O Filho Rebelde

O Filho Rebelde Rainbow Rowell

Resenhas - O Filho Rebelde

bruna 17/07/2021

"isso vai acabar em chamas"
primeiramente gostaria de expressar o quão arrependida estou de pensar que esse livro seria arco íris e unicórnios (PORQUE ELES TÃO SORRINDO NA CAPA SE O LIVRO É MAIS TRISTE QUE LANA DEL REY??), eu esperava: romance gay para curar depressão, eu ganhei: mais depressão. segundamente, isso parece skins ninguém toma banho nessa [*****], porémmm o livro é muito bom, nunca me conectei tanto com uma história assim. sim, tudo o que eu queria era um diálogo entre snowbaz, e chorei demais, mas acho que a autora deixou o resto pro último livro então tudo certo.
ps: o nome do livro fazendo referência pra música do kansas é tudo pra mim
P3dro 27/08/2021minha estante
Me descreveu todo lendo esse livro

lumybea 27/08/2021minha estante
aiii quero ler!!

bruna 27/08/2021minha estante
leia amg !!

aidenesla 27/08/2021minha estante
esse é o 2?

Raul 21/11/2020

O livro é bom, a história é fluida. Você lê super rápido, mas na minha humilde opinião não chega perto do que foi o primeiro.

E aquele final então?! Ainda bem que o último livro lança ano que vem (2021), vamos ver que rumo as coisas vão tomar.

E não encontrei a referência do título pelo livro, se alguém souber em que parte esta, caso eu tenha deixado passar, avisa ai.

É isso.
alinelivias 28/11/2020minha estante
Faz referência a uma música chamada "Carry on, wayward son"

Raul 28/11/2020minha estante
OBRIGADO! =)

David 01/01/2021minha estante
concordo, o primeiro é muito superior, o final é tão aberto que a autora parece que nem terminou e tem muitas pontas soltas do primeiro que, embora nós saibamos a resposta como: "meu botão de rosa" e que a Leticia e o Mago sejam os pais, Simon não sabe, além dessa descoberta, também gostaria que ele recuperasse a magia, não precisava ser tudo o que ele era....mas seria interessante que o protagonista fosse um mago novamente....

Aísha 31/07/2022

Um erro infeliz; irritantemente decepcionante.
(Antes de tudo, eu gostaria de dizer que avaliar o livro em estrelas foi definitivamente mais difícil do que escrever a resenha. E eu ainda não tenho completa certeza se deveria estar em 3 ou 3,5 estrelas; na verdade, seria um 3,25. Porém, irei avaliar em 3,5 apenas pela minha consideração ao primeiro volume e a certos personagens).

Bom, como começar a resenha de O Filho Rebelde, quando tenho tanto a falar de um livro que destruiu todas as minhas expectativas? Que eram muito boas, aliás.

Bem, começando com a minha experiência anterior, (apesar de ter admitido ser um livro simplório) eu havia me apaixonado completamente por Basil, e me divertido horrores com toda aquela saga de romance clichê em meio às aventuras mágicas. E apesar de ter sido alertada sobre os volumes seguintes serem um completo erro, eu decidi continuar pois não estava pronta para me despedir, e decidi pagar para ver, pois com gostos e visões diferentes, não dá pra julgar a história apenas pela opinião alheia.

Justo, e coerente. Porém o que eu não sabia, é que apesar do intuito ter sido um dos melhores, a história me traria uma dor de cabeça terrível por atrasar todas as minhas leituras do mês devido a dificuldade que tive de prosseguir com ele.

Analisando de forma racional, digo que inicialmente eu tinha achado a ideia interessantíssima; mostrar um pouco mais sobre o que acontece depois do "felizes para sempre". Como vivem de fato os heróis depois de salvar o mundo? Principalmente na perspectiva de um garoto; apenas um jovem que foi forçado a colocar esse fardo gigantesco nas costas.

