Os Gatos de Ulthar

Os Gatos de Ulthar Leander Moura

Resenhas - Os Gatos de Ulthar

Larissa | @paragrafocult 05/04/2021

Incrivelmente sombria
Esse é um dos meus contos favoritos de Lovecraft porque tem tudo o que eu gosto: é sombrio, misterioso e com gatos. Sem contar que na obra muito do terror é para ser imaginado, algo que é bem comum nas obras do autor que usa muito da imaginação do leitor para criar toda aquela aura de medo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por conta disso, antes de eu começar a leitura, me peguei imaginando como trariam isso para as páginas sem usar tanto das palavras mas aqui, o Leander Moura fez isso muito bem já que as imagens com o preto se sobressaindo e com os olhos em muitos momentos em destaque, trouxe para a sua versão aquela mesma aura sombria do conto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As pessoas de Ulthar tem medo de um casal de idosos que mora em uma casa assustadora isolada. Esse medo não se deve apenas a aparência e comportamento estranho do casal, como também ao fato deles terem o costume de matar todos os felinos das redondezas que se aproximam de sua propriedade, os gritos dos animais durante a noite apenas mostram que seus métodos não são lá muito pacíficos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Certo dia, uma caravana de viajantes chega na cidade. Dentre eles havia um garotinho órfão com seu gatinho, único presente deixado por seus pais. No terceiro dia dos viajantes no vilarejo de Ulthar, o gatinho preto desaparece e ao verem o garoto aos prantos, os moradores lhe contam do casal e seus costumes. O garoto então faz uma prece e não demora para que coisas estranhas aconteçam.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa obra fala de vingança e respeito com os outros seres vivos. A hq não tem muitos escritos, a aura sombria e de mistério se deve as imagens em preto e branco bem contrastantes junto das ilustrações maravilhosas. Essa edição da @editoradiariomacabro tem a capa aveludada e também traz o ensaio "Cães e Gatos" onde o próprio Lovecraft conta sobre seu amor (e preferência) pelos gatos e algumas outras ilustrações incríveis relacionadas ao conto.

site: https://www.instagram.com/p/CLptTlgDCoX/

pizarrel 17/01/2024

Ninguém mexe com os gatos de Ulthar.
O primeiro livro do ano. Amei a adaptação. A história é bastante sombria e macabra. E o final me pegou.
Beatriz2501 26/03/2024minha estante
Também gostei muito!! ??

Alyne Rosa 21/03/2021

Gatos + Lovecraft = ?
A arte é bem interessante e casou perfeitamente com o conto, mas o que me atraiu mais nesta edição foi o texto final de Lovecraft, defendendo com "garras e presas" a superioridade felina.

Joao366 04/09/2023

NÃO MACHUQUE OS ANIMAIS, AINDA MAIS GATOS!
Gatos são incríveis e fascinantes não é mesmo ? E as histórias horripilantes que Lovecraft também são, não é mesmo ? E os traços do Leandro Moura então! Agora imagina juntar essas 3 maravilhas, é tornar a imaginação realidade né, e foi o que a Diário Macabro fez com o quadrinho Gatos de Ulthar, uma história que pode parecer curta mas há cada detalhe em suas artes e há acompanhado um ensaio do próprio H.P. Lovecraft no livro, Cães e Gatos.
Os traços e a história chamam atenção até dos próprios gatos reais, olha só uma das gatinhas do meu serviço vindo ver o quadrinho, acho que os seus também irão querer ver também, então vou deixar o link aqui embaixo para vocês 😸

Gárgula 03/02/2021

Os Gatos de Ulthar, de H P Lovecraft, adaptado por Leander Moura
Finalmente chegou o quadrinho!
Sem dúvida uma das campanhas de financiamento coletivo de maior sucesso no Catarse foi a de Os Gatos de Ulthar, de H P Lovecraft, adaptado por Leander Moura para quadrinhos. A Editora Diário Macabro assumiu a empreitada e hoje temos um quadrinho único e belíssimo.

A tradução da obra é de Francisco Inocêncio, visto que os trechos utilizados no quadrinho foram retirados da magnífica edição Contos Reunidos do Mestre do Horror Cósmico, da Editora Ex Machina. Nathalia Sorgon Scotuzzi, por sua vez, faz a tradução do ensaio Cães e Gatos, ao final do volume.

Quem imaginaria essa adaptação?
Realmente a escolha de Leander Moura em adaptar o conto Os Gatos de Ulthar, de H. P. Lovecraft, foi surpreendente. É um conto pequeno, de não mais de duas páginas e nem de perto famoso.

Neste ponto vemos a maestria do artista em trazer ao quadrinho muito mais do que o conto, como nuances incríveis que perduram pelas páginas, no silêncio elegante dos felinos. Certamente um quadrinho feito para ser lido, relido e apreciado várias vezes.

Ao final temos um texto complementar do próprio H. P. Lovecraft. Este texto é um ensaio do autor, chamado Cães e Gatos, de 1926. A leitura mostra a paixão de Lovecraft pelos felinos além de sua visão depreciada dos cães. Uma leitura peculiar, sem dúvida alguma e que agrega ao volume.

