Treze Almas

Treze Almas Marcelo Cezar...

Resenhas -

Livroseliteratura 17/12/2020

Resenha do blog Livros & Literatura
Repleto de personagens apaixonantes, as suas quase 500 páginas nos levam a viver várias vidas numa só estória. Emocionante, a obra traz lições importantes e toca o coração de maneira tal que é até difícil descrever.

São várias personagens, mas a trajetória de cada um deles tem brilho próprio e se enlaça ao longo dos capítulos. Não há fios soltos, todos que têm a sua estória narrada, têm um desfecho.

Um livro encantador que vale muito a pena ser lido!

Marcelo 22/03/2021

Uma ficção sobre uma das 13 almas do Edifício Joelma
O incêndio do Edifício Joelma, ocorrido em São Paulo em 1974, ainda causa comoção. Um dos enigmas que rondam esta tragédia até os dias de hoje é que treze pessoas, das centenas que morreram, foram encontradas carbonizadas em um dos elevadores do prédio e jamais foram identificadas. Esses corpos foram enterrados no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, e desde então os treze túmulos viraram local de peregrinação e pedidos de toda sorte: curar uma doença, melhorar a vida afetiva, arrumar um emprego, adquirir a casa própria, reencontrar o carro roubado... Foram tantos os pedidos e tantos os atendidos que o local se transformou em um símbolo de esperança, conforto e fé. Anos depois, ao lado desses túmulos, construiu-se uma capela para oração, meditação, reflexão e agradecimento. Este romance conta a história de uma das treze almas. Por que ela foi enterrada e seu corpo não foi reclamado até hoje? Ela ainda está lá? Os outros doze também estão ali? Os pedidos são realmente atendidos? Como funciona esse trabalho entre o mundo astral e o mundo material? Mergulhe neste fascinante relato de vida, conheça as respostas, entenda como os milagres acontecem e desvende o mistério das treze almas.

Apesar de se vender como um livro espirita, ele de fato não o é: trata-se de um livro espiritualista, onde aparecem conceitos contrários à doutrina Espirita de Kardec, como o centro espirita que usa cromoterapia, ervas, etc.... Espiritos como Exu Caveira e Maria Padilha. Etc...

E apesar dos conceitos errôneos, o livro tem bom enredo, bom fluxo e as histórias são bem amarradas. Me surpreendeu a qualidade do texto.

viihast 14/04/2023

Definitivamente um dos melhores livros que já li.
Com uma história bastante envolvente, 13 almas me deixou completamente viciada em seu enredo.
Confesso que no início da leitura fiquei um pouco confusa com as duas narrativas paralelas, e fiquei me perguntando o que aconteceria e o motivo de ter essas duas narrativas, fiquei me perguntando se uma era a reencarnação de outra, ou se iriam se cruzar em determinado tempo, o que tinham haver com o incêndio no Edifício Joelma. Com calma, durante a leitura, minhas duvidas iam sendo lentamente sanadas e sendo explicadas ao decorrer da leitura.
É um livro grande com quase 500 páginas, com uma história que vale a pena ler, me prendendo do incio ao fim, a linguagem é extremamente fácil, simples e de fácil entendimento.
Nele também encontramos relatos de eventos que ocorreram alguns desencarnes coletivos, também explicam como se dá isso, a atração dos espíritos nesses infelizes eventos. Absolutamente tudo está interligado na história, tanto em vidas passadas como em futuras reencarnações, todos os personagens da história contada estão ligados entre si por algum motivo, razão e principalmente por afinidade.
Em cada página é um choque diferente, criei teorias do incio ao fim do livro, e era incrível ver que as vezes eu acertava, outras aconteciam o aposto. Surpreende do início ao fim, minha vontade é de panfletar em cada lugar esse livro.
A parte que mais me chamou a atenção por motivos particulares, foi quando Florence Nightingale, mãe da enfermagem, parte que foi citada no livro. Em breve estarei formando na graduação e poder ler um livro com ela sendo citada foi uma benção, sempre imaginei o que ela poderia estar fazendo no plano espiritual, imaginava que ela ainda estaria zelando pelos que mais necessitam na doença, mas ter essa confirmação me deixou muito feliz.
Enfim, para finalizar essa resenha, peço que vejam esse livro com outros olhares, a história é longa, pesada as vezes, abordando tópicos sensíveis, há muito o que ser contato até a parte do incêndio no Edifício Joelma, muitos momentos bons e ruins que precisavam ocorrer, mas que possam dar uma chance a essa bela leitura que indico demais.

"Cada um precisa passar por determinadas situações de vida a fim de que o espírito de fortaleça para viver a plenitude."
Rafaella173 14/04/2023minha estante
Quase comecei a ler hj mesmo. O livro tá coçando na minha mão kkk mega ansiosa pra começar a ler. Agora ainda mais.
Ótima resenha??

viihast 15/04/2023minha estante
??

Lica 08/05/2023minha estante
Excelente a sua resenha!??já fiquei curiosa e vou add pra lista ! Obrigada pela indicação ??

viihast 08/05/2023minha estante
Tenho certeza que vc vai gostar muito da leitura.

Le Pacheco - amante dos livros 21/04/2022

Livro que me fez refletir muito sobre a vida e tudo o que acontece... os porquês e para que...
Recomendo!

