O segredo de Rose Gold

O segredo de Rose Gold Stephanie Wrobel

Resenhas - O segredo de Rose Gold

isapoirot 26/01/2022

gostei mt da leitura por se tratar de um tema q eu já tinha um interesse anterior em conhecer, fosse por livros, filmes ou documentários. a relação entre mãe e filha aqui, retratando as manipulações e infâncias conturbadas foi muuuito interessante. na minha humilde opinião, bem melhor do que foi tentado em O Impulso, que não me prendeu nem um pouquinho.
vale a pena ler demaissss

Baconzitas 21/08/2022

Nhé
Realmente, as indicações fazem sentido, lembra A Garota Exemplar

Porém, o começo do livro lembra tanto a história de Gipsy, o caso real, que pra quem já assistiu a série fica chato, parecendo uma cópia

Por causa disso, não gostei do livro. A leitura até prende e tem mérito pelos seus plots, mas o começo parece uma cópia

Geórgea 21/10/2021

O Segredo de Rose Gold
Durante 18 anos, a jovem Rose Gold acreditou estar muito doente. Ela andava de cadeira de rodas, tinha uma sonda para se alimentar e vivia passando por diversos médicos. Eram tantas doenças que, apesar dos exames, ninguém sabia exatamente o que ela tinha.

“Mate esta charada para mim: Se passei duas décadas maltratando minha filha, por que ela se ofereceu para vir me buscar hoje?”

Por isso, sua mãe Patty Watts vivia para ela. Sempre pronta para medicá-la e cuidar de cada detalhe da sua vida. As duas viveram vidas solitárias, onde só podiam contar uma com a outra. Toda essa dependência entre as duas acabou por criar duas pessoas muito peculiares.

Agora, após 5 anos presa por maus tratos, Patty será liberada da prisão e voltará a viver com sua filha e o neto, o bebê Adam. Ela deseja reconstruir os laços com Rose e voltar a ser a família de antes. No entanto, muitas coisas parecem ter mudado durante os anos que ela esteve presa. Será que ela vai conseguir se reaproximar da filha?

Minha OpiniãoSe você já conhece a história real de Dee Dee e Gypsy, pode ser que você já tenha visto tudo isso antes. Além disso, ainda em 2021, foi lançado o filme Run, na Netflix, onde uma história semelhante é contada e mostra um final interessante e perturbador. Esse tipo de atitude tem até nome: síndrome de Munchausen. Ela é compreendida como um tipo de abuso infantil, em que um dos pais, geralmente a mãe, simula sinais e sintomas na criança, com a intenção de chamar atenção pra si. Parece surreal imaginar que algo assim aconteça de verdade, mas é o que encontramos em diversos casos, como este livro.

A história se passa em 2017, após Patty sair da prisão. No seu julgamento, a própria filha testemunhou contra ela e fez a mãe ficar conhecida como um monstro na sua cidade. O que achei interessante é esse salto que a história dá, começado pelo momento que tudo já deu errado e que ela está finalmente saindo do lugar onde foi parar. Não temos muitas informações sobre o que exatamente ocorreu durante o seu julgamento, prisão e o que motivou tudo isso. Já passamos por esse turbilhão de emoções e ela se mostra pronta para recomeçar. Afinal, ela acredita não ter feito nada de errado, sendo apenas uma mãe cuidando da filha doente.

Durante a narrativa, temos as visões das duas: Patty acreditando ser uma mãe zelosa e preocupada que fez tudo para manter a filha com saúde e segura, e Rose que sofreu abusos físicos e psicológicos e viveu uma vida baseada em mentiras. Cada uma apresentará seus segredos e pensamentos mais sombrios. Se por um lado a mãe está sofrendo e demorando a se adaptar na prisão, por outro Rose não sabe como viver uma vida “normal” e de liberdade. Sua mãe deixou diversas marcas nas suas lembranças e na sua pele.

“É isso que distingue as pessoas sãs daquelas insanas: saber que a loucura é uma alternativa, mas preferir rejeitá-la.”

As duas apresentam claros problemas. Todos os desafios enfrentados por Rose acabaram criando uma mulher retraída, vingativa e perigosa. Além disso, sua aparência física a incomoda muito. Ela é muito magra, possui os dentes podres e sofre em um mundo onde não sabe se portar. De qualquer forma, a única pessoa que ela conhecia e podia confiar era também aquela que destruiu sua vida. Essa dependência é tão grande entre elas que, mesmo sabendo que era algo nocivo e fatal para ela, Rose ainda sente falta da sua mãe e da estranha sensação de pertencimento e acolhimento que ela proporcionava. Para piorar, ela não consegue se adaptar à sua nova vida e sofre com as maldades das pessoas, mesmo sem fazer nada de errado.

Por outro lado, é surreal saber os pensamentos da Patty. Ela não vê nada de errado no que fez e segue enfrentando tudo e todos. Ela não mede esforços para reconquistar a confiança da filha e está disposta a ser outra pessoa para isso. Para quem está acostumado com histórias desse tipo e notar as semelhanças com outros casos, pode ser que entenda desde o princípio o que irá acontecer aqui. No entanto, é muito interessante ver a história se desenvolvendo e perceber todas as nuances e segredos que levam para o plot final.

