Depois de nós

Depois de nós Dayane Borges

Resenhas - Depois de nós

Pacheco 08/11/2020

A primeira coisa que você precisa ter em mente antes de ler esse romance é de que aqui temos uma história de amor, sim, mas não do convencional que estamos acostumados a ver. Acho que estamos tão acostumamos a ver em todas as mídias, nem que seja como um complemento, o amor de casais que, eu, particularmente, estranho quando vejo ou leio algo onde não é esse o tipo de amor que é pego como principal.

Aqui, em "Depois de Nós", não vemos um amor de casal acontecendo, mas sentimos junto com a personagem como aconteceu, em cada carta que é intercalada com a história, além dos próprios relatos dela durante a narrativa. Mas o que para mim é o melhor de tudo, é como ao longo da história vemos suas inseguranças passadas, presentes e seu avanço com se amar e confiar em si mesma, em seu potencial e merecimento.

Quando conclui a leitura essa madrugada, enviei uma mensagem ao meu namorado dizendo que estava sem reação e era assim que eu estava. Tão acostumada a focar em casais e seu final feliz, fui pega desprevenida com o que encontrei ‒ algo muito melhor.

Definitivamente, recomendo essa história! E ah, ela está grátis pelo Kindle Unlimited para quem se interessar, leiam!

Duda Mel @epifania_literaria 12/11/2020

Cumpriu com as expectativas, apesar dos pesares
"Eu te amo muito, J.
Mas não posso deixar o meu medo de ser sozinha me impedir de viver livre."

Resenha:

Sabe aqueles livros lidos pela capa? Pois é!
Raramente encontro personagens negras estampando livros e isso me animou. A sinopse também contribuiu para que eu o lesse.
Na adolescência, Ana sofreu sua primeira desilusão amorosa, quando seu namorado, João, terminou o relacionamento e se mudou para outro estado.
Para lidar com a dor, começou a escrever. Incentivada, postou seus textos na internet e, três anos depois, conta com cinquenta mil seguidores.
Estes que acabaram trazendo a chance de Ana realizar um sonho: ser uma escritora publicada.
Todavia, a obra precisa ser justamente sobre esse término que encantou tanta gente.
Para escrevê-la, mesmo depois de, supostamente, tê-lo superado, Ana reencontrará João.

"Era tão estranho não estar mais apaixonado por uma pessoa.
Se perguntou tantas vezes como o amor acabava e agora sabia. O amor acaba quando ele se transforma em outra coisa.
E o amor pelo João se transformou em um carinho que, provavelmente, a acompanharia pela vida inteira, mas não era suficiente para desejar estar ao lado dele.
Era libertador."

Na Amazon, consta que o livro possui 71 páginas e achei um bom tamanho para o desenvolvimento do enredo, mostrar o amadurecimento dos personagens, especialmente de Ana.
As inseguranças, o preconceito, a amizade, o relacionamento imperfeito e a confusão de atração e carência com amor são trabalhadas pela autora, além da descoberta do amor próprio. Gostei disso.
Como diz em "As vantagens de ser invisível": Aceitamos o amor que acreditamos merecer.
A base do relacionamento, por parte dela, era dependência emocional. Eram imaturos e não era algo que se revelava promissor. Ana era uma das poucas garotas negras da escola, que foi coagida a alisar o cabelo, pois o modelo crespo não combinava com o padrão. Sentia-se feia e apaixonou pelo que idealizou de um amigo.
Acredito que o maior problema da trama esteja na escrita. A obra necessita de revisão. Há diversos erros de digitação, ortografia e gramática, destacando os casos de vírgulas inexistente. É algo que acontece repetidas vezes e não dá para ignorar.
Outro fator que me incomodou foram episódios de falta de coesão. Na sinopse, diz que Ana começou publicar aos dezessete. No livro, aos dezoito. Ora diz que ela tem vinte e um, ora diz que tem vinte e dois. Ora tem cinquenta mil seguidores, ora cem mil. Essa confusão é um tanto desanimadora.
Apesar disso, quanto a enredo, a estória cumpriu com minhas expectativas.

