A Captura

Resenhas - A Captura

1 | 2 | 3 | 4 | 5

cinoca 21/09/2010

Encantador!
Encantador. Essa é a palavra que posso usar para definir A Captura, primeiro volume da série A Lenda dos Guardiões.
Em tempos que estamos acostumados a ver tantos livros sobre os mesmos temas, surge uma série totalmente despretensiosa que fala sobre quatro corujinhas encantadoras, que fazem você não só conhecer um pouco mais sobre a vida desses pássaros noturnos, como também se apegar a eles.

Soren é uma coruja-de-igreja extremamente encantadora. Com seu jeitinho inocente e curioso, aquele jeito que qualquer criança tem de querer sempre saber mais e mais, e às vezes se confundir com os próprios pensamentos. Já para Gylfie não há definição melhor do que a de Crepúsculo: Pequena coruja, grandes palavras. Ela é extremamente racionalista, esperta, mas humilde. Ao contrário do próprio Crepúsculo, que também é esperto e engraçado, mas adora aparecer e não tem muita paciência. E por último eu deixo o meu personagem favorito, que apesar de acabar sendo um mero coadjuvante nessa história me fez ficar apaixonada desde suas primeiras palavras: Digger, uma coruja buraqueira tão histérica que chega a ser fofo e engraçado.

A amizade que esses quatro criam, especialmente Soren e Gylfie que enfrentam juntos todos os desafios de sobreviver a Academia de S. Aggie para Corujas Órfãs, vale todas as 175 páginas. Você ri, se emociona, sente tristeza e felicidade. O que eu acho que é o ponto principal quando um autor propõe uma história de aventura como esta. Ter a capacidade de fazer o leitor sentir todas as emoções que os personagens estão passando.

A história que Kathryn Lasky criou é muito diferente e bem desenvolvida. A riqueza dos detalhes desde o momento em que Soren é capturado até a transmissão de seus medos e anseios são descritos de uma forma que é impossível não se envolver e torcer pelo pássaro.
Talvez até essa abundancia de detalhes que Kathryn criou tenha afetado um pouco a história, não de uma forma totalmente negativa, mas eu esperava muito mais ação desse livro, quando na verdade ele é muito mais uma introdução a real história, que acredito que comece em A Jornada.

Se você gosta de livros originais de fantasia e personagens cativantes, A Lenda dos Guardiões – A Captura, é uma ótima pedida.
Dan 21/09/2010minha estante
Parabéns pela resenha, adorei!

Hatus 24/09/2010minha estante
Ótima resenha. Mais motivos pra começar a leitura.

Renata 26/02/2011minha estante
Que lindo. Ameia resenha!! Apareceu do nada uma vontade extremaaa de ler o livro!!!! QUERO!

Thaís 18/11/2013minha estante
olá. este livro é recomendado para crianças de 9 anos?

Faaeela 11/08/2023minha estante
Tenho que dizer que nos primeiros momentos do livro quis dar um soco em Kludd.

Sophia.Black 11/05/2022

? ???????
Tô ADORANDO reingressar nesse universo, sempre amei muito o filme e sabia as falas de cor quando era criança, e hoje em dia estou lendo, finalmente, essa saga maravilhosa.
Eu não acredito no que vou dizer, e também não acredito na minha incrível capacidade de me apaixonar por personagens fictícios, então agora eu tenho crush em uma coruja... Jesus, alguém me interna.
Não é por nada não mas fico MUITO feliz de o Crepúsculo não ser escroto e chato como ele é nos filmes, porque que coruja insuportável viu, meu deus. Gylfie consegue ser adorável e fofa em tudo o que faz, e o Soren *suspiro*, é o Soren né.

Body 22/02/2020

Assisti primeiro o filme antes de fazer a leitura, gostei bastante da leitura, é bem divertida com peraonagens bem carismáticos!!!!

lucjuniorr 01/12/2020

incríveeeel
simplesmente perfeito, assisti o filme antes e fiquei encantado e tem tantas coisas só no livro 1 que não tem no filme e são tão incríveiiiis, ja quero ler o livrooo 2, super recomendo!

Coruja 13/10/2010

Quando eu abri o envelope do Dé e dei de cara com uma coruja olhando de volta para mim, não tive dúvidas: caí na gargalhada. Que coisa melhor do que mandar de presente de aniversário para moi um livro de ficção fantástica sobre corujas?

Finalmente essa semana eu tive um tempinho (depois de terminar minhas leituras e releituras arturianas) para folhear despretensiosamente esse primeiro de uma série de quinze livros (ai, meu bolso...) e descobrir afinal do que se tratava a história.

Quero dizer, ao final da última página, que foi uma paixão fulminante. Digo agora, aqui, que se algum dia eu tiver um filho, eu o batizarei de Soren.

