Se quiser mudar o mundo

Resenhas - Se quiser mudar o mundo

Nick 20/11/2020

MUITO bom.
livro incrível, lindo...
todo mundo leia esse livro, é uma ordem!
eu vou panfletar esse livro com orgulho
Suna 28/04/2021minha estante
Ansiosa, aguardando o meu chegar...

Nick 10/05/2021minha estante
é maravilhoso!

Nikole 09/11/2022minha estante
li esse ano e é muito bom mesmo

Marco Rabelo 09/06/2021

Um livro com linguagem simples que trata com maestria de um tema complexo
Sabrina Fernandes demonstra ter profundo conhecimento sobre as mazelas que nos afligem e sugere formas de revertermos nossa situação atual, salvando o meio ambiente e a humanidade.
Detalha os malefícios do capitalismo, mesmo o que se diz "humanitário", explica o que é o marxismo e propõe a transição do nosso sistema econômico atual para uma sociedade ecossocialista.
Indico para todos que se sentem incomodados com a nossa atual situação e desejam saber como e o que fazer para melhorar o mundo.
Heloisa.Rodrigues 16/06/2021minha estante
Um ? e culto ?

Marco Rabelo 20/06/2021minha estante
Muito obrigado! Gentileza sua! :-)

Herly 02/04/2021

Literalmente transformador!
Um ótimo livro que, com uma sintética fundamentação, te mostra ferramentas possíveis para transformar o mundo e quais direcionamentos tomar para tal. Recomendo muito!

Tefis 05/06/2021

Didático sem perder a profundidade
O Livro é muito bom para aqueles que estão começando o processo de aprendizado na militância, apresenta conceitos basicos de forma clara e com exemplos pertinentes! Uma leitura encorajadora que anima a luta.
Sabrina como sempre apresenta um ótimo trabalho.

helena 16/03/2021

Maravilhoso
"Se quiser mudar o mundo" renovou minha vontade de correr atrás de me organizar e de me mobilizar para lutar por um futuro. Futuro esse que só vai ser possível através da mudança radical de sociedade, com o fim do sistema capitalista.

Saio dessa leitura ansiosa para recomendá-la àqueles que estão afundados no fatalismo, crentes de que não há saída, a fim de trazê-los esperança. Esperança que, como Sabrina citou no livro, deve ser a definida por Paulo Freire "É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo".

Samael 19/03/2021

Simples e sintético
O livro cumpre o que promete: Apresenta alguns conceitos necessários, rebate alguns argumentos falaciosos sobre o marxismo e promove um chamado à luta. Apesar da Sabrina ser uma socióloga, a escrita dela é bem sintética e fluida, sabendo resumir algumas ideias e conectar outras sem perder o ritmo do texto inteiro e ser superficial.

Lu_Augusto 12/09/2022

Um ótimo livro introdutório no tema do marxismo e do comunismo. Explica didaticamente conceitos como: materialismo histórico dialético, ditadura do proletariado, fetichismo da mercadoria dentre outros.
É excelente para desmentir o senso comum e as fake news disseminadas pela direita, principalmente nos últimos anos; fundamental para criar e aumentar a consciência de classe, a enxergar o mundo de uma forma material e a se organizar para realmente mudar o mundo com a práxis.

helovd 18/01/2023

Uma introdução bastante didática a conceitos marxistas e que nos ajuda a compreender melhor as contradições e complexidade do sistema em que vivemos. Além disso, o livro é um chamado para o engajamento político e para pensar alternativas de sociedade.

Leonardo Fuerback 13/01/2021minha estante
Isso aí !!!!

Julliana11 09/11/2021

Procuram-se camaradas
Para aqueles que conhecem o trabalho de Sabrina Fernandes pelo seu canal Tese Onze no YouTube, a leitura de ?Se quiser mudar o mundo? será muito familiar, visto que a socióloga aborda no livro temas recorrentes em seus vídeos, como funcionamento dos sistemas econômicos, meio ambiente, politização e conscientização social. Além disso, ao escrever, Sabrina mantém a mesma didática, clareza e assertividade características em seus vídeos. Agora, para aqueles que não conhecem o Tese Onze, acredito que a leitura deste livro possa ser uma boa porta de entrada para que o façam.

O título por si só traz uma questão que acredito ser pertinente a qualquer opinião política. Nos dias atuais, quem não quer mudar o mundo? O livro foi escrito por Sabrina no ano de 2020, em meio a uma das maiores crises sanitárias já registradas no país devido a pandemia da Covid-19; além disso nos encontramos sob intensa instabilidade nos setores econômico, social e ambiental, trazendo incertezas sobre o futuro a curto e longo prazos. Diante desse cenário, mudar o mundo parece ser uma necessidade mais que urgente.

