O Crime Do Padre Amaro

O Crime Do Padre Amaro Eça de Queiroz

Resenhas -

ToniBooks 11/09/2021

O arbítrio, livre?
José Maria Eça de Queirós, escritor português nascido em 1845; morreu em Paris, no ano de 1900. É autor de "O Crime do Padre Amaro", uma obra que apresenta as características do movimento estético denominado "Naturalismo".

Nesse livro, existem dois personagens centrais: Padre Amaro e Amélia. A narrativa é uma crítica à imprudência do clero da segunda metade do Século XIX, que desconsiderava as rachaduras morais da própria instituição, bem como a hipocrisia da sociedade burguesa lusitana, com suas projeções ritualísticas sempre voltadas para a forma.

A história é muito bem enredada e, em certos momentos, pelo menos em minha concepção, somos convidados a refletir sobre o mérito das decisões de Amaro e de Amélia; suas motivações e até que ponto poderiam agir de outra maneira.

Por tratar-se de uma narrativa escrita em português do Portugal Oitocentista, isso ao mesmo tempo que é um desafio, somente inicial, torna-se parte da atmosfera realista.

Achei muito bom. Estou feliz de tê-lo lido.

Steph 18/03/2021

Estou me aventurando em livros mais antigos começando por histórias mais conhecidas, e a primeira parte d'O crime do padre Amaro foi difícil de continuar. A história demora pra engatar por ter muito dos pensamentos do padre, da Amélia e de outros personagens, utilizando muita linguagem culta, o que acaba deixando cansativo. Mas na segunda parte foi ao contrário, difícil pra parar de ler. Parece que o que acontece entre eles vai ser descoberto a qualquer momento, mas o que acontece na verdade é mais surpreendente do que serem pegos.

Soraia 01/02/2024

Um clássico...
Uma leitura para refletir sobre a atuação da religião, da política e do patriarcado na sociedade e os impactos dessa atuação na vida cotidiana.

Mônica 06/07/2022

Caso de amor que desperta ódio.
Já leu uma história de "amor" que despertou em você todos os sentimentos de indignação? O crime do padre amaro é uma história de egocentrismo e de luxuria. Mostra toda a face escura e a hipocrisia existente no clero no século XIX. Religiosos que usam a batina como forma de ascensão social, usando as palavras de Deus de forma deturpada para justificar seus próprios pecados enquanto apedrejam e prometem o inferno para pessoas que acumulam menos pecados que eles. A obra mostra como um padre destrói a vida de uma moça, como mente, manipula, seduz e descarta. Toda a trama é desenvolvida em meio a vários núcleos de personagens onde a maioria compartilha a mesma hipocrisia e os mesmos defeitos.

Vale a pena ler? Vale. Vai passar raiva? Vai!