A Arte de Escrever Bem

A Arte de Escrever Bem Arlete Salvador e Dad Squarisi

Resenhas - A arte de escrever bem

Rebekah4 26/03/2024

Livro básico, onde tem algumas dicas que são importantes para você estar escrevendo da forma correta em uma matéria jornalística.

Felipe1503 25/02/2024

Ensina melhor que a faculdade
Pense num livro essencial pra quem trabalha escrevendo notícias.
Amei a forma como o livro é construído.

Rejane Melo 20/09/2023

Escrever é fundamental
Afinal, quem, nos dias de hoje, não precisa mandar mensagens por e-mail, escrever relatórios, fazer uma redação do ENEM?
Este livro, inicialmente destinado a jornalistas e profissionais do texto, é o mais claro e bem-humorado que qualquer um que precise escrever bem pode obter.
As autoras, donas de texto impecável, agradável e atual, Dad Squarisi e Arlete Salvador, mostram como é possível redigir de modo adequado e elegante.

Jorge Luiz da Silva 14/07/2023

Escrever bem é muito importante e essencial para que se possa ter uma comunicação fácil em qualquer setor da vida. Esse livro é de grande ajuda.

Marques 31/05/2023

Dicas para iniciantes
Livro de fácil leitura e bastante didático. Ideal para quem está começando a escrever para meios como jornais, revistas, blogs e afins. Apesar de alguns erros de diagramação (parágrafos inteiros sem espaço) é uma leitura boa principalmente para quem está se preparando para vestibulares, pois pode ajudar na interpretação de texto.
Para profissionais da área com experiência, serve mais como complementação e/ou lembrete de conceitos básicos.

Matheus656 21/05/2023

Como escrever bem
A temática é trabalhada de maneira simples e direta, talvez até demais. A leitura é fluída, clara e concisa. As autoras não apelaram para a gramática portuguesa, penosa, diga-se de passagem. Nada de enrolação, muito de praticidade. Ótimo não só para jornalistas, mas para qualquer outra pofissão que se utilize da escrita acadêmica.
Fiz um resumo dessa obra para recorê-la sempre que vou escrever.

Trapp 07/04/2023

Aprendendo a escrever melhor
Um livro que comecei para fichamento do meu TCC e que gostei de forma genuina. De maneira descontraída e com trocadilho, as autoras reforçam os conhecimentos básicos da escrita jornalística e ensinam novos macetes que podem melhorar o texto de qualquer notícia.

Leonardo Lemos 15/02/2023

Útil, didático e, de quebra, contém tiradas divertidas
Me pareceu introdutório até certo ponto. Trata-se de um livro voltado majoritariamente para a escrita de textos jornalísticos, apesar de ter ficado com a impressão de que a lição principal serve para todo e qualquer texto: não complique desnecessariamente o texto.

Amei as epígrafes colocadas ao início de cada parte. Selecionei minhas citações favoritas:

"Montaigne, há quatrocentos anos, ensinou: “O estilo deve ter três qualidades – clareza, clareza, clareza”."

"Escrever é cortar" – Marques Rebelo.

"“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”, dizia Samuel Johnson. [...]"

Mas o livro não se restringe a frases de efeito: apresenta muitos conceitos e teorias do jornalismo (a técnica da pirâmide invertida, os primórdios do New Journalism) e de nossa gramática (com uma atenção maior para questões sintáticas, já que trata da escrita), as "armadilhas" e peças que nossa língua nos prega constantemente.

É penoso melhorar a escrita, porém, o livro nos adverte: não tem muito o que fazer. É difícil para nós todos:

"“Lutar com palavras”, escreveu Drummond, “é a luta mais vã. Entanto lutamos mal chega a manhã”. [...] A luta é difícil porque se trava contra fantasmas. Vale, aí, a receita de Leonel Brizola: para lutar contra o diabo, é preciso recorrer a todos os demônios. Afinal, o diabo nunca tira férias. Se necessário, faz hora extra. Quando não pode comparecer, manda a sogra. Resistir a ele? Só há uma receita. É a eterna vigilância."

visreading 24/11/2022

incrível
li por causa da faculdade e foi maravilhoso.
dicas simples e práticas, 0 linguagem acadêmica.
uso de exemplos reais que é possível observar no dia a dia

Alberto 21/07/2022

Boas dicas para jornalistas
"O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?"