Doutora em sociologia e especializada em economia, Sabrina é declaradamente feminista marxista e é por esse viés que ela decide guiar os capítulos de sua obra. Portanto, se seu posicionamento político é anticomunista, já adianto que a leitura talvez não seja muito satisfatória. O livro é dividido em 3 partes, onde inicialmente a autora apresenta e esclarece conceitos políticos que facilitam a interpretação do mundo em que vivemos; na 2ª parte são apresentadas possíveis ferramentas que podem garantir as mudanças; e finalmente na 3ª parte são esclarecidos os desafios que devem ser enfrentados duranta a implantação das mudanças.

Apesar de ser muito objetiva, em nenhum momento Sabrina dá a entender que as mudanças serão fáceis, ou que basta seguir uma receita pronta para que o mundo se transforme. Muito pelo contrário. Mudar um sistema exige estudo, conscientização, estratégia e organização. Por esse motivo, ?Se quiser mudar o mundo? não deve ser entendido como um manual, e sim como uma introdução a diversos assuntos, sempre seguindo o ideal marxista como principal base.

Como citado anteriormente, a didática que Sabrina possui traz muita leveza à leitura, mesmo se tratando de temas complexos e por vezes difíceis de digerir. Por fim, ?Se quiser mudar o mundo? se trata de uma leitura interessante e eu diria até inspiradora para todos aqueles que realmente se importam e buscam um futuro melhor.

Bruno Palmeiras 13/07/2022

Faltou aprofundar mais
O livro é um ótimo resumo para pensarmos que as mudanças só virão com ações coletivas e que não temos que depender do sistema capitalista e dos estados-nações, que trabalham para quem manda no mundo; Porém eu achei que a Sabrina poderia ter aprofundado em alguns temas como por exemplo o ecossocialismo.

Gustavo Santana 18/02/2022

"Não somos livres se nossa liberdade depende da servidão do outro"
Embora introdutório, a Sabrina consegue construir uma importante base para os seus leitores, uma vez que a realidade do "sistema" se impõe e o movimento de mudança deve ser diário e contínuo.

"A observação da realidade é um ato poderoso".

@shaneingrado 07/12/2020

Para mudar o mundo
Que livro fantástico camaradas. Nele a Sabrina traz de forma super didática e com linguagem simples uma introdução indispensável ao pensamento marxista. Se você quer iniciar seus estudos "Se Quiser Mudar O Mundo" é a pedida certa.

Aila Cristina 13/04/2021

Se quiser mudar o mundo - é um convite
Dividido em 3 partes, o livro é um exercício didático de apresentar conceitos complexos de maneira introdutória e contextualizada. No entanto, apesar de ser introdutório, está longe de ser simplista. A Sabrina apresenta conceitos de base marxista de forma diluída e contextualizada, facilitando a compreensão e demonstrando sua aplicação na atualidade. A obra é pautada no método de interpretação da realidade do materialismo histórico dialético, a leitura do livro em si ajuda a compreender o método. A obra aborda questões sobre as desigualdades como base da sociedade capitalista, diferença entre esquerda x direita, guerra às drogas, violência, consumismo vinculado à lógica de produção capitalista de acumulação infinita, capitalismo verde, feminismo, racismo, capacitismo, lgbtqi+, ecossocialismo, veganismo… Fala tudo isso, mas sempre explicando como o capitalismo funciona vinculado às questões específicas que foram apontadas, e sua relação com contexto geral, traçando a relação do capitalismo com a questão racial, de gênero, etc.. O livro também explica sobre as questões sobre trabalho, mais valia, patriarcado, questões de gênero, reprodução social e sexualidades… Temas bem ambos, mas interligados. Algo que é bem pontuado pela autora: tudo é político e não existe neutralidade. Gostei muito do reconhecimento dado a Paulo Freire e seu método de conscientização: ninguém conscientiza ninguém, não existe um fórmula única, um único caminho. Sabrina também deixa evidente na obra o que práxis e sua importância no marxismo. Para ela, a práxis é fundamental no processo de transformação da sociedade, da realidade. Por isso, é necessário politizar-se e conscientizar-se. Por essa razão, é importante o trabalho de base e a organização em partidos políticos, movimentos sociais e coletivos. Afinal, mudar o mundo é tarefa difícil, mas possível se nos organizarmos coletivamente. Recomendo a leitura da obra para todas as pessoas que desejam mudar o mundo, que se importam com tudo que estamos vivendo. É um livro didático e bem articulado. Vale a pena a leitura!! Sabrina acertou com seu objetivo: introdutório, mas não simplista. Concluir a leitura cheia de reflexões e com uma certeza: a situação está tensa e precisamos de camaradas, precisamos nos organizar coletivamente, e por isso, a Sabrina faz um convite… Vamos?