Deslocamentos do Feminino

Deslocamentos do Feminino Maria Rita Kehl

Resenhas - Deslocamentos do Feminino

Sol Pires 10/11/2023

O livro mostra o quanto é impossível definir o que é ser mulher sem considerar as questões históricas, sociais e culturais para nos definir, porque não existe um sujeito padrão feminino como patriarcalmente tentou se estabelecer. Também trás a tona sobre o papel histeria enquanto resposta feminina ante o estabelecido.
Li duas vezes porque é brilhante demais e minha humilde pessoa não assimilou tanto conhecimento em uma única vez. Mais que recomendado ?

Stefanny 08/10/2023

O livro retrata sobre a relação entre a mulher, a feminilidade e a posição feminina. Além disso, trás fragmentos do livro "Madame Borary"

Vale a pena a história.

Flaubert.Echnaton 18/07/2023

Bom livro
Apesar de me debruçar nesse assunto por causa do Trabalho de Conclusão de Curso, achei boa a leitura

amsgalvao 08/05/2023

Esse livro me marcou tanto como profissional, quanto como pessoa
Com sua escrita leve e divertida (na minha opinião) Maria Rita Kehl te leva para um mergulho profundo na construção do que é ser mulher; um mergulho em si, e um mergulho social, mas que mexeu comigo tanto como psicóloga, quanto como mulher.

diennifercb 23/04/2023

Construção do feminismo psicanalítico
Uma ótima leitura, tanto para quem não gosta de psicanálise ou não se identifica com leituras psicanalíticas, quanto para os amantes da área. A Maria Rita é sempre genial no que se propõe, achei que seria uma leitura maçante e difícil, mas por mais que tenham partes mais densas, com conceitos da teoria, a leitura flui tranquilamente, é um livro super explicativo e inteligente, ainda mais por trazer um clássico da literatura como complemento, ajudando ainda mais na construção do pensamento. A autora faz críticas bem feitas à psicanálise, principalmente ao Freud, mostrando o quanto ele era dualista em suas opiniões: ora progressista, ora conservador. Essa obra é ótima para compreendermos mais sobre a construção do feminismo sob o viés psicanalítico.

isabellebessaa 28/12/2021

Maravilhoso!!!!
O que dizer dessa livro!!! Queria ter escrito a resenha na época em que li pq esse texto me.marcou demais.

Maria Rita Kehl toca em pontos extremamente cruciais aqui fazendo críticas pertinentes ao Freud sem cair no cancelamento ou esvaziamento da importância do autor.

Aqui você descobre o quanto Freud foi contraditório. O quanto ele conseguia ser progressista em alguns pontos mas totalmente conservador em outros. Uma leitura extremamente necessária para que entendamos como um autor clássico não é um deus, então podemos sim critica-lo e enxergar suas lacunas enquanto brilhamos nossos olhos para os pontos positivos do seu trabalho.

Aprendi bastante de psicanálise com esse livro e com certeza irei fazer uma releitura.

Laris 27/06/2020

Leitura primordial
A princípio pensei q n conseguiria passar dos primeiros capítulos desse livro, pois não curto muito a escrita psicanalítica.

No entanto, acabei me envolvendo, Maria Rita traz como a feminilidade foi sendo construída dentro da família burguesa europeia, o começo da modernidade e dentro da psicanálise, utilizando a obra Madame Bovary.

Uma leitura importante!

Maitê 25/08/2018

Leitura dinâmica e instigante, impossível não fazer milhares de anotações e listas. Recomendo os dois primeiros capítulos para aqueles dispostos a pensar sobre a feminilidade. E para aqueles amantes de literatura, temos um segundo capitulo apaixonante sobre Madame Bovary, complemento perfeito para quem quer entender melhor o livro. O terceiro capitulo é bem mais didático, não creio que seja uma leitura fácil para aqueles não familiares com Freud e Lacan, mas não menos excelente.