O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe Antoine De Saint – Exupéry

Resenhas - O Pequeno Príncipe

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabriela 10/10/2023

Que livro extraordinário, muito encantador , uma leitura leve que deixa pensando sobre algumas questões.
Marcos5813 11/10/2023minha estante
Acho que já li ele todo em pedaços.

Luiza Bugelli Valença 16/02/2022

Uma alegoria sobre crescer
Crescer não é fácil. E quanto mais crescemos, mais percebemos que crescer não é apenas declarar imposto de renda e ser mais alto. Crescer pode ser doloroso, pois percebe-se que muitos daqueles que você considerava amigos, não são tão amigos assim; pois percebe-se que 24 horas por dia é pouco, muito pouco; pois percebe-se que há dores bem maiores do que um joelho ralado. Mas crescer também é lindo, já que é sobre autoconhecimento, liberdade e ressignificação. A obra ?O pequeno príncipe?, do francês Antoine de Saint-Exupéry, mostra de forma lúdica, mas reflexiva, algo que todos passarão por: crescer.

Um viajante perdido no deserto encontra uma companhia inusitada: um pequeno príncipe. Esse príncipe veio de outro planeta, um local bem pequenino, onde não há muito o que fazer. Por isso, o pequeno príncipe gosta de sair de seu pequeno casulo para se aventurar, e nessas aventuras o príncipe fez diversas descobertas sobre as pessoas adultas e como elas agem.

Em primeiro lugar, apesar de ser um livro feito para o público infantil, ?O pequeno príncipe? também pode ser apreciado pelo público adulto. Isso ocorre, visto que a narrativa se trata de uma alegoria sobre crescer, na qual críticas aos adultos que não preservam um pouco de sua infantilidade, são realizadas. Ademais, o enredo é uma visão completa do ato de crescer, mostrando desde a descoberta do amor romântico, porém muito imaturo para vigorar; das primeiras amizades; da incompreensão dos adultos em relação à criatividade fugaz infantil; e entre outros.

Por fim, recomenda-se este livro não somente para o publico infantil, mas também para o público adulto; que poderá refletir sobre a forma como conduz a sua vida adulta e quem sabe até mesmo, reencontrar a sua criança interior.
Rafael Kerr 16/02/2022minha estante

Thay 26/12/2021minha estante
O que mais me marcou foi quando ele falou sobre o por do sol. Toda vez que vejo o por do sol eu lembro dele contando sua experiência. Tão lindo.

Alan (@coracaodeleitor) 26/10/2020

Lindo livro
Olá literárioooos.

Vocês sabiam que a editora FARO tem trazido clássicos infantis em edições lindas? Já tem disponível Alice no país das maravilhas e a agora essa edição linda de O pequeno Príncipe.

Esse clássico maravilhoso que narra a jornada do nosso principezinho e que é lotada de significados. Para cada um pode ser uma experiência linda e única.

Essa versão contém as ilustrações originais do autor e capa com brilho e letras douradas.

Se você já leu o perdeu as contas de quantas vezes releu, a emoção é sempre nova.

Camila | Book Obsession 30/10/2020

"E agora como prometido, aqui vai meu segredo. De fato é um segredo bem simples: é somente com o coração que podemos ver corretamente; o essencial é invisível aos olhos."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando li O Pequeno Príncipe tinha apenas 8 anos de idade, foi o primeiro livro que ganhei de alguém e tornou-se um dos meus favoritos. Claro que com essa idade, não tinha maturidade suficiente para entender ou pelo menos processar a profundidade e melancolia dentro dessa rica obra.

Resenha completa no @bookobsessionblog

site: https://www.instagram.com/p/CG-EUQrjxSz/

LT 15/11/2020

O Pequeno Príncipe é um livro que eu sempre quis ler, foi um dos primeiros que vi falarem e muito sobre, mas só agora tive a oportunidade de lê-lo. E é por isso que venho convidá-los a conhecer um pouquinho dessa edição da Faro, tenha-o já lido ou não, segue aqui minha indicação!

Ele é categorizado como um livro infantil, porém arrisco dizer que não é uma leitura para crianças, pois aborda vários assuntos ao longo do crescimento e amadurecimento das pessoas.

