Respostas de Um Astrofísico

Respostas de Um Astrofísico Neil deGrasse Tyson

Resenhas - Respostas de Um Astrofísico

Charles Lindberg 14/12/2020

Ligeiramente decepcionado (porém não surpreso)
Bookstagram: @teachernoctowl

Com quase 300 páginas e um formato epistolar por natureza, a leitura flui super rápido. No entanto, o conteúdo não tem muito a acrescentar à sua vida, exceto caso você seja uma dessas pessoas que escreveu ao Tyson nos últimos vinte anos.

Apesar de um discursante eloquente e ótimo apresentador em Cosmos (e claramente brilhante em sua área de pesquisa), o Dr. Tyson falha em demonstrar a mesma compreensão e grandeza de espírito que seu mentor, Carl Sagan - a quem será necessariamente comparado pra sempre -, tinha a todo momento. Inclusive a humildade legitimamente inspiradora que Sagan tinha diante da grandeza do cosmos, e mesmo da humanidade, tornam-se arrogância e pretensa superioridade intelectual no caso de Tyson.

Ha muitas instâncias em que ele comenta sobre assuntos sociais sobre os quais nada sabe e não acrescenta (ao contrário de Carl e Ann), embora dificilmente possa ser acusado de dar pitaco, já que estava respondendo a perguntas pessoais.

Também há 1/4 do livro dedicado ao 11 de setembro de 2001, se você se interessa por esse assunto.

Apesar da leitura fluida (que não deixa de entreter), os melhores momentos do livro são quando Tyson evoca nomes maiores que o seu para entregar um adágio ou provar um ponto. Outrossim, este querido astrofísico devia continuar se dedicando à sua área de pesquisa, em vez de abraçar essa persona de guru intelectual da qual obviamente tanto se orgulha.

A edição é bonita pra caramba.

Nota: 2/5 estrelas mesmo

Gramatura Alta 16/12/2020

Cientista influente e aclamado em todo o mundo, Neil deGrasse Tyson é diretor do Planetário Hayden, no Museu Americano de História Natural, em Nova York, além de apresentador da série de TV Cosmos, da NatGeo, e do programa StarTalk Radio. Numa vida dedicada a desvendar e explicar os mistérios do universo, ele atraiu, no decorrer de sua carreira, uma das maiores comunidades on-line do planeta com suas fascinantes ideias amplamente acessíveis sobre ciência e sobre o nosso universo. Por causa disso, todo ano, Neil deGrasse Tyson recebe milhares de e-mails e cartas. Algumas mensagens buscam conselhos, outras, inspiração; algumas são movidas por angústia, outras, por deslumbramento. Mas todas, sem exceção, estão à procura de entendimentos, significados e verdades.

RESPOSTAS DE UM ASTROFÍSICO abre exatamente com uma carta, mas não uma recebido por Tyson, e, sim, escrita por ele para os leitores brasileiros. Embora a carta comece com Tyson citando os principais aspectos pelos quais o Brasil é conhecido no mundo, como o futebol, o café, a Amazônia, algo que até virou clichê, pelo menos para nós, do meio do texto em diante, Tyson parte para uma crítica muito bem disfarçada em elogio.

Tyson cita que metade dos aviões usados em voos domésticos nos EUA, são de fabricação da Embraer, mas quase ninguém sabe disso. O contrário do que acontece na Alemanha, por exemplo, que se gaba de sua tecnologia na aviação. Também menciona que o Brasil é líder em tecnologias de biocombustíveis, uma ambiciosa agência espacial, que está em sexto lugar no mundo, e líder em Tecnologia de Informação na América Latina. Mas, também, a maioria das pessoas não sabe disso.

Ele finaliza com a informação, essa amplamente conhecida, mas ignorada, de que os países que se mantém no terceiro mundo, são países com baixos níveis de instrução e com ausência de investimentos e de presença na cultura de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Investimento e distribuição desses conhecimentos, são o ponto inicial e crucial para qualquer o povo de qualquer país evoluir, e, por consequência, melhorar a própria vida.

