniciar as críticas a obra(que são algumas), gostaria de elogiar o ponto alto da obra, a arte e as cores que são belíssimas as quais lembram bastante uma animação. Agora aos pontos negativos, o enredo é muito corrido, parecendo que estamos lendo um resumo da obra, o que consequentemente faz com que os personagens não sejam bem desenvolvidos ou aprofundados, o enredo até possui uma mensagem legal ao final da obra, mas mensagem essa extremamente óbvia, ao qual você já sabe o que acontecerá 3 edições antes do encerramento na edição 5.

Para um público infanto-juvenil o quadrinho pode funcionar muito bem e servir como um bom entretenimento, mas para um leitor mais maduro e principalmente se já lê quadrinhos a bastante tempo, não encontrará nada demais em Funny Creek. Mas fica a dica como leitura para os mais jovens.
Otávio Oliveira 28/10/2020minha estante
Concordo! Meu principal problema com Funny Creek foi a história corrida também. Nem mesmo uma explicação de como ela foi parar lá é dada e tal, fica subentendido que era a imaginação dela principalmente por causa das analogias com o que aconteceu na vida real, mas, de qualquer forma, eles sequer se dão ao trabalho de fazer uma página mostrando visualmente a garota entrando naquele universo, numa página ela está aqui e na outra em Funny Creek. Na minha visão, essa história requeria pelo menos o dobro das edições que teve, para desenvolver melhor os personagens e toda a mitologia dali como um todo.

Victor 28/10/2020minha estante
Compartilho do mesmo pensamento, caso a história possuísse um número mais de edições, existiria mais tempo para um melhor desenvolvimento da trama e aprofundamento dos personagens.

Robremir 14/02/2024

Quadrinhos nacionais de inspiração americana
Os artistas são nacionais mas a inspiração da obra é toda americana. Um faroeste com alguns clichês inclusive no mundo real. Não desgostei, mas estava com expectativas mais elevadas.
O desenho é bom. Em alguns momentos me lembrou Gravity Falls.

Guilherme 06/04/2022

Esse é um acontecimento bem atípico para mim, resenhar um quadrinho do da editora Picoca & Nanquim que eu não curti muito.

"Funny Creek" como proposta é bem interessante, usar uma linguagem infantil para contar uma história muito séria, algo que estamos bem acostumados de ver em filmes da Pixar, por exemplo. Mas o desenvolvimento em si não foi dos melhores. Os personagens rapidamente apresentados me pareceram bem rasos, assim como a trama que se desenrola de maneira apressada o que acaba por matar a emoção do climax da história.

A conclusão é bem interessante e achei a melhor parte, mas a jornada em si é bem enfadonha. A arte por sua vez é muito foda seguida do principal ponto forte da obra que são suas cores, um trabalho realmente impressionante.

O esmero gráfico da editora é o de sempre, totalmente impecável. Se aparecer em promo aí pra você, eu acho que até vale a pena pra por na estante.

Luds 25/09/2021

Achei muito interessante esse quadrinho que, com uma proposta infanto-juvenil, demonstra uma ótima construção de personagens, no sentido em que dá a ver que a maior parte das pessoas está nesse lugar de meio termo de não ser 100% bom ou mau. Todos estamos sujeitos a tomar péssimas decisões que impactam as pessoas com as quais nos relacionamos (mesmo as mais queridas).

A arte é lindíssima em um trabalho de colorização excelente. A diferenciação entre os "mundos" apresentados desenvolve uma espécie de direção de fotografia primorosa.

Luciano 28/11/2022

Parece mesmo que vc está lendo um desenho animado, tamanha é a qualidade gráfica dessa HQ. Os enquadramentos, as cores vibrantes são simplesmente incríveis. A história tbm remete a séries infantis de antigamente. Ótima leitura!