Tudo começa quando um garoto que mora sozinho em seu planeta faz uma viagem, descobre vários outros planetas, assim conhecendo outras pessoas e aprende com cada uma delas.

Quando ele chega na Terra, o garotinho conhece um piloto, que já passou por muitas coisas e vê a vida como um adulto. Quando criança foi desencorajado a desenhar pois os adultos não entendiam o que seus desenhos representavam.

[QUOTE] “Eu fui desencorajado pelos fracassos do meu Desenho Número Um e do meu Desenho Número Dois. As pessoas grandes nunca entendem nada por elas mesmas, e é muito cansativo para as crianças ficarem sempre explicando as coisas para elas.” [...]

Após começarem a conversar, eles entram no conceito de vida, conversando sobre o que faz cada um feliz e sobre como cada pessoa enxerga a vida de um jeito diferente.

Cada detalhe que o pequeno príncipe aborda, nos mostra como devemos mudar nosso jeito de olhar para a vida, para o mundo. Não tem como não se apaixonar pelo Pequeno Príncipe, já que ele tem um jeitinho todo meigo.

No final, o livro nos deixa uma questão: se morremos ou apenas acontece algo e deixamos esse corpo? Só lendo para entender, mas o que você acha disso?

Eu amei o livro! A leitura superou todas as minhas expectativas. Além de uma edição linda, com várias ilustrações que nos fazem entrar no livro, a leitura nos faz pensar em como olhamos a vida. É uma leitura enriquecedora, encantadora, do tipo que nos toca e faz o coração se encher de todo tipo de sentimento bom e a vida de reflexões positivas. Uma leitura leve e ainda assim intensa ao extremo.

Como já mencionei, a edição da Faro está lindíssima! As páginas são amareladas e mais grossas, as ilustrações levam nosso lado lúdico de forma suave a viajar junto com o virar de cada página. A escrita do autor, pela época em que o livro foi escrito, é um tanto rebuscada e mesmo assim é incrível.

Recomendo a leitura para todos! Até mais ver!

Resenhista: Analuiza Amorim.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com/

LT 15/11/2020

Recomendo a leitura para todos! Até mais ver!

Resenhista: Analuiza Amorim.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com/

Silvana 25/11/2020

"... eu dedicarei esse livro para a criança que essa pessoa grande já foi um dia. Todas as pessoas grandes já foram crianças — apesar de poucas se lembrarem disso."

Quando tinha seis anos, ele viu uma ilustração em um livro, de uma jiboia engolindo um animal. Ele então resolveu fazer o seu primeiro desenho inspirado na ilustração, mas quando mostrou o desenho aos adultos, todos diziam ser o desenho de um chapéu, quando ele tinha desenhado uma jiboia que tinha devorado um elefante. Ele resolveu então desenhar o interior da barriga da serpente, mas foi aconselhado a deixar de lado os desenhos. Foi assim que ele abandonou uma carreira promissora de pintor para se tornar um piloto de aviões. Mas seu primeiro desenho está sempre com ele e, ele usa como teste para saber qual adulto é realmente inteligente.

Ele foi sozinho por muito tempo, até que a seis anos atrás seu avião sofreu uma pane e ele foi obrigado a fazer um pouso de emergência no deserto do Saara. Ele só tinha água e comida para poucos dias, por isso ele tinha que achar um jeito de consertar o motor. Foi depois da primeira noite que ele conheceu o Pequeno Príncipe. Como ele está sozinho a quilômetros de tudo, ele levou um susto quando viu o garoto pedindo que ele desenhasse um carneirinho. Como seu talento para pintor consistia em desenhar uma jiboia que tinha engolido um elefante, vista por dentro e por fora, foi o que ele desenhou e qual não foi sua surpresa quando o garoto disse que queria o desenho de um carneirinho e não de uma jiboia que tinha engolido um elefante.