Contar o lado de Simon Snow, de uma forma extremamente realística enquanto interage com sua nova realidade junto de seus amigos era uma ideia e tanta. No começo do livro fiquei espantada pelos comentários negativos pois eles não faziam sentido; a proposta era ótima! Simon parecia estar em depressão, e seus amigos estavam vivendo aquele clássico desespero de não saber o que fazer para ajudá-lo. Os problemas que envolviam o relacionamento de ambos os protagonistas eram palpáveis, e me senti em um livro belamente arquitetado e realista. Estava empolgadíssima com essa proposta, e até podia compreender que muitos não haviam gostado do tema pois diferencia muito do primeiro livro.

Porém de repente, em certo ponto a história começa a desandar; e a verdade sobre o livro em si, é que a autora se perdeu completamente no conceito dele, e o mesmo rapidamente se tornou um bolo de acontecimentos, emoções e diálogos sem sentido. A essência de muitos personagem se perderam no meio do caminho, e algumas coisas ficaram desconexas, como se o sentido do livro tivesse se perdido.

A autora diz em seus agradecimentos que muitos ali tiveram uma paciência enorme, pois houve períodos onde ela não conseguiu escrever nada, e por experiência própria, fez muito sentido quando finalmente li esse texto final, dando apenas um embasamento para o que andei pensando desde o meio do livro. A provável verdade é que, em alguma de suas pausas, a própria se perdeu; o que é simplesmente normal. O problema aqui, é que ela não conseguiu lidar bem com isso, e a história ficou toda embaralhada. E pra mim, o que dói é saber que ela agradeceu algumas pessoas da editora por ajudarem ela a organizar as ideias e desenrolar alguns pontos; pois isso meio que prova a ineficiência da equipe que deveria dar suporte justamente à esses problemas.

Então, em resumo, é possível ver que a história tinha o intuito de lidar com diversos problemas pessoais e profundos dos personagens, abordando seus sentimentos, medos e inseguranças enquanto partiam para mais uma clássica aventura. Porém, acredito que esse objetivo acabou se perdendo no meio do caminho, e a história ficou, especificamente, mal estruturada. A ideia é ótima, e quem gostou do primeiro livro, ficaria automaticamente feliz por reencontrar personagens já amados e conhecidos; porém, a autora conseguiu formatar de forma errônea os acontecimentos, as situações, e muitas vezes fez uma confusão tremenda com as emoções dos personagens, talvez muitas vezes por não considerá-los como pessoas reais, e sim bonecos manipuláveis. As coisas não ficaram totalmente interligadas e coerentes, o que torna a história muitas vezes sem sentido, fazendo o leitor se questionar "Porque estou lendo isso?".

Por alguns momentos, esses sentimentos que deveriam ser desenvolvidos, ficam em segundo plano para dar páginas e mais páginas para situações sem sentido. Problemas que foram iniciados com grande importância, foram completamente ofuscados, e pior, resolvidos em segundos nos últimos capítulos, como se tivessem sido esquecidos, e agora com páginas apertadas, tiveram que ser resumidos para caber.

Personagens perderam sua essência apenas para que se tornasse conveniente a criação de uma trama completamente sem noção, além de ter sido óbvio essa manipulação simplesmente para que existisse o cenário que a autora queria.

Em certos momentos o objetivo foi visto de novo, e acredito que a melhor parte do livro seja um pouco depois da mulher da água (uma das poucas cenas interessantes depois de tanto aborrecimento), quando finalmente chegam ao Hotel Katherine. Ver Baz aprendendo mais sobre si mesmo, e até fazendo-me questionar se não seria melhor que ficasse entre os seus, aprendesse mais sobre si, e conhecesse seus próprios segredos, foi sim o ápice da história. Ali as coisas pareciam se encaixar novamente, e eu fui instigada a analisar a situação do nosso Basilton, sendo tanto feiticeiro, quanto vampiro. E de fato, fiz grandes reflexões sobre sua situação, o que rendeu textos enormes nas notas do kindle. Conhecer Lamb, que apesar de ter enganado os protagonistas, não era de todo mal, e sim um personagem complexo que estava mesmo disposto a proteger Baz, e criá-lo como parte dos seus, foi uma experiência agradável; personagens assim são interessantes de acompanhar e analisar seus verdadeiros interesses.

