Meu Querido Abismo

Meu Querido Abismo Raphael Gancz e Mariana Coan

Resenhas - Meu Querido Abismo

clayci 29/11/2020

Perfeito
Meu querido abismo é um livro ilustrado, monocromático, com frases curtas, mas de extrema profundidade em seu conteúdo. A princípio ele não irá chamar a atenção, mas é justamente isso que o torna especial e mágico. Como parte componente do selo Caveirinha, da editora Darkside Books, esta graphic novel é direcionada ao público infantil, mas que pode, e deve, ser descoberto junto com os pais. De autoria de Raphael Gancz e Mariana Coan, ilustradora; o livro propõe uma reflexão a respeito das ideias e da mente humana.

Por vezes deixamos de lado certas questões existenciais ou questões filosóficas. Questões que são necessárias para nossa formação e para constituição da nossa mente e pensamento crítico. E em tempos modernos, globalizado e dinâmico, a busca por esse tipo de conhecimento acaba sendo solapada por uma necessidade de informação rápida e prática. Portanto, seguindo a ideia do autor, o que mais vemos à nossa frente são ideias rasas e comuns, reproduzidas constantemente. Não há aprofundamento.

site: https://bit.ly/3qeQ8E0

Jessica599 30/03/2021

Vocês vão encontrar um livro mágico aqui...
E quando eu digo 'mágico', não é algo sobre fadas, bruxas ou feiticeiros... A magia de Meu Querido Abismo está na capacidade de tocar nosso coração e de nos fazer querer mergulhar fundo, de cabeça, no mar. Literalmente e metaforicamente.

Eu adoro ler livros infantis que, na sua delicadeza, impactam até a gente que é adulto. As primeiras três páginas do livro me fizeram parar um pouco e repensar a minha vida quase inteira! Como pode?

"Feche os olhos e pense no mar
Você está fora d'água, olhando o mar de uma certa distância, não está?
É o que acontece com a maioria das pessoas".

Concluí a leitura de Meu Querido Abismo e me senti diferente: mais destemida, curiosa e com uma sede de viver que só a água do mar poderia saciar!

Agora eu pergunto a vocês:
Feche os olhos e pense no mar
Por que você está fora d'água?

Leiam Meu Querido Abismo e se joguem no mar também.
Assim como eu quero ir.
Assim como eu vou!
E nós podemos ir juntes!

Ley 14/05/2021

Criativo e reflexivo
Meu Querido Abismo é um livro curto, com uma linguagem fácil que conversa diretamente com o leitor explorando sua imaginação. O livro chama atenção pelo pouco texto presente nas páginas, e com uma quantidade maior de ilustrações referentes ao oceano e seus segredos.

A leitura é metafórica, com instruções fáceis para idealizar. Ele fala principalmente sobre criatividade, e nos guia através de uma exploração oceânica. É tudo muito simples, com cerca de uma frase para cada página, e ilustrações que preenchem toda ela. A diagramação do livro também é diferente, de modo que o leitor leia ele visualizando a página como algo mais abrangente, uma visão adequada quando se trata do assunto.

Embora o livro faça referências ao oceano, só há duas cores predominantes, o branco e o preto. De certa forma, fica mais simples para que possamos imaginar abertamente como seria o oceano proposto, segundo dita nossa própria mente.

A criatividade, sempre comentada no livro, é ligada diretamente ao oceano, portanto a exploração das duas coisas é algo interessante para uma criança, tanto quanto um leitor de qualquer idade, aprender com a experiência. Os segredos do mar são imensos, muitos deles nunca descobertos, e instigar a curiosidade sobre o que podemos encontrar, é sempre importante.

