A tirania do mérito

A tirania do mérito Michael Sandel

Resenhas - A tirania do mérito

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Paulo Silas 19/02/2024

"A Tirania do Mérito" é mais um bom livro de Michael Sandel, onde o autor segue com o seu estilo típico de escrita que cativa o leitor, voltando a atenção dessa vez para a questão da meritocracia. O que é a meritocracia? Quando foi que esse paradigma surgiu? Uma sociedade que pauta o sucesso de seus cidadãos a partir do mérito é defensável? De que modo esse sucesso é compreendido? Há diferentes formas para se entender o conceito da meritocracia? O ideal meritocrático corresponde aos seus efeitos práticos? Essas e tantas outras perguntas são enfrentadas pelo autor ao longo da obra.

Dividido em sete capítulos e com quase 350 páginas, o livro aborda a questão da meritocracia com uma roupagem filosófica significativa, sem deixar de ilustrar as tratativas com diversos exemplos práticos - não apenas hipotéticos, mas também e principalmente concretos, extraídos de situações sociais recentes que são esmiuçadas e explanadas. Assim, além de estabelecer todo um constructo acadêmico para se pensar e repensar o ideal meritocrático, tem-se no livro diversas situações do cotidiano, amparadas em fatos, que auxiliam na reflexão crítica proposta.

Michael Sandel discorre sobre o tema com um enfoque sobre a sociedade estadunidense, pontuando ainda também em menor grau - mais ainda com ênfase - sobre a sociedade britânica, o que faz com que os exemplos trazidos na obra sejam mais contextualizados regionalmente. Por mais assim seja - e faz sentido ao considerar de onde escreve o autor -, o panorama apresentado sobre o funcionamento de uma sociedade pretensamente meritocrática é mais do que suficiente para fazer com o que leitor reveja a sua visão sobre o tema (ou no mínimo considere outros vieses, perspectivas e problemas), incutindo em uma consequente reflexão crítica qualquer seja o posicionamento daquele que lê.

Camila 22/12/2023

A Tirania do Mérito
Michael Sandel, traz nesta nova obra um olhar revelador sobre o culto contemporâneo ao mérito e suas consequências na sociedade. Sandel questiona a ideia de que o sucesso individual é totalmente merecido, explorando como esse sistema muitas vezes ignora as desigualdades estruturais. Com clareza e profundidade, o autor nos desafia a repensar nossos conceitos de sucesso e a repensar o papel do mérito na construção de um mundo mais justo. Uma leitura crucial para todos que buscam entender e repensar as bases do mérito na nossa sociedade. Eu gostei mais de Justiça, para ser sincera.

#leitura para o doutorado

Dani Gundes 20/10/2023

Basta se esforçar, que você consegue chegar lá?
O autor simplesmente desconstrói o mito da meritocracia e explica como o discurso político em torno dela ajudou a intensificar a desigualdade social. Também elucidou como este cenário impulsionou a globalização e a tecnocracia e como isso contribuiu com o ressentimento das pessoas deixadas de fora do processo de ascenção social e, consequentemente, como isso também contribuiu para o ressurgimento de governos populistas de extrema direita.

Fernanda.Lopes 01/09/2023

O final é melhor que o começo
A tese do Sandel nesse livro é boa. Porém, os primeiros capítulos se perdem em análises e dados da política e da cultura dos Estados Unidos, o que desanima um pouco o leitor que não tenha um interesse tão profundo nesses assuntos.

Chega a ser repetitivo em alguns trechos.

Nos dois últimos capítulos, ele retoma a discussão inicial e traz algumas propostas de reflexão a partir dos temas de educação e trabalho. Como em todas as obras do Sandel, o comunitarismo dele fica evidente.

O saldo é de um bom livro, mas que merecia uma edição mais voltada ao público internacional.

Isabella 12/08/2023

Mérito?
PLANEJO SIM uma releitura desse livro, pois li por minha professora me emprestar, acabei realizando na pressa e com pouca atenção aos detalhes.

Sei que esse livro só aumentou meu ódio por qualquer discurso de meritocracia. Lembro também sobre as abordagens das faculdades e como eram irregulares a entrada com a fala de que só precisa de esforço para conseguir.

Um filme bom, para quem tá lendo, que retrata tanto sobre o racismo e a meritocracia é "Mãos Talentosas". DETALHE: NÃO É RECOMENDADO COMO REALISTA, é a mais pura ideia de discurso meritocrático FALSO, ignorando COMPLETAMENTE o racismo estrutural e os problemas de mérito que temos no Brasil e mundo.

ME LEMBREM DE RELER!!!

Andre 23/07/2023

Revolta
Um livro denso, com conceitos profundos e reflexivos sobre o conceito de mérito, mostrando que a tão defendida meritocracia é uma falácia, que foi deturpada ao longo da história para atender a outros objetivos.

Tenho críticas a algumas colocações do autor. Ele faz a crítica ao modelo meritocrático, obviamente, com sua análise centrada nos EUA e na Europa, em especial na Inglaterra. No entanto, olhando pelo viés do sul global, em especial da América Latina e, mais ainda, do Brasil, a aplicação, justificativas e consequências da meritocracia seguem um modelo um pouco diferente.

Mas as reflexões advindas da leitura do livro são surpreendentes! Vale a leitura!