No entanto, logo em cima, quando a "grande batalha" se encerrou, as coisas foram resumidas novamente. O que deveria ser a grande reflexão, que eram os sentimentos do Simon, como ele se sentia sobre a vida no geral, como se sentia em relação ao Baz, todas as suas inseguranças (que detalhe, até então pareciam terem sido completamente esquecidas)... Puf! Ele resolveu que Baz deveria ficar, Pitch finalmente diz que não viveria sem ele, e advinha? A autora, depois de toda a confusão que deixou dentro deste livro, decidiu que seria super "instigante" e "legal" se ela colocasse a Penny vindo correndo e dizendo que de repente apareceu um perigo em Watford, e que eles (claro, os únicos heróis de Londres), deveriam voltar para resolver, mesmo que isso custasse a conversa importante; pois claro, para ela é uma ótima deixa pra um TERCEIRO LIVRO, quando ela mal consegue organizar um segundo.

Sei que surpreendentemente pareço mais ofensiva nesta resenha, e enquanto escrevo penso que não sei o porque disso, já que costumo ser tão centrada e analítica, apesar de sempre contar minhas experiências.

De qualquer forma, e perdão a todos pelo desabafo, acredito que ela pensou ser um final bem clássico de fantasia, digno de Harry Potter onde todos ficam: "mais um problema? De novo?"; porém não, depois de ter feito tamanha burrada durante o volume, quando você chega nesse momento você apenas se questiona o porque de ter gastado seu tempo lendo, o que me deixa muito triste pois ainda sou apaixonada no primeiro livro. Parece que ela mal conseguiu se manter na linha na hora de escrever, e ainda colocou esse final ridículo de clichê, quando nem ao menos desenvolve direito a trama que criou anteriormente.

Bem, desculpando-me de todas as ofensas, tais quais nunca havia feito antes em uma resenha, quero fazer meus agradecimentos antes de encerrar essa resenha completamente conturbada; acho que a história estava tão atrapalhada que me deixou tão desnorteada quanto, e isso é novidade.

Bom, primeiro, por incrível que pareça, gostaria de agradecer ao Shepard. Sim, o normal, o fluente, o sangrador. Enquanto a autora forçou enlouquecidamente um ódio, principalmente da Bunce, pelo normal intrometido, eu agradecia a ele a cada linha que me fazia ter o mínimo de diversão possível naquele meio de história, que agora pra ser sincera, mal me lembro do que aconteceu de tão tedioso que foi. Agradeço por ser exatamente aquele tipo de pessoa tão rara, mas tão preciosa, que às vezes tratamos mal por acharmos que é falso, que é pura mentira; muitas vezes porque não acreditamos que seja possível existir alguém tão gentil. Obrigada por me tirar umas risadas, e me fazer morrer de amores por seu jeitinho. Obrigada por ser paciente, e aguentar sem vacilar, todo o ódio que foi jogado em você. Você brilhou, Shepard, sem dúvidas o melhor personagem desse volume.

Depois, meu agradecimento vai novamente para o meu vampiro mágico, o mais lindo desse mundo, Tyrannus Basilton Grimm-Pitch! Apesar da autora ter roubado um pouco da sua personalidade, ainda continua sendo meu preferido nessa trama, meu bem. Acompanhar você em suas descobertas, certamente foi o ponto alto da história, e eu desejei por milhares de vezes que você pudesse se entender mais e mais, que pudesse viver mais em paz consigo mesmo. Você é um vampiro, Baz. Também é um feiticeiro, mas não vai deixar de ser vampiro, isso não vai mudar. Então vou repetir as mesmas palavras da resenha do primeiro volume: Não tenha vergonha de quem é. Você é surreal, é especial, é incrível do jeitinho que é. Nunca duvide disso, promete pra mim? E apesar de achar desde o início que você deveria mesmo passar um tempo com Lamb, pois seria importante para o seu desenvolvimento, quero que fique onde estiver feliz, mesmo que seja ao lado do ruivo de 10 anos.

