Sherlock E Os Aventureiros: O Caso Da Conspiração Biológica

Sherlock E Os Aventureiros: O Caso Da Conspiração Biológica A. Z. Cordenonsi

Resenhas - Sherlock E Os Aventureiros: O Caso Da Conspiração Biológica

Marcio Garcia 30/08/2021

Uma série que instiga a busca pelo conhecimento nos jovens
De longe o melhor do três livros da série lançada ate agora.

Nessa aventura, Sherlock, Irene e Nicola se juntam à Louis Pasteur, sua irmã e a uma agente aposentada do departamento de informações da rainha da Inglaterra para, novamente, impedirem os planos do Barão e Mr. Brown e salvarem o dia.

Um livro muito mais dinâmico e movimentado que os dois primeiros, com alguns planos improvisados outros muito estudados, mas todos executados com muita ação, lutas, corridas desenfreadas pelas ruas da cidade, nos seus subterrâneos e em barcos no Tâmisa.

Mas a aventura, ao que parece, não termina neste terceiro livro. Vamos aguardar o restante da série, que nos apresenta diversos personagens improváveis ao longo de suas páginas, instigando o interesse da juventude pelos assuntos paresentados:matemática, física, biologia...

Ótimo livrinho para passar o tempo entre duas leituras maiores.

Elis 08/09/2021

Ahhhh. Amei. Gostei mais ainda que as histórias do Sherlock já adulto. Li em apenas um dia, prendeu muito minha atenção.

Quennick 27/07/2021

Blog Eureka Mundo
Na terceira e ultima aventura, Sherlock e os aventureiros terão que desvendar o caso da conspiração biológica e colocar o fim nos conflitos oriundos dos planos da Companhia do Grande Oriente. Um atentado surge, a Scortland Yard assume o caso e é extremamente cobrados pela Rainha Vitória, buscas pelas respostas dos motivos do atentado são levantadas e apenas uma pessoa é capaz de desvendar toda a verdade. Na medida que somos apresentados a novos personagens, novos mistérios surgem e cada vez mais a história fica incrível! Como se não bastasse o atendado, sequestro, perigo, mentiras, chantagens são destilados para a alegria dos leitores. Tudo isso entre um mix de suspense e mistério em que é necessário desvendar as respostas. Um livro intenso que vale muito a pena conhecer! Será que Sherlock Holmes e os aventureiros conseguirão entrar para a história? Conseguirão desvendar mais esse mistério? Essas e outras pergunta vocês conseguem responder através dessa obra magnífica!!

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2021/07/sherlock-e-os-aventureiros-o-caso-da.html

Ester.Campista 12/04/2022

Bom o final, só achei um pouco mais cansativo que outros dois livros.. um bom encaixe de personagens e conhecimento?

Paulo 03/07/2022

A aventura continua a partir do final do volume anterior quando os meninos descobrem o envolvimento de uma figura conhecida como o Barão. Ele é responsável pelo roubo do camafeu do pai de Irene e por colocar a vida de Nikola em perigo. Nessa nova aventura, Sherlock busca pistas de quem poderia ser essa misteriosa figura e as anotações encontradas no volume anterior apontam para alguma ação do grupo em uma data específica. Sem maiores pistas, eles apenas tentam adivinhar o que pode ser até que um atentado a um dignitário francês os faz perceber a seriedade das intenções da Companhia. Durante a investigação sobre o atentado, vários indícios apontam para o envolvimento de um menino francês chamado Louis Pasteur com quem o grupo acaba tendo contato. Ajudando Louis, eles se deparam com uma ousada trama que vai colocar em risco a vida da Rainha da Inglaterra.

Essa é uma série leve e divertida em que a cada edição Cordenonsi tenta se superar apresentando alguma trama mais criativa do que a anterior. Essa é uma edição um pouco mais pesada em explicações do que volumes anteriores porque o autor se dedica a desenvolver melhor o seu protagonista. Então temos vários momentos com explicações detalhadas sobre como proceder em uma investigação, técnicas de observação entre outros. Isso pode incomodar alguns leitores, apesar de serem momentos importantes para o próprio protagonista se desenvolver como um investigador mais apurado. Quem acompanha a série e percebia as fragilidades de Sherlock em volumes anteriores sabia que isso seria inevitável. Só achei que o autor teve uma mão meio pesada nestes momentos e acabou atrapalhando em parte sua trama. A história é bem divididinha e todos os mistérios são abordados até o final da trama ao mesmo tempo em que introduz novos mistérios. Os ganchos deixados são suficientes para nos deixar curiosos para voltarmos à série.

O terceiro volume é bastante focado em Sherlock e no desenvolvimento de suas habilidades. Ele parecia estar ficando para trás em relação a Nikola e Irene. A maior característica de Sherlock é sua capacidade investigativa. Sem ela, o personagem perde bastante de sua identidade. Esse volume fez o personagem sair mais ainda de sua zona de conforto e questionar bastante suas certezas. Seja colocando-o em bairros onde ele nunca esteve e precisando se deparar com a decadência da sociedade londrina ou precisando lidar com algumas descobertas sobre sua própria família. Mesmo sua lógica férrea foi balançada diante do surgimento de tantas informações novas. Vemos um personagem precisando evoluir na marra ou encarando as consequências de colocar seus companheiros em risco. Ainda falta muito para o personagem ser o grande detetive que tanto amamos, mas ele certamente está alguns passos mais próximo disso.

A amizade e ligação entre os três companheiros também são colocadas em xeque. Eles vão precisar um do outro para superar as adversidades. Nikola é um inventor, útil para criar aparelhos fora da caixinha para lidar com obstáculos; Irene é uma ladra e uma boa lutadora; enquanto Sherlock fornece sua mente racional. Todos eles ainda são inexperientes e cometem erros com facilidade. Quando trabalham em sincronia, conseguem amenizar suas vulnerabilidades. Claro que eles são colocados frente a seus próprios dilemas, dilemas estes que os uniram em um primeiro momento e podem ser os responsáveis por sua própria separação. Disse que vimos Sherlock evoluir como personagem, mas ele não é o único. Faz parte da própria concepção da narrativa vermos os personagens amadurecendo. Existe ainda muito potencial a ser explorado. Os novos personagens que entraram neste volume apresentaram boas variáveis para a trama que foram exploradas pelo autor, como a situação das bombas ou das medicações. No fim, os coadjuvantes complementaram bem a história.

Este terceiro volume apresentou bons desenvolvimentos da trama geral enquanto colocou um mistério importante a ser resolvido. Foi necessário explorar ao máximo as habilidades dos personagens enquanto Sherlock precisou amadurecer e aprender a usar suas habilidades como um investigador mais atento.

site: www.ficcoeshumanas.com.br