Thais Maciulaitis 25/03/2021

Que livro incrível.
Sempre fui de ler livros espíritas, mas esse é diferente de todos que eu já li, além de ser muito bem construído, ele não fala apenas sobre reencarnações e os ensinamentos da vida, mas sim de várias outras coisas, e religiões e formas de vida.. uma coisa que nunca vi em outro livro como falar sobre entidades da umbanda e coisas assim. Amei demais!
A história de vida dos personagens e a ligação deles também é incrível, e muito bem explicada, com muito ensinamento e amor.
O livro também fala muito sobre o certo e o errado, o julgamentos que nos seres humanos temos em relação a tudo e a todos, vale muito a pena a leitura.
A história em si do edifício Joelma é bem pouco e breve, a história contada é apesar de uma das treze almas, mas bem explicativa porém queria mais rss
Hale.Herondale 25/03/2021minha estante
Meuuu que tudo! Já quero ler

CARINA_RUIZ 19/07/2021

Maravilhoso!
Decidi ler esta obra porque estou fazendo uma novena para as Treze Almas. Então, queria entender melhor a história por trás desta tragédia. E antingi meu objetivo!

Durvalina, ou Lina, já vinha de.muitas encarnações com o hábito do julgamento, da vingança e dos impulsos instintivos. Nesta obra, temos mais uma chance da vida em experiência terrena para que ela consiga se transformar.

Nascida no sertão do Ceará, Lina, seus quatro irmãos e os pais passam por muitas dificuldades e fome. Dona Bibiana, vizinha benzedeira deles levava acalento e ensinamentos a Lina. Desencarnou e veio em sonho trazer recados e orientações a ela, que só entenderia anos depois.
Decididos a arriscar a sorte estrada a fora, correndo perigo de morte por fome e assaltos, a família ruma ao sudeste. A nova etapa de passa em Minas Gerais, na cidade de Teófilo Otoni.

Lina, conhece seu Aderbal e dona Eugênia, que tinham perdido a filha, Estela, aos 14 anos. Porém, tinham a Melissa, filha de Penha, sobrinha prima e afilhada deles que trazia muita alegria ao coração em luto. Melissa e Lina viriam a se tornar grandes amigas, verdadeiras irmãs. Melissa era filha de Penha, prima de dona Eugênia, e viviam em Belo Horizonte, com o padrasto, Jurandir.

Paralelamente, em São Paulo, encontra-se a família de dona Eugênia, viúva de Emílio e seus três filhos; Eunice, Solange e Daniel. Daniel, tinha Luís Sérgio como grande amigo, que também terá destaque no decorrer da história.

Eunice, entra em estado profundo de depressão por conta de sua vida amorosa e recebe ajuda espiritual da irmã, Solange, estudiosa da doutrina espírita e frequentadora assídua do centro de Orlando e Selma. Não era um centro espírita convencional, ali, eram recebidas várias egrégoras e espíritos que vinham para auxiliar e curar quem fosse permitido. Solange e Orlando, mantinham trabalho conjunto com Neide, que vivia na cidade de Teófilo Otoni, em Minas.

Essas vidas se cruzam e a todo momento me questionava o que o incêndio do Edifício Joelma, em 1.974,  tinha a ver com tudo isso.

A leitura se torna instigante, cheia de aprendizados, mistérios e grandes lições.
Além do incêndio do Edifício Joelma, conhecemos também a vida de personagens que passaram pelo incêndio do Gran Circo Norte Americano, em 1.961.

Os temas abordados são: desencarnes coletivos, assassinatos, adoção, pedofilia, trabalhos de desobsessão, ajuda dos guardiões Exus e Pomba Giras, adultério, etc.

Trechos destacados:

" Às vezes, passamos por uma situação desagradável para despertar os potenciais de nosso espírito que estão sem uso. Quando não usamos nossa força, a vida cria situações para que sejamos forçados a usá-la".

" Não há vítimas. Contudo, conforme nosda consciência se alarga e entendemos melhor os mecanismos da vida, perdemos a proteção divina. Deus só nos dá proteção quando não sabemos lidar com determinada situação. Se aprendemos, a vida não protege mais".
" Todo orgulhoso se ofende".
" O bem não é para pensar, é para sentir".
" Preocupação é energia ruim, promove ligações negativas com as pessoas".
" Você não pode dar nada de bom se não estiver no bem".

A mensagem mais impactante que carrego do livro é a dificuldade que ainda temos de nos amar e nos colocar em primeiro lugar, para que a vida flua mais fácil e nossos relacionamentos também. Quando Jesus nos diz, amar o próximo como a ti mesmo, a primeira condição é nos amar incondicionalmente.  Só assim poderemos amar verdadeiramente o outro. Difícil, mas precisamos persistir.

Nota 10 para o livro.

Melissa 18/12/2022

Esse livro me ensinou muitas coisas (coisas que eu já ouvia e ouço no meu dia a dia), te faz pensar de outro jeito e agora só preciso colocar em prática ?

Kaiane.Jacobowski 29/08/2021

Me arrisco a dizer que foi um dos melhores livros espíritas que li nos últimos tempos. Longe de preconceitos, passa pela diversa e extensa camada espiritual, pelos vários espíritos que trabalham de diversas maneiras no plano espiritual. Desde os guias do Kardecismo, até guias espirituais em cemitérios. Incrivel. Recomento a todos a leitura.