Duas coisas que me incomodaram um pouco foram: as diversas semelhanças com um caso já conhecido e a falta de uma explicação melhor sobre o que ela viveu e o que desencadeou a prisão da mãe. Porém, entendo que a autora preferiu focar no pós e em uma forma de vingança ou redenção. Para quem gostar do livro, sugiro assistir a série The Act (2019), baseada na história da mãe e filha que citei no começo e que parecem servir de inspiração para este livro. Além disso, também está disponível um documentário sobre o caso na HBO Max, Mamãe morta e querida (2017).

A narrativa é super frenética e envolvente e, quando você menos espera, já está chegando nas páginas finais para finalmente descobrir o que está acontecendo. Cada revelação vai acontecendo aos poucos, mas algumas acontecem cedo e nos deixam de orelhas em pé esperando uma resposta para tudo isso. Adorei a narrativa e para quem gosta de livro assim, tenho certeza que vai adorar também.

site: https://resenhandosonhos.com/o-segredo-de-rose-gold-stephanie-wrobel/

Larissa.Ohana 17/04/2021

Não foi muito surpreendente.
Rose Gold sofreu maus tratos durante muitos anos aos cuidados de Patty, sua mãe, dizia que ela tinha doenças graves e submetia a garota a vários remédios fortes e procedimentos cirurgicos. Mas em um momento Patty foi descoberta e foi condenada a 5 anos de prisão.
Após a soltura da mãe Rose a acolhe em sua casa para viver com o seu filhinho Adam, mas Rose nunca esqueceu do que sofreu e Patty sabe disso.
Não sei se coloquei muita expectativa no final ou se as explicações de tudo que Rose fez foi muito fácil e conveniente, que fez com que eu não me senti muito surpresa com o final, mas a escrita da autora é bem fluida e isso ajudou a terminar livro e ter a sensação de que terminou bem.

Lorena 16/12/2020

Loucura, Loucura, Loucura !!
Já dizia Luciano Huck "Loucura, loucura, loucura". Que livro DIFERENTÃO !
Até agora não tinha lido um livro como esse.
Espera-se que a relação de mãe e filha seja no mínimo boa. Mas essa relação não existe nesse livro.
Rose Gold teve uma vida muito difícil nas mãos da mãe que por incrível que pareça a tratava muito bem e com todo o carinho do mundo. Mas tudo isso não passava de aparências, pois Patty envenenava a própria filha e a fazia se passar por doente.
Além disso, Rose sofria bullying no colégio, devido sua fragilidade e aparência, até que um belo dia Patty a retirou da escola. Rose não tinha amigos e após a prisão de sua mãe, viu-se completamente sozinha e abandonada. Tentou iniciar uma vida nova, criar laços, mas não conseguiu. De fato a sociedade a tratava com pena e queria longe.

"NINGUÉM QUER OUVIR A VERDADE DE UMA MENTIROSA".

Não há como gostar de Patty nem mesmo de Rose. Simples assim !

A história é super bem construída e eu
Amei a leitura. Se vc gosta de um bom suspense e thriller psicológico, esse é o livro.
Super recomendo.

Alessandra.Adams 24/07/2022

Realmente muito bom, muito bem escrito.
Os capítulos são dividos entre a mãe e a filha e entre presente e passado, respectivamento. O que torna a experiência de leitura muito fluida.

resenhasdajulia 12/03/2023

Até seus 18 anos de idade, Rose Gold Watts sempre acreditou que fosse uma pessoa muito doente, pois desde pequena usava sonda gástrica, cadeira de rodas, era alérgica a tudo e sempre ia parar no hospital.

Porém, ao fazer uma amizade virtual, Rose Gold começa a desconfiar de sua mãe, Patty. Afinal, nenhum médico nunca conseguiu descobrir que doença ela tem. Se é que tem alguma doença?

Mas será possível que Patty, uma mulher admirada pelas pessoas da cidade, seria capaz de forjar doenças e problemas na própria filha? Bom, aparentemente sim, pois, após Rose Gold testemunhar contra ela, ela foi condenada a cinco anos de prisão.

Agora, aos 23 anos, Rose Gold tem uma vida estável, está saudável, tem um bebê e um emprego. E, quando chega a hora de Patty ser solta, ela aceita que a mãe vá morar com ela.

Isso significa que Rose Gold realmente perdoou a mãe? Ou será que ela tem algum outro plano?

Eu realmente não imaginava que gostaria tanto desse livro! Amei a escrita da autora e a história me prendeu do início ao fim!

Ana Cristina 21/05/2022

Mais ou menos
Para quem gosta e quer entender a síndrome de Munchausen é interessante. Mas não funcionou para mim.
É uma relação de amor é ódio com a Rose Gold, achei a leitura um pouco arrastada no finalzinho a leitura começou a fluir melhor. O plot Twist não me surpreendeu já esperava por aquele final.
Ambas as personagens são extremamente problemática e perturbadas. Sentia pena da Rose a vida inteira ela só queria ser amada e receber um pedido de desculpa da mãe. Mas ela era manipuladora e as vezes ficava obessecada.