Após essa carta, que claramente diz o quanto temos, atualmente, uma política que jamais conseguirá evoluir nosso povo e nosso país, pelo contrário, a cada dia afundamos ainda mais no buraco da ignorância e do atraso, o conteúdo é dividido em quatro partes principais, quatro temas que abordam diversas cartas e e-mails recebidos por Tyson ao longo dos últimos anos. São elas: “Éthos”, as características comuns a uma cultura, expressas em suas crenças e aspirações; “Cosmos”, o universo como um conjunto bem organizado; “Páthos”, um despertar melancólico de emoções que residem em nós; e “Kairós”, um momento propício para decisões ou ações. E não gaste tempo procurando o significado dessas palavras gregas, o significado resumido é o que escrevi na sequência de cada uma delas.

Cada uma dessas partes tem divisões em capítulos, e você irá encontrar perguntas de todos os tipos, das mais inteligentes, às mais estapafúrdias, como a carta em que uma pessoa pergunta pelos aspéctos legais e morais de se matar um alienígena visitante de dotado de uma inteligência maior do que nossa. A resposta de Tyson, obviamente, é carregada de ironia. Ele finaliza, escrevendo: “Se presumirmos que eles são mais inteligentes, comparados conosco, do que digamos, somos mais inteligentes quando comparados aos chimpanzés, então eles não nos temeriam mais do que nós tememos uma insurreição de macacos na selva.”.

No livro não estão apenas cartas de desconhecidos, mas de pessoas mais famosas, como da escritora Nzingha Shabaka, que questiona Tyson pelo uso do sobrenome do meio, deGrasse, que é francês. Ela considerava que isso demonstrava baixa autoestima na comunidade afro-americana. Tyson justifica o uso com uma frase de Shakespeare: “O que chamamos de rosa, com outro nome exalaria o mesmo perfume tão agradável.”. Nesse caso específico, mesmo não sendo meu lugar de fala, compreendo o questionamento de Shabaka. Ela não estava preocupada com a essência de Tyson, mas com o que o uso do nome francês por um afro-americano tão conhecido, poderia causar nos iguais, devido ao racismo e à luta sempre presente nos EUA. Ainda não vivemos em um mundo perfeito, onde não importa o nome que usamos. E não adianta tomar posicionamentos que seriam pertinentes apenas nesse mundo perfeito, mas que não o são hoje em dia. E ir contra isso, não é caminha em direção ao mundo perfeito.

Tem um capítulo inteiramente dedicado a mensagens de ódio recebidas por Tyson. Claro que, no mundo como o de hoje, ele deve receber dezenas, centenas de mensagens de ódio. Algumas são hilárias de tão idiotas, como a da pessoa que acusa o governo de ser socialista por cobrar impostos; outras engraçadas, como a de uma criança que não gostou de quando Plutão deixou de ser considerado um planeta, afinal ele era o preferido de muitas pessoas, e agora não poderia ser mais.

As cartas abrangem uma ampla gama de informações, de nós, das ciências, do universo, de nossos comportamentos, de nossas ideias, de nossos preconceitos e intolerâncias. Algumas possuem respostas engraçadas, outras mais sérias, mas todas são impregnadas de conhecimento. Não vale, pelo menos para mim, avaliar Tyson como pessoa nessas respostas, mas o quanto ele possui de conhecimento sobre o universo conhecido, e em como dependemos dele e em como somos pequenos diante dele.

RESPOSTAS DE UM ASTROFÍSICO é um livro que deve ser lido, independentemente do seu gênero preferido, não apenas pela curiosidade das cartas, mas, principalmente, pelas discussões que as respostas levantam. E aquele livro que pode ser deixado ao lado da sua cama, quando você abre e lê uma carta e uma resposta por dia. Fazendo isso, você terá a certeza de que evoluiu em conhecimento antes de dormir.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/12/16/respostas-de-um-astrofisico/

Dani @meu_romeo 29/11/2020

Por @meu_romeo
Olá leitores, hoje trago a resenha do livro RESPOSTAS DE UM ASTROFÍSICO que eu recebi em parceria com a Editora Record.

