Demerara

Demerara Wagner G. Barreira

Resenhas - Demerara

Mariana 30/10/2023

Adorei!
Demorei um pouco pra entrar na história, mas depois que ele embarca no navio, fiquei vidrada para saber o que iria acontecer! A ambientação de São Paulo nos anos 20 foi muito bem construída, me fez viajar no tempo e imaginar como as coisas eram, como meus antepassados viviam.

Solange Sólon Borges 25/06/2023

A chegada da gripe espanhola ao Brasil com o navio Demerara
A gripe espanhola, que assolou o mundo e o Brasil, é pano de fundo deste romance do jornalista Wagner G. Barreira que, em uma linguagem vigorosa, se baseia em fatos da vida do avô espanhol Bernardo, nascido na Galícia, e que embarcou no Demerara, o navio apontado como o responsável por trazer infectados para cá. Ao unir ficção à realidade, Barreira entrega um texto comovente, divertido em muitos momentos, e um retrato da vida social e do trabalho nos idos de 1918. Um trabalho de tessitura ao se colocar no lugar do avô e escrever como se ele fosse frente ao choque de culturas e uma realidade diversa em um mundo desconhecido. Adorei a leitura! Recomendo.

site: https://www.youtube.com/watch?v=W50XKfdNcIQ&t=55s

Janaina Edwiges 06/05/2023

O navio da morte!
O vapor Demerara partiu de Liverpool no dia 15 de agosto de 1918 e chegou no Recife em 9 de setembro, trazendo para o Brasil, além de centenas de imigrantes, a gripe espanhola, doença que provocaria a morte de mais de 35 mil pessoas. A historiadora Heloísa Starling, em entrevista ao site da BBC, nos ensina que "não se tem notícia de quando o vírus subiu a bordo: se na escala em Lisboa, ou se o navio já zarpara infectado da Inglaterra"..."Seja como for, uma vez em solo brasileiro, espalhou-se fácil e rápido." Um fato histórico relacionado a essa enfermidade, que vemos retratado no livro, é o de que durante a pandemia, muitas famílias deixavam seus mortos nas calçadas de casa para serem recolhidos pelas funerárias. Não havia leitos suficientes para atender aos milhares de doentes e faltava coveiros para sepultar tantos cadáveres.

Este romance é uma excelente mistura de ficção com acontecimentos históricos e também da família do próprio autor. O protagonista da obra é Bernardo Gutiérrez Barreira, um galego que chegou ao Brasil no Demerara e que na vida real foi avô do autor. Bernardo foi um dos inúmeros imigrantes, na sua maioria europeus, que vieram para São Paulo na segunda metade do século XIX e ao longo do século XX, sendo empregados nas lavouras de café e fábricas. Através das vivências do jovem rapaz, vamos percebendo muitos aspectos das condições de vida dessas pessoas e as inúmeras dificuldades que aqui enfrentaram, como moradias precárias em cortiços, baixos salários e longas jornadas de trabalho.

Comprei este livro em 2020, mas justamente por estarmos vivendo o sofrimento real da pandemia da COVID-19 não consegui fazer a leitura na época. Acredito que para quem procura opções na literatura brasileira contemporânea, Demerara é um ótimo romance!

Leitora Caótica 02/04/2023

Absorvi o livro por audio, o que foi bastante bom. A história foi bem contada e bem desenvolvida, mas em determinado momento eu quis que acabasse logo. Ainda assim, a experiência de leitura foi bem satisfatória.

Cristiana.Dieguez 14/03/2022

??????????????????????????????????????????????????

Norberto 16/01/2022

A história é simples de ser lida e muito rápida, misturando ficção com fatos históricos e personagens reais. Fala sobre a gripe espanhola e o também triste período dos anos 20 onde tanta gente morreu. Não tem como não pensar no momento que se vive hoje. Além de tudo, é bem escrito com frases que não deixam a história cair na lentidão. Gostei.

Karla Samira @pacoteliterario 28/06/2021

Narrativa fluida e traz reflexões
O livro é muito bacana e vem nos contar sobre Bernardo, que sai da Europa no navio Demerara rumo ao Brasil. No navio, é explorado, tem contato com a gripe espanhola (sem qualquer informação sobre a doença que se tornou pandêmica em 1918). Chegando ao Brasil, melhor sorte não o acompanha, com trabalhos que não o sustentam e relações complexas em que se mete. A escrita do autor é muito fluida, gostosa de ler e o livro traz algumas reflexões bem interessantes, se compararmos com a atual situação que estamos vivendo (pandemia da covid 19). Gostei e recomendo!