Em A Captura nós somos primeiro apresentados a Soren, um filhote de Coruja-das-Torres. Soren vive com sua família, seus pais, o irmão mais velho Kludd, que não é lá flor que se cheire, a irmã caçula tagarela Eglantine e a cobra cega que serve como criada da família, Mrs. Plithiver.

Era uma existência bem feliz a que Soren tinha, até um belo dia ele cair do ninho e, sem saber ainda como voar, acabar por ser capturado - mas não por algum predador natural e sim por outra coruja. E ele não é o único - antes de chegar ao seu destino, ele irá conhecer Gylfie, uma mocho-duende (a menor espécie de corujas), que se transformará em sua melhor amiga e parceira em tentar desvendar o que realmente está acontecendo na Academia St. Aegolius para Corujas Órfãs, bem como fugir daquele inferno - uma versão passeriforme de Alcatraz - com direito inclusive a lavagem cerebral.

E eu que comecei jurando que era um livro para crianças...

Para conseguir manter a sanidade num lugar que tenta a todo custo anular sua memória, seus sonhos, sua própria identidade (a substituição dos nomes por números me lembrou os campos de concentração...) Soren e Gylfie têm além de sua própria vontade de resistência, Histórias: os Contos de Yore, como chamava o pai de Gylfie; as lendas de Ga'Hoole como Soren conhecia.

E mais que apenas contar as histórias, eles acreditam nelas. Porque lendas, como diz o pai de Soren, são histórias que você começa sentindo em seu âmago e com o tempo, elas se tornam verdadeiras em seu coração.

Só por isso, já vale muito à pena ler o livro (os quinze, se eu der conta...).

O filme está previsto para estrear aqui no Brasil dia 08 de outubro. Preciso dizer que já assisti esse trailer pelo menos umas cinco vezes e fico toda arrepiada a cada repetição?
Pefico 13/10/2010minha estante
Vi o filme ontem em 3D com os filhotes. Meio previsível, não é não?

Luana-ARL 27/02/2022

História interessante
Achei a história interessante e bem criativa. A leitura é bem gostosa, mas acho que não precisa ter quase vinte livros pra você ter uma conclusão final.

memeguy 07/01/2022

que leitura leve
tô num período tão turbulento da vida, que faz com que uma leitura leve como essa seja OBRIGATÓRIA.

eu achava que ia ser meio infantil, mas aborda uma coisas BEM pesadas kkkkkkkk

pretendo ler os outros, porque quem me recomendou esse disse que os outros são ainda melhores.

Maria 15/02/2022

Se algum dia falei mal, me perdoa...
Eu tinha lido esse livro quando eu era pequena, mas não valorizei a grandeza dessa obra. Todas as menções de ?moela?, ?regurgitar? e ?pelota? acabaram me desanimando. Decidi dar mais uma chance pra saga, meio desanimada e incerta, por conta dessa experiência quase que negativa. Não me arrependo. Faz muito tempo que eu não me emocionava assim, me encontrei completamente envolvida na história. Meus olhos, ansiosos, devoraram o livro em um instante. Derramei lágrimas e compartilhei a angustia e a felicidade de Soren e seus amigos. Acreditei no mesmo que eles.
É claro que a autora ama corujas, no livro tem uma forte presença do real comportamento e instinto das corujas. e eu li que o desejo dela era fazer um livro não ficção sobre corujas, com fotos mas abandonou a ideia por que corujas são animais noturnos e tímidos.
Por conta dessa riqueza de detalhes, quando as corujas foram forçadas a abandonar seus instintos, foi muito mais impactante do que seria se a autora simplesmente focasse na parte ficcional da história. Recomendo se você gosta de literatura juvenil e aventura. Eu realmente gostaria de ter lido com mais atenção antes.

Pandora 08/12/2010

Enrolação...
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esse livro foi uma decepção pra mim. Acho que eu fui com muita sede ao pote, esperando demais dele.

A idéia é bem original: os protagonistas são corujas.
Soren e Gylfie se conhecem na misteriosa academia St. Aggie para corujas órfãs e logo ficam amigos. No decorrer do livro, vão descobrindo toda uma sórdida trama para escravizar as corujas de todo o mundo. A crença em Ga Hoole é o que sustenta as duas corujinhas, enquanto pensam em como dar o fora de lá.

Como eu disse anteriormente, achei a idéia original. Só que a autora enrola demais! Achei extremamente cansativo, com a história dando muitas voltas.
Outro ponto: é bem infantil. Tudo bem, é um livro infanto-juvenil, mas achei que fosse voltado também para o público mais velho, como Harry Potter é, por exemplo. Mas esse não, é focado para os pequenos.
É uma istória diferente e bonitinha, com certeza vai ganhar a atenção das crianças. É um desses livros que se lê para os filhos.

