Se quiser mudar o mundo

Se quiser mudar o mundo Sabrina Fernandes

Resenhas - Se quiser mudar o mundo

Mai 16/01/2022

sensacional e essencial!
quero presentear a todos que amo com esse livro, a didática é impecável e introduz diversos assuntos dentro da ótica marxista ecossocialista. um grande incentivo para iniciar os estudos políticos!

Sidney 16/06/2022

Um manual, mas não uma receita
Super recomendado para estudos e para quem quer compreender e colocar em prática ideias para nos livrar de uma minoria que só sabe explorar e destruir. Sabrina explica de forma muito didática vários conceitos, que também estão nos vídeos de seu canal Tese Onze. Interessante que ela conseguiu criar um manual para mudar o mundo, mas não é uma receita, muito menos uma imposição.

Ayrtonmcn 29/12/2021

Mudanças
Um daqueles livros para se renovar ou iniciar politicamente!

"A observação da realidade é um ato poderoso" e, assim como o livro da Sabrina, este é um ponto de partida para buscar mudanças e entender que elas são necessárias. Confesso que não foi uma leitura tão fácil e fluída, mas também sei que dado a variedade de temas abordados é necessário mais do que uma única folheada para assimilar todo o conteúdo do livro.

Livro para reler em 2022!

"É preciso normalizar a radicalidade, não o que já é normal; ou seja, transformar a realidade para que aquilo que parece distante ou radical demais hoje possa ser o estado normal das coisas amanhã."

#desafioleiamais

Giovanna 20/07/2022

A luta por mudar o mundo é uma luta de mudança de condições.
"Se quiser mudar o mundo, seu objetivo precisa ser estabelecer algo melhor, mais desejável e mais sustentável, buscando os materiais possíveis para essa construção. Se quiser mudar o mundo, é preciso tornar o capitalismo obsoleto. É menos sobre substituí-lo e mais sobre ultrapassá-lo."

Lu F. 16/11/2021

A luta por mudar o mundo é uma luta de mudança de condições
Nesse livro, a Sabrina nos traz exatamente aquilo que ela se propôs a escrever: um guia político para quem se importa.

Com explicações coerentes e com uma linguagem acessível, ela explica brilhantemente conceitos que permeiam a nossa realidade. Um verdadeiro trabalho de base, com o intuito de abranger todas as pessoas para que elas possam compreender um pouco mais sobre o marxismo e se interessar pelo assunto a ponto de se aprofundar em demais conteúdos. Excelente.

E para finalizar, procura-se camaradas :)

luz 09/10/2021

!!!!
ótimo livro, mudou meu jeito de ver o mundo e o que acontece nele! traz várias reflexões e perguntas ... realmente, o mundo precisa mudar....

rafius 03/10/2021

Escrito pela socióloga e economista Sabrina Fernandes, ?Se quiser mudar o mundo? é um livro de caráter radical, educativo e político que busca apresentar conceitos sociológicos e problemáticas atuais ao leitor de forma clara e objetiva, como prometido pela autora.
Nesse livro, Sabrina provoca reflexões sobre a forma que enxergamos as coisas - a observação, parafraseando, ? observar a sua realidade é algo poderoso; a observação é acompanhada pelo ato de questionar, da crítica, do diálogo, do experimento e da reflexão contínua, e ao fim, tudo isso deve se costurar em uma prática transformadora - a práxis.? Com práxis entende-se o ato de pensar e pôr em prática aquilo refletido - método marxista.
Ademais, a socióloga também levanta questões sobre o materialismo histórico e dialético - análise marxista, explicando de forma simplista e acessível, além de mostrar como interpretar o sistema, como ele funciona e como se organiza, onde se conclui apresentando propostas e alternativas - por meio do ecossocialismo, de superação desse sistema. Esse livro busca fazer você caminhar com suas próprias pernas, analisar o mundo com seus próprios olhos; não há um manual de como aprender e interpretar, há apenas a observação que nos permite compreender e aí interpretar, qualificando tal situação observada, que dirá se aquela realidade deve ser normalizada ou transformada. ?É preciso normalizar a radicalidade, não o que já é normal; ou seja, transformar a realidade para que aquilo que parece distante ou radical demais hoje possa ser o estado normal das coisas amanhã.? (p. 17)
Gabi 04/10/2021minha estante
chique

Giovanna.Casimiro 24/09/2021

otimismo da vontade pessimismo da razão
"O que está em jogo é a articulação de forças para evitar uma grande distopia. É a luta por um século 22 para nossos descendentes e biomas com todas as espécies com que dividimos nossa casa. Se quiser mudar o mundo, vamos mudá-lo juntos. Já é hora de começar"

Nesses tempos estava um pouco longe da militância, não quer dizer que saí do meu movimento ou não concordo com suas propostas, este livro foi camarada, fui fatalista e nisso eu me afundei: "pronto é isso mesmo, acabou, vamos todos morrer, eles vão vencer" (e olha que nem vivo 24h com a política), o livro me deu outros olhos sobre o meu objetivo como militante; O livro é bem introdutório e didático, descobri coisas que não sabia e redescobri as que tinha conhecimento, esse livro é para quem quer mudança e/ou não está satisfeito com o mundo atual. E sim esse livro tem viés marxista, a autora deixa claro, o que não tira a credibilidade e coerência da obra.