É com essa deixa, que aqui vem algumas das minhas reclamações. Simon Snow, no primeiro volume eu lembro de pedir para que crescesse e amadurecesse, pois não podia mais suportar seus chiliques infantis, não foi? Pois bem, eu continuo não suportando, já que você parece não ter mudado em nada. Um homem deste tamanho, e ainda age como criança em muitas situações; isso vai além da estupidez. Eu espero mesmo que isso não seja uma característica permanente, apesar de que mal sei se irei ler o próximo volume um dia. De qualquer forma, a única coisa que te peço, e dessa vez espero que cumpra com a palavra, é que cuide do Baz. Não o faça se sentir péssimo de novo, não deixe que ele duvide da importância dele, está bem? É meu único pedido. Não deixe que ele passe por isso de novo, ele merece tudo e um pouco mais.

E Penelope Bunce, você apenas reafirmou o pensamento dos fluentes e das criaturas mágicas de que magos são esnobes. Eu compreendo que em sua cultura, não se deve jamais falar ou deixar que os normais se envolvam com magia, mas pelo amor de Deus, tenha santa paciência! Diversas situações foram horríveis, desagradáveis e constrangedoras, pois eram apenas questões de EDUCAÇÃO. O mínimo de respeito e modos que eu esperava de você, ou sua mãe lhe educou mal? Acredito que não. Eu admirava demais a Bunce racional, a inteligente e poderosa feiticeira de Watford, e apesar de saber que nem todo mundo é perfeito, eu ainda acredito que foi muita forçação de barra da autora de ter te colocado nessa situação deprimente. Eu realmente quero acreditar que não faria isso se ela não houvesse enfiado essa sua energia tóxica goela a baixo.

Bem, e por último, apesar da traição, terei que agradecer verdadeiramente à Lamb. Fora bem feio o que fez com a família de Baz, e foi nesse momento que você o perdeu. Porém, fico agradecida por ter melhorado em 200% a história, por ter acolhido o meu pequeno vampirinho, por ter ensinado algumas coisas pacientemente, e por ter desejado cuidar e proteger como seu. Apesar de não ser a escolha dele, deixaria que ficasse com você, para que o guiasse da melhor forma possível, e espero mesmo que eu não tenha me enganado sobre isso.

Enfim, essa foi a resenha mais conturbada de toda a minha vida. Nunca fiquei agressiva e tão imparcial dentro de uma, e isso me surpreendeu bastante. Apesar de ter falado muito, sinto que não consegui dizer tudo que tinha em mente, todos os pontos que eu analisei, e que me incomodaram (já que acabei levando muito pro pessoal), ainda que como fora demorado e difícil de ler, muitas partes da história foram esquecidas, ou parecem meio nubladas em minha cabeça.

De qualquer forma, tendo sido boa ou ruim, preciso finalizar. É com muita dor que digo que esse livro foi uma grande decepção, pois eu esperava mesmo uma boa história dele.

Não tenho mesmo ideia se tentaria a sorte de novo. De tentar ler o próximo pra ver se melhora, quando esse aqui já me causou tanta dor de cabeça. Fico triste em pensar que existe outros volumes, que posso ver Basil, Shepard e até o Lamb outra vez, e que ainda assim não tenho coragem de fazê-lo.

