Fundação Isaac Asimov

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

GustavoHPBR 06/04/2024

Ok, demorei muito para terminar esse livro, é o meu primeiro contato com o autor, ele cita bastante nome e admito que me deu um certa confusão para entender tudo, tirando isso, gostei muito da história e irei continuar lendo mais da saga e mais do Asimov também, recomendo com ressalvas, se você procurar ação no campo de batalha, talvez não seja o livro para você, visto que foca mais no jogo político, quem dar as ordens.

MaatSantos 04/04/2024

O declínio do império galático
Ainda há muito caminho pela frente nessa saga, pois esse é o primeiro de mais de 10 livros, porém posso dizer com toda certeza que vou achar magnífico todos eles assim como achei este.
Em um futuro bem distante, a humanidade conquistou a galáxia, a raça humana se divide em planetas e por assim dizer ficam divididas as nações. Os planetas respondem ao império galático, porém um cientista através de um novo estudo chamado a psico-ciência, consegue prever que haverá um declínio e uma era de caos se aproximando.
O início logo de cara me chamou muito a atenção, mesmo eu não gostando muito da temática futurista e galática, na fundação eu gostei bastante. Personagens muito interessantes, gostei das tramas, achei que seria mais voltado para guerras galácticas, mas me deparei com discussões políticas, planos de guerra, tanto para evitar, quanto para travá-las.
A fundação não se prende apenas a um comandante ou um personagem, acompanhamos o passar dos anos e séculos, e como aqueles que estão presidindo vão mudando suas táticas, conversando e conflitando até mesmo entre si, no entanto sempre com o mesmo objetivo que a fundação tem.
Enfim, estou ansioso para ler os próximos e recomendo fortemente para qualquer leitor!

Rafxelll 13/03/2024

Fundação
O livro conta a história da Fundação através das crises que ela enfrenta durante sua história. Tem várias tretas políticas muito bem feitas e uns plot Twists que realmente me deixaram boquiaberto, principalmente no arco do Salvor Hardin.

Fábio Morcego 01/03/2024

Obrigatório para fãns de ficção.
O começo da fundação, leitura sensacional para quem gosta de ficção científica, aqui temos não só ficção mas política, religião, um plot Twist a cada crise e a origem da fundação. Sensacional.

Anny Targino 19/02/2024

Leitura bem política
Primeiro livro que eu leio do autor, comprei o box da trilogia e este é o primeiro.

Bem, a leitura me remeteu demais a star wars, o que não é ruim! Achei uma escrita sensacional com um enredo bem amarrado, apesar de ter uns saltos temporários e mudanças ?repentinas? de personagens principais. Senti falta da presença feminina.

Um livro extremamente político e inteligente, que aborda nuances sobre religião e sua maneira de controlar massas. Estou na expectativa pelos próximos!

mdbandeira 11/02/2024

Isaac é o Mestre
Certamente é um livro de início de trilogia que dá todo o pano de fundo para algo maior que ainda está por vir. Não vejo a hora de continuar a saga e ver como será o destino da Fundação.

Anne 04/02/2024

Pela borda da galáxia!
Fundação é uma história inteligente e instigante, que alfineta certos comportamentos sociais.

Acompanhando os dois livros que antecedem a saga original, e indo ainda mais a fundo, Fundação é recheado de tramas políticas e psicologia das massas. É delicioso acompanhar o momento em que uma figura "contra-senso" mal compreendida e subestimada se mostra de visão agulçada e coloca a bancada dos "homens de poder" no bolso. Confesso que em vários momentos, se não todos, meu raciocínio fazia o mesmo trajeto que os relés mortais e me via desafiada e instigada pela visão fora da caixinha dos tais subestimados. Saboreei com prazer esses momentos e me deixei levar pela trama cheia de novidades que as páginas me foram apresentando.

Diferente, porém, dos outros dois livros, nesse, não temos muito tempo para nos conectarmos com um personagem. Logo somos levados a saltar no tempo e nos é apresentado um novo contexto recheado de novos desafios. Isso tornou a leitura mais difícil de acompanhar, por que sempre me esquecia detalhes importantes como nome de planetas (que tem vários) e personagens, e por isso voltei a leitura duas ou três vezes para me reencontrar. Isso talvez se deva a sede com que fui na leitura.

A falha da trama é a total perda de personagens femininos. É um mundo inteiramente masculino onde as mulheres só são comentadas de modo muito irrelevante como símbolo sexual de alguma forma, ou donas de casa. Salvo essa falha grave, a história é deliciosa.

No fim, achei uma leitura digna da fama até aqui, mal posso esperar para concluir a saga de Fundação e entrar na leitura dos robôs, predecessores de todo contexto do Império Galáctico.
Portilho 04/02/2024minha estante
Quero muito ler...sua resenha aguçou ainda mais meu interesse.