Junto disso, quanto mais intensamente pensamos em algo e nos aprofundamos, podemos colocar em prática nossa criatividade. A leitura é curta, porém trás um bom aprendizado, e acredito que uma possível interpretação para cada vez que o lermos.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2021/04/resenha-meu-querido-abismo.html

Tomlucitor23 05/03/2021

Tão fofo
É engraçado pensar que isso é feito para crianças, porque apesar de uma criança achar interessante, eu achei ter uma cara bem adulta, falo em questões para pensar e refletir, não que ele traga uma grande discussão, mas certamente trás coisas para se pensar.

micaela 26/09/2021

A mente humana como um oceano sem fim
"Feche os olhos e pense no mar..."

Meu querido abismo é um livro ilustrado pra ser lido em 10 minutinhos, apesar do tamanho e da rapidez, o livro deixa reflexões pra serem analisadas muitas horas após a leitura.

As ilustrações são simples e monocromáticas, mas trazem um design minimalista que combina com os textos e a temática.

Aos olhos de uma criança, pode ser apenas uma leitura enigmática com menções a um oceano misterioso. Numa mente mais madura, o livro ganha indagações "o quanto você se limita nos pensamentos rasos e fáceis?", "o quão difícil é ser criativo?"Será que sou capaz de mergulhar tão fundo?"

Apesar da rapidez da leitura, meu querido abismo é um livro que vai ficar comigo por um bom tempo, fazendo agora parte desse grande oceano que chamamos de mente.

RhaianyCorrea 22/08/2022

Esse é o livro mais sem sentido que ja li. Não mais de 10 palavras por página, e pra mim, são bem sem sentido .

Fábbio (@omeninoquele) 05/12/2020

Espetacular!
#OMeninoResenhando

"Uma pedra pode ser mais do que uma pedra
... Você não pode ter medo de afundar"

Meu querido abismo é um livro infantil que conversa muito sobre olharmos a nossa volta e estarmos disponíveis pra conhecer o novo, bem como faz uma reflexão sobre a existência a criatividade e o saber. E essa é uma lição que serve pra qualquer idade, mesmo tendo um público alvo voltado para as crianças. E é isso que eu acho interessante em livros voltados pra essa faixa etária, a versatilidade de tratar de assuntos importantes de uma maneira leve e bonita que vai conquistar quem quer que o leia.

O livro faz uma metáfora com o mar, e a medida que vamos afundando, vamos conhecendo mais e mais do lugar, se você estiver disposto a enxergar o que ele tem de incrível e diferente pra te mostrar, mesmo que essa novidade possa de início te assustar é bom se permitir pois é com essas experiências que a vida fica mais bonita. A edição do livro está belíssima, como sempre, e contribui muito pra que seu tempo com ele seja o mais perfeito possível.

É um livro relativamente rápido de se ler, mas que te deixa reflexivo por algumas horas. Da até de reler várias vezes e tirar muito mais dessas páginas que possuem uma sonoridade incrível, as imagens e as palavras são quase um poema que com a edição torna-se uma obra de arte que traduz muito sobre o quão estamos dispostos a enxergar o novo.

Eu gosto muito de livros infantis e acho que a mensagem que eles trabalham são muitas vezes bem construídas e mudam a nossa maneira de pensar e enxergar o mundo, daí esse é um gênero que sempre vai estar no meio das minhas indicações por isso. E esse eu super recomendo.

Vocês gostam de ler livros infantis de vez enquanto? Tem alguma indicação boa por aí?

#MeuQueridoAbismo #Caveirinha #RaphaelGancz #MarianaCoan #DarksideBooks

site: https://www.instagram.com/p/CIZAGJUji7j/

Joaquim 22/06/2021

Sensacional!
Apesar de ser um livro curto, possui um formato inovador e produz reflexões oceânicas ?

Lucas Furlan | @valeugutenberg 22/01/2021

A criatividade que se esconde dentro de nós
Os desenhos em preto e branco e o título podem sugerir que "Meu querido abismo" é um livro melancólico. Ledo engano. Trata-se de uma obra que transborda vida e criatividade. E criatividade é o principal tema desse livro infantil, que, com certeza, também vai conquistar leitores já crescidos.

