O mundo está morto

O mundo está morto W. E. B. Du Bois

Resenhas - O mundo está morto

dai bugatti 06/10/2020

Um mundo morto, mas uma história com muita vida
Conheci a obra por meio do Clube da Caixa Preta, disponível para assinatura no Catarse, e esse foi meu primeiro contato com o autor e já foi o suficiente para querer ler mais obras dele.

Uma premissa inusitada, dois mundos tão opostos para a época, mas que são iguais. Questões políticas que se veem tão ultrapassadas em pouco tempo entre dois seres humanos juntos.

Fora o contexto histórico e importância do autor. Todos deveriam ter contato com a obra e discuti-la.

Vale muito a leitura!

Nathy215 08/10/2020

Estamos mortos ?!
"Ontem eu não era humano"
"E sua gente não era minha gente"

Nós falhamos como pessoas e sociedade ...

É a primeira vez que eu leio algo do gênero "Afrofuturismo", acredito que tem muitas coisas que só vou associar em uma segunda ou terceira leitura, mas amei, ainda estou encantada.

Obrigada clube da caixa preta, simplesmente perfeito.

Erick 19/10/2021

Fui pego de surpresa pelo tema distópico existente neste conto pois não sabia nada sobre a sua história, e confesso que após lê-lo fiquei um tanto dividido quanto ao que achar dele... Se por um lado me atraiu o clima tenso da narrativa num cenário aterrorizante, a ideia de uma tragédia que uniu duas pessoas tão socialmente distantes entre si que nunca teriam a oportunidade de interagirem, e como o modo que a questão racial foi tratada em parte dos eventos que envolve eles, por outro admito que por mais clichê que fosse minha expectativa a respeito do final eu me desapontei talvez não tanto pela sua concretização, mas sim em ver como até mesmo um evento de tal magnitude pouco ou praticamente em nada influenciou a situação inicial dos personagens e da sociedade em si - pegando um trecho da resenha de uma usuária logo abaixo para resumir essa questão, "[...] me parece que o autor quis mostrar que o preconceito está tão estruturado na sociedade que, mesmo com o mundo "acabando", o abismo social continua". É isso, e creio que o caminho tomado pelo conto seja mais realista do que eu ingenuamente esperava.

Além disso, confesso que algumas frases inteiras ou palavras isoladas às vezes me soaram estranhas e não sei se foi questão de tradução, mas enfim.

Ana Karolê || @anakaroline_gc 28/12/2022

este é mais um conto lido lindamente escolhido e entregue pelo Clube do Livro da Caixa Preta.

o mundo está acabando. um come abalou as estruturas da terra e ameaçou sua existência.
uma mulher branca
sua sobrevivência depende da belenvolência de um homem negro.
(mas pode ela chamá-lo de homem?)

daí se desenrola a história do conto.
Questões raciais intrinsecas nos modos de viver, pensar e de sobreviver desta mulher (e de toda a sociedade pautada na branquitude)

é interessantíssima a leitura. e super rápida de fazer.
embora um começo um pouco perdido, acredito que seja proposital, afinal, o que estaria alinhado caso um cometa atingisse a Terra?

natygs 11/10/2020

Ótimo conto. Aborda questões sociais muito sérias de forma inteligente. Parabéns ao clube.

Luciana Leitora 17/10/2020

Eis que algo pode abalar todas as suas certezas
Li o livro a partir do Clube de Leitura Caixa Preta e a experiência foi ótima.
A escrita do autor é de fácil compreensão apesar de ter uma certa pressa em abordar todos os fatos e sensações experimentados pelas personagens.
Amei a maneira como o autor mostra que cada personagens pode experimentar o conceito de humanidade de uma maneira própria que vai estar vinculada com as vivências de sua realidade, até que essa vivência seja atravessada e abalada por algum acontecimento e se descobre que na verdade esse conceito nada mas era que a reprodução de muitos preconceito.
Vale muito a leitura.

lubento 21/10/2020

Que conto!
Por meio do Clube Caixa Preta tive acesso a esse conto intrigante se W.E.B Du Bois, grande intelectual e pan-africanista da virada do sec. 19 pro 20, que tem uma vasta obra literária e científica (sociologia, política e história). Conto fala de uma catástrofe após a passagem de um cometa por NY que aproxima uma mulher branca rica e um homem negro pobre. Ele foi escrito em 1920 e esse encontro, que hoje em dia já chama atenção, que foi muito peculiar pelo contexto e pela época. É um conto de ficção científica, do começo do sec. 20, escrito por um autor negro que traz a marca das relações étnico-raciais.

Natália | @tracandolivros 22/02/2021

O mundo está morto
Em "O Mundo Está Morto", um cometa passa liberando um gás tóxico que mata todo mundo, os únicos sobreviventes são um homem negro e uma mulher branca rica.⁠

Logo que entramos na história somos jogados naquela situação trágica e vemos a interação dos personagens, e principalmente, suas diferenças.⁠

É um conto bem curtinho, mas que me prendeu do início ao fim, foi muito fluído e entregou demasiados assuntos para debate, como racismo, diferença entre classes sociais, como cada pessoa lida com uma tragédia baseada em suas vivências. ⁠

Publicado originalmente em 1920, mas que ainda traz verdades atuais em 2020, um século depois. Até quando essa será a nossa realidade? Até quando nossas diferenças de cor serão o que rege as oportunidades?⁠

Essas são algumas das muitas perguntas que eu fiquei me questionando ao final da leitura. Com certeza este é um conto que eu indico, e principalmente, um clube que eu já indico.

site: https://www.instagram.com/p/CKpURT1j1XW/