perdiapagina 16/10/2020

Favoritinhos de 2020
Terminar um relacionamento é algo que se você ainda não passou em algum momento vai, mas imagine que isso te doa tanto que a forma que você encontrou pra deixar isso sair foi escrevendo textos? E se você resolvesse postá-los numa rede social e 100 mil pessoas passassem a te seguir? E se por conta desses textos, você conseguisse realizar o seu maior sonho de escrever um livro e tê-lo publicado por uma das editoras brasileiras mais famosas? Mas e se isso fizesse você revisitar memórias e sentimentos aos quais você por muito tempo tentou esquecer? É o que descobrimos junto de Ana Luiza em “Depois de nós” de @fala.day

Ler esse conto fez com que eu revisitasse em minha memória relacionamentos passados com situações que na época encarei de um jeito e que hoje eu teria encarado de uma forma diferente. Nós amadurecemos e vemos novas nuances que não percebemos quando somos mais novos, coisas essas que acabam por ficar entaladas na nossa garganta por não conseguirmos dar o desfecho ideal. Então, foi ótimo poder realizar isso através da Ana Luíza. É uma história bem pessoal, os capítulos são divididos entre os textos da Ana (que são lindos e super profundos) com o que ela está vivendo, fala bastante sobre as coisas que nós (principalmente pessoas negras) aceitamos passar por nos ter sido negado carinho por tanto tempo e quando temos um vislumbre de afeto nos agarramos com todas as nossas forças aquilo, das situações de não estar mais namorando e precisar encarar a ausência daquela pessoa que foi tão importante pra nós, sobre amizade e amor próprio (TEMOS PERSONAGENS FALANDO O TÍTULO DO LIVRO !!!!!!)

Indo para o ponto negativo: tem muitos erros de revisão, não é nada que chegue a estragar a experiência da leitura mas como há muitos fica muito difícil não ver.

É um ótimo conto e que se tornou um dos meus favoritinhos. Só dou nota 4 por conta dos erros mas num geral, foi uma ótima experiência de leitura que me tocou muito, Day, você escreve muito bem. Os textos escritos pela Ana Luiza sobre o João são as coisas mais lindas que já pude ler foi muito bom podermos ver esse amadurecimento por parte dela e tudo ficou bem fechadinho e sem faltar nada mesmo com tão poucas páginas. Eu amei demais. Comprem e não deixem de avaliar ao final da leitura na rede social de sua preferência. ISSO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA OS AUTORES!!!

Depois de nós
Editora: Independente
Autora: Dayane Borges
Páginas: 68
Link para compra: https://amzn.to/3nXfpS0

site: https://www.instagram.com/perdiapagina/

Milena 12/11/2020

Gostei muito da proposta e do fio condutor da história, que, apesar de ser um romance, era, na verdade, sobre o fim de um relacionamento. O fim de verdade. Sobre como mesmo depois que a relação acaba, por vezes é preciso correr atrás de um ponto final.

Há, sim, erros de revisão, como probleminhas em uma ou outra frase, ou informações desencontradas, mas a história em si não foi prejudicada de forma alguma.

Acho que o que mais me agradou foi como a escrita da autora passa muito bem os sentimentos da personagem. Como foi bom lembrar, através de seus olhos um pouco mais maduros pela passagem do tempo, da época de adolescência e de como a dependência emocional pode nos levar a permanecer em relações nas quais não cabemos. Tudo que a protagonista sentia era real, sua relação com sua amiga era muito verossímil, e esses com certeza são os pontos fortes da história.