Resenha completa no link abaixo.

site: https://www.instagram.com/p/CQq3X9FL3J3/?utm_medium=copy_link

Adriana1161 29/05/2021

Apaixonante
O livro é excelente!
Começa com a história do Demerera, um navio que trouxe a gripe espanhola para a América do Sul, em 1918. Depois vai mostrando a vida dos imigrantes em São Paulo, nessa mesma época.
O livro é curto, de leitura rápida, mas é daqueles que deixa marcas, a história fica embrenhada, talvez por ser tão comum a nós.
Adorei!
Personagens: Bernardo, Amalia, Aingeru, Maria, Casto, Carmen, Salvador
Local: Vigo-Galícia/São Paulo-Brasil - 1918/1919
Pâm 29/05/2021minha estante
Fiquei muito interessada!

Pâm 29/05/2021minha estante
Aliás, a editora Instante tem ganhado meu coração

Adriana1161 29/05/2021minha estante
Sim, tb gosto dos livros da Instante. Esse eu gostei muito!

Vivi 26/03/2021

Que livro maravilhoso de uma escrita tão apaixonante que tudo que queremos é que não acabe.
Acompanhei a trajetória de vida de Bernardo em Galácia desde sua infância em um orfanato após perder seus pais lá . Seus 18 anos quando passou por poucas e boas para sobreviver e subir a bordo do navio Demerara com embarcação em Santos. E infelizmente esse navio não trouxe só pessoas e sim a inesquecível e triste Gripe Espanhola ( como não lembrar da nossa atual situação) . Lado bom de hj é que temos meios de comunicação, as noções científicas tb deram um salto. Em pensar que as pessoas se suicidavam por medo de ter a doença. Inclusive Bernardo de meteu em um tremendo engano devido a isso. E quanta coisa se passou em sua vida . Um sonho de liberdade que fora um tremendo pesadelo.
Fico muito feliz de encontrar escritas tão maravilhosas e principalmente ser de um brasileiro que teve propriedade em que escreveu. Além pesquisas se baseou na vida do avô. O que torna o livro perfeito.
Eu poderia escrever muiito aqui mas vcs tem que conhecer essa obra fantástica. Daria pra ler em uma sentada? Simm !! Mas realmente eu queria mais.
Sinopse: "O romance de estreia de Wagner G. Barreira conta a trajetória do jovem Bernardo, que embarca no navio que trouxe a gripe espanhola para o Brasil ? e dá nome ao livro. Bernardo nasceu na Galícia, no norte da Espanha. Ainda criança foi para um orfanato na cidade de Vigo, onde estudou e perdeu a chance de se tornar padre. Em 1918, dois anos após deixar a instituição, leva uma vida errante, vivendo de pequenos golpes ao redor do porto. Convencido por um amigo e precisando desaparecer por um tempo, embarca no vapor Demerara a caminho da América do Sul, na mesma viagem que trouxe a pandemia de gripe espanhola para o continente. Mistura de ficção e eventos históricos, o livro de Wagner G. Barreira dá voz ao narrador personagem ao relatar a travessia do Atlântico, a acusação de ter assassinado o amigo, a prisão em Santos, a convivência com infectados pelo vírus, a fuga para São Paulo e as dificuldades de adaptação na cidade em construção pelas mãos de imigrantes de todo o mundo.

MaLu 27/01/2021

A leitura é rápida e prende o leitor. Acredito que a história poderia ser melhor trabalhada, mas em um geral o livro é bom.

