Os Sete

Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

Giselle 29/12/2021

Gerando polêmica (@intrinseco1.blog)
Achei a premissa da história muito boa, no entanto algumas coisas me incomodam, como, por exemplo, o tempo narrativo. Por conta do tamanho de alguns capítulos, a narrativa ficou muito lenta prejudicando um pouco a minha experiência de leitura.
Tuninho 29/12/2021minha estante
Giselle esse livro que deu origem aquela HQ que fiz uma pequena resenha e você comentou. Eu ia dar uma chance lendo esse livro, mas já vi que é a mesma porcaria. ??

Francisco569 06/08/2021

Releitura
Das histórias sobrenaturais de autores brasileiros, o André Vianco foi a que mais li desde a adolescência. Decidi reler essa, pois queria saber se teria as mesmas reações e interesse de antes. Confesso que não me empolguei tanto como na primeira vez, mas continuo gostando das histórias de André Vianco. Ainda recomendo.

Joana 11/10/2021

Aterrorizante!
“Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam.”
É descoberta no literal brasileiro uma caravela naufragada, e dentro dela uma imensa caixa de prata com o escrito anterior gravado na tampa. Você ousaria?
É claro que os personagens do livro ousaram, ou não teríamos uma história. A caixa, desovada nas nossas águas pelos portugueses quinhentos anos atrás, contém os corpos de sete terríveis vampiros: Inverno, Acordador, Tempestade, Lobo, Espelho, Gentil e, o mais terrível entre eles, Sétimo. Com o despertar acidental do primeiro vampiro, Inverno, pode ser tarde demais para evitar consequências trágicas...
Uma leitura muito envolvente. Em sua primeira publicação, André Vianco já se mostrava um autor de potência descrevendo cenas vivas, atmosféricas e aterrorizantes.
Eu realmente não posso diminuir o prazer que foi ler esse livro, devorando as páginas em uma só tarde na ânsia de conhecer o final. Peguei-me apaixonada pelos vampiros Inverno e Acordador, que eram em partes iguais monstros assustadores e trapalhões carismáticos - como o autor foi capaz de fazer esse balanço, fica o mistério. Passei metade do livro gargalhando com as burrices dos portugas e a outra metade com a mão na consciência diante das maldades cometidas. A verdade é que eu teria lido sobre as desventuras de Guilherme e Manuel por quantos capítulos André Vianco quisesse escrevê-los.
Por isso, adoraria ter passado mais tempo com os outros personagens que não conheci tão bem. Falo especialmente certos vampiros que tiveram seu despertar mais tardio.
Tudo sobre a mitologia vampírica nesse livro é interessante e divertido, ler essas criaturas antigas e fantásticas lidando com um Brasil moderno e interagindo com terceiros foi genuinamente interessante e bem feito - considero o maior forte desse livro.
É claro que nem tudo são rosas. Achei o desfecho um tanto insatisfatório, no sentido de que foi bem apressado, como se o autor estivesse correndo para acabar. O ritmo da história, que estava indo muito a meu gosto no início, acabou sofrendo muito. Em alguns momentos a narrativa sofreu truncamentos. Eu também senti uma fraqueza na caracterização da protagonista feminina, mas é algo que pretendo elaborar na minha resenha de Sétimo que li logo em seguida. Felizmente esse é um ponto que eu acredito que André Vianco evoluiu em muito em futuros livros.
Enfim. Nem tenho muito ânimo pra listar defeitos. O livro é perfeito? Lógico que não, longe disso até... só que eu me diverti TANTO lendo que seria muito hipocrisia dar menos do que cinco estrelas. Gosto é extremamente pessoal e eu simplesmente amei! Pronto. Acabou.

Fred 25/02/2023

Mediano
O livro se inicia com uma boa dose de mistério e atmosfera de suspense, gostei bastante de como tudo se iniciou e como tudo se desenvolveu até o livro virar uma farofa bem sem sal.

A história após os vampiros voltarem a vida se resume a perseguição gato e rato e o clichê já muito chato de vou matar todos para salvar a humanidade. O exército se comporta de maneira previsível, usando meios nada interessantes além de armas de destruição, ou seja, vampiro bom é vampiro morto, mesmo que leve junto com eles, inocentes.

Os protagonistas são interessantes até certo ponto depois cai na mesmice de sempre, correr pelas suas vidas e se aliar ao inimigo do meu inimigo.

A ambientação é de baixa fantasia, se passa no estado de São Paulo e muitos do que é falado sobre os lugares são familiares aos que conhecem o estado.

No frigir dos ovos, o livro é mediano, não espere nada brilhante, nada diferente ou surpreendente. Uma boa história introdutória para quem gosta do tema vampiros. Para aqueles que gostariam de livros parecidos com os de Anne Rice, não leiam.

Gabriel.Paschoareli 26/06/2021

Achei bem fraco
Acontecimentos lentos que só foram engatar nos dois últimos capítulos, talvez sétimo seja um pouco melhor