Bom, é com meu incerto até logo, talvez sendo um demorado nos vemos de novo, que eu digo possivelmente, adeus.
lili.1 23/09/2022minha estante
eu li cada trecho, metáfora e analogia que você fez e nossa. como alguém pode ser tão inteligente? você acertou mais que essa autoraKKKKKK parabéns pela análise. exuberantemente extraordinária.

Aísha 23/09/2022minha estante
Eu nunca espero que alguém vá ler minhas resenhas enormes (kkk), geralmente faço para guardar meus pensamentos e experiências para mim mesma, então seu comentário me deixou besta kkk seu elogio me desestruturou completamente :)) Fico feliz que tenha gostado de ler, e Deus, alguém precisava falar sobre o quanto a autora se perdeu nesse livro kkk

lili.1 23/09/2022minha estante
minha linda! eu adoro gente tacando pau em alguém que está errado! é meu maior prazer. sua análise foi tão concisa, tão certinha... eu não consegui me conter. sou sua fã! e eu quero muito reclamar desse livro com alguém então se ainda quiser alguém pra falar sobre........

-Koraline 31/07/2021

Bastante divertido
Em O Filho Rebelde, Simon, Baz e Penny vão para os Estados Unidos fazer uma viagem de féries, a fim de salvar Agatha de uma seita.
O segundo livro conseguiu ser melhor que o primeiro, é mais engraçado, o universo é mais expandido, além de toda a relação intercultural do mundo mágico ter sido bem explorada. Estou com expectativas altíssimos quanto ao desfecho da trilogia.
Poliana 31/07/2021minha estante
Oii, só li Eleanor & Park da Rainbow Rowell e, particularmente, gostei. Depois dessa resenha acho que vou procurar mais livros dela para ler

Poliana 31/07/2021minha estante
Oii, só li Eleanor & Park e Anexos da Rainbow Rowell e, particularmente, gostei. Depois dessa resenha acho que vou procurar mais livros dela para ler

-Koraline 02/08/2021minha estante
Poliana, esse foi meu primeiro contato com a autora, e essa trilogia saiu do livro Fangirl, que é uma fanfic de Harry Potter, então se vc gosta de fantasias engraçadas, eu super recomendo

saturno 30/04/2021

Apesar do final não tão feliz que ?Carry On? nos trás, não pensei que o livro fosse precisar de uma continuação. Achei que todos os acontecimentos tinham se encaixado bem e o final foi bem fechadinho, óbvio que gostaria de ter alguns assuntos aprofundados e a situação final do Simon não me deixou feliz, mas ainda assim aceitei o final de bom grado. Comecei ?Wayward Son? com receio, pensei que não fosse gostar tanto como o primeiro livro (o que de fato aconteceu) porém, ainda assim não foi um desastre total e acabei me divertindo bastante com a leitura.

Nessa sequência, Baz e Penny tentam lidar com um Simon traumatizado após os últimos acontecimentos e um pouco depressivo, sem ânimo ou força de vontade. Em várias tentativas de tentar fazer Simon sair de casa e voltar a viver, eles acabam vivendo várias aventuras no caminho da Califórnia, onde pretendem fazer uma visita surpresa para Agatha. Só que acontecimentos inesperados surgem e eles acabam embarcando em uma aventura ao lado de um humano curioso em direção a Las Vegas, a cidade dos vampiros. Mais um livro repleto de magia, vampiros, cenas de ação e reviravoltas fantásticas. Também temos um pouco de romance, apesar de em grande parte do livro as coisas não estarem tão bem assim entre nosso casal principal. O final me intrigou bastante, só pelo desfecho já dá pra saber que teremos um terceiro livro, e estou ansiosa para me aventurar mais uma vez ao lado dos meus feiticeiros favoritos.