Quanto ao filme, aparentemente mesclou 3 livros da série, e também deixou a desejar. Achei bonzinho, mas nada de excepcional. Mas, se eu fosse uma criança, iria curtir muito as "corujas malvadas" hahaha

P. J. Acácio 07/02/2018

Melhor Sags
Sem dúvidas uma, se não a melhor saga de livros infanto-juvenil que eu já li na vida.

Kamila code 18/10/2014

a lenda dos guardioes
e o seguinte pra quem viu o filme, LEIA TODOS OS LIVROS DA SERIE, o filme foi muito bom o problema e q resumiu tdos os livros num filme so, entao recomendo que TODOS LEIAM

iluj 13/12/2010

A captura , é o primeiro livro da série A Lenda dos guardiões, onde Soren é uma jovem coruja de igreja, que ainda não aprendeu a voar e mora com seuspais e irmãs em um ninho na floresta de Tyto, quando cai e é sequestrado.
Soren é levado para S.Aegolius uma Academia para corujas órfãs, lá as corujas sequestradas são mantidas e forçadas a trabalhar, além de serem hipnotizadas pelo banho da lua cheia, deixando-as assim sem esência, vazias, elas não se lembram o que eram perdem a sua identidade, além disso em S. Aegolius perguntas não são permitidas e caso as faças, estão sob pena de terríveis castigos. É em S. Aegolius que Soren termina conhecendo Gylfie, uma coruja duende, que também não se conforma com a sua situação ali, e juntos acabam traçando um plano para escaparem dali e para sobreviverem ali sem serem notados e punidos e é no meio dessa jornada que Soren e Gylfei terminam descobrindo algumas verdades sobre S. Aegolius e decobrem que a fuga deles não vale só as suas vidas e sim a de todas as corujas e que a fuga é apenas o inicio de tudo,eles descobrem também que não estão só e no caminho vão formando grandes amigos.
Gostei muito da Gylfie ela é uma corujinha corajosa e bastante esperta além de observadora ela consegue se conter mais do que Soren.
Eu gostei da forma como a autora escreve sobre as corujas,ela descreve alguns habitos e comportamentos desde o nascimento até o vôo. O livro tem uma leitura rápida e leve não me senti monotona em nenhuma parte dele e quando vi já estava no final, mas é só o início da aventura de Soren e Gylfie e ainda há muito mais pela frente...
Ralf 13/03/2011minha estante
Ju, você sabe fazer resenha, a minha nem se compara.

iluj 13/03/2011minha estante
que bom q gostou, geralmente eu tenho trauma do que escrevo..rsrsrsr

Ralf 14/04/2011minha estante
Trauma????? Que mentira, escreve muito bem. Pena que não tem um blog...

Psychobooks 03/11/2010

Soren cai do ninho, e o destino de toda corujinha que ainda não sabe voar e se vê aos pés da árvore que antes a abrigava é obscuro e incerto. Seus pais estão fora, em busca de alimento para a família, Soren e seus imãos – a doce Englantine e o Perverso e Instável Kludd – estão conferidos aos cuidados de sua babá, a Sra. Plithiver, uma cobra-cega que cuida do ninho e da família há anos. Ao perceber Soren no chão a babá se despera, mas não há nada que ela possa fazer até que ocorre o sequestro…

E aí conhecemos a Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs. Um lugar em que as corujas são obrigadas a dormir olhando para a Lua Cheia (o que causa hipnose), e forçadas a trabalhar e seguir regras absurdas, sem nunca perguntar nada! Perguntas são PROIBIDAS!

E é lá que Soren conhece sua grande amiga Gylfie, uma corujinha muito esperta que percebe todo o esquema que envolve a Academia, e junto com Soren, arma um plano para uma fuga.

Esse primeiro livro é uma espécie de introdução à série, conhecemos todos os personagens e os agravantes de cada ação que os leva em direção a lenda de Ga’Hoole e a busca pelos seus possíveis salvadores.

Gostou? Quer ler mais? Acesse o site e confira:

Mariana.Vilela 31/08/2016

Tão adorável quanto forte
Fiquei sabendo sobre o livro quando foi lançado o filme, mas apenas tive a oportunidade de lê-lo esse ano. Amei a forma de escrita da autora, principalmente porque não ficou parecendo algo muito humanizado que você acaba duvidando se é um livro de animais ou de humanos.
Além disso, os personagens são fofos e fortes. Amei a leitura e recomendo a quem gosta de um livro de aventura. É uma boa pedida para as crianças (já com uns dez anos).
O enredo foi bem trabalhado e estou super curiosa para saber como a série vai continuar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5