Eu não sei vocês, mas eu sou fascinada por tudo que envolve a astrofísica.

Seja o estudo sobre planetas, as questões em relação à religião e a criação do universo, até algumas questões que envolvem nosso mundo.

E neste livro, o autor responde várias perguntas feitas por pessoas que o acompanham e que tem possuem algumas dúvidas e querem saber a opinião dele.

Respondendo a estas cartas de forma clara é bem objetiva, temos algumas questões muito importantes solucionadas, ou que até satisfazem a nossa curiosidade.

Eu particularmente adoro o Neil, então era como se eu ouvisse a voz dele respondendo a estas questões.

É um livro para fãs do gênero e que está numa edição linda e de capa dura.

Um primor de tamanha beleza.

Conhecem o autor?

Sinopse 🌷:

Dezenas de dúvidas sobre as questões que mais intrigam, fascinam ou afligem o ser humano são esclarecidas pelo cientista mais popular do mundo.

Além de uma carta escrita por Neil deGrasse Tyson especificamente para a edição brasileira de Respostas de um astrofísico, este livro inspirador reúne em um só volume perguntas feitas ao autor sobre assuntos importantíssimos e que despertam a curiosidade de todas as pessoas: a origem do universo, o fim do mundo, vida, morte, vida após a morte, astronomia, alienígenas, teorias da conspiração, terrorismo, racismo, religião, fé, filosofia, cultura, educação, política, ciências, pseudociências e muito mais.

Em Respostas de um astrofísico, Neil deGrasse Tyson se baseia em perspectivas cósmicas para abordar uma vasta gama de questões. Suas respostas diretas, esclarecedoras e, às vezes, irônicas refletem sua popularidade e posição de destaque como educador e divulgador da ciência. Neste livro maravilhoso, ele compartilha suas emoções, dúvidas e esperanças, enquanto responde à pergunta que está por trás de todas as outras: qual é o nosso lugar no universo?

Para leitores de Breves respostas para grandes questões, de Stephen Hawking, de Astrofísica para apressados, de Neil deGrasse Tyson, e de Origens, de Neil deGrasse Tyson com Donald Goldsmith.

Sobre o autor 🌷:

Neil deGrasse Tyson nasceu em Nova York na mesma semana em que a NASA foi fundada. Seu interesse pelo universo remonta aos seus 9 anos, depois da primeira visita ao Planetário Hayden do Museu Americano de História Natural de Nova York. Ele estudou em escolas públicas de sua cidade até sua graduação na Bronx High School of Science. E, depois de se formar em física em Harvard, de um Ph.D. em astrofísica na Universidade de Columbia e uma bolsa de pós-doutorado em Princeton, Tyson se tornou o diretor Planetário Hayden, onde trabalha desde 1996.

site: www.instagram.com/meu_romeo

Michelle 20/12/2020

O autor responde de forma simples mensagens recebidas durante anos. Interessante analisar quando as questões mais simples têm respostas mais profundas. Leitura rápida, fácil com boas reflexões.

Gabriel 03/12/2020

Excelente
Como não poderia ser diferente, outra excelente obra do Neil, mostrando inúmeras cartas que recebeu durante os anos.

Raphaw 21/12/2020

Aprendizado
Este livro é super gostosinho e rápido de ler, bem simples, te fazendo não largar mais!
Muitas cartas te farão refletir e também rir, quem sabe até se emocionar, com essa leitura pude conhecer um pouco mais do Neil, e perceber não só o óbvio de quão inteligente ele é, mas o tamanho da sua sabedoria!

Indico esse livro para quem quer dar alguns passos para dentro da incrível trilha do letramento científico, principalmente por se tratar de uma linguagem mais simples, posso imaginar muitas pessoas amantes da reflexão e conhecimento gostando desse livro!
Espero que aproveitem tanto quanto eu, e continue olhando para cima!

