Respostas de Um Astrofísico

Respostas de Um Astrofísico Neil deGrasse Tyson

Resenhas - Respostas de Um Astrofísico

Davi 08/12/2023

Pensando por si mesmo
Esse título com certeza é mais fácil de preservar a característica de simplicidade, já que se trata quase que de perguntas e respostas entre Neil e o público, mas não dá pra deixar de destacar como as obras dele são leves de se acompanhar.

Os tópicos são científicos ao mesmo tempo em que trazem até lições de vida, só não considero 5 estrelas pois não gosto da maneira que alguns pontos são tratados.

Se procuram títulos de divulgação científica "introdutórios", com certeza os de Tyson são as minhas maiores indicações.

Pipuli 29/11/2023

Um livro sem história que contém histórias incríveis!
Como um dos mais influentes cientista do mundo, Neil deGrasse Tyson recebe milhares de mensagens todo ano, sejam elas por carta ou e-mail. Pessoas com as mais variadas intenções enviam pedidos, buscam conselhos, outras inspirações, algumas mensagens de ódio, outras de afrontamento, porém todas respondidas com a mesma mentalidade e princípios.

Desde crianças enraivecidas com o rebaixamento de Plutão para a categoria de planeta anão, até presidiários buscando orientação em como participar e incentivar o gosto de seus filhos por ciência, de pessoas discordando agressivamente com investimentos em pesquisas da NASA, até uma mãe Judia buscando uma resposta de como provar a veracidade de DEUS para seu filho com transtorno de espectro autista que acredita na ciência.

Algumas mensagens realmente me emocionaram, outras me deixaram incrédulo com a mentalidade e o força do negacionismo humano, mas o que mais me deixou fascinado com o livro foi a intensão das respostas, de tentar não explicar simplesmente algo diretamente, mas sim apresentar fatos e na busca de fazer a pessoa criar sua própria opinião sobre aquilo ou de ajudar ela buscar uma forma de se ajudar.

Fernando642 12/10/2023

Neil me faz amar a ciência
Um livro sensacional que aborda diversos assuntos da vida. Fiquei encantado com o modo como o Neil é respeitoso e atencioso nas suas cartas. O cara é um exemplo de humildade de competência. Me inspiro muito na pessoa que ele é.

Jean Bernard 28/09/2023

Um bom começo
Um ótimo livro para quem quer começar a entrar no tema da ciência e astronomia. Ainda terão alguns momentos sobre educação, divulgação e carreira.
Simples para quem já se aventurou pelo assunto. Mas mesmo assim vale a pena.
Leitura muito agradável.

Leti 16/08/2023

Ótimo livro, gostei bastante do estilo que foi escrito, literalmente as respostas de um astrofísico. Se tivesse mais tempo teria terminado bem antes, é uma leitura simples e que traz a ciência no dia a dia. Foi interessante ver as colocações dele sobre vida, morte e religião. Recomendo

Thalles 26/07/2023

Uma coletânea de diversas respostas, por vezes sagazes, outras apenas factuais, à perguntas feitas por fãs e "haters", desse que talvez seja hoje a personalidade científica mais conhecida globalmente.
Muito interessante ver o lado racional e científico de diversos temas, tanto os tranquilos, como astronomia e carreiras, como os espinhosos, como paternidade e religião.
Vale a leitura.

Rodrigo946 10/06/2023

Criatividade
O livro traz respostas à questionamentos sobre o universo, respondidas pelo famoso autor e astrofísico Neil DeGrase Tyson. É um compilado didático, criativo e bem humorado de temas por vezes maiores do que o nosso quotidiano. Muito simples e prazeroso de ler.

bytakkan 30/05/2023

Esse é o segundo livro que eu leio do Neil, mas tô começando a achar que é impossível não gostar dos livros dele??? Talvez eu só esteja sendo mt fangirl kkkkk mas é incrível como ele sempre consegue me prender na leitura, como ele descomplica assuntos e conceitos que eu sempre tive dificuldade de entender plenamente.. dá pra sentir a paixão dele pelo o que ele faz e é contagiante. O livro é bem informativo e ao mesmo tempo descontraído, passando por vários tipos de questões e te faz refletir mesmo nas mais "bobas"

tataskoob 13/05/2023

"Continue olhando para cima"
Livro leve e inteligente, com belas explicações e fácil leitura.
Não é a toa que Neil é tão famoso, é um cara muito inteligente e disposto a ensinar. Cada página é um ensinamento.

Horikita 01/04/2023

Te amo Neil
Descobri que ler qualquer livro do Neil é como um passatempo pra mim, e dos mais divertidos diga-se de passagem. Mesmo abordando temas sérios, como o ataque as torres gêmeas, esse é um livro leve, daqueles que voce pega no fim de tarde ou antes de dormir pra relaxar. Quase como uma coluna de curiosidades na sessão de um jornal. É muito interessante ver como desde dúvidas simples até as mais filosóficas e subjetivas são respondidas com a maravilhosa abordagem científica do Neil. Enfim, eu adoro esse cara.

Kaio Stenio 26/03/2023

Perfeito em sua proposta
Uma leitura leve e reflexiva. Aborda inúmeros temas levantados por diferentes tipos de pessoas.

O Neil tem um bom humor e paciência em suas respostas, apesar de ter uma certa acidez necessária em outras.

É o livro que eu esperava e foi uma experiência bem confortável. Enriqueceu as minhas reflexões sobre a vida e o universo, mas não devastou o meu próprio ponto de vista que diverge em alguns detalhes do Neil.

Recomendo para qualquer pessoa que esteja se sentindo meio perdida nessa nossa querida Terra ou que simplesmente queira ver conversas/discussões com um cientista nelas.

Eduarda P. 26/02/2023

"Continue olhando para cima"
De forma geral, gostei dos assuntos tratados no livro. Me identifiquei em muitos deles e acredito que outras pessoas se identificariam também; fora que as respostas inteligentes do Neil tornam o livro muito rico e deixam um ar de reflexão na mente. Ótimo para pensar.

P.s.: as perguntas que beiraram ao fanatismo religioso me angustiaram um pouco. Fora isso o livro é ótimo.

Sanches 23/02/2023

O livro tem tópicos diversos e cheios de respostas inesperadas e de pessoas diferentes. Gostei muito de ver vários pontos de vistas sobre o mesmo assunto.

Alguns assuntos são mais tocantes do que outros, alguns percebemos que o autor parece estar "zangado" com o que o escritor da carta diz e ao responder fica visível (pelo menos pra mim ficou).

O autor trouxe uma perspectiva muito boa e supriu minhas expectativas, me fez querer ler outro livro dele.

Sofia136 07/02/2023

O livro é realmente muito bom. O início da leitura foi bem complicado, pra mim, porém não tinha nada a ver com o livro e sim comigo; resolvi voltar a ler esse ano pra não ter que ler ano que vem, acabei me surpreendendo, porque o livro é muito bom, a escrita e a forma que é organizado. Eu me apaixonei pelo Neil, com certeza lerei outras obras dele.

Vivi 26/01/2023

Perfeição é o nome
Se você busca algo para ler de astronomia, ou para ter reflexões, ele é perfeito.
Eu ri em algumas respostas chorei em outras.
Neste livro o Neil vai responder perguntas que lhe enviaram, algumas buscando inspiração outras respostas, outras em busca de esperanças