O grande divórcio

O grande divórcio C. S. Lewis

Resenhas - O grande divórcio

@aprendilendo_ 28/03/2021

Resenha de O Grande Divórcio
Em uma clara inspiração no clássico mundial, “Divina Comédia”, de Dante Alighieri, Lewis cria a própria alegoria sobre a derradeira decisão do ser-humano em, ou abandonar o pecado de uma vez por todas, ou ser aprisionado a ele pela eternidade. Na trama, o escritor, após sua morte, tem sua alma levada ao Inferno e de lá, viaja em um ônibus mágico até ao Paraiso, local no qual os “fantasmas” do lado obscuro terão a oportunidade de, ao dialogar com os “espíritos” do Céu, entrarem para a eternidade ao lado de Deus.

De início, com os elementos tão característicos da escrita de Lewis, percebe-se uma obra com alta capacidade de imersão literária e teor reflexivo. Isso, pois o bom uso da imaginação e dos diálogos auxiliam em todo o contexto do ambiente e das personalidades ao redor do protagonista. Nesse contexto, enquanto Clive Staples acompanha os debates entre “fantasmas” e “espíritos”, temos o foco da trama, que é a singular dificuldade de cada homem em deixar de lado seu deus pessoal para se entregar completamente ao Deus vivo. Apesar disso, o livro tem seu primeiro terço apenas como uma obra comum do autor, sem realmente conseguir engatar grandes surpresas. Afinal, o verdadeiro ápice surge com a chegada de George Macdonald, mestre de Lewis, responsável por dar um bom movimento à trama enquanto amplia consideravelmente os diálogos pertinentes e marcantes encontrados na obra, fazendo-a valer a pena no final.

Com um ótimo uso de criatividade e diálogos reflexivos e estimulantes, O Grande Divórcio é um livro que reúne tanto a diversão de uma leitura leve quanto a seriedade de uma temática desafiadora. Um ótimo livro.
Nota: 8,15
Instagram: @aprendilendo_

Letícia 29/03/2022

Mostra a realidade pelo fantástico
Estou preocupada que depois de ler Lewis eu não consiga ler mais nada de fantasia e achar tão bom quanto ele.
A capacidade de mostrar a verdade sobre a homem por meio de alegorias tão bonitas e que tocam na alma?
Ah que saudade que já sinto desse livro!
O céu, o céu! Quanto ainda estou presa na terra e em mim mesma, longe de
desejá-lo como poderia!
Esse livro mudou meu jeito de ver muitas coisas, obrigada lewis.
Em tempos de homens ocos e guerras sem sentido, vence o Leão.
Letícia 29/03/2022minha estante
? Lumen was here

Rafa 29/03/2022minha estante
Quero começar a ler Lewis, essa é uma boa introdução?

Eadlynss 29/03/2022minha estante
Que resenha aconchegante, ?

Letícia 29/03/2022minha estante
Eu comecei por Nárnia e depois li esse, da pra ver as referências na escrita dele claramente entre os dois. Eu gosto muito de literatura de ficção, então acho uma ótima opção começar por Nárnia dentre os livros dele e depois ir pros outros!

Gabriela 27/10/2021

Ler sobre o que é Eterno me ajuda a ponderar como tenho escolhido viver hoje. Em ?o grande divórcio?, Lewis representa a Eternidade como cheia de Amor e Alegria transbordantes e invencíveis, faz alegorias super inteligentes sobre princípios bíblicos e fala sobre um Deus que insiste em nos atrair para Si e uma humanidade que insiste em disfarçar seu orgulho em resistir ao convite como justiça e humildade.
que livro bom!
ludmila139 28/10/2021minha estante
?? esse livro >>>

João 06/07/2023

Os portões do Inferno estão trancados por dentro.
Neste livro, C.S. Lewis nos convida a acompanha-lo em uma viagem do Inferno até o Céu, e busca esclarecer diversas questões que surgem durante a vida cristã. Os fantasmas (personagens que saem do inferno), ao chegarem no Céu se deparam com uma pergunta feita pelos espíritos que já habitam aquele lugar: Você está pronto para fazer a jornada? Esta pergunta acaba englobando muitos significados e possibilidades para quem diz sim, sendo uma delas a chance de abolir o inferno ainda presente na vida daqueles fantasmas, e a aceitação da alegria real. Muitos deles regeitam pois estão completamente dominados pelos prazeres, honrarias e orgulho que o inferno lhes proporcionou.