Elton.Oliveira 05/02/2024minha estante
Bela resenha Anne ! Sinto vontade de um dia encarar essa série.... Gosto dos temas abordados...

Anne 05/02/2024minha estante
Obrigada! Recomendo muito. Pra quem curte ficção científica então, é leitura obrigatória (:

Fabio 10/02/2024minha estante
Adorei a resenha, Anne!
Parabéns!!!

Anne 26/02/2024minha estante
Obrigada, Fábio!

JSGuedes 26/11/2023

Valeu muito a leitura
Expectativa alta, e mesmo assim foi completamente atingida. Narrativa fluida, inteligente, envolvente e mais um monte de coisa boa.

Chelsea.Archer 09/09/2023

Incrível
Oi minha gente!
Hoje concluí a leitura de Fundação do Isaac Asimov.

Nem preciso comentar sobre a qualidade da escrita né? Impecável como sempre!

O livro se passa em alguns momentos distintos, focando na política galáctica e na defesa da Fundação de Hari Seldon.
A minha percepção é que: se eu não tivesse lido os outros livros da Saga antes, eu não teria entendido muito a história.

Porém isso não desmerece em nada a história, tendo toda a relevância que tem dentro da obra do Bom Doutor.

Agora é seguir para Fundação e Império, e pirar um pouco mais com as aventuras.

Rodrigues Meyer 07/09/2023

A Fundação de Isaac Asimovi
A Fundação de Isaac Asimov

A Fundação é um grande livro, sem sombras de dúvidas, e no seu interior vai tratar a história da História da queda de um império e o levante de uma Fundação.

A primeira parte da história é sem dúvidas a melhor, onde iremos conhecer o "deus da Fundação" Hari Seldon e sua psico-historia. Foram boas 150 páginas de uma drama envolvente, cheia de ficção científica clássica com nomes estranhos e conceitos novos. Se eu pudesse dar uma nota para essas 150 paginas, seria 5 estrelas

Já a segunda parte, irá tratar da segunda crise Seldon, vivida por Salvor Hardin. É uma drama mais política e envolve toques de guerra interplanetária.

Mas a terceira parte, é chata, contando a história da terceira crise Seldon e o prefeito Hober Marllow. Eu confesso que gastei 20 dias para terminar 80 páginas do livro, quase desisti, mas o final é muito gostosin.

Personagem Favorito: Hari Seldon.

Edoarda 18/07/2023

Depois de me deliciar com ?Eu, Robô?, me decepcionei um pouco com a saga doa robôs e a do império galáctico, que tinha um ar muito mais de aventura do que de sci-fi. O primeiro livro da saga da Fundação, no entanto, era exatamente o que eu esperava que fosse: mais Star Trek, menos Star Wars. Ficção científica pura. Nada de romances forçados sem sentido. Asimov de certa forma reescreve a história da humanidade, entre religião e comércio, baseando-se naquilo que já vivemos, mas que as pessoas não param para pensar. O livro é delicioso! Só sofre mais uma vez com a falta de bons personagens femininos - há apenas uma, fraca e que mal aparece. Poderia ter surgido uma análoga da Susan Calvin na era da Fundação. Duas perguntas ainda me surgem: o que vai acontecer quando as duas fundações se encontrarem - elas passaram exatamente pelas mesmas etapas? Vão se fundir ou vão brigar pelo poder? E a que me assombra desde o fim da saga dos robôs: para onde foram os solarianos?

francisbins 01/06/2023

Uma grande história sobre.. a humanidade?
Uma ficção científica, o livro é segmentado em histórias, cada história vai acompanhar um personagem em um período de tempo diferente, elas não tem ligações diretas entre si, mas servem para construir uma história maior, a história da sociedade. Em essência o livro vai abordar como a sociedade e os governos se comportam através da história, os paralelismos com o império romano são inegáveis, e existe uma profunda crítica de como o "estado" manipula a sociedade através dos tempos com ferramentas como a falsa esperança, a religião, o comércio e o capital, sim o escritor é russo então são notáveis as críticas a vários valores religiosos e econômicos liberais, nada que incomode a leitura que é fluida e extremamente divertida, em ênfase a temática é de drama com humor pontual.

@ruthlunang 25/02/2023

Fundação
Esse livro é sensacional. A cada página que passava, mais eu me surpreendia com o raciocínio do autor pra criar essa história.

Peguei o livro achando que ia ser bastante focado nas ciências exatas, mas o comportamento humano é fundamental na história. E é incrível o quão alinhado ainda está com os dias de hoje, mesmo tendo sido escrito há cerca de 70 anos atrás.

Se tornou um dos meus favoritos da vida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6