Hel 21/09/2021

tese onze, quer ser minha camarada?
Daquelas conversas difíceis, que em momentos você quer simplesmente sumir da sala, em outros quer ficar e começar a traçar os planos.

zaqueotarcia 04/09/2021

Um livro pra entender como funciona o poder no mundo, quem manda, quem tem que obedecer. Uma introdução a dialética, ao materialismo histórico e ao entendimento dos processos revolucionários. Mas mais que isso, um convite para se tornar um camarada. Um livro como esse é importantíssimo pra quem tem vontade de mudar as coisas e resistir. Ás vezes a gente só precisa de um empurrãozinho pra tentar se organizar, e creio que o conteúdo passado e as ótimas referências são um ponto de virada para querer saber mais e mais.

fenguel 01/04/2021

Perfeito
Aquele livro que você devora. Pra quem realmente quer mudar o mundo... Com uma linguagem simples, vc terá todas as infos que precisa para começar a se envolver mais nas mudanças que tanto almejamos.

Gabriela 12/01/2024

Bonito
Adoro o conteúdo da Sabrina, e gosto da forma que ela comunica e dissemina o ecossocialismo. Acho que o livro perde umas estrelinhas, porque ficou muito no meio do caminho entre o acadêmico e a práxis em que ela circula tantas vezes. A capa e o título remetem muito à ideia de um guia político e, mesmo ela avisando na introdução que não seria o caso, parece que iria traçar um pouco mais objetivamente maneiras a se caminhar para a mudança. Senti que alguns conceitos ficaram repetitivos e ela poderia ter abordado um pouco mais elementos psicológicos das incoerências, dos desejos, da ideia de como seria esse mundo idealizado - pincelando inclusive seus defeitos e possíveis dificuldades que enfrentaríamos - e talvez ser um pouco mais gentil com o fatalismo depressivo que acomete tanto jovem paralisado. O livro me emocionou, mas, subjetivamente, ainda me causou mais desespero que esperança, sentimento este que estava buscando ao comprá-lo. Talvez não seja a única, mas não só quero entender como sair do plano dos sonhos, às vezes também quero entender com o que estou sonhando.

Obrigada, Sabrina!
Tertullyano 16/09/2024minha estante
Parabéns pelo comentário certeiro! Fui em busca do livro com a expectativa de encontrar algum caminho mais palpável para tentar romper com a minha atual vibe fatalista/teórica, porém continuo na mesma, sem saber o que fazer de forma efetiva para melhorar o mundo? A impressão que tenho é que a maioria do movimento de esquerda vive em um eterna ciranda.

Adriana Naves 27/06/2024

Um ótimo começo
Acompanhar as notícias nos jornais globais é angustiante, e ver como os acontecimentos mostrados atravessam e impactam nossas vidas e as vidas das pessoas com as quais nos importamos, além do presente e futuro da própria humanidade é desesperador. Então o que podemos fazer? Com a emergência climática estamos lutando pela sobrevivência e continuidade da nossa própria espécie, então agir é fundamental, mas como? Esta leitura é um bom ponto de partida, através do nosso conhecimento e ação chegamos a este momento, para o bem ou para o mal, moldamos um mundo a nossa imagem, e conhecer e agir também se faz necessário aqui. Neste livro Sabrina Fernandes apresenta de forma didática e simples conceitos necessários para construirmos a mudança que queremos, e serve como um norte para seguir em busca se outras leituras e debates. Se vc busca conhecer mais sobre socialismo, ecossocialismo e comunismo, vai encontrar informações valiosas nele.

Camila Maga 23/03/2021

É um livro que suscita muitas indagações necessárias a fim de que possamos romper com o pensamento dominante. Embora a obra, como a própria autora deixa claro, não ofereça um método de como mudaremos o mundo, nos dá indícios de por onde podemos começar.

Anderson Alves 02/04/2021

Sabrina como sempre dando uma aula!
Acompanho o canal da Sabrina faz um tempinho, não tive a oportunidade ainda de ler o primeiro livro dela, entretanto esse segundo é extremamente bem escrito e muito acessível sem perder a profundidade da temática abordada que é sobre o marxismo e mais especificamente do ecossocialismo.