Fiquei encantado com este livro porque ele me levou a refletir sobre questões que eu não tinha parado para pensar antes, e a me aprofundar nas que eu já conhecia. Quando o livro nos lembra que demônios não são criados a partir de ratos, mas sim de arcanjos ruins, ele quer nos dizer o quanto é perigoso permanecermos em pecado quando conhecemos os meios para nos livramos dele. Este livro também fala do amor maternal transformado em religião, ao trazer como exemplo uma mãe que queria usar Deus apenas como um meio para encontrar seu filho outra vez. Como cristãos podemos ter a esperança de ver nossos entes queridos no Céu, mas antes precisamos enxergar em Deus a fonte do amor que nos manteve unidos durante a nossa vida na Terra. Isso porque, como é dito no livro, "Todo sentimento é santo quando governado pela mão de Deus, mas todo sentimento se deteriora quando se estabelece por conta própria e se transforma em um falso deus".

A cada livro que leio do C.S. Lewis fico mais encantado com a sua imaginação e capacidade de desenvolver diálogos de maneira lúdica. As possibilidades de discussões e de reflexões a respeito das questões apresentadas pelo escritor, se tornam muito interessantes quando são representadas na imaginação. Gosto ainda mais porque todas as imagens e cenários criados pelo escritor não tira, mas acrescenta, a seriedade necessária para se discutir as questões referentes a Salvação.

Geh 30/01/2022

Okay
no começo eu não estava entendendo nada, mas depois do fim da leitura entendi o que o autor queria fazer. e a grande pergunta que ficou é : eu /você está disponível a abandonar tudo para seguir a Deus ?

Talita | @gosteilogoindico 05/07/2022

Entre o céu e o inferno
Tive um pouco de dificuldade de ler esse livro (será que faltou um pouco de intelecto da minha parte?).
CS Lewis consegue colocar elementos engraçados e reflexivos ao mesmo tempo de uma maneira genial. A questão de colocar para pensar na questão de céu e inferno foi intensa e por horas desafiadora.
Gostei muito da leitura.
Henrique 05/07/2022minha estante
Tive a mesma sensação li esse livro kkkk

Talita | @gosteilogoindico 05/07/2022minha estante
Obrigada Henrique por não me deixar sozinha nessa kkkkkk

Thayane Oliveira 30/06/2021

Fazia tempo que eu não lia um livro tão bom!!! Uma história envolvente e profunda que faz você sentir o aroma da eternidade. Devemos ter em mente a eternidade começa agora!!!

Lisa 22/03/2023

Muito bomm!!
A escrita desse livro, por mais que seja uma fábula, confesso que foi a mais difícil para mim absorver de todos os livros do Lewis que eu li. Mas obviamente, não tira o mérito do livro.

A história mostra que o céu não é tão simples quanto parece... o paraíso requer renúncia da carne, pecados, ídolos e desejos.

Leitura de qualidade!

Fabiano 25/01/2021

O grande divórcio
Depois de ler as Crônicas de Nárnia estava com saudades das brilhantes fantasias escritas por C.S. Lewis. E essa, apesar de pequena, traz muitas reflexões.

Aqui, vemos Lewis usando ele mesmo com personagem em uma viagem de ônibus com saída do inferno e com destino no céu.

Pra quem não entendeu o título da obra, trata-se de uma resposta ao livro "O Casamento do céu e do inferno" de Willian Blake, onde é defendido que céu e inferno podem conviver juntos dentro do ser humano. Para Lewis, isso é (obviamente) impossível e, por isso, propõe o divórcio desses dois.

O livro não tem caráter teológico e nem se propõe a isso. O próprio Lewis deixa isso claro no prefácio. É apenas uma reflexão em forma de fantasia que nos leva a questionar se não estamos querendo levar pro céu um pouco dos prazeres do inferno ou se não estamos querendo transforma-lo para que se adeque um pouco mais aos nossos prazeres e vontades.

A moral do livro é: Se quiser ir ao céu é preciso morrer pra tudo aquilo que te afasta dele. E ninguém disse que isso não irá doer. Mas a escolha é totalmente nossa! Escolha um ou outro, mas não queira os dois ao mesmo tempo, porque isso não é possível.

Lewis simplesmente brilhante!! Como sempre!!

