Noite Eterna

Noite Eterna Pedro P. R.

Resenhas - Noite Eterna

Felipe.Bueno 31/03/2023

Isekai Tupiniquim
Quem é nerd e viveu os anos 2000 com um PC meia boca e uma internet decente, com certeza já se imergiu em um MMORPG (Ragnarok ou WOW, de preferência em servers piratas) e ficava imaginando como seria realmente fazer parte daquele universo.

O autor Pedro P.R. explora essas possibilidades, mas quando sua vida e dos seus amigos estão em jogo, não é tão divertido assim.
Com uma linguagem dinamina você acaba se apegando aos personagens e se preocupa com seus destinos e feliz por suas conquistas. Gostei da forma realista que os personagens lidam com as adversidades, e o personagem principal consegue vencer com esperteza e inteligência.
Gostaria muito que tivesse mais humor na história (a referência a Avatar me fez rir alto), mas isso é um gosto pessoal meu, esperando a continuação em Salvador, e ver como o resto do mundo lidou com o apocalipse.
Mas meu personagem favorito é o Leo; um nervosinho com pele de pedra? Aonde está a aventura solo?
Pedro P. R. 01/04/2023minha estante
2024 devo trazer tanto uma reedição do livro 1 para corrigir alguns problemas de revisão que passaram da primeira publicação, como planejo trazer o segundo volume para encerrar a duologia

Kah.Ximenes 02/02/2022

Uma leitura eletrizante!
Se tem uma palavra que eu definiria esse livro tenho certeza que seria adrenalina!

Nessa aventura, a gente acompanha Tomas e seus gigantesco grupo de amigos. O que seria uma clichê viagem à praia que adolescentes costumam fazer, eles receberam um chamado diferenciado e, em um piscar de olhos, tudo muda. Eis então a chegada da Noite Eterna.

Em uma luta interessante entre Guardiões e Necromantes, o livro promete muita aventura, adrenalina, embate, fidelidade e momentos reflexivos. A narrativa bastante direta com um toque bom de dinamismo faz com que a escrita do autor fosse bastante fluída (tanto é que eu terminei o livro muito rápido). Contudo, além dos embates e momentos críticos, o que me chamou a atenção foi algumas metáforas das lutas sobre Vida e Morte, Luz e Escuridão, que até mesmo as pessoas do lado dos Guardiões possuem seu lado sombrio.

Senti muito também diversas mensagem que falam sobre: nos fortalecemos quando as coisas apertam, lutar contra nossos próprios medos e inseguranças diante das dificuldades, sobre ter bons recursos (no caso dos guardiões, as bênçãos) e ainda sim usá-las indevidamente para favorecimento próprio, e por aí vai.

Outro ponto positivo foi a genialidade do autor em trazer uma sessão em tanta de RPG para a realidade de seus personagens, bem como trouxe personagens que exalava trocadilhos engraçados da cultura pop.

Fora alguns impasses em relação alguns termos ao se referir à determinados personagens e pequenos erros ortográficos, foi uma ótima experiência ao ler esse livro. E, mal posso esperar para o livro 2 ou ler mais livros deste autor incrível!
Pedro P. R. 03/02/2022minha estante
Kah, fico muito feliz que tenha gostado do livro.
Sobre a critica final, fico aliviado em dizer que já o livro já passou por uma nova revisão para correção de termos que soam pejorativos, assim como vai ganhar ainda esse ano uma nova revisão ortográfica pq no final do ano vai sair em versão impressa pela editora Virafolha, assim como o lançamento do segundo livro.

Kah.Ximenes 03/02/2022minha estante
Ai que maravilha em saber dessa novidade, já estou ansiosa para reler o primeiro livro todo revisado e depois partir para o segundo livro! Te acompanhava lá no insta pelo Nicho Roxo e achei sensacional.

Parabéns por toda criatividade, por essa disposição de querer melhorar constantemente. Sucesso sempre, viu?! ?

Victor_leitor.mirim 03/08/2021

A ilha maldita
Incrível! Batalhas bem criativas, personagens diversificados aprendendo a se acostumar com suas bênçãos (poderes daoras que literalmente parecem com passivas de RPG. " Com sua Sabedoria dos Sábios, Tom lidera seus amigos nesse novo (e assustador) mundo. Recomendo o livro pela aventura e criatividade! Super Top!!!

Ayrie (@ayriebooks) 17/07/2021

Quando a punição da humanidade cai sobre a Terra, um grupo de amigos se vê em meio ao caos e tem que aprender a usar seu poderes o mais rápido possível para sobreviver. Nesse novo mundo, um passo errado ou um segundo de desatenção podem causar a morte.