Conclusões finais
Leander Moura certamente é um dos grandes artistas do horror nacional da atualidade. Já comentamos sobre seu trabalho aqui no blog e traremos suas novas criações sempre que ele as lançar. Seu espaço aqui é garantido, pois somos, antes de tudo, fãs.

Que mais adaptações como estas surjam para nos mostrar como estamos bem se compararmos a mercados internacionais.

Que você tenha uma leitura agradável como eu tive.

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/10/22/os-gatos-de-ulthar-de-h-p-lovecraft-adaptado-por-leander-moura/

David713 24/08/2021

Ruim como esperado
As ilustrações do Leander Moura são realmente boas. Mas o conto escolhido foi ruim, sem conteúdo. Já li a meia dúzia de obras do Lovecraft e sempre achei tudo chato. Pensei que uma adaptação para HQ pudesse dar outra aura pra coisa. Não rolou... :(

Paulascrap 27/12/2020

Excelente trabalho grafico e adaptação.
............................................................................📝🐾🐾 Um dos textos preferidos de Lovecraft adaptado para os quadrinhos ........................................................................🐾🐾 Em Ulthar , antes que os burgueses para sempre o extermínio dos gatos , viviam lá um posseiro e sua esposa que atormentava os moradores do vilarejo capturando os felinos para o abate , de forma nunca descoberta.........................................................................🐾🐾 Ulthar receberá a visita uma caravana de nômades que mudaria os hábitos daquele vilarejo ............................................🐾🐾Nessa caravana um garotinho órfão tinha como seu único amigo um bichano negro, que na terceira manhã de estadia em Ulthar desaparece ........................................................................🐾🐾 Ao saber do possível destino de seu felino pelos moradores locais , o garoto fez uma prece em@uma língua desconhecida de todos , naquela noite os nômades deixaram Ulthar e nunca mais foram vistos, de forma curiosa o casa exterminador de gatos tbem desapareceu ....................................................... ................🐾🐾Ao amanhecer os moradores da aldeia ficaram perplexos ao observar o sumiço de todos os gatos ...................................................................................🐾🐾Mas o pequeno Atal jurou ter visto ao anoitecer naquela terreno amaldiçoado todos os gatos andando em círculo como se estivessem realizando um ritual..............................................................🐾🐾Algumas semanas mais tarde os gatos reapareceram bem mais gordos e lustrosos e ao tomarem coragem para invadir o casebre dos velhos posseiros tiveram uma horrenda suspensa 🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾 🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾 📝 Excelente trabalho gráfico e adaptação da história .... peça na fonte da diagramação dos diálogos dificultando um pouco a leitura , consta ainda com diversas ilustrações extras no exemplar , finalizando com o texto Cães e Gatos de H. P. Lovecraft ..................🐾🐾🐾🐾🐾 #skoobpaulascrap #osgatosdeulthar #editoramacabro #cats #mlh2020

@quadrinsdobatera 30/03/2021

"Os Gatos de Ulthar", de Hp Lovecraft, por Leander Moura.
"Dizem que em Ulthar, que fica além do Rio Skai, nenhum homem pode tirar a vida de um gato [...] Pois o gato é um animal enigmático, íntimo de coisas estranhas que o homem não pode ver".

Nas dependências do vilarejo de Ulthar existe um estranho casal com os quais os habitantes locais evitam qualquer aproximação de sua propriedade. O motivo? Seu hábito mórbido de capturar os felinos da região e retirar suas vidas, que, a julgar pelos sons advindos do sombrio terreno ao anoitecer, parece ser executado de um modo peculiarmente cruel. Em meio isso, a inesperada passagem de uma excêntrica caravana de viajantes pelas terras além flúmen abre espaço para uma mudança na condição dos habitualmente exterminados felídeos.

Devo começar minha considerações dizendo que não sou um leitor da produção de H.P. Lovecraft. Porém, uma adaptação realizada por um artista brasileiro, nordestino e de tamanha competência feito Leander me fez direcionar toda a atenção à obra, da qual eu já havia tido conhecimento de seu sucesso via financiamento coletivo no Catarse (encerrada com incríveis 364%).

Uma história que trata da violência animal, mas nos faz refletir sobre como são covardes os atos contra os mais indefesos em geral e as variadas hostilidades gratuitamente difundidas mundo afora todos os dias.

A habilidade do autor em adaptar um conto originalmente curto para quadrinhos merece notabilidade, pois nossas emoções são facilmente conduzidas por uma narrativa habilidosa e intrigante. O balanço entre o preto e o branco utilizados na composição da arte se encarregam de conduzir a subjetividade individual, podendo, ao meu ver, proporcionar desde surpresa a incômodos, dado o peso de seu traço.

A bela edição da @editoradiariomacabro conta com alguns extras, dentre eles a tradução inédita do ensaio "Cães e Gatos", escrito em 1926, como também artes complementares e materiais de processo criativo.

#hq #quadrinhos #quadrinhonacional #editoradiariomacabro #lovecraft #gatos #terror

Caso tenha gostado do texto, visite nossa página no Instagram para conhecer mais: @quadrinsdobatera.

Obrigado!