Mesmo com tudo de bom que o livro me proporcionou, não posso deixar de destacar que foi uma leitura arrastada no começo e eu tive bastante dificuldade para entrar na história, a grande quantidade de falas sem necessidade ou detalhes demais acabaram deixando minha leitura cansativa. Tenho uma certa dificuldade em gostar dos pontos de vista da Ágatha também, é uma personagem que não foi tão desenvolvida em ?Carry On? e acabei não criando vínculos como fiz com Penny e Baz. ?O Filho Rebelde? apesar de bom, não chega aos pés do primeiro livro! Espero que tenha alguma melhora no terceiro livro e que ele não acabe sendo decepcionante, mas admito que minhas espectativas já não são mais as mesmas...
Nat 30/04/2021minha estante
Eu adorei carry on (fangirl tbm), morro de medo de ler wayward son e me decepcionar com o universo, apesar da nota alta a sua resenha me deixou ainda mais com pé atras kkk pra que fazer continuação de livro que não precisa ne, nunca da certo

saturno 30/04/2021minha estante
O único problema de Wayward Son é que ele se arrasta até quase depois da metade, nada de muito interessante acontece e quando a emoção começa o livro chega no fim. O que me decepcionou um pouco também é que os ?vilões? do livro são muito fáceis de você decifrar se prestar atenção, não é algo como o mago no primeiro livro. Mas a leitura é boa, eu me diverti lendo, só acontece uma quebra de espectativa porque o primeiro é muito melhor.

Nat 30/04/2021minha estante
Ah sim, entendi, que pena

Sabrina 29/09/2021

Gays sofrendo por falta de comunicação
Ok, vou fazer a advogada do diabo com esse aqui.
O livro não é perfeito, e de fato está longe de ser. Mas eu amo ele, muito!
Acredito que o propósito da história não é ser uma jornada do herói, épica, grandiosa e cheia de reviravoltas. Como o próprio epílogo diz, é sobre o que bem depois disso. E, na minha opinião, funciona.
É interessante ver como os personagens estão após os acontecimentos do último livro, e como eles refletem - principalmente no Simon - é um dos pontos altos desse livro.
A perda de perspectiva do Simon em relação a quem ele é e qual a função dele aqui é muito plausível, e a maneira como isso impacta diretamente o relacionamento dele com o Baz, também.
Toda a parte do Baz com os outros vampiros também é muito bacana de acompanhar e, pra mim, ele continua sendo o melhor personagem.
Penny segue sendo Penny, Agatha segue sendo um porre e Shepard é um amorzinho.
Minha única ressalva é a total falta de vocabulário emocional do casal. PUT@ QUE PARIU, VIU?! Os dois bestões ficam sofrendo horrores simplesmente porque NÃO CONVERSAM. Eu mereço!
No geral, é um livro muito fácil e gostosinho de se ler.
"Eu daria a ele tudo o que sou.
Daria a ele tudo o que eu era.
Me entregaria totalmente.
Costuraria nossos corações, pedaço a pedaço."
carolbpetry 04/10/2021minha estante
SIMMMM eu ficava berrando pro livro ?conversem, pelo amor de deus, converseeeemmmm? e era o que achei que ia acontecer no final aí o livro acaba ?

carolbpetry 04/10/2021minha estante
E sim também: Agatha insuportável!

Sabrina 04/10/2021minha estante
Nossa, demais! Depois de passar o livro todo nesse lenga lenga, aquele final me deixou louca de ódio ?

Luiza 11/03/2022

até q gostei, mas...
O primeiro livro é indiscutivelmente melhor, tanto na construção dos personagens quanto na narrativa. Tive a impressão q os livros não se ligam muito, apesar de serem parte de uma série, as histórias são completamente diferentes.

O romance tbm se perde, mas como o mundo deles funcionam e as explicações sobre a magia achei bem interessantes. Tenho um carinho muito grande pelos personagens e a história me prendeu bastante, li bem rápido e gostei de acompanhar a viagem.

Amo os personagens mas parece que a autora não sabia muito bem o que escrever já que esse livro não foi planejado.