O livro A arte de escrever bem, da linguista Dad Squarisi e da jornalista Arlete Salvador, em sua nova edição revisada de 2020, traz dicas que ajudam iniciantes no jornalismo e servem como revisão para os veteranos da área. O conteúdo da obra também pode ajudar a outros profissionais que se valem da escrita, mas em menor escala.

As autoras usam uma abordagem bem-humorada e transformam assunto pragmático em leitura agradável. São diversos pequenos tópicos, recheados de exemplos retirados de notícias, notas e artigos de jornais e jornalistas famosos, que facilitam o entendimento mesmo de assuntos mais complicados. É um bom livro para se ter à mão na hora de escrever, ainda que seja somente uma resenha no Skoob.
Dayse.Ariane 21/07/2022minha estante
Pela sua resenha, achei bem interessante.

Alberto 21/07/2022minha estante
Obrigado, Dayse! :) Ele é interessante mesmo. É curto e bem estruturado. Tem uma boas dicas e exemplos.

Martony.Demes 07/03/2022

A arte de escrever bem, de Dad Squarisi e Arlete Salvador!

Essa é uma edição pocket mas que mantém tudo da versão comum. É para de fato fazer consultas rápidas.

O livro é destinado para quem é da área de jornalismo. Porém, tem tantas dicas interessantes que serve para todos nós que buscamos evoluir na escrita seja qual for o propósito. São técnicas específicas que podemos também aplicar em nossas áreas.

Primeiro, trata sobre a arte de pensar e principalmente sobre a construção do lide. Conhece? Lide é responder a seis perguntas: O que, quem, quando, como, onde e porque! É aquele resumo ou parte inicial de um determinado texto tenta conquistar o leitor.

Outro capitulo é sobre gênero jornalistico que está mais direcionado ao profissional mas tem várias dicas que servem para qualquer textos, tais como: evitar uso de voz passiva, ponha as sentenças em forma positiva, dê preferência a frases curtas e simples, ser conciso etc.

E o toque final: é sobre por a mão na massa! Devemos praticar, tentar e corrigir e rever! Também há várias recomendações sobre escolha das palavras, cuidado com uso de termos (pejorativos). Também tem alerta sobre o uso de termo clichê para que não fique desgastados: efeito domino, a cada dia que passa etc! E de tanto usarmos no dia a dia, terminamos utilizando em textos formais.

É um livro de canto de mesa para consultar com frequência! Eu o li há um tempo atrás, encontrei novamente e tornei a lê-lo! E é isso! Vamos lá!

Gabi Maria 03/02/2022

Gramática pesada apresentada de forma leve
A julgar pela capa e pelo conteúdo que o livro propõe, imaginei que seria uma leitura pesada, com inúmeras regras gramaticais e sobre a linguística dos textos jornalísticos.
No entanto, as autoras apresentam, de forma simples e clara, valiosas dicas sobre escrita. Os exemplos e as analogias usadas facilitam muito a compreenssão e tornam o conteúdo acessível.
Eu amei!

Ryan 15/01/2022

Comece por aqui!
Livro fantástico! Leitura fluída e objetiva. De início ao fim somos apresentados a dicas essenciais para aqueles que pretendem ou trabalham com a escrita, indo da gramática à ética profissional. Apesar de ter sido publicado visando um nicho, vale a leitura por aqueles que possuem a escrita como ferramenta de trabalho - filósofos, sociólogos, redatores publicitários, pesquisadores - ou como prática de lazer.

Ana Mardegan 05/11/2021

É um ótimo livro de dicas de escrita, mas acho que pra quem já trabalha com isso e/ou está familiarizado com o jornalismo é um pouco "mais do mesmo". Não é tão "engraçado" ou "descontraído" como promete. As piadinhas são bem óbvias. Ainda assim, super vale a leitura.

Roseane.Argolo 30/06/2021

Livro excelente
Recomendo! Excelente dicas de escrita, principalmente para quem atua na área de comunicação (ou pretende atuar).