Parthenon Místico

Resenhas - Parthenon Místico

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Dia de Livro - Jéssica Nogueira 18/03/2024

Grata surpresa
Fiquei me questionando sobre o que dizersobre esse livro é mesmo sem saber ao certo, fiquei feliz ao terminar de lê-lo.
Parthenon Místico é uma história nacional, que critica a opressão e o fascismo, com um pano de fundo steampunk sobrenatural.
O Brasil está dominado pelos positivistas que possuem uma visão deturpado de certo e errado enredado pelo preconceito, sua base, está localizada em Porto Alegre dos Amantes e não por acaso, o grupo anti fascismo denominado Pathernom Místico também e fará todo o possível para derrotar os Positivistas.
Com muito robô, magia, misticismo, romance, ciência e luta veremos através das vozes dos personagens os últimos acontecimentos dessa louca aventura no tempo.
Gostei muito da cena final do grão ancião com seu filho e acho que foi o que me ganhou no livro, apesar deem alguns momentos achá-lo um pouco prolixo.
No mais acho que fiquei feliz ao ler um romance nacional que foge das "normalidades".
Recomendo muito.

wiridia.ju 03/03/2024

Ponta do iceberg
O livro "Parthenon Místico" do Enéias Tavares, ficou empancado na minha mesa por mais de um ano, eu sempre optava por outras leituras, porque idealizava que esta seria uma leitura extraordinária, não que não tenha sido, mas eu deveria ter lido quando o comprei e não cometerei este erro outra vez, pois os spoilers que tomei acabaram tirando o suspense do "novo", o que eu amo muito dentro das leituras, chegar em um universo que desconheço e ir descobrindo-o passo a passo.
Todavia, eu ainda gostei muito, não consegui dar todas as estrelas, na verdade até mudei a classificação, pois compreendi, depois de alguns dias da finalização, que tem todo um universo que foi criado e que este volume, apesar de independente, serve como um Prequel para outros volumes ligados ao universo Brasiliana Steampunk, de autoria do próprio autor, o que por si, já pode ser considerado algo exorbitantemente bom, então aumentei sua classificação.
Esta obra, dá Continuidade ao gênero "Steampunk", que descobri que amava, sim, eu descobri junto com os livros desse autor, mais especificadamente, este livro, pois foi quando eu realmente compreendi as particularidades do gênero, desde a ideia retro futurística e sociedades secretas, até a etimologia do nome "Steampunk" que se designa a invenções tecnológicas, todas à base da tecnologia do vapor, isso é sensacional, pois, reflete um cenário que contém elementos mais avançados do que os atuais, mas com uma pegada retro que eu adoro, isso realmente encanta e cativa o leitor, estimula a criatividade.
Sua narrativa epistolar, dá uma ideia de intimidade com os personagens, trazendo uma imersão a mais na história, bem como seus elementos pré e pós-textuais, contendo imagens, mapas e designações a outras obras do autor e dos autores que tiveram seus personagens perpetuados dentro desta história, o que traz uma riqueza a mais à obra.
O único ponto a merecer ressalva foi a falta de um desenvolvimento melhor da narrativa envolvendo o Aleph e o robótico B215, o Trolho, acredito que merecia uma atenção especial aos detalhes necessários para acolhê-los melhor na história, foram personagens muitos importantes para o desfecho final, faltou esse cuidado.
Por fim, foi uma leitura muito gostosa, demorou mais do que esperava, por conta dos spoilers, mas eu ainda, reconheço toda a maestria do Enéias em suas criações e com certeza lerei seus outros livros escritos e novos.

Ju 🎈

Mika 27/01/2024

Fantástico
Posso dizer que este livro reacendeu a chama da minha criança interior com imaginação fértil e ideias futuristas acerca de maquinários, poderes e aventuras!
Com uma escrita rica e fluida, Enéias Tavares nos leva para um universo diverso e incrível, onde o retrofuturismo tomou conta do Brasil. Os personagens são complexos e muito bem desenvolvidos! Além da trama ser envolvente, os materiais complementares do livro e do site adicionam um enriquecimento sensacional à história. Com total certeza este livro se tornou um favorito da minha estante.

Kelly.Yoshimura 12/12/2023

Me fez ser leitora novamente
Tenho um carinho muito grande com este livro. Já havia muitos anos que eu não praticava a leitura , e simplesmente quando ví a capa já me chamou a atenção, quando lí a sinopse decidi que faria essa leitura.

Mas desde o início percebi que seria uma leitura mais complexa , e eu com a pouca experiência que tinha decidi melhorar e criar experiência antes de começar ele para aproveitar o máximo o Parthenon.

Depois de fazer várias outras leituras comecei a ler , e agora finalmente terminei o livro.
Fiquei muito feliz com essa leitura.
Foi uma leitura maravilhosa, os personagens têm um lugar especial no meu coração.
A narrativa é muito original, foi uma leitura densa , mas em nenhum momento me causou desinteresse.