Donatti 20/05/2021

Um quadrinho com uma pegada mais juvenil, mas que agrada a todas as idades. Foi uma bela surpresa esta leitura, pois eu não esperava gostar tanto assim da história por pensar que era algo mais bobo, excelente engano. Gostei muito. A narrativa nos faz refletir muito sobre amizades e o quanto somos responsáveis pelas nossas atitudes, e nada melhor do que uma adolescente para nos mostrar isso, o que faz deste quadrinho uma excelente opção de presente para jovens. Além disso, a arte é maravilhosa, as cores remetem bem ao cenário colorido de um desenho animado, e mudam ao retratar o mundo real, fora desse programa. Vale muito a pena!

fellipe! 27/10/2020

"Um Não-Petardo"
27/10/2020

A qualidade e dedicação da editora Pipoca & Nanquim sempre esteve clara, vídeo após vídeo, anúncio pós anúncio. Ao anunciarem um lançamento brasileiro longe do selo original d' outros brazucas lançados, abriu-se com "Funny Creek" a vertente de lançamentos nacionais  ~já finalizados~ na editora.

Interessante.

Ainda que essa HQ passe longe dos melhores títulos do estúdio, ainda assim é eficaz em sua proposta: englobando referências 'pop' de quê mais saudosista,  de Looney Tunes ao gênero de faroeste como um todo, "Funny Creek" diverte sem reinventar a roda. Personagens carismáticos e narrativa fluida, a obra também encanta pelo uso das cores, sem falar no design divertido.

Scavone, Medeiros e Albuquerque faz um título (até) merecedor de outros volumes, mas sendo obviamente pensado pro mercado de fora, a obra tende a não trazer em si algo que se faça muito próprio para nós "brazucas", é algo mais pensado dentro de signos "gringos", por assim dizer.

Mas é essa a proposta,
tá bem feito,
'That's all folks!'
; )

Léo 18/06/2023

Sobre: Funny Creek;
Peguei esse livro mais pela simplicidade do que por conhecer mesmo, e gostei muito.

Funny Creek é sim um quadrinhos sobre uma terra infantil e imaginária, porém, a trama é muito mais adulta do que parece.
Em um apunhado geral, ela conta sobre a realidade adulta, mesmo para as crianças. E se apoia muito sobre o amadurecimento.
É uma leitura rápida, mas gostosa. É leve, mas ao mesmo tempo profunda.
Vale a pena dar uma chance à Funny Creek.

Mônica B. Lopes 30/01/2021

Lindo
Essa hq é muito linda de todas as formas. As ilustrações são fofas, as cores encantam, e o texto é simples e te captura para dentro da história num piscar de olhos. A protagonista te conquista e no final seu coração fica apertadinho. Lindo demais ?.

Juliana.Mattos 19/04/2021

Nota 10
Se pudesse dava 10 estrelas. A história parece que vai ser coisa simples, apenas uma aventura, mas o final surpreende. Fora que os desenhos e pintura são incríveis

Kaiser 14/05/2021

Mais uma obra Nacional Maravilhosa
Sou muito muito fã da editora Pipoca e Nanquim. A dedicação e esmero que eles tem com cada edição que lançam e a maneira como são próximo ao público me é cativante demais.

Mas não tão somente isso me trouxe a Funny Creek!
nem de longe!

posso começar falando sobre a capa? exuberante!

A arte do Rafael Albuquerque e do Eduardo Medeiros é um show a parte e gente COMO ESSA CAPA DIALOGA PERFEITAMENTE COM A OBRA; divertida, colorida, berrante e... obscura.

da pra se elogiar a edição do PN de novo impecável e charmosa em vários pequenos detalhes como o colorido no miolo.

e o que seria de um show sem seu enredo?

Somos levados a Funny Creek acompanhados da pequena Lilly, uma garotinha muito esperta e imaginativa que ao tentar fugir da realidade obscura que a assola se vê de repente dentro do seu show de TV favorito; um lugar colorido e feliz.

E é aqui que você se deixa levar livre e solto por uma história divertida que pode ser lida e divertir adultos e crianças com sua sequencia frenética de ação e aventura,interações entre os personagens que vão dando camadas e dialogando cada vez mais com o plot inicial; a fuga.

Rafael Scavone e Rafael Albuquerque nos permite imaginar o desfecho da historia a todo instante ao mesmo tempo que dosam a maneira como isso nos é entregue, transformando um plot simples em algo verdadeiramente emocionante quando o desfecho acontece...

Funny Creek é uma obra nacional - mais uma - maravilhosa.

E como diz Fernando Caruso: A vontade que dá é de bater a cabeça no poste para entrar em Funny Creek e nunca mais sair!

Infelizmente, alguma hora a gente tem que abandonar a brincadeira e encarar a realidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5