Picón 17/01/2021

Queria mais páginas...
A edição é muito boa (ponto para a escola Instante). O texto é simples, mas nem por isso pobre. A leitura flui suavemente ao longo das páginas, que não são muitas. A narrativa é um pouco corrida demais, e ficamos querendo que o livro tivesse mais umas 50 ou 70 páginas para que alguns trechos fossem melhor experienciados por nós, leitores.

paulofonsecamj 11/01/2021

Detestei
Demerara
Wagner G. Barreira
Nota: 5/10
Resenha: Bernardo nasceu na Gali?cia, no norte da Espanha. Ainda crianc?a foi para um orfanato na cidade de Vigo, onde estudou e perdeu a chance de se tornar padre. Em 1918, dois anos apo?s deixar a instituic?a?o, leva uma vida errante, vivendo de pequenos golpes ao redor do porto. Convencido por um amigo e precisando desaparecer por um tempo, embarca no vapor Demerara a caminho da Ame?rica do Sul, na mesma viagem que trouxe a pandemia de gripe espanhola para o continente e suas pro?ximas aventuras a? vida como um todo neste novo continente.
Opinia?o: Mais um livro que li grac?as ao clube de leituras da @livrariadobelas que eu tanto amor por SEMPRE me tirar da caixinha e me colocar no na?o lugar. Neste em especi?fico, contrariando expectativas e a grande opinia?o da maioria dos participantes do clube: eu NA?O GOSTEI do livro. Achei a narrativa pobre, corrida, que muito promete e pouco produz. O personagem principal pra mim foi a imagem direta e clara do homem europeu que vem ?desbravar? o Brasil, cheio de preconceitos, o famoso pega todas no carnaval que vive perigosamente... enfim... de fato achei va?rias questo?es problema?ticas que me fizeram desgostar da obra em sua linha geral. Em contrapartida achei a fluidez da leitura boa, o autor descreve bem e desperta o interesse, vale como uma leitura de descanso se conseguir na?o se apegar tanto e viver a realidade do personagem proposto.
Citac?a?o: Eu na?o ia a lugar nenhum, na?o tinha destino, ningue?m esperava por mim. Aquele navio era um pouco minha vida. Estava em movimento, cercado de muita gente, e ainda assim sozinho no sozinho.Todo mundo que conheci era isso, companheiro de viagem. Bons para dividir copos, para contar histo?rias e falar bem de si mesmos, mas com quem na?o poderia contar para dividir nada em minha vida.

MãeLiteratura 27/11/2020

Livro belíssimo!
A Editora Instante mora no meu coração. Acompanho com carinho seu trabalho sério e diferenciado. Quando eu soube deste lançamento, motivos para querer ler Demorara não faltaram. Amo livros com temáticas históricas e adoro livros escritos por jornalistas. E assim mergulhei nesta leitura densa, sofrida e ao mesmo tempo necessária.
Numa mistura de ficção com romance histórico, vamos acompanhar a vida de Bernardo desde seu nascimento na Galícia, norte da Espanha. O menino que perdeu os pais cedo, foi criado num orfanato da cidade. Aos 18 anos ganha a liberdade e vive solto pela cidade, de pequenos bicos e delitos, até receber um convite inusitado, embarcar no Demerara.
Demerara é o nome do navio que o traz para Santos, numa viagem sem planejamento e sem vontade. Me encantei com o livro já no seu título, que conduz o protagonista a um novo e desconhecido destino.
A peste os encontra em alto mar e atinge boa parte dos passageiros e tripulação. A ignorância do tema e do poder destruidor da doença, o medo das pessoas, a sensação de se sentir perdidos e impotentes são muito bem trabalhadas na trama.
E infelizmente nos remete aos dias de hoje. São sentimentos muito parecidos com os que vivenciamos com a nossa pandemia. No enfrentamento da gripe espanhola, distanciamento social e uso de máscaras também eram os recursos mais efetivos, ou seja neste tempo todo, pouca coisa mudou.
Wagner fez um trabalho minucioso de pesquisa que traz ao livro um ótimo embasamento teórico. Sua escrita é elegante, fluida e muito interessante. Fiquei muito envolvida e emocionada durante a leitura e simplesmente devorei o livro.
O mais interessante é saber que Bernardo é o seu avô paterno e dele pouco se sabia além do fato de ter vindo da Espanha. Partindo do ponto de vista histórico, o autor constrói uma narrativa que resulta num livro gostoso de ser lido, embora com uma trajetória triste e solitária.
A edição do livro merece um destaque muito especial. Linda e muito caprichada. Ótima diagramação e revisão impecável. O prefácio é de Laurentino Gomes. Eu adorei a capa.
Recomendo muito esta leitura. Literatura nacional, das boas!

site: https://www.maeliteratura.com/2020/11/demerara-wagner-g-barreira-editora.html