Realismo Capitalista

Realismo Capitalista Mark Fisher

Resenhas -

Veganoð 04/01/2021

Um fim do mundo politizado
Realismo capitalista sem dúvidas é um dos melhores livros que analisa de uma forma muito sensacional (misturando cultura pop com literatura, música, etc) a noção de realidade e como ela é limitada pela lógica neoliberal.

O livro cerca diversos conceitos ?fisherianos? que são imprescindíveis para entendermos a linha que a obra segue. Por ser um professor, fisher tem uma familiaridade com uma escrita didática, mas que ainda assim é pertinente e provocativa, fazendo com que o leitor deseje se debruçar sobre todas as questões, reflexões, conceitos...

Extremamente atual e tem um grande papel para relacionarmos a dinâmica da mentalidade e como ela é moldada, por isso criamos possíveis fins do mundo, mas não o fim do capitalismo.

E pode ter certeza que essa imaginação de fim do mundo tem uma ideologia por trás, por isso te convido a ler essa obra, especialmente essa edição cuidadosa com textos adicionais ótimos !

11/05/2021

Realismo capitalista
Eu comecei a ter contato com o comunismo e cada vez mais fazia sentido mas ao mesmo tempo não é como se isso fosse uma possibilidade: é um consenso que a minha geração não vai viver uma revolução no Brasil. Mas por quê?
Peguei esse livro e logo de cara.. REALISMO CAPITALISTA!
Mark Fisher começa explicando esse fenômeno pós-moderno: a crença de que o capitalismo não é uma das opções de sistema, mas sim a única possível. O capitalismo passa a se apresentar como não ideológico, ele está aí e pronto, não temos como mudar isso. Ele é um sistema perfeito? Não. Mas não importa, pelo menos não é o comunismo??.
Então qualquer alternativa ao capitalismo é demonizada para que aceitemos ele como a única opção.
Fisher fala sobre "o Grande Outro" para depois nos mostrar que o capitalismo pós-moderno é a "anunciada renúncia da crença do Grande Outro", ou seja, o capitalismo assume publicamente suas falhas pois a estratégia de se manter não é parecer perfeito, mas sim inevitável.
Ler isso dá um desânimo... Ô se dá! Mas a gente não pode abaixar a cabeça, precisamos continuar lutando para destruir essa concepção de que o capitalismo é inevitável e lembrar todos de que existem outras opções!
Tiveram algumas partes do livro que achei difíceis, então pretendo reler quando eu for mais inteligente kkkkk. Mas aproveitei muita coisa dele, recomendo a leitura!

Leo Lagden 04/10/2020

Livro fundamental para entendermos a infinidade de coisas que temos passado nos últimos tempos. Uma luz nos problemas e mazelas da sociedade atual. Extremamente necessário!

Elisa Dinah 23/04/2021

Fisher é um MONSTRO (no melhor dos sentidos, vale dizer)
O objetivo de Fisher nesse livro foi nos apresentar o conceito, criado por ele, de "realismo capitalista", mas ele consegue mais. Através da leitura dessa obra, o manto do realismo capitalista é retirado, algumas das incoerências desse sistema louco de produção e reprodução da vida são irremediavelmente expostas. Aqui, o capitalismo é desnudado. Já não se torna mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo depois dessa obra. A superação desse momento histórico torna-se uma missão dos leitores, e esse é o grande mérito desse livro.

Rai 18/04/2021

Excelente
Livro essencial para entender as dinâmicas do capitalismo na pós modernidade. Fisher conduz o leitor através de sua teoria de um realismo capitalista que não nos permite mais vislumbrar um futuro positivo. Para embasar sua argumentação, ele utiliza elementos da cultura pop, como filmes, músicas e realities shows, a questão da saúde mental, a vida de professor e a própria política. Apesar de bastante profundo, a leitura é leve e fluída; Fisher escreveu um blog durante anos e a impressão que dá, na maior parte do livro, é que se está lendo uma página de blog mesmo. O livro não é grande e quando termina, dá vontade de ler mais. Muito bom!

Joao 12/05/2021

Essencial para a nossa época
Uma análise muito interessante sobre o modelo econômico dominante e seus reflexos em diversos aspectos da sociedade.
Claro, a visão aqui é negativa do chamado Neoliberalismo, porém o autor embasa essas críticas de maneira convincente e clara e que pode ser usada como ponto de partida para importantes debates em relação ao tema.
Além disso, o bacana é que a obra traz uma série de conceitos complexos porém ao mesmo tempo traça paralelos com elementos da cultura pop.
Gostei muito da obra e a coloco no mesmo patamar de relevância de livros como Sociedade do Cansaço e Engenheiros do Caos.

Caetano.Bezerra 29/04/2021

"a vitória da direita só é inevitável se pensarmos que é"
Influenciado por um dos meus podcasts favoritos, me interessei assim que soube da tradução.

A escritura de Mark Fisher é bem mais leve que a maioria da filosofia que temos, e faz muitas referências a filmes e cultura pop.

O autor explica seu conceito de realismo capitalista, sendo a esfere da linguagem e mentalidade do neoliberalismo, que nos faz acreditar que não há alternativa. Fazendo isso, tenta nos empurrar pra frente, oferecendo alternativas e criticando algumas estruturas das esquerdas mais tradicionais.

Espero que logo tenha mais obras traduzidas.