É um estilo bem diferente do que estou acostumada a ler, os poderes tem uma vibe muito forte de RPG, com níveis de habilidades, nomes, itens mágicos e etc. Nunca tinha lido nada nesse formato e achei super divertido. Além disso, o autor escreve muitíssimo bem as cenas de ação, tornando o livro dinâmico, mas sem ficar confuso.

Sobre os pontos negativos, vou começar dizendo que o livro não tem nenhum erro grande, mas uma sequência de coisas que poderiam ter sido melhor executadas e que impactaram o andamento da leitura.
O livro está em revisão e muitos deles (erros de revisão muito recorrentes, formas de referenciar personagens que podem soar ofensivas e repetição de palavras) serão resolvidos em breve.

Uma questão estrutural que me incomodou, foi a quantidade de personagens por dois motivos:
1- Numa história tão dinâmica, falta espaço para desenvolver todos os personagens e muitos acabam ficando rasos/caricatos.
2- Por todos terem habilidades e itens diferentes, acaba ficando uma saída "fácil". Qualquer habilidade necessária para o andamento da história pode surgir de um personagem pouco desenvolvido.

Um livro com estilo diferente e bem dinâmico, cenário brasileiro e ótimas cenas de ação. Recomendo para quem gosta de uma fantasia com mais lutas e para fãs de RPG. Aconselharia seguir o autor e aguardar a revisão para aproveitar melhor a história.

site: instagram.com/ayriebooks

Vai ser o ultimo 05/05/2021

Muito bom véi, se louco, tu precisa conhecer isso
Imagina um RPG com vários poderes dahora, uma invasão de outro mundo e uma ilhazinha, exatamente aí você tem noite eterna kk só tô triste pq demorou meio século para aparecer um arqueiro na budega

thatlas 26/04/2021

Novo medo desbloqueado: acordar um dia e descobrir que o mundo virou uma partida de RPG.
A história escrita por Pedro já começa com mil pontos positivos por trazer um tema popularizado "nas gringas" para território brasileiro. Até hoje só ouvi falar em 1 outro livro de fantasia que também aborda temas locais.

Me prendo à Noite Eterna FIGURATIVAMENTE, pois odiaria me encontrar na mesma situação que o protagonista Tomas e seus amigos estiveram.

Como o BOOM da história acontece do nada, não pude evitar de fazer a conexão com Guerras Secretas, onde grande parte dos heróis e vilões da Marvel são subitamente transportados para o Mundo de Batalha por uma entidade chamada Beyonder. Não é nenhum exagero dizer que eu adoro esse tipo de coisa, rs.

Porém, diferentemente desse arco famoso, o cenário apocalíptico de Noite Eterna transforma pessoas normais em pessoas ainda normais, só que com poderes especiais. Esses poderes, chamados de bênçãos, oferecem certa "vantagem" na luta contra as criaturas demoníacas que perambulam pelo mundo.

Isso, por conta própria, já seria supimpa. Pena que, assim como tudo nessa vida, tornar-se efetivamente poderoso requer tempo e treinamento - algo que os personagens do livro não possuem pra dar e vender.

É exatamente por isso que fiquei presa na evolução de cada um, principalmente na de Leo, por quem me apaixonei. Pedro, te juro, se tu matar o único boêmio do livro eu aprendo necromancia só pra te caçar.

Brincadeiras à parte, é difícil não se apegar em ninguém. Vislumbrar mortes trágicas ao decorrer da história te faz roer as unhas ao temer pela vida do restante. Gosto disso.

Demorei mais do que o normal para terminar a leitura por motivos de: vida, mas te garanto que, se não fosse pela correria do cotidiano, o teria feito em questão de poucos dias. Tinha me esquecido de como livros de fantasia me prendiam. É o tipo de roteiro que me deixa nervosa e animada ao mesmo tempo.

Os únicos pontos negativos (ao meu ver) foram alguns erros na escrita e a ausência de vírgulas, que além de providenciarem separações entre ações e descrições, também deixam a leitura mais fluida.

Vale ressaltar que, mesmo sendo fáceis de notar, esses erros não atrapalham em nada na parte criativa da história. Prefiro mil vezes encontrar obstáculos gramaticais em um enredo incrível do que ler algo perfeitamente escrito mas extremamente enfadonho.

Queria agradecer por essa leitura divertida e por ter sido arrastada de volta às minhas raízes. Digo com tranquilidade que, sem Noite Eterna, não teria voltado a apreciar o tipo de história que me fez amar todo tipo de livro em primeiro lugar.

Espero que tenham gostado dessa resenha e que deem mais chances às fantasias brasileiras. Precisamos de mais histórias como essa.

site: http://thatlas.wordpress.com

Ingridh.Weingartner 25/04/2021

Que livro complexo, puxa vida, primeiramente eu gostaria de parabenizar o autor por tudo isso que ele criou, não é fácil criar uma fantasia tão completa e sem deixar falhas na história, achei tudo muito bem explicado - talvez com uma ajudinha do poder de sabedoria que o personagem principal possuí tenha sido mais fácil explicar todas essas coisas doidas, foi uma decisão muito inteligente. Realmente é como estar em um jogo de RPG, existem itens, criaturas, lugares, poderes para desbloquear e com, é claro, uma pequena dose de bom humor (até onde era possível). Sério gente, achei muito legal!

Nanda 18/04/2021

Adrenalina do começo ao fim
O livro é pura aventura e ação do início ao fim, com batalhas muito bem elaboradas e descritas. Os personagens passam por desafios instigantes enquanto aprendem a usar as bençãos (poderes que funcionam como em um RPG) adquiridas na Noite Eterna. Adorei a aventura e estou no aguardo da próxima.

Nich 29/03/2021

Noite Eterna deve estar em todas as listas de leituras obrigatórias!!!
Ler Noite Eterna é como ver uma das melhores mesas de RPG, daquelas com personagens bem diferentes um do outro e com um mestre que adora um plot twist, ganhando vida.

Nesta primeira parte da saga Noite Eterna, somos apresentados a um grupo de jovens comuns, aproveitando suas férias em uma ilha de salvador. Logo nas primeiras páginas somos surpreendidos, assim como os personagens, com um acontecimento que muda todo o rumo da história. O autor vai direto ao ponto principal, sem enrolações e sem deixar detalhes de fora, o que torna a narrativa mais instigante e menos maçante.

Ao ganharem poderes, armas e habilidades muito diferentes entre si inesperadamente, os personagens têm que aprender a usá-los em questão de minutos para salvaram suas vidas. Este é um dos pontos que mais me encantou no livro, pois, diferente de outras histórias do gênero, estes jovens demoram para aprenderem a usar esses “presentes” e, quando usam, são desajeitados, mostrando que não depende só de ter uma espada para ser um espadachim, por exemplo. Além disso, muitos deles, por não saberem o que está acontecendo e como usar esses poderes, acaba tendo um fim abrupto logo no começo da história, à la George Martin.

Com uma narrativa cheia de ação e aventura, o autor consegue ambientar as cenas através de detalhes e diálogos que fluem com leveza e naturalidade por toda a história, além de trazer uma realidade para uma história de fantasia, ou seja, o leitor consegue se ver na história e imaginar que algo como aquilo é capaz de acontecer de verdade.
É possível perceber uma técnica de escrita muito boa, o que colabora para que o leitor fique preso nas páginas do livro até o final.

Pedro P. R., o autor, nos apresenta a um universo cheio de perigos e criaturas vindas das trevas, onde um grupo de jovens desastrados e despreparados devem lutar pelas suas vidas. Com um desenvolvimento bem coerente em relação a proposta apresentada, a obra tem uma genuína regionalidade nos diálogos e na narrativa, o que a torna original e de se suma representatividade para a cultura brasileira.

Publicado em setembro de 2020, Noite Eterna – Ilha da Morte pode ser facilmente comparado com grandes obras do gênero e que já vimos, por diversas vezes, em listas de leituras obrigatórias.

Por: Nich Calixto

site: www.nichcalixto.com

LMendes 07/03/2021

Empolgante e pessoalmente nostálgico
Um livro repleto de ação, com momentos épicos que nos lembram as famosas aventuras de rpg com is amigos. Os desafios enfrentados e a superação do grupo, aliados com uma narrativa que valoriza o agora, transformam esse livro independente em um grande achado.

Azuryu 26/01/2021

Valorização da cultura local!
A história começa num ritmo muito frenético até segue uma pausa para conhecer melhor os personagens e suas particularidades, o desenvolvimento é bastante coerente com os fatos apresentados e a lógica dentro do universo fantástico que se desenrola.

Gosto muito da linguagem que o autor usou, muito leve, solta e regionalista de uma forma muito boa, pois qualquer soteropolitano sente-se bem representado pelos termos e trejeitos utilizados e para leitores de outros estados é uma ótima forma de conhecer um pouco das gírias e o lodo de falar dos baiano.

Outra coisa que me pré deu ao livro foi o zelo em entregar uma obra com início, meio e fim coerentes, os personagens se mantiveram fiéis às suas origens aos seus hábitos antes da história...

Parabéns dei 5 estrelas pq não liberaram 10!

Renata 25/01/2021

Ponto para a literatura Nacional!
Se você gosta de ação/aventura esse livro é pra você. A leitura é muito fluida e fácil de se envolver. Todo capítulo tem alguma coisa acontecendo, sem enrolação ou ações desnecessárias, tudo para compor a história e já começa no primeiro capítulo. Lembra um grande RPG, pra quem gosta é um prato cheio, com algumas referências muito legais. As cenas de luta são muito boas, o autor consegue descrever e nos fazer visualizar tudo sem ser cansativo. O único ponto que me desagradou um pouco foi a quantidade de personagens. Gostei bastante da diversidade, mas prejudicou um pouco o desenvolvimento dos personagens secundários (alguns eu gostaria de ver maior participação). Além disso, a quantidade também prejudica um pouco a criar empatia com alguns deles. Ainda assim, vale a pena dar uma chance a esse épico jovem nacional. Esperando o próximo livro e a volta dos meus personagens preferidos (torcendo para que apareçam mais)!

Marcelo 21/01/2021

Muita ação, RPG e referências!
Noite Eterna é uma leitura bem agradável, que flui facilmente e é bastante divertida. A inspiração nas light novels japonesas e em jogos de RPG salta aos olhos, e é bem trabalhada pelo autor. Ler Noite Eterna é como percorrer uma masmorra cheia de inimigos, que ao ser derrotados deixam seu "loot" de itens mágicos para serem usados contra o próximo desafio.

Mas não é isso o que eu mais gostei na leitura. Para mim, a melhor parte é que se trata de uma narrativa genuinamente brasileira. Apesar de todas as referências às culturas japonesa e estadunidense, a narrativa se passa no Brasil, e o leitor pode até mesmo perceber um certo "sotaque", nos personagens, graças ao modo como o autor expressa os diálogos. Como soteropolitano, me diverti bastante com esse aspecto!

Recomendo!

FlaviosParanhos 06/01/2021

Mas mãos de uma boa editora era best seller
NOITE ETERNA: Livro 1- ILHA DA MORTE.

Este ano de 2021 eu decidir por contra própria ler autores nacionais, iniciantes. Vou começar pelos defeiros da obra, porém vou contextualizados, pq já ajudei a publicar um livro amador, vendo o dados no livro o autor praticamente fez tudo sozinho. A capa não é dele, a primeira revisão tb não Mas a final sim, e está aí um dos principais problemas. Não erros ortográficos, e sim erros de digitação, a quantidade de palavras de letra D, trocadas pela letra S, são muitas, e o plural, e infinitivo também peçam muito. Também não gostei da forma como se refere aos personagens, claro que dando títulos o público gravaria quem é quem mais rápido. Mas títulos como, o negra, o gordo caolho, o roqueiro, o moreno, o problemático, o galã de novela, parece esboço de filmes, onde o roteirista precisa de um código inicial para saber de onde partir com os personagens. É algo que não deveria sair no produtor final. E  oque eu gostei então? Primeiro li o livro em dois dias. Segundo não acredito que nenhuma editora tenha lançado essa obra, o livro é frenético, emocionante, corajoso e com alguns traços de mmorpg, animes e rpgs de mesa fantásticos. É uma fantasia contemporânea na Bahia, iniciada em uma ilha. Eu gostei muito! O cara é muito bom em ação, é muito bom em manter todo mundo em movimento, e até mesmo em seus clichês ele acerta completamente. Quero muito um segundo livro, e torço até por um universo geral. Com outros lugares do Brasil envolvidos. E adorei os momentos em que o sotaque soteropolitano escapava kkkk. Conclusão, divertido, merece um belo polimento, um belo mesmo, mas em questão narrativa está ótimo, apesar das mortes e palavrões eu diria que é young adult.

Leandro.Silva 24/12/2020

Uma mistura de A batalha do Apocalipse, The Walking Dead e Dungeons and Dragons
O apocalipse chegou, mas não é nem um pouco parecido com os mitos das religiões mundanas.

O véu que impedia seres de outras dimensões de entrarem aqui não existe mais. É chegada a hora da humanidade pagar por seus pecados, contudo os Guardiões(seres semelhantes a anjos, cuja intenções não são claras) decidiram que alguns merecem uma chance de sobreviver. Sendo assim, estes escolhidos recebem habilidades para lutar contra as crescentes forças do mal que surgirão em seu caminho.

O livro tem uma pegada frenética e veloz, além de diversas referências a jogos de RPG e muitas batalhas épicas.

Me deixou na vontade de jogar, pois a história pode ser facilmente adaptada para uma mesa e é possível incluir bastante coisa devido as outras dimensões que não foram delimitadas e etc, como seres mitológicos, outra divindades ou seres mágicos .