Eleonardo 23/06/2023

Meritocracia e o bem comum
Leitura interessante pra quem quer entender um pouco mais desse termo.
A meritocracia vende a ideia de que alcançamos sucesso por talento e empenho mas simplesmente ignora o fato que não estamos sozinhos e não somos autossuficientes. Estar numa sociedade que recompensa talentos é sorte e não obrigação.

Enaia 16/06/2023

Leitura potente
Esse livro, primeiro que leio de Sandel, é um livro potente. Traz dados importantes sobre a condição social dos EUA (e do Reino Unido, em menor medida) e algumas referências históricas.

Um detalhe de que gostei bastante a gente encontra aqui. Eu já estou acostumado a, quando lendo obras sobre a contemporaneidade, só encontrar críticas e nada mais. Embora a crítica seja muitíssimo importante, você fica pensando quando é que alguém vai sugerir alguma solução. Isso acontece neste livro. A única coisa é que o autor crê que essas saídas são efetivamente possíveis no capitalismo.

Um ponto negativo do livro é que o começo pode ser chato. O autor fica pelo menos umas 100 páginas num mesmo modus operandi: trazer falas de ex presidentes para mostrar como a meritocracia foi se instalando no discurso público. Essa é uma abordagem importante, mas o autor extrapolou. Poderia ter trazido mais referencias à cultura pop. O livro é, mesmo, um pouco repetitivo em várias afirmações e ideias.

Não obstante, ainda há bastante conteúdo importante neste livro e reflexões muito válidas (e pra mim, inéditas) sobre a meritocracia. Vale a pena a leitura.

Thiago 15/06/2023

Revendo conceitos
Devo dizer que nunca sequer me passou pela cabeça questionar o valor da meritocracia. Para mim, sempre foi algo tido como certo. O problema seria como fazer isso acontecer, trazer para a prática. Uma sociedade baseada no mérito seria tão próxima de um sociedade justa quanto se poderia almejar. Mas eis que toda essa convicção caiu por terra ao ler esse livro.

Alguém poderia dizer: gafanhoto, você é muito fácil de se influenciar; muda de opinião baseado em apenas um livro? Ao que eu responderia: de fato, minha ignorância é vasta e muitíssimas de minhas 'opiniões' não passam de um reflexo do senso comum. Meu juízo sobre tudo aquilo que ainda não refleti a respeito (quase tudo!) mal se qualifica como opinião; é antes um condicionamento instintivo, ao qual jamais irei me apegar.

Enfim, o livro me tirou da zona de conforto e trouxe à baila vários questionamentos profundos, sobre os quais terei muito o que refletir. Mas uma coisa é certa: vou ler outros livros desse autor.

Wesley - @quemleganhamais 21/05/2023

Repensar em sociedade
Muito se fala em alcançar os objetivos com a suas próprias forças, talentos e dedicação. Isso é importante, porém quando é base do pensamento da sociedade, os meios utilizados para chegar ao objetivo podem ser escusos, além do mais, instigando uma separação cada vez maior entre "vencedores" e "perdedores".

Nesta obra temos um histórico da meritocracia, desde a sua origem no pensamento religioso e a sua absorção no mundo secular.

O autor mostra as malefícios causados por essa tirania, os impactos nos discursos de lideranças políticas, até na seleção de universitários nas principais universidades dos EUA. Além disso ele apresenta algumas sugestões para pensar sobre como organizar a sociedade de maneira mais justa.

Uma leitura fluída, organizada, embasada e que contribui com a construção do pensamento social. Vale a pena a leitura e reflexão.

Ednilson1 21/04/2023

O discurso do mérito propõem que se você trabalhar duro, independente da sua posição social, será capaz de alcançar seus objetivos. No entanto, nem sempre todos têm as mesmas oportunidades, os mesmos recursos para tal. Quem chegou no topo da pirâmide, deve reconhecer que não o fez sozinho, recebeu ajuda de alguém.
Em linhas gerais, essas são algumas ideias do texto sobre a tirania do mérito. Na abordagem, o autor se debruça sobre a realidade norte americana, com foco no meio politico, e o acesso às universidsdes. Porém, muitas reflexões são possíveis a partir das ideias do autor.

Dani 18/04/2023

A tirania do mérito nos faz repensar no verdadeiro sentido do nosso senso de comunidade, bem comum e respeito mútuo.

Thais 04/04/2023

Esse livro é muito bom.
ele relata inúmeras fraudes no sistema de ensino americano, que é pautado na famosa ilusão da meritocracia
o autor decorre ao longo do livro como os americanos mais ricos adoram encher a boca pra falar que chega la em cima quem quer, basta se esforçar, mas que possuem ferramentas sujas para chegar neste caminho
é uma leitura bem reflexiva que me tirou a seguinte e obvia conclusao
a meritocracia é a escória da humanidade mesmo

Felipe 13/03/2023

A proposta é boa
A proposta desse livro é muito boa e revela situações fáticas sobre a meritocracia muito importantes.

É um livro que se torna muito repetitivo. Se você ler até a página 100 já está ótimo, todo o resto é mera repetição com palavras diferentes.

Mas vale a pena a leitura, nem que seja das páginas inicias pois o tema abordado e a forma como é abordado é muito interessante, nos trás boas reflexões sobre meritocracia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6