Vou ler o próximo e espero que goste mais, quero mais romance pq esse foi um pouco dolorido no meu coração ashahsua.
malu 13/03/2022minha estante
achei esse livro tao arrastado, tomara q o 3 seja melhor

Luiza 13/03/2022minha estante
@malu tbm espero q o 3 seja melhorzinho (e tenha mais romance pls)

malu 13/03/2022minha estante
SIIM, me prometeram um hot no 3 mas parece q a indicação é +14 ent nem sei oq esperar

Bre 04/02/2022minha estante
Você me fez ter esperança nesse livro kkkkkk porque o primeiro eu achei muito sem sal

MorggDuff 04/02/2022minha estante
Gostei bastante do primeiro, mas senti falta de TANTA coisa (principalmente a ação)... Nesse, realmente, tem mais aventura, eles estão literalmente correndo dos problemas pela estrada. Dê uma chance *-*

ericlis.ortiz 07/07/2022

inferior ao primeiro, mas mesmo assim amo mto esses dois
o final foi corrido demais e com uma resolução bem fraquinha
? e a agatha continua insuportável
Giovana 08/07/2022minha estante
amg essa série tem migalhas de hot? menção a hot? hot não-explícito? qualquer coisa a ver com hot? tensão sexual?

ericlis.ortiz 15/07/2022minha estante
os dois são gostosos mas não não consideraria nem migalhas

Letícia 10/05/2021

AMEIIIIIII
Eu AMEIIIIIII esse livrooooo!!! O q parecia ser só uma viagem, virou uma aventura!! Eu amei o desenvolvidos dos personagens! O plot twist do final me surpreendeu muitoo, apesar de q eu já tava suspeitando daquele cara kkkkkkk
Gente?? Como q a autora coloca uma frase dessa no final e ainda precisamos ESPERAR O ÚLTIMO LIVRO LANÇAR AAAAAA KKKKK
Mas eu AMEI o livrooooo!
Gio 10/05/2021minha estante
Repito, eu não sou rica!

Letícia 10/05/2021minha estante
Queria ser rica tbm KKKK

ThomasTomate 08/07/2022minha estante
não, é bem de boa.

Capinista 28/06/2022

Eu acho que o título só foi pra seguir a música
Olha, eu não sei bem o que esperava disso já que pra mim essa saga é basicamente uma fanfic, mas assim não sei se é a intenção da autora mas Baz e Simon não tem desenvolvimento algum, mal parecem que estão num relacionamento, e acho isso meio doloroso de ler, parece que tudo que tem que acontece não acontece, termino o livro com um sentimento de falta e com vontade de dar uns murros na Agatha, apesar de a entender. Espero que tudo que falte neste seja completado no último livro da saga.

Capinista 08/07/2022minha estante
Não, muito pouco kkkk os personagens mal se beijam

ane 23/01/2023

sabe o que é um livro que te deixa em situação de barril? que te deixar atormentado? perturbado? triste? vazio? oco? miserável? ESTE LIVRO TE DEIXA ISSO TUDO E COISAS PIORES graças a deus indo ja pro terceiro no qual só têm refrescos depois da pagina 100
universx_x 05/05/2023minha estante
é claro que te deixa assim, livro ruim a beça, impossível não ficar mal depois de ler

ane 06/05/2023minha estante
@9725225 dos tres esse realmente é o pior, mas ainda nao é taoo ilegível assim (( senti vontade que queimar o livro o tempo inteiro

Victor 11/06/2021minha estante
Baz é TUDO

Gabriel Rodrigues 11/06/2021minha estante
O Baz é incrível mesmo, mas eu gosto muito do Simon também.

Amanda 29/06/2022minha estante
Exato, ainda bem que você deu pouca estrelas igual a mim, eu vejo as pessoas reclamando exatamente das mesmas coisa que você pontuou e eu pontuei e mesmo assim as pessoas dão 4 estrelas??

bacelar2 29/06/2022minha estante
a gente é criteriosa ljkkkkkkkkl fazer oq