Hexágono

Hexágono Priscilla Bacellar

Resenhas - Hexágono

Giulia 27/08/2021

ODIEI
Hexágono é um livro que fala sobre muitas coisas. Sobre família, amor e amizade, tudo isso a partir da perspectiva das vivências de jovens lésbicas. Ao longo do livro, a gente vai acompanhando seis jovens durante anos. A gente começa no período da faculdade, e logo de cara essa vibe universitária GRITA na narrativa. Achei super gostoso de ler e ir acompanhando como os sentimentos das personagens se misturavam de maneira incrível - o querer aproveitar a juventude e fazer isso, e ainda assim estar ligado nas suas obrigações e seu plano de futuro. Como decorrer da história, vamos acompanhando o desenvolvimento e crescimento dessas personagens e a forma como o grupo de amigas vai se formando e ganhando vida e cada uma delas cresce. Temos personagens que, desde o princípio, são bem resolvidas com a sua sexualidade, outras que vão se descobrindo e tentando se entender ao longo da história. Tudo isso enquanto o resto da vida acontece, as coisas mudam, o trabalho demanda de nós. A construção dessa relação é linda de ver, e emocionante.
Acho que houve, em alguns pontos, uma escorregadinha no que diz respeito à representação das (poucas) personagens bissexuais que aparecem na história, mas nada que tenha me ofendido, pessoalmente.

A escrita da Priscilla é simples, suave e emocionante. Nunca (de verdade) chorei TANTO com um livro na minha vida toda. Já não estava conseguindo nem respirar direito quando cheguei ao final. Fiquei com o coração apertadinho, e o fato de que conseguimos sentir tanto com o livro deixa evidente como a autora foi primorosa em comunicar os sentimentos na escrita e não só nos fez acreditar, mas SENTIR junto com as personagens. Tenho certeza de que ainda vamos ver muitas obras da autora ganharem o mundo, potencial não falta.

Super recomendo a leitura, mas ficam avisados fortes gatilhos de lesbofobia mais para a metade do livro, que podem ser especialmente sensíveis para quem teve/tem más experiências com a família.

Leonardo.Oliveira 23/12/2021

Nostalgia e amizade num recorte emocionante de seis vidas
Se tem uma palavra para descrever a escrita da Priscilla e a vibe geral de Hexágono é nostalgia. Toda a narração da Rafa, desde o começo, é muito saudosa. Da vida que ela deixou para trás, das experiências que ela passa a acumular no Rio de Janeiro, seja na faculdade, nas amizades feitas na pensão, no trabalho que mais tarde se torna uma extensão de tudo o que ela construiu até ali. Como uma pessoa que sente saudade das pessoas e das situações enquanto elas ainda estão acontecendo, eu me identifiquei demais com a personagem e o fim do livro só deixou esse sentimento ainda mais presente. A mensagem deixada é a de aproveitar as companhias, as viagens, até os perrengues, porque nada dura para sempre.

Confesso que senti muita vontade de chacoalhar tanto a Rafa quanto a Júlia, a exemplo da Bianca e de vários personagens que embarcar nessa missão de convencer as duas a parar com a palhaçada! No princípio eu entendia muito pouco a moça do "beloved" e tava total do lado da Rafa, aí elas foram se mostrando igualmente teimosas aqui e ali, e quando o ponto de vista mudou para o da Júlia depois de um cliffhanger que me deixou em desespero, achei que não compraria a mudança, mas foi uma grata surpresa conhecer mais o ponto de vista dela e o complemento acabou me deixando convencido de que a jornada delas, por mais tropeços que tivesse no caminho, tinha que ser desse jeito.

E o que dizer da Bianca, que é a amiga, a força que todos queríamos ter? Simplesmente maravilhosa, se minhas suspeitas se confirmarem e tivermos uma continuação com ela no centro da história vai ser tudo pra mim. Não me envolvi tanto com a Grazi, Marina e Lua, acho que de certa forma elas nunca tiveram o peso que eu esperava no hexágono, mas a amizade entre as seis, especialmente na parte final com todo o apoio e as dores compartilhadas, foi algo muito lindo e especial de se ler.

Me emocionei demais com o livro (mesmo nos momentos em que a emoção foi vontade de esganar a autora ;D), fico na espera por novos trabalhos da Priscilla, que em sua estreia já se mostrou um grande talento.

Rafa Vieira 25/09/2020

Emocionante
É realmente um presente entrar numa história tão bem ambientada (amo histórias que se passam no Brasil) e com personagens que te cativam tanto, se sentir com elas vivendo tantas emoções, alegrias e tristezas. Foi um lindo percurso estar ao lado dessa galera tão linda ao longo dessas páginas, foram vivências que acompanhei que me senti uma delas. Gargalhadas, lágrimas e paixões e grandes amores... É assim essa história! E recomendo para aqueles que gostam de viver emoções fortes.
É o tipo de livro que te faz sentir falta das personagens, mesmo muito depois que a história acaba, é como se elas ainda estivessem com a gente...

Salemme 02/12/2020

Cativante
Esse livro é daqueles que faz a gente entrar na história tão profundamente que você quase se sente um personagem.
Cada aventura, cada perrengue, parecia que eu era parte desse sexteto incrível de mulheres.
A leitura prende, você sempre pensa "vou ler só mais esse capítulo" e entra madrugada a dentro lendo mais.
Já estou carente das meninas!

Myy 14/03/2022

Recomeços?
Acho que todo mundo que já deixou algo pra traz e teve que recomeçar completamente em algum momento da vida vai se identificar do modo como tudo vai surgindo porque parece que foi exatamente igual ao que passamos às vezes. Então me identiquei bastante. É uma leitura bastante cativante desde a capa.

Andy 29/05/2023

Achei que não ia chorar... Chorei.
A escrita é tão envolvente, as situações são tão reais e cotidianas, que é impossível não se deixar levar pela história das 6 amigas -- e é maravilhoso como a autora consegue imprimir características tão distintas em cada uma delas!
Senti que a gente se entrega tanto ao que nos é contado, de um jeito tão pessoal, que o livro passa de história a uma conversa entre amigos, onde a gente é parte do relato. Com isso, fica praticamente impossível não querer sacudir uma ou outra pessoa pelos ombros (sim, Rafa, estou falando contigo)! E também é muito improvável não se apaixonar por uma ou outra personagem (né, Bianca?). E a entrega é tanta que, quando a gente se dá conta, a gente tá comemorando junto, chorando junto, torcendo junto...
Vale a pena tirar um tempo e ler com a calma e carinho devidos, para apreciar esse lindo entrelaçamento de vidas, amizades e amores.
E o melhor de tudo? Saber que há uma nova história, um outro lado desse hexágono, esperando para fazer a gente suspirar (ou quem sabe chorar um pouquinho mais).
Obrigado por tantas lições e por fazer a gente repensar a própria vida e a forma como lidamos com as pessoas e situações que surgem na nossa caminhada!