Eu, Tituba

Eu, Tituba Maryse Condé

Resenhas -

Lin 09/01/2022

Interessante, com conteúdo, crítico e bem escrito
Achei excelente esse livro, não só por usar uma história real e incluir outros aspecto fantasiosos, mas pelo fato de ser um livro que critica vários problemas sociais como racismo, machismo, intolerância religiosa, apagamento das pessoas negras na história, dentre outros, mas de uma forma sutil, velada... leitura super fácil e tranquila. Acho interessante falar desses temas de forma velada, pois acaba atingindo um público que não leria sobre esse assunto.. traz muitas reflexões e uma parte da história não contada, a se ver que, tirando esse livro, nunca antes tinha ouvido falar de Tituba nos filmes que falavam sobre as bruxas de Salem.. Adorei! Não é um livro para se divertir, mas traz muito aprendizado e reflexão.

Naylla.Carlins 09/08/2021

É uma pena pensar que histórias de pessoas negras ficam perdidas no tempo. Eu gostei muito de saber da história de Tituba, que ela não deixou se levar pela maldade dos outros e seguiu seu coração e os invisíveis.

Tatu 30/06/2021

Nunca levei um soco no estômago, mas ouso dizer que esse livro foi isso, um soco no estômago. Tituba, personagem principal, que dá nome ao livro, sofre todo tipo de atrocidades: tem sua religião contesta e é julgada como bruxa. Tem seu valor diminuído por conta da cor de sua pele. Seu nome poderia ser sinônimo de sofrimento.
História de uma sociedade adoecida, que usa a religião pra fazer o mal.
Mariana.Schmall 01/07/2021minha estante
Coloquei na minha estante. Quero ler também. Parece ser realmente muito bom! Obrigada pela dica!

Karine.Campos 14/06/2021

Só leiam!
"Eu sabia, eu estava condenada à vida!"

Eu acabei de concluir a história de Tituba estou emocionada, rasgada, reflexiva, mexida...

Quando o Projeto Lendo Autoras Negras propôs a leitura dessa obra eu não imaginava que iria conhecer uma parte tão sombria da história e muito menos que o livro apesar de ficcional usa parte da história verdadeira de Tituba, uma mulher negra que foi uma das primeiras a serem julgadas por bruxaria em Salém.

A forma que Maryse Condé mistura o real ficcional é brilhante e nos faz refletir sobre muitas coisas que eu não consigo traduzir em palavras...

...O que falar sobre de Tituba e sua história? Simplesmente leia!

Rose.Hirasike 12/03/2021

Mulher, negra, escravizada e acusada de bruxaria !!!
Uma narrativa ficcional, inspirada na história real de Tituba, uma mulher escravizada de Salem, Massachussets-EUA. Suas práticas religiosas e de curandeirismo e sua força e fibra causam estranheza na sociedade em que viveu. A autora nos presenteia com uma narrativa forte, a qual embora romantizada nos traz algo palpável da História. Todos os "cortes" que podem ser feitos na carne de uma mulher, em sentido figurado, sentiremos sangrar nesta leitura. Uma excelente experiência literária sobre marcadores de diferença pela escritura já muito premiada de Maryse Condé.

caneta kitsch 25/10/2020

aquele que quer saber por que o mar é tão azul
apesar da tradução se referir à população negra retratada no livro como ?escravizada(o)?, suas notas de rodapé usam a palavra ?escrava(o)?, o que me incomodou um pouco. vale a pena a pesquisa para entender melhor a relação entre os dois termos.
porém, Condé nos mostra Tituba para além da escravidão. fala de sexo, afeto, de como a espiritualidade também é uma conexão ancestral. por que em 2020 a história de Tituba continua atual? a resposta é simples: porque o racismo ainda existe. a graduada em Sorbonne e professora da Universidade de Columbia ainda é submetida ao mesmo sistema que a analfabeta barbadiana morta em 1692.

leia a resenha completa no perfil @caneta.kitsch no Instagram