vaneperola 24/12/2020

Como um espelho pra mim mesma
Primeiro contato com a escrita da Day e parece que já a conhecia de antes. A história que se passa, eu mesma a vivi. Assim como a protagonista, eu me tornei ?conhecida? através da minha escrita quando sofri um termino e fui pôr no papel as palavras que sangravam em meu peito. A partir dali fui convidada para ser colunista em vários blogs famosos. Foi quando me rasguei, que encontrei refúgio em mim mesma e pude começar de novo. Pude entender que há vida depois de um término. Eu amei a história porque me familiarizei demais. Só não tive um João me escrevendo de volta e nem pedindo desculpas hihihihihi mas eu consegui o meu final feliz.
Amei e recomendo demais a leitura principalmente para quem já passou ou está passando por isso nesse momento

marcelabrazao 16/11/2020

Ameiii
A primeira coisa que me chamou a atenção neste livro foi a capa incrível e a sinopse. A questão é que a autora entrega muito mais do que a ideia central do livro. Em poucas páginas, vamos aprender muito com a protagonista e seus sentimentos. Esta  leitura é um presente.

As palavras de Dayane falaram diretamente comigo como uma mulher de 36 anos e também com a minha adolescente fora dos padrões. Cada palavra reverberou em mim e acredito que acontecerá o mesmo com a maioria dos leitores que lerem essa obra. Quem nunca foi abandonado? Quantas mulheres não viram em seu parceiro o sinônimo de sua felicidade? Quando você termina esse livro, está cheio de reflexões, coração quentinho e sensação que o amadurecimento traz uma sabedoria mágica sobre nós mesmos.

Ana Luiza namorou João aos 17 anos. O rapaz sempre teve críticas às atitudes da moça, questiona seu cabelo e gostos e o relacionamento dos dois era simplesmente baseado em agradar a figura masculina. A história mostra a questão do racismo quando Ana é uma garota negra e João se incomoda com seu cabelo, evita apresentá-la para família.  O namoro termina quando o rapaz vai embora do estado viver com a mãe. Ana precisou lidar com os sentimentos de perda e começou em pouco tempo publicar seus textos no instagram. Sem ela perceber, aos 22 anos, sua página chega aos 100 mil seguidores, com uma proposta para publicar um livro sobre este relacionamento. No entanto, incentivada pela editora e pela amiga Samantha, Ana vai atrás de João em busca do ponto final dessa história.

O que Ana vai percebendo (e a gente junto com ela) cinco anos depois do término é que sua relação com João estava ligada a falta de amor próprio e a uma adolescência que ela se enxergava como a diferente de todos, meio patinho feio. O namorado era a sua figura salvadora, era o melhor e único amor que ela achava que poderia ter e assim, o responsável pela sua felicidade. Durante o livro, vamos vendo o abrir dos olhos de Ana Luíza e o quanto ela agora percebe que amar a si mesma não só basta, mas é incrível e poderoso.

Lelê 09/02/2021

Delicado.
A obra trás uma visão diferente do que você costuma ver sobre clichês e reencontros, faz uma crítica bem forte e necessária a relacionamentos abusivos, principalmente com vítimas pretas, nos faz refletir sobre a solidão da mulher negra e como só o seu amor próprio vai te salvar. Amei! Gostaria muito de ler uma continuação pra saber o que aconteceu com a protagonista!

Leonarda.Britto 29/06/2021

Eu amei
Eu amei o jeito com que a autora desenvolveu os personagens, e a maneira como o livro foi montado, ele tem textos da personagem entre os capítulos e eu adorei isso, fez eu me sentir mais próxima da personagem, super recomendo!!!!!

JesuisCami 07/03/2021

Conto que vai te deixar leve
Sabe aquela história que mostra personagens com problemas reais que te fazem próximos? (Infelizmente a questão racial é algo real e que só pude ler indignada), mas a questão da adolescência e o amor, desilusão, é facilmente visível para todos que já tiveram essa fase.