Eles começam a conversar e ele descobre que o Pequeno Príncipe veio de outro planeta, e que a Terra é o sétimo planeta que ele está visitando. Ele descobre que o planeta que o garoto veio, é muito pequeno e que tem três vulcões, um já extinto e uma flor com quatro espinhos. Ele mal dá atenção as coisas que o garoto está falando e perguntando, porque ele está mais preocupado com o conserto do avião. Mas quando ele começa a prestar atenção nas aventuras que o garoto viveu em cada planeta até chegar ali, ele percebe que havia se tornado o adulto que ele desprezava quando era criança.

Eu li O Pequeno Príncipe pela primeira vez depois de velha, cinco anos atrás, e essa é uma releitura. E acredito que me emocionei ainda mais dessa segunda vez do que da primeira. E eu me arrependo até o ultimo fio de cabelo de não ter lido ele antes. Queria ter lido ele criança e hoje com 39 anos, já teria relido algumas vezes. Como é um livro infantil, a história é bem bobinha, sem nada parecido com as histórias mirabolantes que temos hoje em dia. Mas o que realmente importa aqui é a bela mensagem que o livro traz. Um livro escrito tantos anos atrás, mas que é ideal para o momento em que estamos vivendo. Gente que tapa na cara que eu levei de um livro infantil. A Silvana criança teria vergonha da Silvana adulta, assim como aconteceu com o nosso protagonista.

Acho que cada um vê essa história de uma maneira e para mim, ele falou muito sobre valores. Como as coisas mudam de quando somos crianças para a idade adulta. Como é fácil agradar uma criança e tão difícil satisfazer um adulto. Como uma criança consegue ver as coisas mais importantes da vida e ser feliz com tão pouco e os adultos dão tanta importância para o "ter" e ficam sem chão quando isso lhes é tirado. Como não temos tempo para nada, só para o que "é importante", mas isso que julgamos tão importante são coisas que passam e o que fica são aquelas "bobagens" que as crianças dão tanto valor. Por isso que acredito que esse livro apesar de ser considerado infantil, é uma leitura obrigatória para todo adulto.

A parte do livro que mais me emocionou foi a conversa que ele teve com a raposa, queria copiar tudo aqui, de tão linda que ela é. Mas selecionei algumas frases que vão ficar para sempre comigo.

"As pessoas já não tem tempo para compreender coisa alguma. Elas compram tudo pronto nos mercados, mas não há loja alguma onde a amizade possa ser comprada, e assim as pessoas não tem mais amigos."

Quanto a edição mais uma vez vou me desmanchar em elogios para a Faro. Apesar de não ser capa dura, que é o acabamento preferido de muitos para os clássicos, ela está de encher os olhos e agrada a todos. Na capa temos muito gliter e é nesse tom de azul que amo. Por dentro está impecável, ilustrado com as aquarelas do autor. E se você ainda não leu essa história, leia. É minha segunda leitura do livro, mas significou até mais do que da primeira vez.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2020/10/resenha-o-pequeno-principe-antoine-de.html

Iollyhn 10/04/2024

Perfeito
O pequeno príncipe, como o próprio autor já diz e eu achei que fosse arrogância, é um livro que todas as pessoas(amantes ou não de leitura) deveriam dar uma chance.
Livro super fluido e interessante, que faz você querer ver a vida com outros olhos. Super indico!

Jaque @blogmalucadoslivros 09/12/2020

Finalmente li este clássico!
O pequeno Príncipe é um clássico que eu sempre quis ler. Sim, eu nunca tinha lido este clássico tão famoso e mais lido do mundo até a @faroeditorial publicar esta nova edição linda, e finalmente li e me apaixonei como muita gente!

❝ As pessoas esqueceram está verdade - disse a raposa. ― Mas você não deve esquecer. Você se torna eternamente responsável pelo que cativou.❞

O pequeno príncipe é um viajante e através destas viagens nós ensina lindas mensagens, nos mostra como as vezes não damos valor as coisas simples da vida, como cada pessoa por ver algo de forma diferente e como somos responsáveis por aqueles que cativamos também, como a famosa citação do livro diz.

Eu gostei muito de finalmente conhecer está história e entender porque ela é tão amada. É uma leitura leve e rápida, mas que faz a gente refletir muito. Terminei está leitura pensando como um livro aparentemente tão simples, pode ser tão profundo.