Eduardo.Vinicius 23/01/2021

Ciência e religião por um agnóstico (eu sou cristão).
Ele compartilha diversos e-mails e cartas que recebeu ao longo da vida com diversas perguntas sobre questões importantes em vários assuntos e claramente a sua resposta.
Gostei de ver o seu trabalho e saber que hoje em dia não tem tanto preconceito com a cor na área da ciência, parabenizo também por superar os antigos(preconceitos) e principalmente a sua humildade em dizer que é agonístico (melhor do que cético em relação à religião).

Kaique 22/01/2021

Meu primeiro livro de 2021!
Gostei da leitura. É bem legal de se ler esse livro. Achei ele bem descontraído. Neil usa uma linguagem muito acessível. Uma das coisas que eu mais me encantei foi a qualidade argumentativa do autor. Que capacidade! Ele expõe suas ideias e argumentos de uma forma brilhante, sem deixar lacunas, para que nós, leitores, preenchamos a linha de raciocínio. Adorei! Ótimo livro para se começar um ano como 2021! Aprendi várias coisas novas, afinal, é disso que eu gosto ao término de uma leitura: aquirir algum conhecimento novo! Ele relaciona a ciência à nossa vida, de uma forma a nós fazer perceber sua extrema necessidade. Fiz várias marcações ao longo da leitura. Eu recomendaria uma leitura ?picada?, já que o livro se trata de uma coletânea de respostas dadas aos mais inusitados e-mails recebidos pelo cientista Neil.
Clara 27/01/2021minha estante

Igor Becattini 07/12/2020

Leitura rápida e leve sobre temas profundos
O livro é um conjunto de respostas que o Neil escreveu ao longo dos anos. Elas abordam variados temas, desde o atendado das Torres Gêmeas até a precisão científica dos filmes de Hollywood. As respostas costumam ser curtas, poucos passam de 2 páginas (uma média de tamanho esperada para emails).

Os textos nesse livro são uma passagem rápida sobre temas muito complexos, o que pode te motivar a ir atrás deles individualmente (ainda mais porquê esse livro não se aprofunda em nenhum em específico).

Pode se dizer que o livro cumpri uma função com essa característica, pois o Neil fala que sempre procura atiçar o interesse de uma pessoa de saber mais.

Ricardo 03/01/2021

Respostas de um astrofísico
O Livro traz grandes respostas sobre a astrofísica e as principais dúvidas que nos surgem na nossa mente.

Alan (@coracaodeleitor) 20/01/2021

O famoso e aclamado cientista Neil deGrasse Tyson vem nesse livro nos explicar alguns mistérios da vida e do universo.

Sem perder o toque divertido pelo qual ele é conhecido ele responde questões que nos fazem refletir, pensar e até nos emocionar.

Numa linguagem simples e acessível ele compartilha conosco seu conhecimento e nos deixa boquiabertos ao debater questões que nem sequer pensamos as vezes.

Peguei o livro para ler de forma despretensiosa e acabei amando a leitura. Claro que existem questões que você pode concordar ou discordar e é isso que deixou a obra muito mais interessante pra mim.

Fica aqui uma ótima indicação.

Carlos Panini 14/12/2020

Uma ótima leitura para entender um pouco sobre determinados comportamentos humanos através da visão de um ícone da ciência. O livro consiste de uma série de cartas/e-mails que o autor recebeu e respondeu durante sua vida, contemplando dúvidas do seu público.

Luis Felipe S. Correa 16/12/2020

Neil em um nível mais pessoal
Sou um fã do Neil deGrasse Tyson e o livro foi uma escolha acertada para esse final de ano. O autor tem uma linguagem fascinante e bem precisa. Não espere um guia de curiosidades sobre o universo, o Neil já faz isso em outras obras. Este livro tem respostas em um nível mais pessoal e reflete a interação com o público por meio de cartas, e-mails e redes sociais, sem deixar a ciência de lado, obviamente.
Merecem destaque os pensamentos do autor sobre questões raciais.

Romulo 22/02/2021

Excelente
Excelente insights, palavras contundentes e esclarecedoras! Vale a pena! Uma aula a cada página!

Sol 30/12/2020

Incrível
Não sei se concordo com todas as opiniões do Neil DeGrasse Tyson, mas ele sabe responder até as perguntas mais rudes de forma respeitosa e inteligentíssima.