CHAPEUZINHO VERMELHO E O BOTO-COR-DE-ROSA

CHAPEUZINHO VERMELHO E O BOTO-COR-DE-ROSA Cristina Agostinho




Resenhas - CHAPEUZINHO VERMELHO E O BOTO-COR-DE-ROSA


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Cami Sanches 13/02/2023

Necessário
Esse livro é necessário em tantos sentidos que nem consigo enumerar por aqui...
Não sabíamos que precisávamos dessa coleção até conhece-la... E ai, não saber disso parece um criem!
Contos de fadas com a carinha do Brasil, com tudo que o Brasil representa, trazendo para pertinho da gente...
Perfeito.
Já quero ler todos.
Neidee 13/02/2023minha estante
Essa coleção é perfeita!??minha história favorita é "Afra e os três lobos- guarás" é uma releitura de cachinhos dourados.




@esselivrotemhistoria (ig) 30/07/2022

Contos de fadas com a cara do Brasil.
Estão  neste livro o rio Negro, pássaros como Uirapuru, árvores e frutos tipicos da Amazônia. Claro no lugar do Lobo , o Boto.

A psicanálise fala de uma relação  de flerte do lobo e Chapéuzinho,  com jogos de perguntas sedutoras que cuminan no Lobo devorando a menina. O capuz vermelho tem essa conotações da transformação da menina em mulher. Nada mais apropriado em substituir o Lobo pelo Boto, não  acham? Na região norte do Brasil, a lenda do Boto-cor -de-rosa é contada para justificar a gravidez de uma mulher solteira. (ou seja, o abuso e estrupo sem rosto e sem punição).

E, o quanto esse livro pode revelar, denunciar mesmo, eu tô  dizendo...

E se você achou estranho essa história  com um Boto, pare para pensar na conversa sa Chapéuzinho com um Lobo de toca. Confundir o logo com sua avó? Tão  estranho quanto, não  acham? Mas estamos acostumados com histórias de personagens europeus brancos ou animais de uma fauna que nem é  a nossa.

O livro pergunta:  e se Perrault,  Andersen  e Grimm tivesse nascido no Brasil? Ora... tivemos muitas histórias  e tradições negadas neste país. Histórias tão  ricas quanto e que  em sua essência, trazem  o subconsciente dos contos de fadas. Olhar para os povos que  construiram (e estou falando de trabalho braçal) este país é excencial pra o resgate das histórias  tradicionais de um povo.

#protagonismonegro #contosdefadas #historiasobreaamazonia #botocorderosa #chapeuzinhovermelho
comentários(0)comente



Silvana137 16/05/2022

Diversificado
Muito fofo esse livro só as ilustrações já valem o livro a capa e perfeita, muito lindo a fábula contada de uma forma e com personagens diferentes muito fofo como a Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho, fazem a adaptação desse conto para algo mais brasileiro...amei
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR