A sabedoria dos estoicos

A sabedoria dos estoicos Sêneca...

Resenhas - A sabedoria dos estoicos

Wellington Tejo 06/11/2020

Uma boa fonte para estudar virtudes e valores
Sêneca, Epíteto e Marco Aurélio são três grandes nomes do estoicismo. Neste livro estão reunidos os principais escritos de cada um deles a respeito do tema: estoicismo. Encarar a vida como uma forma de desenvolver valores e virtudes e extrair uma lição de cada situação são boas lições que podem ser tiradas dessa filosofia. Um grande destaque do estoicismo é o fato de encararem o acaso como parte da vida e que nada pode ser feito, a não ser aceitar quando as coisas não saem como gostaríamos. Quanto menos apego houver ao que deu errado, menos sofrimento.

Ohara 31/10/2020

Quinto livro enviado pelo Clube Ludovico.

Esse livro é daqueles que vale a pena uma releitura de vez enquando. Seja por partes preferidas ou todo o livro.

Sêneca, Epiteto e Marco Aurélio batem, e batem com força no nosso lado egoista e mundano. Encontrei nesses escritos uma grande parte das ideias de pessoas que muito admiro hoje.

Exercer o incomodo, cultivar virtudes, o autocontrole e a firmeza de carater. Ser racional, o modo de se comportar e o valor de cumprir seu dever.

Entre os três, Epiteto (teve seus discursos registrados por seu discípulo Arriano Xenofonte) é o mais perspicaz e bem humorado, dei muitas risadas com sua forma de expor seus pensamentos com a dose certa de sarcasmo e humor.

Felipe 16/09/2021

Boa leitura
O Estoicismo possui seu valor, sobretudo para o período cultural que vivemos. Eles ficariam espantados com a fragilidade moderna, acostumada com o bem-estar proporcionado pela sociedade de mercado e sem qualquer casca para a vida real. Não é novidade que existe hoje uma terrível dificuldade de encarar o sofrimento. Qualquer coisa que ameace minimamente o conforto de uma sociedade secularizada causa medo e espanto em um grau exacerbado. O Estoicismo é um chá de realidade, conformação e contentamento. Este último, diga-se de passagem, está mais sumido que Urso Panda. Os jovens crescem com a certeza que vão viajar para o exterior, viver um casamento super romântico, comprar uma casa maravilhosa e sair todo fim de semana. A insatisfação é generalizada. Como cristão, acredito que o fundamento lançado pelo Estoicismo é insuficiente para o contentamento, mas a percepção deles sobre a inquietação humana é acurada e deve ser ouvida. Enfim, como em toda escola de pensamento, temos nossas concordâncias e discordâncias, o que não diminui em nada a profundidade desses pensadores.

Paola Magnani 19/01/2023

Síntese
O livro aborda os três autores de maneira sintética e simplificada, o que realmente facilita o primeiro contato do leitor com a filosofia estóica. Aos que estiverem buscando conhecer mais, acredito que seja uma boa forma de introdução.