Usando o oceano como metáfora — desconhecido, profundo, capaz de assustar e deslumbrar na mesma medida — o escritor Raphael Gancz e a ilustradora Mariana Coan propõem, literalmente, um mergulho e uma viagem exploratória na nossa mente criativa.

Em poucas páginas, os autores contam como as ideias mais originais e brilhantes que podemos ter não estão na superfície, mas nas profundezas de nós mesmos — assim como as maiores belezas dos oceanos se escondem bem abaixo do nível da água.

De forma lúdica, Raphael Gancz e Mariana Coan deixam claro que a criatividade e a autenticidade exigem coragem e fidelidade a si mesmo. Essa mensagem é valiosa pra quem tem pretensões artísticas e também pode ser levada para o cotidiano.

As ilustrações são lindas e as últimas páginas, quando alcançamos as regiões abissais, são fabulosas!

"Meu querido abismo" é completamente coerente com seu texto e, portanto, foge do óbvio. Por não ser uma narrativa convencional, ela exige um pouco mais do pequeno leitor, mas é uma leitura encantadora e um mergulho inesquecível.

site: https://valeugutenberg.wordpress.com/2021/01/22/resenha-meu-querido-abismo/

Lua 23/06/2021

Livro bem pequeno, mas que fala sobre uma questão importante de uma forma bem diferente.

Pr.Thiago 21/12/2021

MEU QUERIDO ABISMO
Este livro leva a criança à reflexões... densas e esmagadoras, como a semelhança do mar abissal. Meu querido abismo vale a breve leitura.

MagicKhaos 21/03/2022

Lindo
É um livro simples, de leitura rápida, com ilustrações lindas! Quanto mais se observa mais se vê. Amei o formato

Gárgula 03/02/2021

Meu querido abismo – uma reflexão tão importante
O papel crucial da reflexão
Assim que terminei de ler Meu querido abismo, de Raphael Gancz e Mariana Coan, uma reflexão certamente importante e absolutamente atual , que se apoderou de mim.

Lançamento da Darkside Books dentro do Selo Caveirinha, o livro é lindo e com uma leitura diferente, em formato de paisagem, que soma muito a experiência do livro.

O mar como paralelo
O roteiro de Raphael Gancz soma-se a arte não só simples, assim como linda, cheia de símbolos marítimos e aquáticos, de Mariana Coan para levar o leitor por um mergulho profundo e lento.

Aliás o mar, aqui neste livro, faz paralelo com a mente. Ambos igualmente desconhecidos, inexplorados e míticos. Apesar de ser um livro de um selo infantil da editora, sua reflexão é poderosa e agradará mesmo os adultos. Acredito entretanto que a leitura para os pequenos deva ser feita com um adulto explicando e ajudando o entedimento.

Considerações finais
Sem dúvida um presente interessantíssimo para este final de ano. Seja uma criança ou um adulto, será uma história para se ler e rever inúmeras vezes. Facilmente aposto que a importante reflexão que Meu querido abismo vai fisgar outros leitores como aconteceu comigo.

Mais um livro que trazemos com orgulho como opção aos jovens e que deixamos dentro do Selo Gargulinha, um rol de obras voltadas para este público infantil e infanto-juvenil.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/11/16/meu-querido-abismo-uma-reflexao-tao-importante/

L Soares 18/07/2021

A obra traça um paralelo entre a profundidade do oceano e do pensamento.

Com seus desenhos em preto e branco, te leva a mergulhar no conceito, partindo dos pensamentos rasos e tranquilos, e submergindo, vencendo a sensação de sufocar-se, até a solidão e pressão dos abismos mais profundos.

A arte é bem bonita e a viagem traçada é suave, mas apesar da linguagem simples, a reflexão sobre os significados exige um tempo próprio e que seja refeito o passeio, revisitando suas páginas e arte.

Melina.mps 31/12/2021

(L)
Pouquíssimas páginas que emocionam demais, incrível
....................................................................