Kiri 27/11/2023

Se tem algo que não posso falar um A é sobre essa edição. Trabalho lindo, perfeito, todo detalhado, com fitinha, capa dura, ilustrações lindas, etc etc etc
Já a história eu achei bem qualquer coisa..
É legalzinha e não tem nada que incomoda demais, só fiquei com aquele sentimento o tempo todo de que podia tar acontecendo coisas mais legais

Thales Duart3 09/11/2023

Me surpreendi
Tá ai um Livro que eu não dava nada por ele. Fui ler só pela capa, afinal, nisso a DarkSide manda bem. E eu me surpreendi! Que livro bom de ler. A história é a boa. A forma de narrar é boa. O respeito pela escrita do Português em 1800 é de mt bom tom. Olha, livro diferente e bom. Curti bastante.

elizexausta 07/11/2023

Bonito bom basico
História que prende e personagens legais, escrita objetiva (o que amo) - mas objetiva demais às vezes iiiihhhhhhhh, ou seja, poderia aprofundar em alguns momentos. mas estarei lendo o próximo Sr. Enéias

Viviane.Bulhoes 03/11/2023

Gosto desse tipo de historia
Colocada em cartas, escritas de uma forma fácil de ler. Gostei da premissa do livro e gostei dos personagens. Da uma mistura aí de tipo de conto. Mas foi legal gostei muito.

irene.marilia 14/10/2023

Aqui só os yags puderam ser feliz no final ?
Que livro INCRIVEL.

Eu havia achado ele navegando pela amazon, comprei porque achei a capa linda, vi que era ambientado na minha estetica favorita (steampunk) e ainda por cima BRASILEIRO.

A historia fala sobre Sergio Pompeu que recebe a carta de um querido "amigo", Bento Alves, a entrar para a sociedade secreta Parthenon Místico e assim ele se junta a essa sociedade, que luta contra a Ordem Positivista, um grupo bastante conversador que promove a supremacia do homem branco cis branco (são basicamente n*zi).

Por mais que pareça um pouco clichê resumindo desse jeito, a história vale SUPER a pena, a escrita do Eneias Tavares é incrível, bastante fluída e quando menos percebia, lia 30/40/50 páginas (o que para mim é muito) e a história é muito boa e contada de um jeito muito criativo que não se limita a visão de apenas um protagonista mas sim de varios, sejam eles os vilões ou aliados, por meio de gravações de áudios, relatórios, cartas e diários, o que ajudou MUITO na fluidez da história com seus capítulos curtos mas bem completos.

Foi incrível, muito boa a história e a experiência de leitura, que pude ler LEIA, para mim não é só uma recomendação mas um leitura obrigatória.

ocosmoliterario 06/10/2023

Steampunk impecável
O steampunk está sendo um dos meus subgêneros preferidos dos últimos tempos, e esse livro é um excelente motivo para ler mais o gênero. E como todo steampunk que se preza, a história nunca é apenas para nos entreter. Nesse caso é possível perceber várias referências a temas políticos que estão em pauta nos últimos anos. Alguns personagens clássicos são mencionados, o que dá a entender que todos eles fazem parte desse mesmo universo, eu adorei. A forma como a história é narrada pode ser maçante para alguns porque está de acordo com a norma da língua portuguesa no século 19, mas trás uma originalidade muito inteligente. É uma das fantasias mais bem escritas que já li.

Fran 18/09/2023

Um universo incrível
Parthenon Místico conta a história de uma grupo secreto de mesmo nome que luta contra a Ordem Positivista. A narrativa se passa em Porto Alegre dos Amantes, em uma realidade steampunk. Acompanhamos os acontecimentos através dos registros dos personagens em seus noitarios, ou em gravações em seus robôs assistentes.

Uma obra ricamente elaborada, cheia a de referências e homenagens a literatura clássica brasileira. Mas que de forma muito autêntica cria um universo único, original e, o melhor de tudo, coeso. Fica muito fácil criar empatia e mergulhar na história.

Muito bem escrito e editado, pois a edição da Darkside, cocria toda uma estética, e traz belas ilustrações que auxiliam os leitores a ter uma experiência literária ainda mais rica.

Amei muito! Recomendo fortemente!

Starbusz 12/09/2023

Que livro.

Eu li ele por pressão dos meus amigos, e não me arrependo nem um pouco. Muito bom, adorei a história, adorei os personagens, adorei a escrita, adorei.

Alessandra 30/06/2023

O livro é lindo e imersivo, narrado por meio de noitários (diarios) de cada personagem, aguça os sentidos estéticos ao nos colocar em um cenário com ruídos mecânicos ao fundo e com cheiro de fumaça no ar, tudo em uma estética brasileirês de dar gosto.
A história nos faz refletir sobre escolhas individuais e escolhas políticas, de modo que cada personagem tem seu mistério a ser imaginado para além do que o livro propõe. Trolho e Beatriz me marcaram demais ??

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6