Respostas de Um Astrofísico

Respostas de Um Astrofísico Neil deGrasse Tyson




Resenhas - Respostas de Um Astrofísico


24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Romulo 22/02/2021

Excelente
Excelente insights, palavras contundentes e esclarecedoras! Vale a pena! Uma aula a cada página!
comentários(0)comente



Ana Carolina 21/02/2021

Indiferente
Não é porque eu sou fã do Neil DeGrasse Tyson que vou dizer que este livro é maravilhoso. Ele contém simplesmente cartas de fãs (ou não) e as respostas do autor. Podem ser sobre qualquer tema, podem ser repetitivas, podem conter respostas curtas e virtualmente inúteis. Algumas respostas foram bastante interessantes (por exemplo, como argumentar contra quem não quer pagar os centavos de imposto que vão para a NASA), mas a maioria foi apenas insípida.
Com tantos livros para ler no mundo, este não vale o tempo - por mais linda que a edição seja.
Não é porque o cientista é famoso, inteligente e bom orador que devamos publicar qualquer coisa que escreva.
comentários(0)comente



Roger Santos 14/02/2021

Proximidade com o Autor
Este livro retrata várias conversas entre fãs, haters para com o autor, fazendo com que nós possamos nos conectar mais com os pensamentos do Neil no qual eu virei fã há algum tempo.
Recomendo a todos que, assim como eu, admiram muito o trabalho dele.
comentários(0)comente



Dani 09/02/2021

Um livro especial na minha estante
Em Respostas de um Astrofísico, Neil deGrasse Tyson nos traz uma perspectiva racional e científica sobre diversos assuntos, que vão desde religião à política, extraterrestres à paternidade, educação à teorias da conspiração. Leitura simples e fluida, com muito a nos ensinar.
Não tenho nem o que falar da edição, capa linda demais e conteúdo bem diagramado.
comentários(0)comente



Amorim 05/02/2021

Fantástico
A maneira em que o Neil descreve suas respostas aos tantos tipos de questões feitas por pessoas de todos os tipos, presidiários, estudantes, empresários, pessoas de fé, ateus é fácil e prazeroso de ler. As respostas sempre feitas baseadas na ciência e em estudos Práticos. Ótimo livro.
comentários(0)comente



Gabriel 31/01/2021

Primeiro livro do Neil deGrasse Tyson que eu li, um obra bastante divertida e reflexiva a certo ponto, muitas das perguntas que ele responde já foram dúvidas que eu mesmo tive e foi bom saber de certas respostas do ponto de vista do Neil, além de ser reconfortante ver ele rebatendo questionamentos de negacionistas da ciência com uma classe absuda que só ele tem, se mais cientistas se dispusessem a responder a esse tipo de pessoa com pelo menos um terço de atenção que o Neil tem acredito que seria mais fácil combater movimentos como os anti-vacinas e os terraplanistas que estão indo na contramão da ciência moderna.
comentários(0)comente



Liz 25/01/2021

Respostas de um astrofísico
No ano passado assisti um vídeo do Jovem Nerd entrevistando o Neil deGrasse Tyson, onde ele falava sobre o seu novo livro chamado Respostas de um astrofísico, no qual ele fazia um apanhado de diversas perguntas recebidas ao longo de sua carreira. Ele dizia que se sentia honrado em receber perguntas de cunho tão espiritual que, na maioria das vezes, são dirigidas a padres e pastores.
Neil deGrasse Tyson é um astrofísico norte americano muito famoso que, como ele mesmo menciona, tem como propósito de vida “diminuir o sofrimento dos outros, contribuir para aumentar nossa compreensão do universo e enriquecer o conhecimento dos outros ao longo do caminho”. Ele tem vários livros publicados, mas confesso que este foi o primeiro que li e fiquei ansiosa por ler outros. Já acompanho o trabalho dele a um tempo, especialmente nas redes sociais e assistindo ao programa Cosmos, apresentado por ele.
O livro é bem leve, em linguagem super simples e traz questões de adultos e de crianças também. Tem belas passagens, todas fundamentadas na ciência. Ele sempre incentiva as pessoas a buscarem novos conhecimentos através da experimentação e do estudo das ciências.
Ao ser confrontado com questões sobre a morte ele cita o pensamento de Richard Dawkins que diz nós que morremos somos os que tem sorte, pois a maioria das combinações genéticas de pessoas que poderiam vir a existir (dentre os milhares de óvulos e espermatozoides) nunca se completará, assim essas pessoas nunca nascerão, e, portanto, não terão a oportunidade de morrer.
A parte que mais me tocou foi sobre a perspectiva cósmica. Para Tyson:
“A perspectiva cósmica abre nossa mente para ideias extraordinárias, mas não a deixa aberta a ponto de nosso cérebro se derramar, tornando-nos suscetíveis a acreditar em tudo o que nos é dito.”
“A perspectiva cósmica não só abarca nossa afinidade genética com toda a vida na Terra, mas também valoriza nossa afinidade química com qualquer forma de vida a ser descoberta no universo, assim como nossa afinidade atômica com o próprio universo. Somos poeira de estrelas.”
O livro não tem o objetivo de se aprofundar em nenhum assunto, traz reflexões do autor diante dos questionamentos que foram a ele apresentados. Assim, perguntas sobre a vida após a morte, sobre alienígenas, Deus, filmes, paternidade, dentre outros, são respondidas com bom humor e bastante embasamento científico. Vale a leitura despretensiosa.
comentários(0)comente