Daniel-Ef2:8 05/08/2022

Título para mim não faz sentido...
Achei que a história teria algo com relação a divórcio ou casamento mas é uma viagem do céu ao inferno! Confesso que me perdi várias vezes na leitura e não consegui captar a mensagem direito!! Os diálogos são interessantes porém com uma mistura de teologias, hora parece que Lewis é um liberal, depois ele parece ser calvinista, hora pelagiano, hora arminiano, enfim, parece que a ideia era colocar alguém que estivesse nessa "confusão" de escolas de teologia vendo uma espécie de céu de acordo com cada escola!! No prefácio Lewis coloca que a ideia dele era escrever uma ficção com uma moral!! Não sei... não consegui captar essa moral...como Lewis era um teólogo fiquei mais preocupado em ver se nessa história a ideia dele era colocar um pouco de sua visão teológica sobre o tema "divórcio", só que não foi bem isso que eu imaginei.

Sarah 24/07/2021

Tenho apenas uma frase para resumir esse livro:

"Não, não há escapatória. Não existe céu com um pouco de inferno, nenhum plano para guardarmos um pouco do diabo em nosso coração ou em algum lugar escondido. Satanás deve ir embora e, com ele, cada vestígio seu, por menor que seja. "

George MacDonald

Leiam
Alberto.Tisbita 25/07/2021minha estante
Essas capas da Thomas Nelson são lindas demais! Ainda não consegui escolher a mais bonita.

Sarah 25/07/2021minha estante
São lindas mesmo!!!

Analu. 09/01/2022

Fingindo que entendi tudo
Não tenho muito o que comentar pois não entendi metade do que o Lewis propôs nesse livro fazendo uma viagem (de ônibus) do inferno ao céu. Algumas coisas eu peguei e fiz umas marcações mas na maior parte fiquei???

A escrita dele é difícil de compreender, é densa, porém muito inteligente com umas tiradas que faz a gente ficar refletindo na vida. Só que esse eu aproveitei bem pouco já que boiei na maior parte do tempo.

Bi Sagen 11/09/2021

Ler C. S. Lewis sempre é uma baita experiência
Quando fui ler O grande divórcio não sabia muito sobre a história, e foi uma grata surpresa.

Essa é uma fantasia, que lembra "Nárnia" com suas conclusões morais bem claras e "Até que tenhamos rostos" por uma forma menos lúdica de contar (ainda que muito fantasiosa). Se você leu "Os quatro amores" conseguirá fazer algumas relações com a história.

A premissa é de que é necessário um divórcio entre o bem e o mal, não há como conciliá-los, e uma escolha implica automaticamente na exclusão do outro.

Um ônibus possibilita que algumas pessoas que estão no "inferno" (o termo será debatido dentro do livro) possam ir para o Paraíso. E lá, elas escolheriam se permanecem ali ou voltam, mas isso confrontaria diretamente seus pecados.

O narrador observa dez pessoas diferentes e como elas reagiriam a esse embate: o homem que achava que merecia muito mais do que recebeu, o estudioso que é incrédulo ainda que tenha provas, a mulher autocentrada que não consegue se expor, e assim por diante.

Cada pessoa que for ler o livro provavelmente se sentirá mais impactada por uma situação diferente, ainda que todas elas sejam ótimas. Pra mim, o destaque vai para o homem que precisa cortar um lagarto que é parte de si, e que precisa se decidir e lidar com a dor daquilo.

O foco de tudo é que não podemos confiar nossas vidas a nossos sentimentos, porque eles são enganosos. E a partir do momento que seguimos o Reino passamos a enxergar tudo de modo diferente.

Pedróviz 11/02/2023

O Grande Divórcio
Neste livro, C. S. Lewis apresenta uma nova visão a respeito de Céu e de Inferno e, de forma alegórica, do processo de salvação/condenação. Ao longo de vários capítulos curtos,  um protagonista narrador descreve situações nas quais as almas declinam da oferta de serem levadas para o Reino de Deus e escolhem permanecer num mundo ilusório com suas paixões e ressentimentos. Muitas oportunidades são dadas para que essas almas escolham o caminho correto, mas escolhem mal por motivos variados, portadoras que são do livre arbítrio.

Vanderlete 12/05/2021

Mais uma grande Obra do Lewis!
"O grande divórcio", de C.S. Lewis, é uma alegoria sobre céu, inferno e o peso de nossas escolhas. Neste livro impactante, o autor nos mostra que ir para um ou outro é uma decisão que cabe apenas a nós mesmos.
Uma história incrível, que vale muito a pena ler, reler !!