Síndrome da impostora

Síndrome da impostora Rafa Brites

Resenhas - Síndrome da impostora

Lacerda23 26/03/2024

TODO JULGAMENTO É UMA CONFISSÃO
Gostei muito do livro, mas acredito que alguns temas não foram tão aprofundado como deveriam, a leitura foi leve e reflexiva, parecia que estávamos conversando uma com a outra, pois muitos pensamentos e frases nós que temos esta síndrome da impostora falamos frequentemente.
Lerei outros livros aprofundados neste tema pois é algo que desejo melhorar em mim.

Victoria1022 14/03/2024

Bom como introdução
É bom para pessoas que não têm costume de ler não ficção e não buscam linguagem acadêmica. A autora tenta se aproximar das leitoras com uma linguagem bem simples, fácil de entender. O tema é muito interessante, e eu com certeza vou me aprofundar com estudos científicos.

Carolina2878 13/03/2024

Mindset versão para mulheres
É bom ver que você não está sozinha e tem umas sacadinhas legais, mas não aprofunda muito no assunto nem nas soluções. Sinto que é uma versão bem resumida de Mindset e direcionada às mulheres - o que eu achei bem interessante.

Laura.Dornelles 03/03/2024

Acolhedor
A autora aborda o conceito da síndrome da impostora, dando exemplos de mulheres bem sucedidas que tbm passam por situações de insegurança e auto sabotagem.
Divide algumas perspectivas e formas de minimizar esse sentimento que contempla de forma hegemônica as mulheres
Um exemplo disso são em questões sociais que muitas vezes são desconsideradas sendo trazidas a tona frases como ?tá nos dias essa aí!? com objetivo de desmoralização de opiniões e ações.

Ketllem.Flores 18/02/2024

Por que nunca nos achamos boas suficientes?
Muito gostosa a leitura e a cada página um tapa na minha cara kk.
Parece que foi feito para mim (acredito que muitos pensarão da mesma forma.)

Thayane Oliveira 13/02/2024

Tema legal, livro fraco
Achei que o livro trouxe bem o que é a síndrome de impostora, mas falhou em trazer soluções. Sei que a autora tentou uma linguagem mais informal, buscando uma familiaridade com a leitora, mas não achei muito legal, de alguma forma tentando ser descontraída perdeu de vista o assunto. Quase não consegui terminar, porque apesar da leitura ser bem fluída é muito desinteressante. Queria não ser má com o livro, mas estou bem desapontada, talvez minha frustração venha do fato de não ser escrito por profissionais que entendem do assunto, por isso faltou profundidade e aquele experiência profissional que se busca neste tipo de livro.
Narryman 23/03/2024minha estante
Concordo totalmente! ?????

elisiealmeida 12/02/2024

Meu livro de prateleira <3
Aquele livro pra você ler, reler e indicar pra todas as amigas.
Acho que em cada momento da vida ele se encaixa de alguma forma diferente, e sempre você aprende algo.
Gosto bastante e recomendo :))

Milene 09/02/2024

Síndrome da impostora
O livro me surpreendeu bastante. Gostei como a Rafa trouxe bem objetivo e de uma forma descontraída o assunto. Não é um livro profundo sobre o assunto, mas acredito que venha ser uma grande aliado para entender como muitas mulheres pensam e muitas vezes se diminuem por não se acharem capazes.

Mi 05/02/2024

Para todas as impostoras, seja em menor ou maior escala.
A maioria das mulheres possuem um pouco da síndrome da impostora. De forma inconsciente isso está enraizado na gente, seja por questões sociais, traumas ou outros fatores.
Neste livro somos levadas a analisar as situações e nossa relação conosco, dar um choque de realidade sobre o quanto somos impostoras. Mas também vem as estratégias de como conviver com a impostora e se sobressair em relação a ela.
Gostei muito quando Rafa cita que não dá pra acabar com ela. Mas podemos criar estratégias para que ela não nos sabote.

Lissa 02/02/2024

3/5
Esse livro se trata de uma introdução sobre o tema, não é tão abrangente e focal, só abrange relatos, não dados científicos, como eu estava imaginando. Em muitos momentos, a autora misturou uns assuntos aleatórios que não vi coerência [até ciclo menstrual (??????)], é raso e até entendiante em alguns pontos. Não segue de uma forma linear, no início, tem muitas informações boas e novas, depois decai, foi bem difícil terminar, mesmo ele sendo curto. Tem uma vibe bem de sororidade e empatia, incluindo relatos de mulheres em níveis diversos de vulnerabilidade, isso foi bom. Talvez possa ajudar pessoas que nunca entraram em contato com o tema, o que não foi o meu caso. O ápice para mim foi ela incluir relatos de famosas em diversos contextos que também compartilham desta questão da Síndrome da Impostora, demonstrando que isso atinge mulheres em qualquer posição poder.

Bruna Lima 01/02/2024

Você pode tirar algumas reflexões
É possível tirar algumas reflexões dessa leitura, mas é um livro mascarado, nas entrelinhas é possível ver claramente uma intenção política e é super feminista. Na maioria de nossa leituras não vamos concordar 100% com o que estamos lendo e é sobre isso, eu gosto de focar no que eu posso tirar de proveitoso e relevar o resto kkkk deixar pra lá e fingir que não li kkkk.. Acho que é possível conseguir essas reflexões em livros melhores, é vago e pouco aprofundado, é como eu disse, algo mascarado, enfim

Sabrina.Silva 29/01/2024

Por que nunca somos boas o suficiente?
Esse livro me deu um estralo muito grande. Sabe aquela frase "achava que só eu passava por isso?" Pois é foi o que passou durante essa leitura. Ver outra mulher falando de assuntos que nunca são abordados é fantastico. Obrigada Rafa por nos passar suas experiências e ajudar tantas outras a se descobrirem capaz e empoderadas.

Camila 22/01/2024

Ai mona, então tá!
Esperei muito de um livro raso. A Rafa não trouxe nenhuma abordagem cientifica, nenhum dado, nada. A linguagem é bem pobre, o que me incomodou um pouco.
Não consegui entender muito bem o quão a síndrome da impostora atrapalhou sua vida e a fez crescer, tendo em vista todos os privilégios que sempre estiveram em suas mãos. Muito fácil chamar de síndrome da impostora se você estuda em uma faculdade de renome e não precisa perder horas a fio em transporte público e trabalhar de CLT, sendo que o estágio que você tanto cobiça, nunca será seu, mas ela com certeza conseguiu seu estágio.
Enfim, não recomendo.