❝ ― Também há solidão entre as pessoas.❞

O pequeno príncipe é uma leitura que já conquistou muita gente ao redor do mundo. E não é pra menos, é uma leitura que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez, e até eu que não tenho costume de reler, já quero revistar "O pequeno príncipe" várias vezes.

A nova edição da Faro tá impecável, cheia de ilustrações de aquarela do autor e linda por dentro e por fora. Se ainda não conhece "O pequeno príncipe", te garanto que você precisa conhecer!

site: https://www.instagram.com/p/CGtB8CrjOtp/

Clara.Pamponet 14/12/2020

Foi a minha segunda leitura dessa história linda e emocionante.

Quando li a primeira vez vi que iria acabar lendo essa obra em outras fases da vida, mas o que não imaginei era que iria ler em outra tradução.

O Pequeno Príncipe é um clássico francês que é feito para todos lerem, não importa o momento da vida, mas sabendo que a cada nova leitura, a percepção da história vai acabar mudando e detalhes que antes passaram despercebido agora vão ser notados.

Essa edição da Faro é muito linda, a tradução é mais próxima para uma criança ler, já que eles deixam os termos mais próximos dos leitores.

Danny 26/02/2021

O Pequeno Príncipe
Que leitura gostosa de fazer! Eu nunca tinha lido O Pequeno Príncipe, apesar de ser tão famoso. Tirei muitas reflexões para a minha vida e certamente recomendo para todos.

Sempre ouvi muitos elogios e agora pude ter a minha própria experiência de leitura e foi muito proveitosa.

Cada personagem nos da uma lição, um destaque especial para a raposa. Mas fiquei um pouco confusa em relação ao final.

De todo modo isso não estragou a minha experiência com esse belo livro.

Manuscrito Literário 27/02/2021

Quando todas as citações bonitas fizeram sentido…
Essa foi a primeira vez que li O Pequeno Príncipe e foi gratificante, finalmente entendi o motivo de tanto carinho que os leitores tem por ele, as famosas citações ganharam um novo sentido para mim.

O pequeno príncipe é um garoto bastante curioso, que um dia decide sair de seu planetinha para fazer uma viagem e conhecer os demais planetas ao seu redor. Cada planeta que ele visitou, com exceção da Terra, havia apenas um morador, com personalidades interessantes, o que nos faz lembrar de pessoas da vida real. Há aquele que só pensa em trabalhar e ficar rico, o que só bebe e nem sabe mais o que está fazendo da vida, o vaidoso que só pensa em si mesmo, e por aí vai. Em cada um deles o garotinho, e nós, podemos aprender um pouco sobre a vida.

Se esses planetinhas simbolizassem os corações das pessoas, como seria o seu planetinha? Qual o sentimento que predomina dentro do seu coração? Eu fiquei pensando nisso.

O Pequeno príncipe quando chega ao planeta Terra encontra um piloto que precisou fazer um pouso forçado para concertar seu avião. E uma forte amizade surge entre eles. Nos momentos em que eles dialogam nós vamos conhecendo um pouco mais sobre esse garotinho, sobre suas viagens e sobre uma certa rosa.

Enfim, esse livro precisa ser apreciado, jamais lido com pressa, para que você entenda o seu valor. Se você ainda não leu, leia. Se já leu há muito tempo, leia novamente. Espero você aprecie tanto quanto eu.

Leia a resenha completa em ManuscritoLiterario.com.br

site: http://manuscritoliterario.com.br/resenha-o-pequeno-principe-antoine-de-saint-exupery/

Igor Batista 24/03/2021

Tens responsabilidade por aquilo que cativas
Um livro clássico com uma narrativa doce, conta uma história de reflexão adulta sob uma visão infantil. Traz a história de um menino que mora sozinho em um planeta, até que decide sair viajando por outros lugares em busca de conhecimento. A cada planeta que passava, o garotinho aprendia algo novo, experimentava sentimentos novos e conhecia personalidades novas, assim como o leitor passa por uma reflexão diferente a cada história contada com os personagens e figuras presentes nesses planetas.
O livro em si é uma reflexão sobre a vida e como nós também somos responsáveis pela forma com que nossas atitudes impactam e importam para os que nos rodeiam.

1 | 2 | 3 | 4 | 5