Eduardo.Vinicius 23/01/2021

Ciência e religião por um agnóstico (eu sou cristão).
Ele compartilha diversos e-mails e cartas que recebeu ao longo da vida com diversas perguntas sobre questões importantes em vários assuntos e claramente a sua resposta.
Gostei de ver o seu trabalho e saber que hoje em dia não tem tanto preconceito com a cor na área da ciência, parabenizo também por superar os antigos(preconceitos) e principalmente a sua humildade em dizer que é agonístico (melhor do que cético em relação à religião).
comentários(0)comente



Kaique 22/01/2021

Meu primeiro livro de 2021!
Gostei da leitura. É bem legal de se ler esse livro. Achei ele bem descontraído. Neil usa uma linguagem muito acessível. Uma das coisas que eu mais me encantei foi a qualidade argumentativa do autor. Que capacidade! Ele expõe suas ideias e argumentos de uma forma brilhante, sem deixar lacunas, para que nós, leitores, preenchamos a linha de raciocínio. Adorei! Ótimo livro para se começar um ano como 2021! Aprendi várias coisas novas, afinal, é disso que eu gosto ao término de uma leitura: aquirir algum conhecimento novo! Ele relaciona a ciência à nossa vida, de uma forma a nós fazer perceber sua extrema necessidade. Fiz várias marcações ao longo da leitura. Eu recomendaria uma leitura ?picada?, já que o livro se trata de uma coletânea de respostas dadas aos mais inusitados e-mails recebidos pelo cientista Neil.
Clara 27/01/2021minha estante




Alan (@coracaodeleitor) 20/01/2021

O famoso e aclamado cientista Neil deGrasse Tyson vem nesse livro nos explicar alguns mistérios da vida e do universo.

Sem perder o toque divertido pelo qual ele é conhecido ele responde questões que nos fazem refletir, pensar e até nos emocionar.

Numa linguagem simples e acessível ele compartilha conosco seu conhecimento e nos deixa boquiabertos ao debater questões que nem sequer pensamos as vezes.

Peguei o livro para ler de forma despretensiosa e acabei amando a leitura. Claro que existem questões que você pode concordar ou discordar e é isso que deixou a obra muito mais interessante pra mim.

Fica aqui uma ótima indicação.
comentários(0)comente



Fernandohorse 04/01/2021

Quando a ciência é Pop
Neil é certeiro em diversos comentários e respostas, principalmente aos negacionistas da ciência. Em tempos em que vemos aumentar cada vez mais posicionamentos contrários às ciências, ler esse livro é uma luz de sabedoria.
comentários(0)comente



Ricardo 03/01/2021

Respostas de um astrofísico
O Livro traz grandes respostas sobre a astrofísica e as principais dúvidas que nos surgem na nossa mente.
comentários(0)comente



Guss 31/12/2020

Respotas e boas respostas
Um livro um pouco diferente do que estamos acostumados. O autor relata as respostas sobre várias questões e críticas que lhe são direcionadas por e-mail.
comentários(0)comente



Sol 30/12/2020

Incrível
Não sei se concordo com todas as opiniões do Neil DeGrasse Tyson, mas ele sabe responder até as perguntas mais rudes de forma respeitosa e inteligentíssima.
comentários(0)comente



Raphaw 21/12/2020

Aprendizado
Este livro é super gostosinho e rápido de ler, bem simples, te fazendo não largar mais!
Muitas cartas te farão refletir e também rir, quem sabe até se emocionar, com essa leitura pude conhecer um pouco mais do Neil, e perceber não só o óbvio de quão inteligente ele é, mas o tamanho da sua sabedoria!

Indico esse livro para quem quer dar alguns passos para dentro da incrível trilha do letramento científico, principalmente por se tratar de uma linguagem mais simples, posso imaginar muitas pessoas amantes da reflexão e conhecimento gostando desse livro!
Espero que aproveitem tanto quanto eu, e continue olhando para cima!
comentários(0)comente



24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2