Ana aprendeu com o pé na bunda a olhar pra si mais gentilmente, com confiança e força. Sério, prota maravilhosa!
Sobre o João a vontade de bater nessas criaturas (ele e os amigos) que tem esse tipo de pensamento, é grande, infelizmente o preconceito existe e ainda existem Ana's por aí achando que deve engolir esse tipo de amor para provar alguma coisa, não tem amig@, corre porque é furada. Na pior das hipóteses vai estar lançando um livro e ter muitos seguidores no insta? Sem aquele boy problemático. (Brincadeira pra quem leu a história)

História leve, escrita tranquila e que emociona, te faz refletir sobre assuntos que envolvem pessoas que podem ser seus amigos/familiares ou até você. Enfim, obrigada autora por ter publicado o livro, é meu xodó agora! Leiam. ??

Gabriela Araujo 12/03/2021

Quanta sensibilidade...
Day, que gosto foi te ler.

Acho que qualquer pessoa que terminou um relacionamento com alguém que amava conseguiu se enxergar em suas personagens.

Lembrei de relacionamentos enquanto era mais nova, e ler suas palavras me fez compreender melhor palavras que foram ditas e ouvidas por mim lá atrás.

Obrigada por isso.

Juliana1184 28/02/2022

Alguém arrasta a cara do João no asfalto! HAHAHAH
Aqui jaz a história da Ana Luíza, uma garota preta que passou a escrever e publicar textos na internet depois do fim do relacionamento com João (o bocó).
Como a página dela alcança mais de cem mil seguidores, Ana recebe uma proposta de uma editora para publicar um livro envolvendo a história do casal.
O sentimento de insegurança surge, a editora e a amiga de Ana sugerem que ela reencontre João, porque todo mundo quer saber o fim do enredo, afinal, na época ela não teve como colocar os pingos nos is; o bonito continuou agindo como o centro do universo, pegou as malas e foi embora.
Claro que a primeira coisa que surgiu na minha mente foi "isso vai dar em merda". Bora lá, tu querer se reencontrar com o ex que só te colocou pra trás? Que não estava nem aí pra tu na maior parte do tempo? Que nunca te apresentou pra família (sinta o cheiro de não querer mostrar a namorada preta aqui)? Mona, não tem quem me faça querer me reencontrar com um otário desse.
Pois então, por causa do sonho de ser escritora e publicar o livro, ela vai atrás do João. E as descobertas desse reencontro deu uma cena e tanto...
No começo eu fiquei muito apreensiva com o que seria da personagem, senti as pancadas e doeu, mas depois até que não foi ruim. Vivemos de erros, acertos, de dor e felicidade, e é assim a vida, porque é normal.
Só não vamos esquecer que não é normal fazer o outro de chacota enquanto você se blinda de aparências, preconceito e burrice. 🤗
A solidão da mulher preta e amor próprio são as pautas principais da história. 💗

site: https://www.instagram.com/p/CahSgs6LlPn/

Laura.Oliveira 17/12/2023

Necessário
É uma novela rápida, que retrata uma protagonista negra, que é escritora e está prestes a publicar o seu primeiro livro. Contudo, como ela se baseou no próprio relacionamento e término para desenvolver a história, decide se encontrar com o ex-namorado para fechar a história entre eles para valer e comunicá-lo sobre o livro.
A história da novela é muito boa e, em uma instância que vai além do que retrata, bastante necessária. Todavia, acho que a revisão dele falhou. Há muitos erros em uma história tão curta, onde a idade da protagonista muda de uma hora para outra ou o número de seguidores dela na página de seus textos. Mas o que me incomodou mais dentre tudo foi a confusão de tempos verbais. Uma hora a história era narrada no presente e, de repente, no mesmo diálogo, os verbos estavam no pretérito perfeito. Isso aconteceu tantas vezes que realmente fiquei surpresa de o livro ter sido revisado em algum momento, porque não pareceu.
No fim das contas, eu gostei da história, mas sinto que teria gostado mais e aproveitado mais se não fosse por esses detalhes referentes à língua portuguesa mesmo. Embora, geralmente, eu tente relevar erros de ortografia ou coesão, ficou impossível quando foram tantos em uma história curta. Ainda acho que vale a pena a leitura, mas uma revisão a mais a deixaria mais proveitosa.