A Filha de Rappaccini

A Filha de Rappaccini Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Filha de Rappaccini

Patricia Milani 20/02/2024

Boa leitura, recomendo. Boa porta de entrada para conhecer a escrita do autor.
A história apesar de ser um "suspense" é bem previsível, o final já era esperado apesar
de querer que fosse diferente hahaha.

Michele Alberton 16/02/2024

Interessante, mas nada demais. A filha de um botânico vive em um ambiente de lindas plantas venenosas e um belo e ingênuo rapaz se apaixona por ela. O final é interessante, ão esperava.

Stéphanie 20/11/2023

A filha de Rappaccini
Ultimamente tenho lido contos, um estilo narrativo que não me atraia muito. Tenho gostado muito.
Fiquei extremamente triste pelo final de Beatrice. Ela merecia ter conhecido mais além dos muros da maldade de seu pai e da idiotice de seu primeiro amor.

Gabriel 19/06/2023

Um lindo conto
Não sou muito fã de contos mas esse aqui foi diferente, tanto a construção dos cenários como da personagem foram bem agradáveis,gostei que mesmo no final, a figura do doutor rapaccinni continua sendo um mistério, meio que um elemento maior mesmo com tudo que acontece ao seu redor . O modo trágico coloca um detalhe a mais também tendo um que de romeu e Julita, por fim acho que é uma leitura bem tranquila de se fazer, o modelo de escrita é bem poético e bonito, sendo bem construído.

Jozy Lopes 15/06/2023

Daria um ótimo livro
Eu amei demais todo esse enrredo, os personagens e todo universo, porém achei muito superficial, toda essa história daria um ótimo livro mais completo e aprofundado nos personagens e com um final com mais detalhes, e esse foi o motivo de não dar 5 estrelas...

Vale a pena a leitura!!!

Marianna 05/06/2023

Gostei muito, tem um tom de melancolia, de uma paixão cega e desenfreada, o personagem é muito meloso, fica na dúvida se sua amada tá mais para um anjo ou para um demônio, gosto dos personagens, tem um romance dark, misturado com ciência e me lembrou muito bruxaria também, plantas/flores mágicas e tal, é um livro de um tema que eu gosto, mas achei o final um pouco ruim.

Consumidora de Histórias 13/02/2023

Sensacional!
Escrito originalmente em 1944 pelo Nathaniel Hawthorne, autor de A Letra Escarlate, A Filha de Rappaccini é o sétimo conto da Sociedade das Relíquias Literárias da Wish e meu primeiro contato com a escrita gótica do autor. O Conto é bem simples onde conta a história da bela filha do Dr Giacomo Rappaccini, Beatrice.

Giovanni Guasconti é um jovem estudante recém chegado em Pádua, na Itália para estudar na Universidade que alugou um aposento num casarão antigo que ainda exibe o brasão de uma família extinta. Ao olhar pela janela do seu aposento, ele conseguiu enxergar um jardim bastante exuberante e ao mesmo tempo estranho, pois nele havia uma variedade de plantas venenosas e exóticas que Giovanni não conseguia definir. Curioso pelo jardim misterioso, Giovanni acaba observando Beatrice, a belíssima a filha do Dr. Rapaccini, e fica completamente encantado pela moça.

Contudo ao buscar mais informações na cidade, Giovanni descobre que Beatrice é filha de um médico com experiências científicas suspeitas. Ao ponto do Dr.Pietro Baglioni, professor de medicina e amigo do pai de Giovanni, aconselhar o jovem Giovanni manter-se longe do médico e da sua bela filha. Mas, Giovanni está perdidamente apaixonado por Beatrice e decide aproximar-se cada vez mais do jardim e da jovem Beatrice.

A Filha de Rappaccini é um conto que traz dois pensamentos de sentido contrário, mas quando o autor cria personagens que têm qualidades boas e más, ele produz uma história alucinante na qual não há como prever o que os personagens farão durante o desenvolvimento da história ou como ela possa terminar. Quase tudo pode acontecer, especialmente em torno de Beatrice onde o autor brinca com a mente do leitor ao imaginar uma jovem donzela com traços de inocência, mas não descartando a possibilidade de ser uma mulher fatal. Ou seja, as aparências enganam.

Enfim, A Filha de Rappaccini é uma história gótica sensacional. Confesso que deu para desvendar o mistério que contém na história rápido e ficou um pouco previsível a tragédia anunciada, mas também não tirou o encanto que contém a história. Se você é leitor de suspense ou histórias clássicas, A Filha de Rappaccini é uma ótima dica literária.

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2023/02/a-filha-de-rappaccini-nathaniel.html

dudínea. 24/11/2022

Eu gostaria de ser amada, não temida.
Já tinha lido este conto em Mestres do Gótico Botânico. Gostei muito da história e dos personagens, poderia facilmente ser um livro completo. Muito bom.

Rosy 08/08/2022

Bem bacana
O livro é bem rápido e fluido. A história, apesar de curta é bem legal. Traz um mistério envolvendo os personagens. A Beatrice é um doce, mas fica reclusa por causa do pai. Aí que gira a história. Uma moça tão doce, sem pretendentes, vivendo só entra as plantas, a ciência e só. É bem interessante a ideia do livro. Eu gostei mto da escrita do Nathaniel. Queria q tivesse mais páginas. Super recomendo para uma horinha da sua tarde.

adson 15/07/2022

Um jovem está hospedado em uma pousada, na janela de seus aposentos ele observa diariamente o jardim do Dr. Rappaccini, após conhecer a filha do médico, Giovanni é arrebatado pela beleza e mistério da bela garota. A narrativa do livro se desenvolve a partir desses mistérios e a curiosidade do rapaz, a história tem descrições bem escritas e uma mistura de medicina e natureza, apesar do desfecho quase instantâneo, o livro é uma boa recomendação, vale a pena também conferir outras obras publicadas pela editora.

Tally 22/05/2022

Mais um conto da SRL que não foi do meu agrado. Um jovem que ignora o alerta para se afastar de uma bela jovem e se vê no meio de uma disputa tola de ?quem é o médico mais sábio?.

Maria14598 11/05/2022

Conto super interessante... Não consegui parar de ler em nenhum momento. Fico super feliz que a Wish trouxe isso para a gente, e estou super animada para ler a coletânea deles de Gótico Botânico

leiturasdadriane 25/03/2022

A leitura do conto nos retrata até onde em nome da ciência o homem é levado a fazer coisas inexplicáveis, mudando a biologia de sua filha e criando isolada sem ter direito a convivência com outros seres humanos.
A beleza externa dela em contraponto ao interior que pode matar uma coisa viva que entre em contato com ela.
Giovani enfeitiçado pela beleza de Beatrice se vê também contaminado e tentando livrar a amada desse fardo acaba tento um fim trágico.

Yeda 17/02/2022

Venenos e amores nessa ?noveleta?
Adorei que não focou apenas em Giovanni e Beatrice e misturou ciências naturais e místicas e o estudo da medicina(da época). A história é misteriosa, bonita e intrigante.