João 01/11/2020

AaaaAAAAAAaaaaaaaaaaaaaa!
Que livro!

Eu já conhecia a história de Gypsy Rose por conta da série The Act. Sempre que a gente consume conteúdos baseados em fatos reais, tudo se intensifica. E o mesmo aconteceu com O segredo de Rose Gold, que tem uma premissa semelhante à da vida de Gypsy, mas onde o final não é marcado pelo assassinado da mãe.

Afinal, é exatamente na saída de Patty Watts da prisão, após cumprir 5 anos por maus-tratos à filha, que a história começa. Stephanie Wrobel magnificamente desenvolveu essa história, intercalando os POVs de mãe e filha. É sério, a forma como ela dá voz aos pensamentos e às atitudes de Patty e Rose é algo de outro mundo, extremamente inteligente, muito perturbador e sempre conduzindo a interpretação do leitor.

Eu fiquei mais da metade tentando entender e resolver quem estava mentindo, quem estava sendo sincera e, ainda, qual seria a conclusão de tudo aquilo. Eu fiquei bobo. Mesmo sabendo 50% do que aconteceria no final, ainda assim fui pego de surpresa. Sem falar que mesmo a parte que achei previsível foi tão bem conduzida, que no fim eu nem me importei.

Se você gosta de histórias como "Objetos cortantes" e "A garota do trem", você vai amar "O Segredo de Rose Gold".
Simone de Cássia 03/11/2020minha estante
Oi, João! Te mandei um recadinho...

alana 08/02/2022

bom bom
li o livro por acaso, comecei a ler sem muito interesse mas o livro acabou me prendendo muito, o final foi perfeito. algumas coisas q aconteceram no livro foram um gatilho p mim mas eh pq eu sou fracakkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deca 25/04/2021

Fraco
O segredo de Rose Gold, lançado em 2020, é sobre a complicada relação entre Rose, uma jovem de 18 anos, e sua mãe, Patty Watts. Elas moram sozinhas e Patty dedicou os últimos anos à cuidar de Rose, que tem a saúde frágil. Isso até sua filha depor contra ela e a Sra. Watts ir para a prisão.

Tempos depois ela é solta e as duas voltam a morar juntas. Porém, Rose está mais velha, mais experiente e diferente? A questão principal é como será a convivência entre as duas, após tudo que passaram juntas e separadas.

Quem conhece a história (real) da jovem americana Gipsy Rose e da sua mãe Dee Dee Blanchard, perceberá logo que é a fonte de inspiração da autora Stephanie Wrobel.

Dei apenas duas estrelas porque achei a história previsível e sem personagens interessantes ou cativantes. Mas para quem se interessa por suspense e pela Síndrome de Münchausen por Procuração é uma opção de ficção. Por sinal, também podemos perceber a doença no filme Fuja, que estreou recentemente na Netflix, e conta com a interpretação da maravilhosa Sarah Paulson.

Gleiciane 27/09/2021

Me surpreendeu.
O história te segura ali e a cada capítulo, já vai querendo ir para o próximo.
O livro é narrado com capítulos intervalos entre a Rose Gold e a mãe e isso deixou o livro mais interessante pois cada uma contava em uma época diferente da história. Adorei!

Ana Terra 14/11/2020

Mé.
Sei lá. Eu gostei do livro na medida do possível, levando em consideração que muita coisa me incomodou na narrativa, achei muitos termos bem bizarros (vou fazer um destaques do meu Instagram disso porque eu ri bastante hahahaha - @literaqueen).
MAS o livro em si tem uma história boa! Como sempre eu acho que você tem que ler pra formar a sua opinião!

Gian 05/03/2023

AS MÃES NUNCA ESQUECEM. AS FILHAS NUNCA PERDOAM.
"Por dezoito anos, Rose Gold Watts acreditou estar seriamente doente. Era alérgica a tudo e vivia em hospitais. Chegou a pensar que precisasse mesmo da sonda gástrica, das cirurgias, da cadeira de rodas...Os vizinhos faziam o possível para ajudar, mas, não importava por quantos médicos a menina passasse, quantos exames ou cirurgias realizasse, ninguém sabia o que havia de errado com ela.
Acontece que a mãe dela, Patty Watts, é uma ótima mentirosa. E, após cinco anos na prisão, ela está finalmente livre. Tudo o que Patty quer é deixar as mágoas para trás, fazer as pazes com a filha - que testemunhou contra ela - e cuidar do neto. Assim, quando Rose Gold concorda que Patty vá morar com ela, parece que o relacionamento entre mãe e filha está, de fato, caminhando para a reconciliação.
Mas Rise Gold conhece a mãe. Patty sempre acerta suas contas. Só que, infelizmente para ela, Rose Gold não é mais sua filhinha querida...e estava apenas aguardando que a mãe voltasse para casa."

Um livro bom mas que poderia ser melhor! Achei que a história foi contada um pouco as pressas.